21fev

Estilo atemporal: como usar em área gourmet?

Estilo atemporal: como usar em área gourmet?

Seguir tendências de decoração é sempre divertido. Porém, se deixar levar por cada novidade pode gerar frustrações. Afinal, o que está em alta em um momento pode se tornar obsoleto em outro, produzindo uma constante sensação de atraso. Para evitar esse cenário, o ideal é apostar em estilos decorativos mais duradouros, como o estilo atemporal.

Com essa estratégia, as chances de você enjoar da sua decoração caem drasticamente e ainda consegue aproveitar as tendências com mais eficiência. Quer aprender sobre o conceito? Acompanhe o conteúdo a seguir!

area gourmet de luxo

Projeto: Arquiteto Alan Gaia – Execução: Finger Maceió – Fotos: Sarah Medeiros

Entenda o que é o estilo atemporal

No geral, quando falamos da decoração atemporal, significa usar móveis em linhas retas e em cores neutras. Assim, o ambiente ganha mais conforto visual, ao mesmo tempo em que mantém a casa sempre atualizada.

Como os elementos principais do cômodo são mais sóbrios, você ganha liberdade para seguir as tendências decorativas em outros itens, como quadros, arranjos de mesa etc. Afinal, conseguirá combinar facilmente qualquer peça com o ambiente. Para resumir, o estilo atemporal nunca sai de moda, pois jamais peca pelo excesso.

Veja como aplicá-lo na área gourmet

Depois de entender o conceito de decoração atemporal, vamos te explicar na prática como adotá-la na área gourmet. Veja a seguir.

Aposte na base de cor neutra

Uma decoração atemporal deve sempre começar com bases em tons neutros, como branco, bege ou cinza. Isso favorece a luminosidade, unifica o ambiente e permite que você complemente o espaço com diferentes cores e estilos para evitar que ele fique sem graça ou sem personalidade.

Use cores de destaque com cuidado

No estilo atemporal, a melhor forma de dar mais destaque ao ambiente é introduzindo elementos estratégicos em cores mais vivas. Mas, cuidado para não abusar; muitas peças coloridas podem saturar o espaço e deixá-lo visualmente cansativo. Dessa forma, a recomendação é começar aos poucos: capas de almofadas, vasos, molduras de quadros, entre outros.

Invista em móveis com linhas retas e simples

Conforme dissemos mais acima, a principal característica da decoração atemporal é o mobiliário em linhas retas e simples. Por isso, na hora de escolher os móveis da sua área gourmet, aposte em peças de qualidade, com cores e design neutros.

area gourmet com moveis planejados

Projeto: Marina Maya & Larissa Lanverly – Execução: Finger Maceió – Fotos: Rogério Maranhão

Móveis vintage também são bem vindos, desde que sigam essa premissa. Com o tempo, você poderá adicionar elementos de destaque, que podem ser substituídos facilmente. Assim, o ambiente se mantém atual por muito mais tempo e ainda conseguirá transformar seu visual sem muito esforço.

Aproveite os elementos arquitetônicos

Outra estratégia que confere ainda mais atemporalidade é investir em elementos arquitetônicos, como janelas, portas, vigas, abóbadas, revestimentos ou arcos. Essas peças podem enriquecer o visual da sua área gourmet, dando mais personalidade ao ambiente.

Opte pela madeira quando estiver em dúvida

Peças em madeira são grandes aliadas do estilo atemporal, pois costumam combinar com tudo e raramente caem em desuso. Prefira móveis e outros elementos em tons médios ou claros, para dar mais luminosidade e amplitude visual ao cômodo. Outra dica é investir em móveis de madeira de alta qualidade, pois durarão ainda mais tempo.

espaço area gourmet estilo atemporal

Projeto: Dubeux Arquitetura – Execução: Finger Casa Forte – Fotos: Paulo Higor

Personalize o ambiente com fibras naturais

Além da mobília em madeira, aposte em elementos decorativos de fibra natural, como rattan, vime ou juta. Eles também fazem a diferença na decoração atemporal e conferem personalidade sem sobrecarregar o visual da sua área gourmet.

Mantenha a simplicidade na decoração

Uma decoração atemporal preza pela simplicidade, pois, um ambiente sem exageros fica mais aconchegante e mais fácil de organizar. Contudo, isso não significa que se trata de um estilo sem graça.

cozinha gourmet - estilo rustico - moveis planejados escuros

Projeto: Arquiteta Regiane de Castro – Execução: Finger Cascavel

O truque é apostar em elementos de decoração mais extravagantes e que realmente combinem com você. Por isso, inclua tapetes, quadros, estampas, cores, espelhos e outras peças que revivam sua área gourmet, sem sobrecarregar o ambiente. Sempre que se cansar dos itens, poderá sempre trocá-los.

Adicione peças coringas para o visual

Outro elemento que confere bastante personalidade, sem exigir muitos recursos são as almofadas. Elas estão disponíveis em cores diferentes, estampas diversas e designs criativos. Assim, você consegue renovar o ambiente sempre que quiser, sem gastar muito. O mesmo vale para tapetes, abajures e outras peças menores.

Área Gourmet

Projeto: Márcia Lima Interiores – Execução: Finger Passo Fundo – Fotos: Otávio Assis

Saiba escolher os móveis adequados

Agora ficou bem claro como a decoração atemporal funciona, não é? Seu ponto central são as linhas simples e designs sóbrios. Contudo, a qualidade do material da mobília também representa uma grande característica desse estilo. Nesse sentido, confira abaixo alguns exemplos de móveis que mais combinam com uma área gourmet atemporal:

  • cadeiras de madeira: confeccionada em palha e madeira, esse modelo de cadeira se mostra imune às tendências decorativas. Possui um design leve e que combina com diversos ambientes, desde quartos até a área gourmet;
  • poltronas: outro coringa do estilo atemporal, a poltrona é aconchegante e possui um design orgânico e leve. Dessa forma, consegue se adequar perfeitamente em varandas e espaços gourmet, sem destoar do ambiente;
  • sofás neutros: com um layout modelado, os sofás neutros também surgem em linhas retas, no maior estilo minimalista. Por isso, se encaixa muito bem em áreas gourmet espaçosas;
  • banquetas rústicas: para áreas gourmet mais compactas, as banquetas são ótimas opções. Possuem estrutura em metal, com assento e encosto confeccionados em corda náutica. Assim, você pode personalizá-las para se destacarem no espaço, com cores mais vivas ou neutras;
  • mini cômoda ripada: ripas de madeira já deixaram de ser elementos vintage e alcançaram o patamar da atemporalidade. Sendo assim, aposte em móveis ripados em cores neutras para compor sua área gourmet;
  • mesa de centro: mesinhas de centro estilizadas com traços clean possuem um aspecto moderno e atemporal, pois apresentam uma estética reta e plana. Sua varanda gourmet ganhará mais personalidade, mas, sem prejudicar a harmonia do ambiente;
  • espelho emoldurados: para quem gosta de adicionar espelhos na área gourmet, o modelo com molduras sobressalentes é o que mais possui características atemporais. Sua moldura permite armazenar pequenos objetos, sejam eles decorativos ou de uso diário.
área gourmet com piscina estilo atemporal

Projeto: Teto Arquitetura – Execução: Finger Criciúma – Fotos Rudimar Razador para Revista Sua Casa

Compor um ambiente no estilo atemporal é bem mais fácil do que parece. Quando você aposta em móveis com design neutro e simples, mas de qualidade, ganha um espaço elegante e que permite renovar o visual sem exigir grandes investimentos.

Agora que entendeu o conceito, o próximo passo é se planejar para a renovação; informe o condomínio em caso de reformas, escolha móveis próprios para ambientes externos, cuide do piso e do revestimento e proteja sua varanda das ações do sol e da chuva.

Gostou das nossas dicas? Então, descubra como escolher armários para área gourmet!

solicite orcamento moveis planejados personalizados

SOLICITE UM ORÇAMENTO