25set

Como criar uma cozinha provençal na sua casa?

Como criar uma cozinha provençal na sua casa?

Um toque francês vai bem em qualquer cozinha, especialmente na forma de delícias como croissants, macarons, quiches e bons vinhos. Mas você pode ir além da gastronomia e ter um pedacinho da França na sua casa. Para isso, a dica é apostar em uma cozinha provençal.

Esse estilo reflete muito bem todo o charme da região sudeste francesa, que é marcada por campos de lavanda, chalés rústicos, e, claro, o Mar Mediterrâneo. Ao levar esse clima para qualquer parte do mundo, a decoração provençal se tornou sinônimo de elegância e bom gosto.

A característica principal desse padrão decorativo é o equilíbrio entre tons pastéis, estampas florais e itens antigos. O resultado é uma decoração delicada e aconchegante — um verdadeiro convite para pegar uma taça e preparar uma receita apetitosa.

Quer transformar a sua cozinha em um ponto de encontro para curtir bons momentos? Então, saiba mais sobre a decoração de cozinha provençal e confira como usar seus elementos-chave!

O que é a decoração provençal?

Esse padrão de decoração surgiu nos vilarejos da Provence nos séculos XVI e XVII, quando o desenho de móveis da nobreza inspirava a mobília das casas de campo e era copiado por artesãos locais.

No entanto, com uma madeira de pior qualidade do que a usada na corte, a saída dos camponeses era usar uma mistura de gesso e cola para camuflar pequenas falhas — o que, ao se desgastar, conferia um aspecto envelhecido aos móveis.

Com o tempo, o estilo provençal evoluiu para usar móveis mais robustos, produzidos com materiais de excelente qualidade. Assim, essa proposta ganhou personalidade própria, passando a refletir também a delicadeza e o romantismo das paisagens naturais da região.

Os elementos da decoração provençal são suaves e rústicos. Móveis e revestimentos formam a base desse estilo e devem ser claros para refletir a luz natural do ambiente. Já os detalhes marcantes ficam por conta dos puxadores retrô, da louça em porcelana e das flores típicas dos campos da Provence.

Como aplicar os elementos para criar uma cozinha provençal?

A cozinha é o cômodo perfeito para criar um estilo de decoração provençal. Isso porque os armários, que dão o tom desse padrão decorativo, geralmente são os protagonistas do ambiente. Além disso, os adornos rústicos e as plantas têm tudo a ver com os aromas e os sabores típicos desse espaço.

A seguir, detalhamos como usar os elementos da cozinha provençal na sua casa. Confira!

Armários de cozinha em tons pastéis ou brancos

Os móveis de cozinha provençal geralmente são brancos ou em tons pastéis, como azul, verde e cinza. Na bancada, as pedras como mármore, granito e quartzo complementam o estilo rústico.

Com design clássico, os armários de cozinha têm portas totalmente fechadas ou com vidro para deixar a louça à mostra. Já os nichos e prateleiras podem exibir peças especiais, como pratos decorados.

A boa notícia para quem mora em apartamentos pequenos é que a decoração provençal é adequada para espaços dos mais variados tamanhos e níveis de integração: vai bem tanto na cozinha americana quanto na fechada.

Para deixar sua cozinha gourmet não apenas bela, mas também moderna e funcional, a dica é apostar em móveis planejados no estilo provençal, pois eles se adaptam perfeitamente à área disponível. Se o objetivo é otimizar o espaço, invista em gabinetes suspensos e armários de chão, que podem ser da mesma cor ou não.

Além dos armários, outros móveis ajudam a formar o visual provençal e fazem a transição entre a cozinha e a sala em ambientes integrados. É o caso do balcão que serve como apoio para a preparação de alimentos, das banquetas arredondadas e da cristaleira. Para finalizar, aposte em eletrodomésticos em inox, que modernizam o cômodo.

Puxadores delicados

Enquanto os armários são as estrelas de uma cozinha provençal, os puxadores diferenciados dão o toque final de estilo. São eles os grandes responsáveis por aquela sensação de viagem no tempo quando estamos em um ambiente retrô. Por isso, também merecem ser cuidadosamente planejados.

Para acertar na escolha, fique de olho no formato e no material dos puxadores. Lembre-se de que os acabamentos precisam estar em harmonia com o estilo de decoração predominante no ambiente.

Os puxadores de móveis no estilo provençal são, antes de tudo, delicados. O padrão mais tradicional é o redondo, em porcelana, madeira ou resina. Mas também podem ser em formato de alça, em metal — facilitando a abertura de portas e gavetas. Uma tendência na cozinha provençal é usar puxadores concha, que podem ser lisos ou trabalhados.

Adornos e elementos de porcelana à mostra

Os detalhes são essenciais para dar o clima de casa de campo à cozinha provençal. Se você quer deixar a decoração ainda mais personalizada, a dica é apostar em peças em porcelana para compor o visual.

A porcelana provençal tem arabescos suaves e clássicos, como em alças de xícaras e de bules e na borda de pratos. As opções mais clássicas são brancas ou estampadas com motivos florais.

Além de aproveitar os espaços abertos nos armários para deixar a louça à mostra, você pode posicionar vasos e fruteiras de porcelana sobre o balcão ou a mesa, colocar saleiro e pimenteiro do mesmo material sobre a bancada, entre outras ideias.

Para fazer um mix de estilos, vale a pena ainda apostar em luminárias pendentes com detalhes em inox, por exemplo. O contraste entre o delicado e o industrial é uma tendência de decoração bastante moderna.

Toque romântico e campestre com flores

Para completar o ar rústico da cozinha provençal, as plantas não podem ficar de fora — e, entre elas, a lavanda é o símbolo máximo da Provence. Além de perfumar o ambiente, a lavanda dá um toque de cor lilás à mobília neutra e ainda contrasta bem com o verde da horta em apartamento.

As flores podem estar também nas estampas dos tecidos da cozinha, como em toalhas, panos de prato e até mesmo papel de parede. Outro padrão clássico do estilo provençal é conhecido como Toile de Jouy: desenhos que retratam a vida no campo em vermelho, azul ou preto, geralmente sobre um fundo branco ou off-white.

A vantagem de investir nas estampas para criar um clima provençal é que elas são muito versáteis, pois podem ser facilmente trocadas para renovar a decoração sempre que você quiser.

Montar uma cozinha provençal é uma das muitas possibilidades que as cores sóbrias permitem. Para saber como combiná-las na sua casa, leia nosso post sobre as vantagens de usar cores neutras na decoração!

Powered by Rock Convert
Olá, tudo bem? Gostaria de informações sobre a Finger.