05mar

8 itens para melhorar seu home office e deixá-lo mais confortável

8 itens para melhorar seu home office e deixá-lo mais confortável

Os últimos anos trouxeram muitas mudanças. Uma delas foi acelerar o processo de adesão ao trabalho a distância nas empresas. Com isso, houve a flexibilidade para que os colaboradores trabalhassem em suas residências. Muitos, no início, precisaram improvisar na criação de um ambiente de trabalho em casa. E como melhorar esse home office feito às pressas?

Com a situação a longo prazo, que tal criar um home office que seja a sua cara e, assim, trazer maior qualidade de vida durante suas rotinas laborais? Vamos mostrar 8 itens para melhorar o home office e ajudar você nesse processo. Boa leitura!

quarto casal com home office

Projeto: Larissa Cardoso Arquiteta – Execução: Finger Tirolsolicite orcamento moveis planejados personalizados

1. Descubra se é hora de melhorar o home office

Alguns sinais podem indicar que o seu home office não está adequado para as suas necessidades e pode estar prejudicando a sua produtividade e o seu bem-estar. Por exemplo, se você sente dores nas costas, nos olhos ou na cabeça, pode ser que a sua cadeira, o seu monitor ou a iluminação não estejam confortáveis ou ergonômicos.

Home office

Projeto: Juliana Bortolato – Execução: Finger USA – Foto: Feitosa Films Production

Caso perca o foco facilmente ou se distraia com objetos ou ruídos ao seu redor, pode ser que o local não esteja silencioso o suficiente. Já se tem dificuldade em separar os momentos de trabalho dos períodos de lazer, significa que o escritório não está isolado do restante da casa. Então, para aprimorar seu espaço de trabalho remoto, confira os tópicos seguintes com nossas dicas de organização.

2. Pense na escolha da cadeira

Se você começou o home office agora, com certeza já deve ter percebido um ponto essencial: a cadeira escolhida influencia muito na rotina e na produtividade. Afinal, é ela que oferecerá o conforto necessário para seu dia. Uma cadeira ruim pode fazer com que você termine o dia com dores, desconfortos e, até mesmo, potencializar as chances de ter uma lesão. Sabia disso?

home office

Então, confira algumas dicas que serão úteis para ajudar nessa escolha:

  • a coxa precisa ficar inteira sobre o assento e os pés precisam ficar encostados no chão;
  • caso tenha braços de apoio, os cotovelos precisam ficar em um ângulo de 90° em relação à mesa que esteja utilizando;
  • caso você use uma cadeira com pés giratórios, ela tem que ser feita de forma a não provocar o movimento involuntário durante o trabalho;
  • é importante que o estofado seja revestido de material que permita transpiração;
  • o encosto precisa ter ajuste de altura para região lombar. A ideia é não causar dores no final do dia.

3. Tenha uma boa iluminação

Um erro muito comum nos home offices é ignorar a importância da iluminação, seja ela natural, seja artificial. Isso impacta significativamente a sua produtividade e, também, o bem-estar.

Um ambiente mal iluminado, por exemplo, exigirá maiores esforços dos seus olhos durante as atividades, além de deixar você mais sonolento, já que seu cérebro associa baixa luminosidade com preparar-se para dormir. Com isso, você poderá perder produtividade, errar mais durante o trabalho e prejudicar a sua rotina. Nada bom, não é mesmo?

4. Dê um toque pessoal no home office

Apesar de ser uma espécie de “extensão de um ambiente de escritório”, esse ambiente ainda faz parte da sua residência e, por isso, ele não pode ser apenas neutro — precisa ter um toque pessoal e afetivo no local.

como-criar-um-home-office

como-criar-um-home-office

Algumas dicas para melhorar o home office são:

  • coloque fotos suas e de familiares na mesa;
  • coloque quadros que reflitam gostos pessoais seus (por exemplo, se gosta de café, coloque imagens que remetam a isso);
  • enfeite com plantas que sejam de sua preferência;
  • coloque acessórios que reflitam sua personalidade. Por exemplo, se você é uma pessoa que gosta de itens mais fofos, coloque um porta-lápis que tenha essas características.

5. Capriche na decoração

Fato é: a decoração tem um papel importante para melhorar o home office e dar um toque interessante no espaço. Afinal, não adianta ser apenas funcional: ele precisa ser agradável para você e, por isso, a importância da decoração. Você ficará no ambiente por horas seguidas, seja diretamente na realização das atividades, seja no próprio convívio interno em sua casa.

Por isso, quanto mais ele for esteticamente agradável, melhor será para que você consiga conviver de forma harmoniosa no ambiente. Por isso, lembre-se também de que a decoração precisa ser confortável e trazer uma sensação de bem-estar para você. Mas como começar?

Pegue referências de home office em sites especializados ou, então, no Pinterest. Veja o que agrada aos seus olhos e o que parece incomodar. Lembre-se sempre de que você estará exposto àquela decoração continuamente e, portanto, ela precisa ser agradável em longo prazo.

Faça simulações, testes virtuais e pense em diversas opções. Aos poucos, você encontrará a identidade que espera para o seu espaço, transformando-o num ambiente propício para produtividade e conforto.

cantinho home office moderno

Execução: Atrativa Finger de Concórdia – Fotos: Júlio Gomes Filho

Por que é necessário investir na decoração do home office?

Trabalhar em casa pode ser muito confortável e produtivo, mas também exige alguns cuidados com o ambiente. Uma boa organização e decoração do espaço home office pode fazer toda a diferença na sua rotina.

Além de deixar o local mais bonito e agradável, isso também ajuda a evitar distrações, estresse e problemas de saúde. Por isso, é importante investir em móveis ergonômicos, iluminação adequada, cores harmoniosas e objetos que harmonizem com seus gostos pessoais e sua forma de trabalhar.

6. Encontre formas de deixar o home office organizado

Para melhorar o home office, a organização é fundamental. Em primeiro lugar, chegar e encontrar um local desorganizado passa uma sensação de desânimo para começar a rotina. Além disso, se você tem dificuldades em encontrar os principais itens para seu trabalho, poderá enfrentar perda de tempo e, até mesmo, gerar erros no seu dia a dia.

Projeto: Daiana Ortolan

Quer ver um exemplo? Para quem realiza trabalhos artísticos manuais, pode pegar uma caneta errada ao fazer um desenho e, assim, prejudicar o resultado final, sendo necessário refazer todo o processo. Algo que poderia ser evitado se tivessem organizadores de caneta na mesa.

Por isso, pense: quais são os itens que precisam estar à mão quando necessário, e o que é preciso para organizá-los? Vale a pena arrumar um organizador de mesa ou, então, colocar prateleiras em seu home office? Ou, ainda, ter um móvel com gavetas no qual terá os principais itens à sua disposição rapidamente?

home office infantil

Projeto: Cacau Araújo – Execução: Finger Casa Forte

Importante é pensar: como funciona o meu trabalho? A resposta é o que norteará suas ações e, assim, definirá o tipo de organização que você deverá ter no seu home office.

7. Escolha uma paleta de cores para o home office

Se você tem dúvidas de como decorar o seu home office, uma dica interessante é escolher uma paleta de cores para este fim. Assim, você poderá definir quais são as principais cores do ambiente e realizar escolhas que estejam de acordo com isso.

home office infantil

Projeto: Azevedo Interiores – Execução: Finger Canoas – Fotos: Gabriel Konrath Fotografia

Por exemplo, se você quer cores mais sóbrias e neutras, não focará em estampas e cores vibrantes para decoração, o que auxilia a nortear as suas escolhas no dia a dia, tornando o processo de preparar o seu home office mais fácil e prazeroso.

Lembre-se também de que as cores estão muito alinhadas com as sensações que nos causam. Então, por exemplo, se estiver com excesso de estímulos, você pode ficar muito distraído ou disperso e atrapalhar a sua produtividade. Assim, é importante ter um equilíbrio entre neutralidade e vibração.

home office clean branco

Execução: Finger Pina

8. Selecione os móveis adequados

A escolha dos móveis na hora de melhorar o home office pode fazer toda a diferença no trabalho em casa. Móveis confortáveis, ergonômicos e funcionais podem ajudar a manter o foco, a organização e o bem-estar durante o expediente. Além disso, uma mobília que combina com seu estilo e personalidade ajudam a deixar o ambiente mais inspirador e agradável.

Algumas dicas para escolher os móveis ideais para o home office são:

  • investir em uma cadeira que se adapte ao seu corpo e à sua postura (conforme te mostramos no primeiro tópico);
  • usar uma mesa que tenha espaço suficiente para o seu computador e seus materiais de trabalho;
  • aproveitar a iluminação natural ou artificial para criar um clima adequado;
  • usar prateleiras, gaveteiros e armários para guardar seus documentos e objetos de forma prática.

Assim, você pode ter um home office planejado que favoreça a sua produtividade no trabalho remoto.

Projeto: Arquiteta Fabíola Antunes – Execução: Finger Pina

Como melhorar a produtividade no home office

Trabalhar em casa pode ser um desafio para muitas pessoas que não estão acostumadas com essa modalidade. Mas existem algumas dicas que podem te ajudar a ser mais produtivo no home office. A primeira é ter um espaço adequado para trabalhar, que seja confortável, silencioso e organizado. Assim você evita distrações e mantém o foco nas suas tarefas.

A segunda é estabelecer uma rotina de trabalho, definindo horários para começar e terminar o expediente, fazer pausas e almoçar. Isso te ajuda a criar um ritmo de trabalho e a separar o tempo profissional do pessoal.

home office

Projeto: Francisca Antônia – Execução: Finger Brasília – Fotos: Eliezer Souza

A terceira é comunicar-se bem com a sua equipe, usando os canais disponíveis como e-mail, telefone ou videoconferência. Com isso, você mantém o contato com os seus colegas e gestores, esclarece dúvidas e alinha expectativas. Seguindo essas dicas simples você pode aproveitar as vantagens de trabalhar em casa sem perder a produtividade.

Melhorar o home office é fundamental para quem deseja continuar aproveitando a flexibilidade surgida nos últimos meses e ter uma boa qualidade de vida ao trabalhar em casa. Por isso, aplique as dicas que trouxemos e temos certeza de que será sucesso.

Confira o nosso infográfico:

infografico melhorar o home office

 

Gostou do conteúdo? Então, deixe um comentário no espaço abaixo e nos conte o que você mais gostou de aprender com nossas dicas, além de deixar sugestões!

solicite orcamento moveis planejados personalizados

 

SOLICITE UM ORÇAMENTO Certificado de garantia