25set

Como criar uma cozinha no estilo provençal em sua casa?

Como criar uma cozinha no estilo provençal em sua casa?

Um toque francês vai bem em qualquer cozinha, especialmente na forma de delícias como croissants, macarons, quiches e bons vinhos. Mas você pode ir além da gastronomia e ter um pedacinho da França na sua casa. Para isso, a dica é apostar em uma cozinha no estilo provençal.

Cozinha Pastell Green

Execução: Finger Bahia – Fotos: Xico Diniz

Esse estilo reflete muito bem todo o charme da região sudeste francesa, que é marcada por campos de lavanda, chalés rústicos, e, claro, o Mar Mediterrâneo. Ao levar esse clima para qualquer parte do mundo, a decoração provençal se tornou sinônimo de elegância e bom gosto.

A característica principal desse padrão decorativo é o equilíbrio entre tons pastel, estampas florais e itens antigos. O resultado é uma decoração delicada e aconchegante — um verdadeiro convite para pegar uma taça e preparar uma receita apetitosa.

Quer transformar a sua cozinha em um ponto de encontro para curtir bons momentos? Então, saiba mais sobre a decoração de cozinha provençal e confira como usar seus elementos-chave!

O QUE É A DECORAÇÃO PROVENÇAL?

Esse padrão de decoração surgiu nos vilarejos da Provence nos séculos XVI e XVII, quando o desenho de móveis da nobreza inspirava a mobília das casas de campo e era copiado por artesãos locais.

No entanto, com uma madeira de pior qualidade do que a usada na corte, a saída dos camponeses era usar uma mistura de gesso e cola para camuflar pequenas falhas — o que, ao se desgastar, conferia um aspecto envelhecido aos móveis.

cozinha provençal planejada - beneficios dos armários e a cozinha planejada

Execução: Factor Muebles – Paraguai

Com o tempo, o estilo provençal evoluiu para usar móveis mais robustos, produzidos com materiais de excelente qualidade. Assim, essa proposta ganhou personalidade própria, passando a refletir também a delicadeza e o romantismo das paisagens naturais da região.

Os elementos da decoração no estilo provençal são suaves e rústicos. Móveis e revestimentos formam a base desse estilo e devem ser claros para refletir a luz natural do ambiente. Já os detalhes marcantes ficam por conta dos puxadores retrô, da louça em porcelana e das flores típicas dos campos da Provence.

O QUE SÃO PROVENÇAIS?

Provençais são os móveis e objetos que seguem o estilo provençal de decoração. Eles podem ser originais, ou seja, vindos diretamente da França, ou reproduzidos por artesãos e fabricantes locais. O importante é que eles tenham as características típicas do estilo provençal, como:

cozinha planejada de alto padrão móveis planejados

Execução: Atrativa Finger de Concórdia – Fotos: Júlio Gomes Filho

  • cores claras: o branco é a cor predominante nos provençais, mas também podem ser usados tons pastéis, como rosa, azul, verde e amarelo. Essas cores remetem à natureza e à luminosidade da Provença;
  • madeira desgastada: os móveis provençais são feitos de madeira maciça ou MDF, com acabamento em pátina ou lixado, para dar um aspecto envelhecido e rústico. Esse detalhe confere charme e personalidade aos provençais;
  • tecidos florais: as estampas florais são muito usadas nos provençais, principalmente nas cortinas, toalhas, almofadas e estofados. As flores trazem delicadeza e romantismo ao ambiente;
  • detalhes delicados: os provençais também se destacam pelos detalhes delicados, como puxadores de porcelana, molduras trabalhadas, rendas, babados e bordados. Esses elementos dão um toque feminino e sofisticado aos provençais;
  • objetos antigos: para completar a decoração no estilo provençal, nada melhor do que usar objetos antigos, como louças, pratos, xícaras, bules, vasos, cestos, relógios, espelhos e quadros. Esses objetos trazem história e nostalgia ao ambiente.

COMO APLICAR OS ELEMENTOS PARA CRIAR UMA COZINHA PROVENÇAL?

A cozinha é o cômodo perfeito para criar um estilo de decoração provençal. Isso porque os armários, que dão o tom desse padrão decorativo, geralmente são os protagonistas do ambiente. Além disso, os adornos rústicos e as plantas têm tudo a ver com os aromas e os sabores típicos desse espaço.

A seguir, detalhamos como usar os elementos da cozinha provençal na sua casa. Confira!

cozinha modulada e planejada em tom de rosa e branco - estilo provençal

ARMÁRIOS DE COZINHA EM TONS PASTEL OU BRANCOS

Os móveis de cozinha provençal geralmente são brancos ou em tons pastéis, como azul, verde e cinza. Na bancada, as pedras como mármore, granito e quartzo complementam o estilo rústico.

Com design clássico, os armários de cozinha têm portas totalmente fechadas ou com vidro para deixar a louça à mostra. Já os nichos e prateleiras podem exibir peças especiais, como pratos decorados.

A boa notícia para quem mora em apartamentos pequenos é que a decoração provençal é adequada para espaços dos mais variados tamanhos e níveis de integração: vai bem tanto na cozinha americana quanto na fechada.

Para deixar sua cozinha gourmet não apenas bela, mas também moderna e funcional, a dica é apostar em móveis planejados no estilo provençal, pois eles se adaptam perfeitamente à área disponível. Se o objetivo é otimizar o espaço, invista em gabinetes suspensos e armários de chão, que podem ser da mesma cor ou não.

cozinha planejada de mdf e mdp dourado na decoração

Projeto: Arq Juliana Rigolin – Execução: Finger Cascavel – Fotos: Rodrigo Vieira

Além dos armários, outros móveis ajudam a formar o visual provençal e fazem a transição entre a cozinha e a sala em ambientes integrados. É o caso do balcão que serve como apoio para a preparação de alimentos, das banquetas arredondadas e da cristaleira. Para finalizar, aposte em eletrodomésticos em inox, que modernizam o cômodo.

PUXADORES DELICADOS

Enquanto os armários são as estrelas de uma cozinha provençal, os puxadores diferenciados dão o toque final de estilo. São eles os grandes responsáveis por aquela sensação de viagem no tempo quando estamos em um ambiente retrô. Por isso, também merecem ser cuidadosamente planejados.

cozinha provençal

Projeto: Arquiteta Camila Vasconcellos – Execução: Finger Casa Forte – Foto Walter Dias

Para acertar na escolha, fique de olho no formato e no material dos puxadores. Lembre-se de que os acabamentos precisam estar em harmonia com o estilo de decoração predominante no ambiente.

Os puxadores de móveis no estilo provençal são, antes de tudo, delicados. O padrão mais tradicional é o redondo, em porcelana, madeira ou resina. Mas também podem ser em formato de alça, em metal — facilitando a abertura de portas e gavetas. Uma tendência na cozinha provençal é usar puxadores concha, que podem ser lisos ou trabalhados.

ADORNOS E ELEMENTOS DE PORCELANA À MOSTRA

Os detalhes são essenciais para dar o clima de casa de campo à cozinha provençal. Se você quer deixar a decoração ainda mais personalizada, a dica é apostar em peças em porcelana para compor o visual.

A porcelana provençal tem arabescos suaves e clássicos, como em alças de xícaras e de bules e na borda de pratos. As opções mais clássicas são brancas ou estampadas com motivos florais.

Além de aproveitar os espaços abertos nos armários para deixar a louça à mostra, você pode posicionar vasos e fruteiras de porcelana sobre o balcão ou a mesa, colocar saleiro e pimenteiro do mesmo material sobre a bancada, entre outras ideias.

Para fazer um mix de estilos, vale a pena ainda apostar em luminárias pendentes com detalhes em inox, por exemplo. O contraste entre o delicado e o industrial é uma tendência de decoração bastante moderna.

Móveis Planejados Cozinha Clássica - Verde Neo Mint

Execução: TC Planejados – Produção: Blue7 Digital

OBJETOS ANTIGOS

Os objetos antigos são ótimos para decorar a cozinha provençal e criar um clima de casa de vó. Você pode usar louças antigas para servir ou expor em prateleiras ou armários com portas de vidro. Também pode usar pratos decorativos, xícaras, bules, vasos, cestos, relógios, espelhos e quadros nas paredes ou sobre os móveis. Use a criatividade e o bom gosto para escolher os objetos que mais combinam com o seu estilo.

TOQUE ROMÂNTICO E CAMPESTRE COM FLORES

Para completar o ar rústico da cozinha provençal, as plantas não podem ficar de fora — e, entre elas, a lavanda é o símbolo máximo da Provence. Além de perfumar o ambiente, a lavanda dá um toque de cor lilás à mobília neutra e ainda contrasta bem com o verde da horta em apartamento.

cozinha provençal

Projeto e execução: Finger Peru – Foto: Carolina Sarmiento

As flores podem estar também nas estampas dos tecidos da cozinha, como em toalhas, panos de prato e até mesmo papel de parede. Outro padrão clássico do estilo provençal é conhecido como Toile de Jouy: desenhos que retratam a vida no campo em vermelho, azul ou preto, geralmente sobre um fundo branco ou off-white.

A vantagem de investir nas estampas para criar um clima provençal é que elas são muito versáteis, pois podem ser facilmente trocadas para renovar a decoração sempre que você quiser.

ILUMINAÇÃO NATURAL

A iluminação natural é muito importante para valorizar a decoração no estilo provençal. Por isso, aproveite as janelas e portas da cozinha para deixar entrar a luz do sol. Você pode usar cortinas leves e transparentes, que não bloqueiem a luminosidade. Além disso, também pode usar lustres, pendentes, abajures e velas para criar uma iluminação artificial aconchegante e charmosa.

Cozinha elegante

Projeto: Lo Interiores – Execução: Edy Planejados Oficial – Decor: Decorando meu apê

QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS DE TER UMA COZINHA NO ESTILO PROVENÇAL?

A cozinha provençal é uma ótima opção para quem quer ter um ambiente com aconchego e sofisticação em sua casa. Veja alguns benefícios dessa escolha:

  • acolhedora: a cozinha provençal é um ambiente que convida ao convívio e à descontração. Ela é ideal para quem gosta de receber os amigos e a família para um café da manhã, um almoço ou um jantar. A cozinha provençal transmite uma sensação de calor humano e afeto;
  • elegante: a cozinha provençal é um ambiente que demonstra bom gosto e refinamento. Ela é ideal para quem aprecia a beleza e a qualidade dos móveis e objetos antigos. A cozinha provençal reflete uma personalidade sofisticada e requintada;
  • personalizada: a cozinha provençal é um ambiente que expressa a sua identidade e o seu estilo. Ela é ideal para quem quer ter uma cozinha única e diferente das demais. A cozinha provençal permite que você use a sua criatividade e o seu senso estético para criar uma decoração que tenha a sua cara.

A cozinha provençal é uma tendência de decoração que se inspira na região da Provença, no sul da França, onde as casas rurais eram simples, mas cheias de charme e elegância. O estilo provençal é caracterizado pelo uso de cores claras, tecidos florais, móveis de madeira com acabamento desgastado, detalhes delicados e objetos antigos.

Cozinha perfeita

Execução: TC Planejados Oficial – Produção: Blue 7 Digital – Foto: Yuri Mazara

Para criar uma cozinha provençal em sua casa, você deve escolher os móveis certos, investir nos tecidos florais, usar objetos antigos, aproveitar a iluminação natural e adicionar plantas e flores. Assim, você terá um ambiente com aconchego, sofisticação e personalidade.

solicite orcamento moveis planejados personalizados

Montar uma cozinha provençal é uma das muitas possibilidades que as cores sóbrias permitem. Para saber como combiná-las na sua casa, leia nosso post sobre as vantagens de usar cores neutras na decoração!

SOLICITE UM ORÇAMENTO Certificado de garantia