05jul

Cloffice: 6 dicas incríveis para ter essa tendência na sua casa

escrito por Francieli Kern
Cloffice: 6 dicas incríveis para ter essa tendência na sua casa

A integração de ambientes deixou de ser novidade no universo da arquitetura e da decoração. No entanto, com cada vez mais pessoas exercendo atividades profissionais em casa, alguns espaços precisaram ser delimitados novamente. Isso ficou bem claro com a tendência do cloffice.

Você já ouviu falar do termo ou tem uma ideia do que ele representa? Saiba que esse pode ser o recurso perfeito para ter um lar funcional sem abrir mão do aconchego. Para entender melhor os motivos, fique de olho nas dicas e informações do nosso post!

quarto casal com home office

Projeto: Larissa Cardoso Arquiteta – Execução: Finger Tirol

O que é um cloffice?

O conceito vem da junção de duas palavras inglesas: closet + office. Traduzindo para o português, fica claro que se trata da união de armário e escritório. Ou seja, a novidade consiste em montar uma pequena área de trabalho ou de estudo dentro de um móvel.

A solução ganhou muitos adeptos por permitir a instalação de escritórios em vários locais domésticos. Ela favorece a organização dos materiais e economiza espaço. Em um mercado que vem abraçando diversas atividades remotas e lidando com os impactos deixados pela pandemia, é provável que a ideia permaneça em alta.

quarto casal com painel TV planejado

Projeto: LO Interiores – Execução: Edy Planejados

Você pode se familiarizar com a proposta e obter referências valiosas em canais que priorizam o compartilhamento de fotos. O Pinterest é um bom lugar para visualizar imagens de projetos prontos e captar soluções inovadoras. Vale a pena dar uma olhada nas referências e salvar aquelas que você considera atrativas.

Como montar um cloffice em casa?

Esse tipo de projeto é compacto e se adapta a qualquer cantinho. Inclusive, o ideal é que o escritório seja concebido de modo a esconder a bagunça após cada expediente. Assim, basta abrir o armário na hora de desenvolver seus projetos pessoais e fechá-lo após o término das tarefas.

quarto casal estilo industrial com bancada

Arquiteto: Hebert Evaristo – Designer: Luiza Fortkamp -Execução: Finger Itapema – Fotógrafa: Daniela Buzzi

Ficou com vontade de ter o seu? Confira os passos para a montagem.

Defina o cômodo e o estilo

O cloffice, embora remeta a closet, não precisa se limitar aos armários do quarto. O local mais adequado vai depender da configuração do seu imóvel e do tamanho dos recintos. Para facilitar, priorize um ambiente que proporcione o mínimo de privacidade e que tenha espaço de sobra para instalar o móvel.

Questões como nível de ruído também devem ser consideradas, principalmente se você é uma pessoa que se incomoda fácil com barulhos. Tudo vai depender da sua rotina, da quantidade de moradores que dividem a casa ou apartamento e se haverá presença simultânea de familiares no ambiente.

Office

Mostra Casas Conceito – Projeto: Casas Com Afeto – VR Arquitetura – Execução: Finger Bahia – Fotos: Lucas Assis

Em todo caso, sempre é possível conversar e chegar a acordos sobre horários. Isso vai permitir a escolha de locais alternativos, como uma parede livre da sala de estar, do hall de entrada, da varanda ou de um corredor. Até o vão de uma escada funciona, ainda mais se o objetivo é aproveitar cada centímetro do lar.

Pense no estilo

Por menor que seja, o cloffice também precisa harmonizar com os demais elementos do cômodo. Afinal, como qualquer armário, ele vai preencher parte do espaço e fazer parte da composição. Cabe a você definir se prefere um móvel mais integrado ao entorno ou que gere algum contraste.

Há diversos produtos no mercado, desde peças com acabamento discreto até versões repletas de ornamentos. Muita gente prefere encomendar toda a estrutura para adequar cada característica de forma personalizada. Em todo caso, pense nos mínimos detalhes do armário que você deseja, já que ele pode ter:

  • fechamento em todas as extremidades — modelo clássico, que cria um volume no ambiente;
  • estrutura embutida — perfeita para os minimalistas, já que não se projeta para além da parede;
  • portas de todos os tipos — de correr, de abrir ou sanfonada, conforme a área disponível para abertura;
  • acabamento inovador — com cortina, ripado ou outros detalhes vazados que mantêm a integração.

São muitas possibilidades para personalizar o seu escritório. O segredo de um bom resultado é pensar além da estética e prever soluções que favoreçam a otimização do armário. Nesse exemplo, as portas de correr são excelentes porque não ocupam nenhum centímetro extra.

Use móveis planejados

Esse tipo de peça resolve todo o projeto, já que permite adequar cada característica do móvel às necessidades e gostos do usuário. Isso inclui tamanho, design, acabamento e até alguma forma de tecnologia empregada no produto.

cloffice

Foto por Pexels

Fazer o armário sob medida é a melhor estratégia para ocupar o espaço ao máximo e garantir que a nova peça harmonize com a decoração. Também fica mais fácil definir a quantidade ideal de nichos, prateleiras e demais compartimentos, já que o mobiliário planejado é editável.

Após a montagem do seu cloffice, é só posicionar uma cadeira confortável em frente ao móvel e começar as suas atividades. Para tarefas simples e rápidas, até um pufe ou banquinho serve, mas prefira um modelo que caiba completamente sob o tampo da escrivaninha, para deixá-lo completamente recolhido após o uso.

Inclua organizadores

Não se deixe enganar pela simplicidade desse projeto. Por mais compacto que seja, um armário pode acumular uma série de itens e fazer com que você se perca em meio a tantas coisas. Isso é péssimo para uma rotina de estudos ou de trabalho, pois gera frustrações que afetam a produtividade.

Para evitar o problema, pense em formas de manter os pertences sempre em ordem. Você pode verticalizar ainda mais o móvel, adicionando caixas, potes ou cestos de diferentes tamanhos. Reserve um tipo de recipiente para cada categoria de objeto, como documentos, lápis e canetas, aparelhos eletrônicos etc.

Se for um armário planejado, solicite gavetas para guardar o notebook e outros recursos usados com mais frequência. Além de tirar esses itens do campo de visão no término das atividades, preservando uma estética clean, o armazenamento mantém suas coisas protegidas da poeira.

Decore o seu cloffice

Na decoração, use a criatividade e selecione algumas peças de que você gosta. Itens colecionáveis e objetos pessoais, como porta-retratos e lembranças de viagens, são ótimas opções para apoiar em elementos da parte interna. Se você achar que as superfícies verticais estão sem graça, pode acrescentar cores e estampas com um papel de parede.

Office

Projeto: LAM Arquitetura de Interiores – Execução: Edy Planejados – Fotos: Henry.Fot.Br

Não se esqueça do lado de fora, já que dá para colocar plantas e até esculturas sobre o armário. Caso tenha planejado um móvel que vai até o teto, aposte nos acessórios pendentes. Você pode até prever pontos de instalação de ganchos, por exemplo, para pendurar artigos sem danificar o acabamento da peça.

Ilumine pontos estratégicos

Esse é o toque final para deixar seu escritório agradável e inspirador. Você pode investir, por exemplo, em pequenas luminárias para facilitar leituras e trabalhos manuais. Pense que as atividades em home office também precisam ser desempenhadas com conforto, e isso exige adaptações no nível de claridade.

Cloffice home office

Foto por Pexels

Assim, certifique-se de que os feixes de luz vão apontar apenas para as superfícies desejadas, como tampo da mesa, prateleiras, nichos ou algum detalhe bonito da parede. Por falar nisso, se você deseja algo com função decorativa, vale até contornar o fundo do armário com fitas de LED.

Gostou das ideias e referências? Aproveite que elas estão fresquinhas e planeje o seu próprio espaço profissional. A vantagem é que o cloffice atende a vários perfis, desde autônomos que migraram para a modalidade remota até pessoas que desejam intercalar seus trabalhos dentro e fora de casa.

Se você se interessou pela montagem de cloffice com móveis planejados, saiba que a Finger pode te ajudar com esse objetivo. Entre em contato e conheça as nossas soluções!

solicite orcamento moveis planejados personalizados

Para continuar acompanhando dicas sobre escritório doméstico, leia o post que mostra como melhorar seu home office e deixá-lo mais confortável!

SOLICITE UM ORÇAMENTO Certificado de garantia