02ago

Saiba como usar o painel ripado na decoração da sua casa

Saiba como usar o painel ripado na decoração da sua casa

Existem várias maneiras de mudar o visual de um ambiente. Uma alteração mais discreta pode ser feita com acessórios, ao passo que estruturas maiores são perfeitas para obter um toque sofisticado. Se você se animou com a segunda ideia, vale a pena explorar os diversos usos do painel ripado na decoração.

Esse elemento é tão versátil que pode ser aproveitado em áreas internas ou externas de casas e espaços comerciais. As versões de madeira são bem comuns, mas muitas empresas já desenvolvem modelos de MDF ou MDP. O bom é que ambos permitem desfrutar da estética única dos materiais naturais, que estão entre as tendências recentes para projetos de interiores.

Créditos da capa: Projeto: Natalia Veloso Arquitetura – Execução: Finger Goiânia – Fotos: Play Motioon

Que tal conferir mais informações sobre o assunto e ainda receber algumas dicas de composição?

Características e vantagens do painel ripado na decoração

Os painéis são superfícies verticais ou horizontais que têm pouca espessura e, geralmente, servem para cobrir ou separar determinadas áreas. Eles podem ser maciços, como uma peça única, ou resultar da combinação de vários fragmentos menores.

painel ripado coleção soul

Projeto: Arquiteta Sandra Damini – Execução: Finger Dalba Interiores – Nova Prata

As ripas são bons exemplos de partes individuais que, quando aplicadas juntas, formam uma só estrutura. Funcionam como pequenas tábuas que podem ser ordenadas de diversas formas. A primeira opção é colocá-las lado a lado, encaixando umas às outras para conseguir um visual semelhante ao lambri de madeira.

lambri de madeira - painel ripado verde

Projeto e execução: Finger Criciuma

Também é possível dispor as ripas com um certo afastamento, deixando uma distância entre elas para criar o efeito vazado. Em todo caso, você terá um belo painel ripado na decoração e poderá transformar diversos cômodos sem sofrer com a perda de espaço. Veja as inúmeras funções desse tipo de estrutura:

  • revestir paredes;
  • acrescentar texturas;
  • disfarçar ou esconder fios;
  • dividir ambientes;
  • criar portas e biombos;
  • suportar plantas e outros objetos.
estante de livros industrial painel ripado

Projeto: Arquiteta Josi Barros – Execução: Finger Casa Forte – Fotos: Walter Dias

Formas de usar painel ripado na decoração

São tantas possibilidades que fica difícil escolher apenas uma. Vale lembrar que, além do acabamento original ou que reproduz a madeira, você consegue encomendar ripas com diferentes cores e texturas. Isso amplia as combinações e traz mais liberdade para a elaboração de um projeto exclusivo.

painel ripado

Ripado Charmant – Lançamento Finger

O Painel Ripado Charmant da Finger, além de extremamente charmoso, traz um toque orgânico imprimindo muita sofisticação em cada ambiente. Tem aplicação em diversos espaços, do residencial ao comercial. Também oferece uma grande praticidade em sua instalação, pois sai pronto de fábrica, reduzindo o tempo de trabalho na casa do consumidor.

Veja exemplos de aplicações para diferentes partes da casa.

Sala de estar

Na parte mais social da casa, compensa usar o painel para criar pontos focais ou destacar superfícies que são constantemente observadas, tanto pelos moradores quanto pelas visitas. Um bom exemplo é a parede que abriga o aparelho de TV, já que muita gente gosta de revesti-la com materiais de qualidade.

decoração aconchegante - sala de estar - ripado - painel de madeira

Arquiteta Mércia Marinho – Execução: Finger Maceió – Fotografia Bia Beltrão

Além disso, se a sua sala de estar é integrada à de jantar, à cozinha ou outro ambiente, saiba que a estrutura ripada surge como aliada para separar esses espaços. Se você não quer prejudicar a interação das pessoas, aposte na técnica vazada para manter visibilidade entre as áreas.

cozinha de luxo com painel ripado vazado

Projeto: Lie Arquitetas – Execução: Finger Brasília – Fotos: Eliezer Souza

Sala de jantar

O momento das refeições mais importantes também merece uma pitada de requinte. Para usar o painel ripado na decoração desse lugar, pense primeiro em formas de criar um clima acolhedor para as pessoas saborearem a comida e suas bebidas favoritas.

painel ripado na sala de jantar

Projeto: Cassio Arquiteto – Execução: Finger Brasília – Fotos: Eliezer Souza

Um bom truque é ir além da parede e revestir a parte do teto que segura a luminária da sala de jantar. Imagine que incrível conduzir o olhar das pessoas em direção a um lustre ou conjunto de pendentes? Se o cômodo tem um espaço de bar, por exemplo, siga a mesma lógica para evidenciar rótulos e louças especiais.

Ambientes integrados

Projeto: Arquiteta Camila Vasconcellos – Execução: Finger Casa Forte – Foto Walter Dias

Cozinha

O padrão linear do painel ripado harmoniza muito bem com espaços modernos, minimalistas e contemporâneos. Também pode quebrar o excesso de formas orgânicas que aparecem nos estilos clássicos e rústicos. Seja qual for o tema predominante em sua cozinha, é possível usar os pequenos painéis em vários pontos.

cozinha com ilha painel ripado

Projeto: Arquiteto W’Ton Farias -Execução: Finger Haus Campina Grande – Foto: Rapheally

Do backsplash da pia até os móveis, você consegue transformar as ripas em acabamento para os armários e a base da bancada presente no local. E se a área da lavanderia fica bem próxima, experimente estender o uso dos painéis até esse lugar para esconder elementos volumosos, como a máquina e o tanque.

Quarto

Quem tem TV no quarto pode usar a mesma tática indicada na sala de estar, além de escolher o ripado como estrutura principal para o fechamento do guarda-roupa. Com o método vazado, inclusive, você permite a troca de ar interno para manter roupas, calçados e acessórios sempre arejados.

Dormitório Casal em tons escuros

Projeto: Arquiteta Camila Vasconcellos – Execução: Finger Casa Forte – Foto Walter Dias

Outra opção, que fica surpreendente, é colocar as ripas na metade da parede que fica atrás da cama. Se o seu quarto ainda não tem cabeceira, essa é a oportunidade perfeita para inovar com um modelo diferenciado. Caso queira algo mais impactante, estenda o painel até o forro e incremente-o com luzes embutidas.

quarto casal neutro ripado cinza

Projeto: Larissa Franco Arquiteta – Execução: Finger Dautore – Fotos: Filippe Araújo

Banheiro

Locais compactos pedem materiais que não ocupem tantos centímetros após a instalação. Portanto, não tenha medo de usar painel ripado na decoração de banheiros e lavabos. Nessas áreas, as pequenas tábuas podem destacar a parede sob o espelho, o fechamento do gabinete ou uma estreita faixa sobre a alvenaria.

banheiro ripado

Decorado da Construtora Ibiza – Projeto: Paula Gomes Arquitetura – Móveis Planejados: Finger Cuiabá

Também dá para selecionar ripas resistentes à umidade, como o alumínio, para substituir o tradicional box de vidro ou acrílico. Fica uma aparência bem legal para quem curte soluções que fogem do padrão.

Área externa

Em varandas, quintais, terraços e até coberturas, um conjunto de ripas atua como suporte para o cultivo de jardim vertical. As peças podem ser fixadas direto na parede, criando um mural atrativo, ou no piso de uma área livre. Nesse caso, o painel ajuda a delimitar espaços e ainda mantém o toque de verde no meio do ambiente.

varanda

Projeto e execução: Finger Itapema

Nas residências que recebem muito sol em determinados horários, o ripado também pode se tornar um brise fixo. Basta posicioná-lo na extremidade com maior incidência de luz natural, de modo que bloqueie parte da radiação e gere um pouco de sombra.

Motivos para apostar no painel ripado nos planejados

Decidiu que o painel ripado é a escolha ideal para repaginar um ou mais cômodos da sua casa? Pois bem, o próximo passo é buscar uma empresa com experiência na elaboração de projetos duráveis e personalizados. Afinal, não adianta ter um visual incrível se, em pouco tempo, as peças começarem a sofrer desgaste.

ripado em diagonal na sala de estar

Execução: Finger Itapema – Fotos: Rudimar Razador

Os móveis planejados são excelentes recursos para investir com tranquilidade e desfrutar dos painéis por vários anos. Com o suporte de uma marca especializada, é possível ter acesso a materiais resistentes e disponíveis em várias cores, estampas e texturas. Ou seja, você define cada detalhe e ainda desfruta da alta qualidade dos produtos.

Painel Ripado na Decoração

Projeto: Paulo Assumpção – Fotos: Otávio Assumpção

A Finger pode ser sua parceira no momento de planejar e executar o painel ripado na decoração de diversos ambientes. Trabalhamos com ampla variedade de padrões para superar as expectativas de cada cliente, sempre equilibrando os aspectos que melhoram a estética e a funcionalidade dos lares. Um bom exemplo, é o ripado LIFT, lançamento da última coleção: ideal para criar aquele ar clássico, porém atual, em seus ambientes, promovendo as melhores memórias afetivas, repleta de carinho e acolhimento.

Ripado Lift Usinado MDF ULTRA

Lançamento Finger – Soul Collection

Que tal encomendar o seu modelo de painel agora mesmo? Entre em contato com a nossa equipe e saiba como podemos ajudar!

solicite orcamento moveis planejados personalizados

SOLICITE UM ORÇAMENTO