13dez

7 tendências de decoração para 2022 que você não pode perder

7 tendências de decoração para 2022 que você não pode perder

Mudanças são bastante positivas quando aplicadas ao universo da arquitetura e do design de interiores. A cada ano, novos recursos são lançados ou retomados para valorizar os espaços construídos. Se você não quer ficar de fora das atualizações, precisa conhecer as principais tendências de decoração 2022.

Basta uma pesquisa rápida para ver que muitas pistas já foram dadas por profissionais que trabalham com inovação e o desenvolvimento de projetos. Portanto, a dica é conferir o que está em alta e tirar proveito das ideias que, de alguma forma, se relacionam com o seu estilo de vida.

Algumas propostas conseguem acrescentar um toque de personalidade enquanto otimizam o uso das áreas. Continue a leitura para saber mais sobre as novidades e obter boas referências!

1. Formas orgânicas

Elas são consideradas imperfeitas por não apresentarem um padrão, mas essa é uma característica que contribui para a sensação de exclusividade. Para acertar nas escolhas, pense nos elementos encontrados na natureza: nuvens, montanhas, riachos, rochas e raízes são bons exemplos de recursos com contorno irregular.

sala de estar tapete tamanho certo para sala

Projeto: Walkiria D’Puig Arquitetura – Execução: Tendenzza Decor – Fotos: Artur Pretto

As formas orgânicas podem surgir nos desenhos de um papel de parede, no acabamento das luminárias e até em detalhes da mobília. É uma das tendências de decoração 2022 mais fáceis de aplicar, principalmente se você tiver o costume de trabalhar com arranjos que remetam aos 4 elementos: fogo, ar, terra e água.

2. Novo minimalismo

A corrente que prioriza o essencial não é nenhuma novidade. Inclusive, ela ganhou tanta relevância que permanece inspirando pessoas no momento de planejar as suas casas. Acontece que, por causa da recente necessidade de distanciamento social, o minimalismo vem ganhando uma nova cara.

estilominimalista

Como as famílias têm passado mais tempo dentro de suas residências, sentiram a necessidade de colocar um pouco mais de conforto nas áreas decoradas com um estilo tão simples. A base continua a mesma, que é evitar excessos e manter apenas aquilo que importa e tem utilidade.

A diferença fica por conta dos detalhes: uma parede de cor quente para trazer aconchego, um tecido macio para cobrir as áreas de assento, um conjunto de almofadas coloridas para alegrar o ambiente, uma coleção de plantas para quebrar a monotonia etc.

3. Elementos naturais

Seguindo uma proposta parecida com a das formas orgânicas, a natureza também estará muito presente nas tendências de decoração para 2022. A ideia é ir além do tradicional uso de flores e folhagens ornamentais, de modo que outros recursos externos marquem presença nos cômodos.

tendencia de decoração 2022

Projeto: Polly Vaz – Execução: Finger Brasília – Fotos: Everton L.

Você pode pensar, por exemplo, em substituir os atuais revestimentos do piso por tábuas de madeira, bem como valorizar uma parede com um painel de pedras. Fibras e tecidos naturais também são bem-vindos, seja para compor itens da mobília, seja para destacar acessórios.

Para potencializar ainda mais o efeito de refúgio natural, procure manter todas as aberturas livres de cortinas e obstáculos. Isso fará com que a luz do sol clareie e chegue a vários pontos do lar ao longo do dia.

4. Estilo retrô

Algumas soluções sempre retornam ao topo da lista de preferências, como é o caso do design retrô. É uma opção vantajosa por trazer a mesma informação do vintage, mas com melhor custo-benefício. Isso porque as peças resultam de inspirações no tema antigo e não precisam, necessariamente, ser originais de outra época.

tendencia decoração estilo retro

Projeto e execução: Finger Criciuma

Assim, se você sempre teve vontade de decorar a casa com objetos que contam história e trazem memórias afetivas, chegou o momento certo. Um cuidado valioso para não errar nas proporções é misturar elementos do retrô com itens modernos, a fim de equilibrar as referências ao passado e ao futuro.

estilo retro

5. Dourado

Típico das residências luxuosas e requintadas, esse acabamento metálico vai chamar a atenção entre tendências de decoração 2022. Ele harmoniza muito bem com o estilo clássico e romântico, mas, se usado na dose certa, pode funcionar em qualquer outro tema de sua preferência.

cozinha planejada de mdf e mdp dourado na decoração

Projeto: Arq Juliana Rigolin – Execução: Finger Cascavel – Fotos: Rodrigo Vieira

Então, pode se preparar para adquirir itens que remetam ao belíssimo ouro: molduras de quadros e espelhos, vasos e cachepôs, louças e bandejas, revestimentos, esculturas, fruteiras, porta-trecos e até componentes da mobília, como puxadores e áreas espelhadas.

Você também consegue usar o dourado na composição por meio dos tecidos. Por exemplo, um tapete que tenha fios com a coloração do metal ou cortinas que tragam detalhes em lurex.

dormitorio casal decoracao dourado tendencia 2022

Projeto: Arq Juliana Rigolin – Execução: Finger Cascavel – Fotos: Rodrigo Vieira

 

decoração com dourado

6. Espaços versáteis

Outro reflexo da permanência prolongada nos locais de moradia é a busca por soluções que otimizem o espaço dos cômodos. Tanto a pandemia quanto o crescimento das jornadas flexíveis exigiram adaptações para que as pessoas pudessem trabalhar ou estudar em casa.

Nesse sentido, é esperado que os projetos surjam cada vez mais adequados a essa necessidade de realizar inúmeras tarefas em um único lugar. Isso fica claro em ideias como a do cloffice, que consiste em embutir pequenos escritórios dentro de armários.

tendencia decoração 2022 quarto casal com home office

Projeto: Larissa Cardoso Arquiteta – Execução: Finger Tirol

O objetivo é criar estações de trabalho em áreas pouco aproveitadas da residência. Assim, além de encontrar um cantinho organizado para desenvolver seus serviços, o morador ainda consegue manter tudo em ordem ao finalizar as atividades.

7. Móveis multifuncionais

Eles são essenciais para construir espaços versáteis e merecem destaque entre as tendências de decoração 2022. Como o nome indica, são peças que cumprem duas ou mais funções para economizar espaço, reduzir custos e facilitar o dia a dia dos moradores.

Exemplos bastante populares incluem o sofá-cama e a mesa extensível, visto que contam com ajustes que permitem adaptar a estrutura ao uso desejado. Mas você não precisa se limitar aos modelos prontos de fábrica. Ao encomendar um móvel planejado, por exemplo, é possível acrescentar novas funções e aproveitar cada centímetro disponível.

cozinha gourmet cinza em varanda

Projeto: Studio Lk – Execução: Edy Planejados

Outro ponto favorável está na possibilidade de escolher o tipo de acabamento das peças, sempre respeitando a estética presente no recinto. Afinal, mais que conquistar um ambiente prático e funcional, você vai querer sentir que o local tem realmente a sua cara.

Além disso, é importante estar atento as cores que irão compor as principais tendências para o próximo ano!

A Pantone, referência mundial na indústria gráfica e da moda, apresentou a Cor do Ano para 2022: PANTONE 17-3938 Very Peri. Uma nova cor Pantone com presença encorajadora que incentiva a inovação e a criatividade.

cor do ano pantone very peri - tendencia 2022

 

pantone - cor do ano 2022

A Coloro em parceria com a WGSN, também apostaram em uma paleta de cores, inspirada em prazeres simples e sensoriais, enquanto os consumidores gravitam em direção a produtos e experiências que estimulam o humor.

E aí, já tinha ideia das soluções que vêm pela frente? Queremos que este conteúdo sirva de inspiração e ajude na escolha das melhores tendências de decoração para 2022. Não se esqueça de procurar exemplos em canais dedicados à arquitetura de interiores para visualizar o que funciona em cada caso.

Agora, se você gostou do material, compartilhe-o nas suas redes sociais para informar outras pessoas!

solicite orcamento moveis planejados personalizados

SOLICITE UM ORÇAMENTO