12fev

Otimização de armários: 4 dicas para conseguir o máximo de espaço

Otimização de armários: 4 dicas para conseguir o máximo de espaço

Imagine se todos os nossos pertences ficassem visíveis e distribuídos pelos cômodos da casa? É para evitar essa bagunça que você deve investir na otimização de armários. A prática garante que cada coisa permaneça em seu lugar, deixando os ambientes adequados para o uso dos moradores.

Acontece que, em alguns casos, a função desses móveis fica comprometida por conta de uma disposição ruim ou falta de planejamento. Se isso acontece com você, não se preocupe! Vamos mostrar como arrumar o espaço interno e formas de aproveitar cada centímetro.

Acompanhe as nossas dicas e comece a transformação!

A importância de ter armários de qualidade

Compartimentos diversos — como aqueles em forma de nichos, prateleiras e gavetas — são grandes aliados na organização de uma residência. Não é à toa que estão presentes em boa parte dos recintos, seja um pequeno lavabo, seja uma cozinha completa.

Ter armários suficientes é essencial para guardar documentos, objetos de valor, produtos de uso pessoal e qualquer outro item importante que deva ficar protegido. Alguns, inclusive, jamais funcionariam como parte da composição, a qual demanda elementos visualmente interessantes.

É por isso que, mais que garantir a quantidade ideal dessas peças, você precisa se certificar de que os modelos escolhidos vão combinar com o ambiente onde serão instalados. A solução perfeita está nos móveis planejados, pois são desenvolvidos para atender a necessidades específicas.

organização armários de cozinha

Os projetos se baseiam na personalização total, conforme o gosto estético dos clientes e as características presentes nos cômodos. Assim, são móveis que se adaptam perfeitamente ao espaço disponível, já que podem ter suas medidas editadas e seus acabamentos definidos pelos compradores.

Os móveis planejados favorecem a organização da casa e, ao mesmo tempo, podem se tornar pontos de destaque na decoração. Além da beleza presente nas peças, você contará com benefícios que incluem longa durabilidade, tecnologia e funcionalidade.

As melhores dicas para a otimização de armários

Você pode ter vários compartimentos em sua casa. Por mais espaçosos que sejam, eles não vão facilitar a sua vida se não forem organizados corretamente. Manter as coisas em ordem é um problema para muitas pessoas e pode causar enorme frustração.

Hoje, há quem invista no serviço de personal organizer para deixar a arrumação sempre em dia. Esse tipo de profissional presta uma espécie de consultoria na área de organização, focando em diversos aspectos da vida das pessoas para melhorar seus hábitos.

As práticas recomendadas são bem fáceis de seguir. Confira abaixo algumas delas.

1. Categorize os objetos

Saber onde procurar cada item é crucial para ter agilidade no dia a dia. Isso fica difícil se você tem o costume de guardar as coisas em locais aleatórios, sem se preocupar com a função desempenhada por cada objeto, produto ou aparelho.

Para evitar confusão, procure estabelecer áreas próprias para cada tipo de pertence. Na cozinha, por exemplo, é normal encontrar embalagens de alimentos com diferentes tamanhos e formatos. A dica, portanto, é categorizá-los de acordo com finalidade e semelhança de composição.

Você pode manter os invólucros de temperos e especiarias em um único compartimento, deixando pacotes maiores (como os de grãos e cereais) separados. Siga a mesma lógica para os armários presentes em banheiros, salas e demais áreas.

divisores de temperos para cozinhas

2. Considere a frequência de uso

Outro cuidado importante na hora de organizar os armários é pensar na quantidade de vezes que usamos determinadas coisas. Tome como exemplo roupas e acessórios. Quais peças costumam ser vestidas com maior frequência? Existem calçados reservados apenas para ocasiões especiais?

Faça esses questionamentos e, com base nas respostas, disponha cada elemento em um local apropriado. Os itens com maior demanda devem permanecer em áreas de fácil acesso e ficar sempre à vista. Separar um cabide para cada camiseta, vestido ou calça pode ajudar nesse sentido.

closet organização armários

Já percebeu como uma cozinha planejada tende a apresentar armários em diferentes alturas, compartimentos com tamanhos variados e fechamentos específicos (em vidro, por exemplo)? A proposta é facilitar a disposição das coisas considerando diversos fatores.

Os móveis personalizados permitem a categorização com base em tempo de uso, data de validade (no caso de alimentos), estação do ano (no caso de vestimentas e roupas de cama), nível de proteção contra luz (no caso de bebidas e produtos frágeis), entre outros aspectos.

3. Defina uma rotina de arrumação

Vez ou outra, você terá que reservar algumas horas ou minutos para cuidar dos armários. Afinal, por mais impecável que esteja a arrumação, sempre haverá acúmulo de sujeira com o passar do tempo. A dica é aproveitar o momento da limpeza para dar uma revisada geral.

Se possível, retire os itens de dentro dos armários aos poucos. Comece por um nicho e, só depois que terminar de higienizá-lo, guarde seus respectivos itens e passe para o próximo. Assim, você evita a bagunça excessiva e mantém a motivação para continuar o processo até o fim.

Enquanto trabalha na limpeza e otimização de armários, vá identificando possíveis elementos que não têm mais utilidade para a família. Dependendo do tipo, eles podem ser doados ou descartados. Essa é uma ótima forma de renovar o ambiente e eliminar excessos periodicamente.

4. Utilize componentes separadores

Esses recursos podem resolver qualquer problema de falta de espaço. Muitas vezes, o que falta é um pouco de planejamento para ocupar cada cantinho dos armários.

organização gavetas

Se parar para observar, você verá que muitos móveis apresentam compartimentos amplos e pouco funcionais. Modelos prontos costumam ter esse “defeito” por serem padronizados. Ou seja, não conseguem atender a demandas distintas de cada família.

A saída, portanto, é improvisar algumas divisórias com componentes que possam separar as coisas. Vale usar caixas empilhadas em vãos altos, enfileirar cestos na base de guarda-roupas, dispor pequenos potes para guardar comida e até colocar divisores dentro de gavetas.

 

Recipientes fechados podem receber marcadores que indiquem o que há no interior. Basta que você cole etiquetas na face externa e escreva o nome dos objetos ali guardados.

Confira também esse infográfico, com 5 dicas de acessórios que fornecem a otimização dos armários:

otimização de armários - infográfico

Gostou das dicas? Vale lembrar que a otimização de armários pode ser trabalhada a partir de um projeto personalizado, que envolva a produção de modelos baseados em suas preferências. Assim, será muito mais fácil manter a casa arrumada e esteticamente agradável.

Por falar em móveis exclusivos, que tal conferir os benefícios e as possibilidades de uma cozinha gourmet planejada?

Para mais inspirações, confira nossas redes sociais!

O seu lar é o melhor lugar do mundo!

Solicite o orçamento dos móveis planejados e transforme o seu lar!

Olá, tudo bem? Gostaria de informações sobre a Finger.