13jun

Vidro reflecta em móveis: quais são as vantagens?

Vidro reflecta em móveis: quais são as vantagens?

Variedade não falta no campo de materiais para a decoração de ambientes. Se você tem dúvidas na hora da escolha, saiba que um bom caminho é apostar nos produtos que trazem as vantagens dos tradicionais com uma pitada extra de sofisticação. E o vidro reflecta se encaixa muito bem nesse grupo.

Trata-se de um modelo diferenciado, que pode compor desde partes da estrutura até os itens do mobiliário. Ele se destaca das versões comuns por conta da aparência que valoriza projetos simples e enriquece os detalhes das propostas mais ousadas. Ou seja, não tem como passar despercebido.

Que tal descobrir outros pontos favoráveis e as formas de usar esse recurso? Fique conosco e tire suas dúvidas!

O que é vidro reflecta?

Pelo nome, temos a informação de que o produto apresenta propriedade reflexiva, certo? Isso é verdade, já que sua superfície reflete o ambiente de acordo com a incidência da luz. Mas não para por aí! O vidro reflecta também tem certo nível de transparência, o que permite às pessoas enxergar através dele.

cristaleira com porta de vidro

Portanto, é um tipo de vidro com aspecto translúcido e reflexivo. Vale destacar que, embora consiga reproduzir vários detalhes à sua volta, esse material não cumpre a mesma função de um espelho. Isso porque seu efeito é mais brando e não proporciona sensação suficiente de profundidade a quem observa.

A principal proposta dos modelos reflecta está em chamar a atenção de quem passa. Ele tem leve brilho e um acabamento metalizado que pode ser reproduzido em diferentes cores. Sua fabricação resulta da aplicação de uma camada metálica sobre uma das faces do vidro float, por meio de processo pirolítico ou câmara a vácuo.

Onde costuma ser aplicado?

O vidro reflecta pode ser usado em ambientes internos e externos. Isso inclui desde fechamentos de varandas em fachadas de prédios até guarda-corpos de escadas. Ele também funciona como divisória de ambientes, substituindo estruturas de paredes de alvenaria para proporcionar continuidade visual.

Outra possibilidade de aplicação está nos móveis, como cristaleiras, armários de cozinha, guarda-roupas, painéis de TV, entre outras peças. É uma escolha popular entre arquitetos, designers e demais profissionais que precisam acrescentar um toque de elegância aos projetos, sem perder, claro, os benefícios dos vidros tradicionais.

closet com porta espelhada

Projeto: Studio Lk – Execução: Edy Planejados – Fotos: Sidney Doll Fotógrafo

Os modelos reflecta podem ser obtidos nos mais diversos tamanhos e formatos, com borda normal ou chanfrada. Com cortes na horizontal ou na vertical, fica fácil acoplá-lo a outros materiais para criar molduras, preencher vazios e cobrir móveis que guardam produtos ou pertences dos moradores, desde o espaço de bar até o closet.

Quais são as vantagens?

O vidro reflecta carrega todos os pontos altos dos vidros, com o diferencial de aliar transparência e reflexividade em um único produto. Não é à toa que consegue transformar estruturas ou mobílias por completo, agregando requinte na medida certa. Veja abaixo as principais vantagens de usar esse tipo de material.

closet planejado porta de espelho

Projeto: Arquiteta Juliana Rigolin – Execução: Finger Cascavel – Fotos: Rodrigo Vieira

Sustentabilidade

Os vidros são materiais 100% recicláveis, o que significa que podem ter sua composição reaproveitada após o término da vida útil. É importante, em todo caso, se informar sobre o processo de produção do material para saber se a empresa se preocupa com questões ambientais e desenvolve processos para reduzir os impactos.

Facilidade de limpeza

O vidro reflecta apresenta superfície lisa que torna a rotina de limpeza muito mais fácil. Por ser pouco poroso, ele também evita que a sujeira e os micro-organismos se acumulem ao longo do tempo. É uma boa opção para quem deseja praticidade e economia de tempo na hora de higienizar os móveis da casa.

quarto com closet e penteadeira

Projeto: Juliana Duarte – Execução: Finger Maceió – Fotos: Sarah Medeiros

Versatilidade

Esse tipo de vidro também é adaptável a diferentes gostos e estilos de decoração. Basta adequar tanto a cor do acabamento quanto a quantidade de superfícies espelhadas ao tema proposto, a fim de equilibrar as proporções. Outras qualidades relacionadas o seu visual incluem sensação de amplitude, passagem da luz e maior integração.

vidro reflecta

Projeto: Paulo André Assumpção

Como usar nos móveis?

O vidro reflecta deve ser pensado como uma versão mais luxuosa do modelo tradicional. Dependendo do tom predominante, ele pode pender para uma estética discreta ou chamativa. De qualquer forma, é importante ter alguns cuidados para acertar na aplicação voltada ao mobiliário. Acompanhe abaixo.

Pensar no estilo

O primeiro passo é definir a imagem que será transmitida pelo novo móvel. Isso vai orientar o total de componentes com acabamento cintilante e, também, a cor das diversas superfícies. Lembre-se de que o tom do vidro deve combinar com aquele presente nas demais partes da peça.

Se a ideia for criar móveis planejados para uma cozinha clássica, por exemplo, pode ser interessante caprichar nos armários envidraçados com coloração champanhe. A opção bronze cai bem em propostas retrô ou vintage, pois traz um efeito envelhecido. Já o prata ou fumê tendem a funcionar em temas que vão do moderno ao minimalista.

Considerar o fundo

Outro cuidado importante é prever os objetos, utensílios e demais pertences que ficarão sob o vidro reflecta. Afinal, por conta da leve transparência, esses elementos estarão à vista a todo momento. Portanto, é crucial que possam permanecer organizados, em uma disposição ordenada, para que não prejudiquem o conjunto.

sala de estar ambiente integrado

Projeto: Walkiria D’Puig Arquitetura – Execução: Tendenzza Decor – Fotos: Artur Pretto

Pense que, mesmo fechado, o móvel vai mostrar o seu interior na parte que estiver espelhada. Isso exige planejamento para garantir que a distribuição dos materiais seja funcional e adequada ao estilo de vida dos moradores. Evite colocar vidro em gavetas ou compartimentos que costumam acumular bagunça.

Fazer a manutenção

Como todo tipo de vidro, o reflecta demanda cuidados específicos para que se mantenha sempre belo e conservado. Uma das principais recomendações é evitar a limpeza com produtos abrasivos, pois podem causar manchas permanentes. Também procure sempre remover a sujeira com um pano macio, realizando movimentos em uma só direção.

dourado na decoração cristaleira

Projeto: Polly Vaz Interiores – Execução: Finger Brasília – Fotos: Everton

Tenha em mente que a superfície espelhada é mais frágil que os materiais rígidos presentes no restante do móvel. Por isso, evite contato com as mãos e utilize sempre os puxadores para abrir ou deslizar as folhas de vidro. Essa cautela fará toda a diferença no aspecto geral do produto, que vai permanecer bonito por muito mais tempo.

E então, gostou de aprender sobre as formas de uso do vidro reflecta? Saiba que muitas indústrias de móveis planejados já trabalham com esse tipo de material e oferecem a opção em seus projetos. Compensa, portanto, sempre ficar de olho nas novidades das empresas para aproveitar o melhor de cada solução.

solicite orcamento moveis planejados personalizados

Quer mais dicas para compor móveis planejados? Veja também o que considerar na escolha dos materiais!

SOLICITE UM ORÇAMENTO