13maio

Como escolher tapetes certos para sua casa? Entenda aqui

Como escolher tapetes certos para sua casa? Entenda aqui

Tapete: como escolher? O fato é que tecidos com cores, materiais ou texturas diferenciadas são excelentes recursos para personalizar os espaços domésticos. Já percebeu como a simples prática de escolher tapetes novos pode alterar completamente o visual de um cômodo?

Além de decorar, essas peças deixam os ambientes muito mais aconchegantes. Afinal, elas cobrem parte do piso para acrescentar detalhes visuais e criar superfícies agradáveis ao toque. São tantos benefícios que vale a pena dedicar alguns minutos na análise do modelo ideal.

escolha tapete

Projeto: Dani Bonatto Interiores – Execução: Atrativa Finger Concórdia – Fotos: Arquite Foto Julinho GF

Neste artigo, vamos mostrar o que você deve fazer para encontrar o tapete certo!

Pense no local de uso

Cada área da casa tem suas particularidades. Até o estilo decorativo pode variar de um recinto para outro, o que demanda cuidado no momento de incluir qualquer acessório. A dica é sempre selecionar artigos que harmonizem com a estética atual.

parede cimento queimado

Nos banheiros, por exemplo, é comum o uso de jogos de tapetes pequenos em pontos estratégicos — como na saída do box, na base da pia e na frente do vaso sanitário. Já os quartos ficam melhores com peças longas e estreitas, que possam ser posicionadas nas laterais das camas.

Os modelos compridos e retangulares (tipo passadeiras) também funcionam bem em corredores e espaços de trabalho, como as cozinhas e lavanderias. Isso porque eles cobrem apenas aquelas regiões do piso que tendem a receber respingos de água e outros produtos.

Salas de estar, por outro lado, costumam receber os maiores tapetes da casa. O motivo é que essas são áreas sociais e de lazer, onde a família se reúne para ver um programa, receber visitas ou, simplesmente, descansar após um dia intenso. Assim, o desejo por um piso forrado e aconchegante é maior.

solicite orcamento moveis planejados personalizados

Tire as medidas para definir o tamanho

As dimensões dos cômodos ajudam a orientar o processo de escolher tapetes. Antes de ir às lojas, tire as medidas do piso onde colocará a nova peça. Também considere as distâncias entre os móveis do ambiente, já que muitos deles ficarão próximos ou sobre o tapete.

Tomando como exemplo uma sala de estar, fique de olho no tamanho da área de piso que permanece entre os assentos e a televisão. É importante que o tapete seja grande o suficiente para cobrir toda essa superfície, além de ficar com suas extremidades sob os pés dos sofás.

sala de estar tapete tamanho certo para sala

Projeto: Walkiria D’Puig Arquitetura – Execução: Tendenzza Decor – Fotos: Artur Pretto

Ao esconder um pedaço da peça debaixo dos móveis, você evita a quebra de linhas presentes no chão da sala. Isso mantém a continuidade e gera efeito de amplitude, o que colabora para um visual equilibrado. Inclusive, os tapetes se tornam ótimos protetores de piso quando permanecem sob os pezinhos da mobília.

tapete para quarto tapete para sala estar tapete para sala jantar

Use cores e estampas de maneira estratégica

Quem acompanha dicas sobre decoração sabe que tons claros ampliam e cores escuras tendem a “encolher” uma superfície. Então tenha isso em mente quando for em busca de tapetes e priorize modelos que possam compor áreas sem causar sensações indesejadas.

varanda integrada - escolher tapetes geométricos

Projeto: Paulinho Ramalho Arquiteto – Execução: Finger Casa Forte – Fotos: Walter Dias

Peças com estampas chamativas, por exemplo, nem sempre funcionam em locais repletos de informação. Muitas vezes, vale a pena optar por um tapete simples e discreto, que não “brigue” com o tema predominante. O contrário também vale, já que modelos mais ousados podem dar vida a um cômodo sem graça.

Esse nível de cautela muda quando o objetivo é inovar no planejamento de áreas infantis. Nesses casos, compensa investir em versões divertidas, com cortes diferenciados ou cores vibrantes. Assim como outros acessórios, o tapete deve ter suas características adequadas ao ambiente.

Selecione bons modelos para uso externo

A missão de escolher tapetes tende a ser mais cuidadosa quando queremos compor espaços internos, certo? Mas não se esqueça de que varandas, sacadas e quintais também têm áreas que podem receber esse tipo de peça. Na porta de entrada, principalmente, vale a pena colocar um tapete que retenha boa parte da sujeira dos calçados.

O famoso capacho deve ter base emborrachada que evita deslizamentos, além de superfície rugosa para segurar a poeira que vem da rua. Por outro lado, há quem valorize os grandes modelos para destacar áreas de lazer e convívio, como o cantinho da churrasqueira ou um deck de jardim.

Nesses locais a céu aberto ou sujeitos à ação das intempéries, os tapetes sintéticos são as melhores opções. Aposte em versões de polipropileno, que repelem a água da chuva e a umidade do ar. Os modelos de PVC também são boas alternativas por conterem uma resina plástica altamente resistente e de fácil manutenção.

Escolher tapetes

Projeto: Dani Bonatto Interiores – Execução: Atrativa Finger Concórdia
Fotos: Arquite Foto Julinho GF

Inove com sobreposições e formatos diferentes

Muitas pessoas se limitam quando o assunto é tapete: como escolher de forma que deixe o ambiente estiloso? Será que dá para combinar peças distintas em questão de cores, fibras e outras características? A resposta é que não existe uma regra a ser seguida se você pretende compor uma estética mais ousada.

Pense que os tapetes não precisam ser usados sozinhos. Além dos típicos conjuntos, você pode apostar na sobreposição de modelos diferentes. Já pensou que legal colocar uma peça circular ou com contornos orgânicos sobre a ponta de um tapete retangular? É um jeito de quebrar a linearidade e chamar a atenção para o piso — e o melhor: sem ocupar espaço!

Adapte o material a cada necessidade

A variedade é importante no momento de escolher tapetes. Afinal, cada espaço e grupo de usuários terão necessidades específicas, que podem ser atendidas por determinado tecido/tecnologia. Isso não significa que você deva comprar muitas peças, mas garantir opções para diferentes situações.

O material certo é capaz de facilitar a rotina dos moradores, proporcionar conforto e até garantir segurança. Em casas com crianças e idosos, por exemplo, os tapetes com acabamento antiderrapante e fundo emborrachado (que gruda no chão) são as melhores alternativas.

Você também consegue encontrar modelos para usar em diversas estações. Peças leves e feitas com fibras naturais são ótimas para manter o lar fresco nos meses de calor. Para enfrentar o inverno, prefira tapetes felpudos e com maior espessura, pois eles protegem os pés do chão frio.

quarto aconchegante com tapete felpudo - escolher tapetes

Execução: Finger Passo Fundo – Fotos: Otávio Assunção

Considere a manutenção

Outro ponto essencial para escolher tapete é o nível de limpeza exigido por cada tipo de peça. Se você não quer se estressar com a lavagem frequente, priorize versões com pouca espessura e sem plumas. Os modelos lisos não acumulam tanta sujeira e, dependendo do material, podem até ser escovados para a remoção de resíduos.

Os tapetes escuros também são ideais para disfarçar possíveis manchas, sendo adequados para quem tem pets e crianças. Ah, fica o lembrete de que existem modelos antialérgicos para evitar reações em pessoas mais sensíveis. O objetivo é evitar que poeira, ácaros e demais partículas irritem o sistema respiratório.

Agora ficou fácil decidir sobre esse tipo de produto. A vantagem é que o número de lojas que comercializam modelos para todos os ambientes é enorme. Ou seja, você consegue escolher tapetes de qualidade em diferentes lugares, desde pontos de venda físicos até e-commerces especializados.

Gostou? Se você tem outras ideias para compartilhar ou quer saber mais sobre alguma solução, deixe um comentário abaixo!

solicite orcamento moveis planejados personalizados

SOLICITE UM ORÇAMENTO Certificado de garantia