10set

Como ter a cozinha gourmet planejada perfeita

Como ter a cozinha gourmet planejada perfeita

Um dos ambientes da casa que mais propiciam conforto e bem-estar à família — sendo um espaço de união e um dos locais mais utilizados pelos moradores —, é a cozinha. Uma forma de torná-la perfeita e funcional é criar um projeto de cozinha gourmet planejada.

Até porque, uma casa dos sonhos não é aquela da capa de revista, mas sim a que é melhor para sua família. Assim, a residência deve ser um espaço que atenda às necessidades de todos, e ter um planejamento antes de reformar o espaço traz diversas vantagens.

Cozinha Gourmet preta - area externa

Projeto: Teto Arquitetura – Execução: Finger Criciúma – Fotos Rudimar Razador para Revista Sua Casa

Acompanhe a seguir e confira mais informações sobre a cozinha gourmet planejada. Boa leitura!

solicite orcamento moveis planejados personalizados

Cozinha gourmet planejada: um espaço perfeito dentro de casa

Para começar, é importante entender do que se trata uma cozinha gourmet. O termo gourmet tem origem francesa e abrange significados como:

  • comida ou estabelecimento de alta qualidade;
  • uma pessoa que entende muito sobre gastronomia e que aprecia comida de alta qualidade.

Dessa forma, gourmet se relaciona à alta gastronomia e a conceitos de exclusividade e sofisticação. Recentemente, o uso do termo se expandiu para outras áreas, inclusive na decoração e planejamento de ambientes.

moveis planejados gourmet - cozinha gourmet

Você já deve ter ouvido falar de varanda gourmet, por exemplo. No caso da cozinha, os conceitos aplicados são os mesmos. Os objetivos de um projeto de espaço gourmet são:

  • trabalhar com qualidade em todos os aspectos;
  • focar na funcionalidade e atender às necessidades das pessoas;
  • tornar o espaço bonito e confortável;
  • criar um local integrado com outros ambientes.

6 erros evitar na reforma cozinha

Vantagens de planejar a sua cozinha

Além de ser sofisticada, a cozinha gourmet planejada tem diversas vantagens. O melhor de tudo é que elas aparecem como resultado de qualquer projeto — seja na construção ou na reforma de cozinha.

cozinha gourmet

Otimização do espaço

Com o planejamento do espaço, você pode deixar a sua casa muito mais funcional. Considerando que a cozinha é um lugar de fluxo de pessoas, quanto mais prática ela for, melhor. Além disso, a otimização faz toda a diferença em espaços pequenos, como apartamentos.

Materiais bons e resistentes

Como você viu, um dos focos do gourmet é a qualidade. Isso significa que um projeto de cozinha nesse estilo tem muita atenção aos detalhes, garantindo qualidade em todos os aspectos. O resultado é que você não precisará mexer no ambiente ou trocar nada por anos.

cozinha gourmet - estilo rustico - moveis planejados escuros

Projeto: Arquiteta Regiane de Castro – Execução: Finger Cascavel

Personalização completa

Por mais que você goste de ver as cozinhas dos outros, você tem seu próprio estilo, certo? Essa é outra vantagem da cozinha gourmet planejada. É possível deixá-la exatamente do seu jeito e até criar um projeto editável, caso você queira fazer alguma mudança futura. Dessa forma, você se sentirá sempre bem em seu próprio lar.

Ambiente familiar

Outro ponto importante da cozinha é sua característica de união. Ao cozinhar ou comer nesse espaço, você fortalece os vínculos com a família. Legal, não é? Por isso, nada melhor do que, além de atender às necessidades da família, proporcionar momentos inesquecíveis com bastante conforto e praticidade.

cozinha ampla de luxo integrada a sala de estar

Projeto: Marcos Soneco – Execução: Finger Criciúma – Fotos Rudimar Razador para Revista Sua Casa

Criando a sua cozinha gourmet planejada

Agora que você viu as vantagens da cozinha gourmet planejada, pode começar a criar a sua. Para isso, basta dar atenção a alguns aspectos imprescindíveis para não cometer erros.

cozinha gourmet preto + freijó

Projeto: Josi Barros Arquiteta – Produção: Studio Costa Azevedo – Execução: Finger Casa Forte – Fotos: Walter Dias

Pense seu espaço

O primeiro passo é estudar bem o espaço que você tem disponível. É claro que quanto maior, mais liberdade você tem para tomar decisões. Porém, nada impede que ambientes pequenos resultem em cozinhas aconchegantes e funcionais. Por exemplo, se você vive em apartamento, pode integrar a cozinha com a sala e conseguir um visual muito mais amplo. Esse tipo de escolha é ideal para quem costuma receber muitos amigos.

cozinha planejada

Escolha o design

Uma parte difícil, mas muito prazerosa, é definir o estilo da sua cozinha. Você quer algo prático porque quase não fica em casa? Pode optar por uma cozinha minimalista ou contemporânea. Ou cresceu na fazenda e quer trazer esse ar do campo para seu apartamento? Então a escolha ideal é um estilo mais rústico.

Independentemente do seu gosto, o design é uma área extremamente ampla. Com ele, você vai conseguir misturar estilos ou definir apenas um para encontrar o caminho para a cozinha perfeita.

cozinha gourmet provençal

Equipe sua cozinha

Uma cozinha não existe sem alguns móveis específicos, eletrodomésticos e utensílios, certo? Por isso, você também vai precisar escolhê-los. É claro que isso vai variar conforme a sua necessidade e espaço, mas de forma geral, você pode ter em uma cozinha gourmet:

  • armários e prateleiras que auxiliam na decoração e exposição da louça;
  • bancada para cozinha, que integre ou não o fogão, a pia ou a mesa;
  • pia grande;
  • eletrodomésticos práticos, como forno elétrico, coifa e cooktop;
  • iluminação pendente, dependendo do projeto.

cozinha com estrutura metálica

A ideia na cozinha gourmet é que visualmente ela seja bonita, mas que a praticidade e valorização do espaço sejam o foco. Por isso existem tantas junções de elementos da cozinha que não seguem uma forma tradicional, como móveis que integram eletrodomésticos.

Conte com especialistas

Para realizar o sonho da cozinha gourmet planejada, é preciso contar com especialistas. Dessa forma, você não só tem suporte nas escolhas e execução, mas pode garantir a qualidade de tudo o que será usado na cozinha.

A Finger Móveis Planejados é um exemplo de como a credibilidade é fundamental. Há mais de 40 anos no mercado, ela não só oferece exclusividade e a criatividade de sua origem alemã, mas tem grande foco na qualidade. Dessa forma, cada móvel planejado é pensado para durar e trazer excelência a cada espaço do projeto.

Decorando a sua cozinha gourmet

Como em todo projeto arquitetônico, é importante contar com um resultado bonito e funcional, combinando o seu estilo com o espaço disponível na casa. Para criar um projeto bacana, que alie personalização e funcionalidade, é fundamental definir cada detalhe da decoração da sua cozinha gourmet.

Cozinha gourmet integrada

Projeto: Danieli Bonatto Interiores – Execução: Atrativa Finger Concórdia – Fotos: Rudimar Razador

Alguns pontos devem ser considerados para manter o ambiente mais harmonioso, bem cuidado e agradável para os moradores. Um projeto de cozinha planejada permite integrar os diferentes elementos, como mobília, materiais e espaço, a uma proposta decorativa única e que transparece a personalidade da família.

Considere o tamanho da sua família

Planejar uma cozinha acessível a todos e que privilegie a quantidade de pessoas da sua família, é uma maneira de deixar o lugar mais confortável no dia a dia. Essa informação é fundamental, pois ajuda a definir também a altura e o tamanho das bancadas, dos armários e pias.

Cozinha Branca com detalhes cobre

Projeto: Rafaela Sander – Execução: Palazzo Ambientes – Fotos: Natália Zamdenedetti

Caso a sua família se reúna com frequência para as refeições no local, é interessante, por exemplo, criar uma bancada extra para estimular as interações e conversas agradáveis. As bancadas devem ser resistentes o suficiente para aguentar peso, podendo ser de inox, azulejo ou granito.

Acerte na tonalidade dos móveis

Para determinar as cores da mobília, é interessante combinar as cores dos móveis planejados com o restante da decoração da cozinha gourmet. Se você quer ter um estilo mais clean, por exemplo, o indicado é utilizar cores de tonalidade mais clara, como branco, nude e cinza.

Além disso, você pode escolher uma tonalidade para ficar em destaque, em um tom mais escuro, e outro mais claro apenas nos detalhes. Tudo vai depender da proposta do estilo de decoração do projeto e das cores das paredes, armários e demais utensílios que compõem o ambiente.

cozinha gourmet planejada tom escuro de madeira

Escolha os revestimentos

A escolha dos revestimentos também devem ser específicos para os usos da cozinha, tendo em vista que podem sofrer com uma série de ações prejudiciais ao longo do tempo. Respingos de gordura ou alimentos, exposição ao sol e ao vento, por exemplo, exigem revestimentos resistentes, de alta qualidade e fácil manutenção e limpeza.

cozinha cinza em varanda

Projeto: Studio Lk – Execução: Edy Planejados

As bancadas, como acabam tendo diversos usos, não podem ter o risco de manchas ou desgastes. Por isso, o indicado é optar por materiais que garantem alta durabilidade nas bancadas, como granito, silestone ou corian, dependendo da aplicação. Inox e alumínio também podem ser usados como revestimento, pois são duráveis, fáceis e práticos de limpar.

Decore com plantas

As plantas transmitem vivacidade, harmonia e aconchego a qualquer espaço, concorda? E quando estão presentes na cozinha, elas ainda podem contribuir para a umidificação natural, propiciando a limpeza do ar do ambiente. Além de dar um toque especial aos cômodos, as plantas trazem uma sensação de cuidado e capricho ao espaço de união familiar.

cozinha iluminada

Projeto: Liliane Almeida – Fotos: Acervo Pessoal Cybele – @aptofinal01

Você pode colocar plantas ornamentais como decoração em determinados locais e vasos de cerâmica pendurados próximo às janelas. Outra aposta é plantar ervas e condimentos que podem ser utilizados como tempero nas refeições. Essa é uma forma bastante interessante de decorar com estilo e elegância.

Em uma cozinha gourmet planejada transparecem ideias como sofisticação, qualidade e funcionalidade. Tudo isso é essencial para deixar o ambiente ainda mais bonito e especial. Afinal, ela é um dos lugares mais usados da casa e deve ser aconchegante o suficiente para reunir a família. Por isso mesmo, criar um projeto planejado para esse espaço vale a pena. Assim, você garante todas as vantagens do gourmet, além de bem-estar e memórias inesquecíveis durante as refeições.

Aproveite a visita para seguir a Finger Móveis Planejados no Facebook e receba todas as nossas novidades diretamente no seu feed de notícias!

solicite orcamento moveis planejados personalizados

SOLICITE UM ORÇAMENTO Certificado de garantia