07jul

4 ideias simples para inovar na iluminação da sua casa

escrito por Francieli Kern
4 ideias simples para inovar na iluminação da sua casa

Além de importante para o dia a dia do lar, um projeto adequado de iluminação traz mais charme aos seus ambientes.

 

projeto iluminação

A luz de cada ambiente é um aspecto essencial na maioria dos projetos de interiores dos lares.

 

Entre tantos fatores que necessitam de atenção durante um projeto de reforma como pisos, paredes, louças para banheiro e móveis planejados, a iluminação ideal para cada cômodo acaba tendo sua importância diminuída, ainda que seja um dos aspectos que mais dão personalidade à decoração de uma casa ou apartamento.

Além disso, o projeto luminotécnico analisa e desenvolve soluções específicas para cada ambiente da casa de acordo com sua função, características e cores utilizadas na decoração para otimizar não só o uso da luz, mas também o bem-estar de quem vive ali. Não é à toa que muita gente que recorre ao financiamento imobiliário na hora de realizar um sonho, guarda uma reserva para investir nessa parte da reforma.

solicite orcamento moveis planejados personalizados

Veja nossas dicas para cada cômodo!

1. Iluminação acolhedora no seu living

Unidos pela reunião de familiares e amigos que visitam a casa, cada integrante dessa dupla merece a sua atenção. Uma sala de estar costuma ser utilizada para diversas atividades – a iluminação desse cômodo deve ser aconchegante tanto para uma confraternização onde as luzes quentes e amarelas propõem o tom da conversa quanto para a tranquilidade dos momentos de solitude na companhia de um livro, cenário ideal para a utilização de abajures posicionados em áreas de interesse do ambiente.

Na sala de jantar, a abordagem é diferente. Pela necessidade de visualizar com clareza as refeições, as luzes com IRC (Índice de Reprodução de Cor) alto são bem-vindas para o ambiente. Outra boa pedida para esse espaço são os lustres e pendentes sobre a mesa.

2. Nos dormitórios da sua casa

As luzes amareladas também são uma ótima opção para o quarto, mas em um outro contexto. Como a essência desse ambiente deve inspirar a tranquilidade e o relaxamento depois de um dia longo, a melhor forma de posicionar a fonte de luz é de maneira indireta. Ou seja, por meio de abajures dos lados da cama ou de luminárias sobre uma mesa ou ao lado de uma poltrona.

De qualquer forma, a utilização de uma luz principal se faz necessária uma vez que muitas pessoas trocam de roupa nesse ambiente. Nesse caso, uma luz branca para que você possa se contemplar no espelho e escolher entre as opções no armário é essencial.

iluminacao dormitorio

3. Iluminação funcional para a cozinha

Chegamos ao lugar da casa onde nada do que foi dito até agora é bem-vindo! Tenha em mente que ao escolher a iluminação da sua cozinha, as lâmpadas devem oferecer um alto IRC e de preferência brancas, como as dicróicas e halógenas.

O motivo para uma escolha tão específica é simples. Na cozinha é onde manuseamos instrumentos perigosos como facas na hora de preparar os alimentos e lidamos com forno e fogão para que sejam cozidos, fritos e assados. Melhor ter uma boa iluminação para tudo isso, né?

4. O escritório em casa tem sido uma realidade

Devido ao momento atual que estamos passando em 2020, muitas pessoas têm executado suas funções em casa. Para fazer isso da maneira mais confortável possível, o ambiente exige algumas adaptações.

Entre elas, leve em consideração a implantação de uma iluminação versátil para os diferentes períodos do dia. Se você trabalha utilizando o computador, a pedida é uma luz mais forte, como a da sala de estar. Caso precise receber seus clientes, uma boa opção é a fonte de luz indireta por meio de abajures e luminárias que também podem ser utilizadas para os momentos de descanso nesse ambiente.

Conclusão

Mesmo com tantos pontos sejam importantes na hora de reformar o apartamento, reflita sobre a viabilidade de investir em um projeto luminotécnico para ambiente. Além de sofisticação, você trará maior qualidade de vida para a sua família.

 

Boa sorte em sua jornada e até a próxima!

Quer conhecer todas as novidades da Finger com exclusividade? Acessa nosso Canal do Telegram: @FingerOficial.

solicite orcamento moveis planejados personalizados

Autor

Yan Martins – Formado em Publicidade e Propaganda pela Faculdade Cásper Líbero, trabalhou possui dez anos de experiência em projetos, lançamentos e campanhas. Atualmente, é redator publicitário, planner e desenvolve conteúdos para web nos mais diversos segmentos.

 

O seu lar é o melhor lugar do mundo!

Solicite o orçamento dos móveis planejados e transforme o seu lar!

SOLICITE UM ORÇAMENTO Certificado de garantia