21fev

Estilo atemporal: como usar em área gourmet?

escrito por Francieli Kern
Estilo atemporal: como usar em área gourmet?

Seguir tendências de decoração é sempre divertido. Porém, se deixar levar por cada novidade pode gerar frustrações. Afinal, o que está em alta em um momento pode se tornar obsoleto em outro, produzindo uma constante sensação de atraso. Para evitar esse cenário, o ideal é apostar em abordagens decorativas que resistam ao teste de tempo, como o estilo atemporal.

Com essa estratégia, as chances de enjoar da sua decoração caem drasticamente e você ainda consegue aproveitar as tendências com mais eficiência. Quer aprender mais sobre esse conceito? Acompanhe o conteúdo a seguir!

area gourmet de luxo

Projeto: Arquiteto Alan Gaia – Execução: Finger Maceió – Fotos: Sarah Medeiros

Entenda o que é o estilo atemporal

No geral, quando falamos da decoração atemporal, estamos nos referindo ao uso de móveis com linhas retas e em cores neutras. Assim, o ambiente ganha mais conforto visual, ao mesmo tempo em que mantém o local sempre atualizado.

Como os elementos principais do cômodo são mais sóbrios, você tem a liberdade para seguir as tendências decorativas em outros itens, como quadros, arranjos de mesa etc. Além disso, consegue combinar facilmente qualquer peça com o ambiente. Para resumir, o estilo atemporal nunca sai de moda, pois jamais peca pelo excesso.

Veja como aplicá-lo na área gourmet

Agora que você já está por dentro desse estilo, que tal descobrir como adotá-lo na sua área gourmet. A seguir, apresentamos algumas dicas. Acompanhe!

Aposte na base de cor neutra

Ao pensar em uma decoração que transcenda as tendências passageiras, é essencial começar com uma paleta de cores neutras, abrangendo tons como branco, bege, cinza e até mesmo nuances mais suaves de outras cores. Essa escolha não só potencializa a luminosidade do ambiente, mas também cria uma base harmoniosa. A partir dela, é possível explorar e incorporar diversas cores e estilos, garantindo que o espaço tenha sempre um toque de personalidade e nunca pareça monótono ou impessoal.

Use cores de destaque com cuidado

No estilo atemporal, a melhor forma de dar mais destaque ao ambiente é por meio da introdução de elementos estratégicos em cores mais vivas. Mas cuidado para não abusar; muitas peças coloridas podem saturar o espaço e deixá-lo visualmente cansativo. Por isso, a recomendação é começar aos poucos com itens como: capas de almofadas, vasos, molduras de quadros, entre outros.

Invista em móveis com linhas retas e simples

Conforme dissemos anteriormente, a principal característica da decoração atemporal é o mobiliário em linhas retas e simples. Portanto, na hora de escolher os móveis da sua área gourmet, aposte em peças de qualidade, com cores e design neutros.

Móveis vintage também são bem-vindos, desde que sigam essa premissa. À medida que as tendências mudam, é possível adicionar elementos de destaque, que podem ser substituídos facilmente. Assim, o ambiente se mantém atual por muito mais tempo e você ainda consegue transformar o visual sem muito esforço.

area gourmet com moveis planejados

Projeto: Marina Maya & Larissa Lanverly – Execução: Finger Maceió – Fotos: Rogério Maranhão

Aproveite os elementos arquitetônicos

Sabe aqueles detalhes arquitetônicos que fazem toda a diferença em um ambiente? Estamos falando de muito mais do que simples janelas ou portas.

Imagine vigas expostas, abóbadas charmosas, revestimentos marcantes e arcos elegantes. Esses pequenos toques têm o poder de elevar o design de um espaço, tornando-o não apenas atemporal, mas também repleto de personalidade e história. E quando se trata de locais como a sua área gourmet, esses elementos podem ser o grande destaque, tornando cada reunião ou jantar uma experiência única. Então, que tal dar ao seu ambiente aquele “algo a mais” que ele merece?

espaço area gourmet estilo atemporal

Projeto: Dubeux Arquitetura – Execução: Finger Casa Forte – Fotos: Paulo Higor

Opte pela madeira quando estiver em dúvida

Peças em madeira são grandes aliadas do estilo atemporal, pois costumam combinar com tudo e raramente caem em desuso. Aqui, a dica é usar móveis e outros elementos em tons médios ou claros, para dar mais luminosidade e amplitude visual ao cômodo. Você também pode investir em móveis de madeira de alta qualidade.

Personalize o ambiente com fibras naturais

Sabe aquele toque aconchegante e acolhedor que todo espaço merece? As fibras naturais são a resposta! Não estamos falando apenas de móveis de madeira, mas de uma variedade incrível de elementos decorativos.

Imagine trazer para o seu cantinho peças em rattan, vime ou até mesmo juta. Esses materiais, além de serem super tendência, dão aquela sensação de conforto e proximidade com a natureza. E o melhor? Eles se encaixam perfeitamente em qualquer estilo, especialmente no atemporal.

Então, se você quer dar um up no visual da sua área gourmet, ou de qualquer outro espaço, sem deixá-lo sobrecarregado, as fibras naturais são o caminho certo. Experimente e sinta a diferença!

cozinha gourmet - estilo rustico - moveis planejados escuros

Projeto: Arquiteta Regiane de Castro – Execução: Finger Cascavel

Mantenha a simplicidade na decoração

Uma decoração atemporal preza pela simplicidade, pois, um ambiente sem exageros fica mais aconchegante e mais fácil de organizar. Contudo, isso não significa que se trata de um estilo sem graça.

O truque é apostar em elementos de decoração mais extravagantes e que realmente combinem com você. Por isso, inclua tapetes, quadros, estampas, cores, espelhos e outras peças que revivam sua área gourmet, sem sobrecarregar o ambiente. E sempre que você se cansar dos itens, poderá trocá-los com facilidade.

Adicione peças coringas para o visual

As almofadas são elementos que conferem bastante personalidade ao lugar, sem exigir muitos recursos. Elas estão disponíveis em cores diferentes, estampas diversas e designs criativos. Assim, você consegue renovar o ambiente sempre que quiser. E o melhor: sem gastar muito! O mesmo vale para tapetes, abajures e outras peças menores.

Área Gourmet

Projeto: Márcia Lima Interiores – Execução: Finger Passo Fundo – Fotos: Otávio Assis

Saiba escolher os móveis adequados

Agora ficou bem claro como a decoração atemporal funciona, não é mesmo? Seu ponto central são as linhas simples e designs sóbrios. Contudo, a qualidade do material da mobília também representa uma grande característica desse estilo. Nesse sentido, confira abaixo alguns exemplos de móveis que mais combinam com uma área gourmet atemporal:

  • cadeira de madeira: confeccionada em palha e madeira, esse tipo de mobília se mostra imune às tendências decorativas. Além disso, tem um design leve e que combina com diversos ambientes, desde quartos até a área gourmet;
  • poltrona: considerada outro coringa do estilo atemporal, essas peças são aconchegantes e têm um design orgânico e leve. Assim, conseguem se adequar perfeitamente em varandas e espaços gourmet, sem destoar do ambiente;
  • sofá neutro: com um layout modelado ou linhas retas, no maior estilo minimalista, ele se encaixa muito bem em locais espaçosos;
  • banqueta rústica: é uma ótima opção para áreas gourmet mais compactas. Pode ter estrutura em metal, com assento e encosto confeccionados em corda náutica. E você pode personalizá-la para se destacar no seu espaço, utilizando cores mais vivas ou neutras;
  • mini cômoda ripada: ripas de madeira já deixaram de ser elementos vintage e alcançaram o patamar da atemporalidade. Sendo assim, aposte em móveis ripados em cores neutras para compor sua área gourmet;
  • mesa de centro: os modelos estilizados com traços clean têm um aspecto moderno e atemporal, pois apresentam uma estética reta e plana. Ao utilizá-los, a sua varanda gourmet ganhará mais personalidade, sem prejudicar a harmonia do ambiente;
  • espelho emoldurado: o modelo com detalhes sobressalentes é o que apresenta mais características atemporais. Sua moldura permite armazenar pequenos objetos, sejam eles decorativos ou de uso diário.

Compor um ambiente no estilo atemporal é bem mais fácil do que parece. Quando você aposta em móveis com design neutro e simples, mas de qualidade, ganha um espaço elegante e que permite renovar o visual sem exigir grandes investimentos.

Agora que entendeu o estilo atemporal, o próximo passo é se planejar para a renovação. Informe o condomínio em caso de reformas, escolha o mobiliário adequado para ambientes externos, cuide do piso e do revestimento e proteja sua varanda das ações do sol e da chuva. Além disso, não deixe de considerar investir em móveis planejados para esse ambiente.

área gourmet com piscina estilo atemporal

Projeto: Teto Arquitetura – Execução: Finger Criciúma – Fotos Rudimar Razador para Revista Sua Casa

Confira como os móveis planejados se encaixam nesse estilo

A decoração atemporal tem conquistado corações e lares por sua elegância e durabilidade. Mas, você já parou para pensar como os móveis planejados se encaixam nesse conceito? Acompanhe!

Harmonia dos móveis planejados com o estilo atemporal

Sabe aquele móvel que parece ter sido feito exatamente para aquele cantinho da sua casa? Pois é, estamos falando dos móveis planejados. E adivinha? Eles são o par perfeito para a decoração atemporal. Com suas linhas retas, cores suaves e acabamentos impecáveis, eles são a cara desse estilo que muitos amam.

Maximização do espaço e conforto visual

Um dos charmes dos móveis planejados é que eles são feitos sob medida para o seu espaço. No mundo da decoração atemporal, isso significa ambientes super organizados e harmoniosos. Nada de bagunça ou móveis que não combinam!

Personalização e durabilidade

Os móveis planejados são conhecidos pela sua durabilidade. Quando combinados com o esse estilo decorativo, essa longevidade é potencializada. Afinal, ao optar por cores neutras e designs simples, você garante que o seu mobiliário não se tornará obsoleto com o passar dos anos.

Além disso, a personalização permite que você escolha acabamentos e detalhes que refletem sua personalidade, mas que, ao mesmo tempo, mantêm a essência da atemporalidade. Seja uma gaveta extra, um nicho específico ou um acabamento em madeira de alta qualidade, ela garante que seus móveis sejam únicos e, ao mesmo tempo, atemporais.

Flexibilidade para acompanhar tendências

Mesmo amando esse estilo, às vezes dá aquela vontade de adicionar um toque moderno, não é mesmo? Com os móveis planejados, isso é moleza. Uma prateleira aqui, um objeto decorativo ali, e pronto: seu espaço está renovado!

Investimento inteligente

Optar por móveis planejados na sua área gourmet é, sem dúvida, um investimento inteligente. Você estará investindo em peças de alta qualidade, que durarão anos e que, por sua natureza neutra e elegante, resistirão às mudanças rápidas das tendências decorativas.

solicite orcamento moveis planejados personalizados

Como vimos, o estilo atemporal não só traz elegância e sofisticação para o seu espaço, mas também oferece uma sensação duradoura de modernidade e conforto. Os móveis planejados, com sua capacidade de personalização e adaptação, são os protagonistas nesse cenário, garantindo que cada canto da sua área gourmet reflita sua personalidade sem perder a essência desse conceito. E o melhor? Investir nessa abordagem decorativa é garantir que seu lar estará sempre em voga, independentemente das tendências passageiras.

Gostou das nossas dicas? Então, descubra como escolher armários para área gourmet!

SOLICITE UM ORÇAMENTO Certificado de garantia