02dez

Conheça as principais tendências de cores para 2023

escrito por Francieli Kern
Conheça as principais tendências de cores para 2023

2023 está chegando e muitas pessoas estão já ansiosas para conhecerem a nova tendência de cores para o novo ano. Se você ainda não está por dentro do que estará em alta para o próximo ano, é hora de se atualizar.

living luxo

Casa em Winter Garden – Flórida
Projeto: Juliana Bortolato – Execução: Finger USA – Fotos: Feitosa Films Production

Isso vale para melhorar a sua decoração e proporcionar maior beleza, conforto e modernidade para sua casa. Então comece agora a planejar essas questões para o próximo ano e conheça as principais tendências de cores para o próximo ano!

Por que acompanhar a tendência de cores para cada ano?

As cores do ano permitem que você possa trazer sempre uma decoração moderna, de acordo com as possibilidades para aquele período. As empresas que trabalham com decoração, móveis e cores (por exemplo, tintas para parede) estão antenadas para isso e, provavelmente, você encontrará um maior volume de itens e possibilidades com essas cores.

As cores do ano são definidas por pesquisas realizadas por especialistas em design de empresas especializadas, analisando tendências de moda, estilo de vida, tecnologia, beleza e valores que estão em alta para o próximo ano. Isso porque sabemos o quanto a psicologia das cores está alinhada com nosso bem-estar e com nossas emoções.

tendência de cores 2023

Por exemplo, para 2021, a Pantone definiu duas cores que representavam o clima após o ano difícil de 2020, com a pandemia do coronavírus: as cores Illuminating (amarelo vivo), para representar otimismo e Ultimate Grey (cinza), para representar a resiliência após este momento.

E, por isso, saber sobre essas tendências ajuda você a escolher quais são as sensações que quer trazer para os seus cômodos neste período e, ao mesmo tempo, também manter um ambiente moderno, de acordo com as tendências do momento.

Quais são as tendências de cores para 2023?

Você pode perceber, em algumas notícias, que alguns tons ou nomes de cores podem variar. Isso acontece porque algumas empresas ou entidades importantes podem escolher tendência de cores diferentes. Mas, normalmente, são cores que conversam muito entre si.

Por isso, separamos as tendências de cores de acordo com as principais marcas que são especialistas neste tipo de questão: Pantone, Coloro e WSGN e as principais marcas de tinta disponíveis no mundo, entre elas a Coral e a Suvinil. Veja mais a seguir:

Pantone

Segundo a Pantone, a cor do ano para 2023 é a Viva Magenta! Um vermelho de fundo rosa, vibrante e potente, para marcar uma virada de ciclo, simbolizando força. Segundo o próprio texto de divulgação feita pela Pantone:

“É um novo vermelho animado que se revela em pura alegria, encorajando a experimentação e a autoexpressão sem restrições, um tom eletrizante e sem limites que se manifesta como uma declaração de destaque”.

cor do ano 2023 - viva magenta

Viva Magenta, by Pantone

Essa é uma ótima opção para trazer vivacidade para ambientes que trazem maior movimentação: por exemplo, fica muito bem em escritórios e salas. E por ser uma cor mais vívida, também é uma ótima opção para quem curte um estilo retrô, que conta com peças coloridas.

WSGN

A WSGN (Worth Global Style Network) também é uma empresa importante que também está alinhada com as cores que serão tendências para o próximo ano. A empresa também definiu a Digital Lavender como a cor principal para 2023. Mas, diferentemente da Pantone, ela elege uma paleta de cores que também ajudam a compor as tendências que podem ser utilizadas nos próximos 365 dias.

Digital Lavender - cor ano 2023 - tendência de cores

Foto por WGSN

Além da cor lavanda, temos também:

  • Luscious Red: um tom de vermelho intenso, sensorial, que tem por objetivo trazer uma maior imersão no dia a dia;
  • Sundial: um amarelo mais fechado, cujo nome é uma referência ao relógio de sol. Ele possui um fundo amarronzado, não sendo tão vibrante quanto tons mais claros;
  • Tranquil Blue: como o nome já sugere, é um azul claro que tem o objetivo de proporcionar maior tranquilidade, uma ótima opção também para cômodos que são mais ligados à sensação de relaxamento e descanso;
  • Verdigris: na mesma linha do Luscious Red, o Verdigris traz uma vibe mais vibrante e revigorante. Também é uma ótima opção para proporcionar uma estética mais retrô e que sempre pede móveis e decorações mais vibrantes.

Coral

A Coral é uma das marcas produtoras de tintas mais conhecidas no país e, por isso, sua opinião também é muito importante. Isso porque muitas marcas de itens decorativos e móveis planejados também consideram essas questões para produzir novos itens para o ano de 2023.

tendência de cores - silêncio de inverno

Tendência 2023 por Coral

A cor principal do ano, segundo a marca, será a Silêncio de Inverno. Uma cor amarela de fundo quente, mas clarinha, que traz uma sensação de positividade, ao mesmo tempo em que remete a tons mais de nude, ou seja, uma perspectiva mais natural para os ambientes.

Além da Silêncio de Inverno, a Coral ajuda você a escolher paletas de cores complementares, que podem ser utilizadas nas paredes (por exemplo, composições com mais de uma cor), móveis, itens de decoração, entre outras. Estão entre elas:

  • paleta de cores acolhedoras;
  • paleta de cores otimistas;
  • paleta de cores cruas;
  • paleta de cores serenas.

Você pode conferir todas as informações das paletas diretamente no site da Coral. Não perca!

Office - Soul Collection

Na Linha da Finger, você encontra o padrão HYBRID, que possui a tonalidade ocre em sua composição, trazendo luminosidade com elegância aos ambientes!

Suvinil

Outra marca importante nacional e que também define sua paleta de cores para o ano de 2023 é a Suvinil. Eles fazem a escolha de acordo com estudos de tendências, feito por especialistas. E para o próximo ano, a Calcita Alaranjada é a escolha da marca.

Essa é uma cor de um laranja terroso, muito parecido com a cor original da pedra. A escolha vem para representar uma energia de transição e para a sensação de aterramento e criar raízes para proporcionar maior segurança.

Suvinil revela a cor do ano de 2023

Cor do Ano 2023 – Suvinil – Direitos autorais: Andre Klotz

Da mesma forma que a Coral, a Suvinil também ajuda definindo paletas completas das principais cores para o ano, que podem ser utilizadas de forma complementar, com tons de amarelo e laranjas, vermelhos, violetas, azuis, entre outros. Confira todas as opções diretamente no site da marca.

Como trabalhar a tendências de cores para o ano de 2023?

Mas como trabalhar a tendência de cores para o ano de 2023? As possibilidades são diversas e basta explorar sua criatividade e você verá como é possível criar resultados incríveis. Mas se você está em dúvida, vamos dar um exemplo a seguir.

Se você está compondo um cômodo com inspiração retrô e quer aproveitar as tendências das cores para o ano de 2023, pode ter uma parede com o tom Digital Lavender e, seguindo a paleta da WSGN, contar com móveis no estilo retrô com as cores Luscious Red e Verdigris (que, inclusive, são cores complementares!).

Para isso, você pode contar com móveis planejados para este fim. Com uma empresa especializada, é possível criar um projeto de acordo com a sua perspectiva e utilizando os tons do ano para deixar seu cômodo ainda mais bonito. Confira os lançamentos da Finger, na Coleção Soul e encante-se com as possibilidades para transformar o seu ambiente!

A tendência de cores para 2023 representam não só a possibilidade de um cômodo mais moderno mas, também, de refletir sensações e emoções importantes para o próximo ano. Então aproveite e compartilhe este conteúdo em suas redes sociais e faça com que mais pessoas conheçam essas informações.

solicite orcamento moveis planejados personalizados

SOLICITE UM ORÇAMENTO Certificado de garantia