09maio

Quer saber como montar um bar em casa? Veja nossas dicas!

escrito por Francieli Kern
Quer saber como montar um bar em casa? Veja nossas dicas!

Quantas vezes você chegou em casa, em um dia difícil de trabalho, e queria apenas poder ir para um bar e relaxar, mas o cansaço venceu? Pois é, muitas vezes precisar sair para ir a outro lugar desmotiva, não é mesmo? Ou, ainda, ter um ambiente diferente e acolhedor para receber as visitas e gerar maior descontração também é bem bacana, não é mesmo? Temos muitas tendências nessa linha, como o espaço gourmet, a varanda gourmet, o espaço de churrasco e, por que não, ter também um bar em casa?

Então, que tal descobrir como criar um bar em casa e ter um ambiente incrível para seus dias difíceis ou, ainda, para receber bem seus amigos e familiares? Para isso, veja as principais dicas para que você crie esse ambiente em sua residência. Boa leitura.

sala de estar preta com estante e quadros decoração industrial

Projeto: LO Interiores – Execução: Edy Planejados – Fotos: Renato Lombarde

Escolha o local ideal para ter o bar em casa

Um primeiro ponto é analisar em qual local da sua casa é a melhor opção para criar o bar dos seus sonhos. Isso dependerá de uma série de fatores na sua casa, entre eles:

  • qual ambiente possui espaço livre para este fim;
  • local em que você costuma receber suas visitas;
  • se você está pensando em construir algum novo espaço para se divertir e seus convidados em casa;
  • qual ambiente possui atualmente uma decoração mais favorável para este fim, entre outros.

Mas caso você ainda tenha dúvidas sobre o assunto e não consiga definir o melhor lugar, pode ser interessante ter o apoio de um designer de interiores. Assim, é possível fazer escolhas mais acertadas ou, então, de acordo com o que você já tem estruturado em sua residência e criar um ambiente com a sua cara ou de todos que moram no local.

bar em casa

Execução: Atrativa Finger de Concórdia. Foto: Gomes Fotos e Vídeo

Escolha o melhor estilo

Não há apenas uma forma ou estilo de criar um bar, não é mesmo? Você pode pensar em uma estrutura mais retrô, com uso de peças vintage (incluindo, até mesmo, a própria escolha de copos e taças para isso), ou mais moderno ou, ainda, um estilo mais clássico.

bar em casa

Projeto: Arquiteta Daiana Ortolan – Foto: Vivianne Rubin

E qual é a melhor escolha? É aquela que mais interessar você para o projeto da sua residência. Afinal, usamos o bar em casa para ser um local de descontração, encontro com os amigos, relaxar após um dia estressante, entre outras vantagens.

varanda integrada - escolher tapetes geométricos

Projeto: Paulinho Ramalho Arquiteto – Execução: Finger Casa Forte – Fotos: Walter Dias

Por isso, analise o local que você escolheu para fazer o bar, pois isso orientará a sua escolha. Por exemplo, se quer fazer em sua sala e há um estilo minimalista, talvez um retrô muito colorido possa criar uma desarmonia. Ou, ainda, pode ser exatamente esta a sua decisão: criar um ambiente destacado no cômodo.

Ou seja, o importante é definir os critérios que você quer para gerar um lugar personalizado e interessante. E caso ainda tenha dúvidas sobre o estilo, mais uma vez, o apoio de profissionais pode ser uma forma de tirar suas dúvidas sobre o assunto.

Invista em uma decoração excelente

Algo que sempre ajuda a criar uma atmosfera parecida com a de um bar mesmo é a decoração. Pense em todos aqueles que você gosta e que se sente confortável lá: provavelmente tem algo que chama sua atenção na decoração que gera essa sensação de acolhimento, não é mesmo?

Por exemplo, em um bar com temática rock, vemos muito vinis, pôsteres de bandas, itens decorativos com uma pegada mais grunge, entre outros pontos. Eles ajudam, assim, a contar uma história no local e que gera essa sensação de bem-estar que você tem lá.

Então, por que não trazer isso para o bar em casa? Se você gosta deste tipo de decoração, componha o ambiente com itens que remetam ao estilo escolhido. Temos certeza de que isso fará toda a diferença.

bar em casa

Projeto: Casa Arquitetura – Execução: Finger Casa Forte – Fotos: Walter Dias

Pense nos itens que não podem faltar

Mas se você ainda não sabe o que pode fazer parte do seu bar em casa, não se preocupe. Será apresentado a seguir os principais itens que não podem faltar neste ambiente e que não só deixarão ele mais bonito, mas também eficiente, evitando que você precise buscar itens na sua cozinha sempre que precisar.

Então vamos a lista:

  • acessórios: taças, copos, coqueteleiras, dosador, decantador, abridor de lata e garrafa, entre outros itens funcionais importantes que são necessários para servir as bebidas. Importante também deixar potes, talheres, pratos, entre outros, para facilitar servir aperitivos e petiscos;
  • carrinho para bebida: essa é uma opção para quem quer deixar as bebidas expostas e tenha pouco espaço para explorar;
  • prateleiras: é uma possibilidade para armazenar copos e taças e, também, as bebidas caso queira;
  • móveis organizadores: um móvel que tenha a bancada para servir a bebida e, ao mesmo tempo, possa funcionar como armário para guardar os itens pode ser uma opção também interessante para compor o seu bar;
  • iluminação adequada: você pode usar fitas de LED ou ainda, luminárias de acordo como estilo escolhido para o bar.
Área Gourmet

Projeto: Márcia Lima Interiores – Execução: Finger Passo Fundo – Fotos: Otávio Assis

Invista em móveis planejados

Os móveis planejados são fundamentais para criar um bar em casa. Isso porque você não quer ficar buscando itens na cozinha (principalmente se você vai fazer esse ambiente na área externa, imagine precisar entrar na casa ou no apartamento toda vez para pegar algum item faltante?), não é mesmo?

Além disso, os móveis planejados ajudam também a criar o ambiente do jeito que você sempre imaginou. Se quer uma pegada mais retrô, é possível criá-lo assim. Quer algo mais clássico? Possível também. Outro ponto é adequar o móvel para o tamanho disponível no ambiente, sem precisar passar dificuldades para achar aquela peça que realmente caiba no espaço.

estilo atemporal em area gourmet

Por isso, conte com especialistas para este fim. Empresas como a Finger ajudam você em todas as etapas, desde o planejamento até a entrega do bar em casa dos seus sonhos. Assim, poderá apenas relaxar e curtir. Ótimo, não é?

Para mais dicas interessantes como essa que você viu aqui, não deixe de seguir o perfil da Finger no Facebook, Instagram e Pinterest e acompanhe outras dicas imperdíveis diretamente em seu feed de notícias. Temos certeza de que você vai encontrar mais coisas bem interessantes para tornar sua casa ainda mais charmosa e bonita.

solicite orcamento moveis planejados personalizados

SOLICITE UM ORÇAMENTO Certificado de garantia