25out

Tecnologia e design: conheça os benefícios dessa relação!

Tecnologia e design: conheça os benefícios dessa relação!

Vivemos em um mundo cada vez mais tecnológico. Nele, tanto as empresas quanto os seus produtos sofreram mudanças radicais. Por isso, é fundamental se adaptar, não só para fazer parte do mercado, mas também para oferecer soluções mais valorizadas pelos clientes. Uma forma de fazer isso é por meio do uso de tecnologia e design.

Veja, no artigo a seguir, como essa tendência veio para ficar e quais são as suas vantagens. Saiba também como usá-la por meio do design thinking. Boa leitura!

A tecnologia e o design — uma tendência que veio para ficar

Em uma sociedade em que o tempo é cada vez mais precioso, a tecnologia traz inúmeros benefícios. Nesse sentido, ocorreu uma união entre tecnologia e design para automatizar ambientes e torná-los mais eficientes.

Essa tendência tem sido cada vez mais valorizada, inclusive como tecnologia para casa. Afinal, as pessoas estão acostumadas às soluções tecnológicas e esperam contar com elas em um projeto para o seu lar ou ambiente de trabalho.

As vantagens de combinar a tecnologia com o design

Se, para os clientes, algumas das vantagens da união de tecnologia e design são a praticidade e o tempo, para os arquitetos, também há benefícios.

Redução de recursos

Como a sustentabilidade tem ganhado cada vez mais destaque, é importante repensar o uso de recursos em projetos e no ambiente de trabalho.

Com o uso de softwares, por exemplo, a equipe pode ficar integrada em um ambiente online que oferece praticidade e segurança de dados. Dessa forma, não só recursos físicos podem ser poupados, mas a resolução de problemas e a tomada de decisões podem ser mais rápidas; já que todas as informações necessárias estão à mão.

Acessibilidade a uma cultura digital

A cultura digital objetiva integrar todos os setores de uma empresa. Assim, cada pessoa — independentemente da área — pode realizar o seu trabalho e colaborar para o todo. Dessa forma, todos estarão na mesma sintonia e dispostos a encontrar soluções inovadoras para cada projeto.

Resolução de problemas antigos

Unir tecnologia e design é uma das melhores formas de ver diferente. Ou seja, problemas antigos — que costumavam ter pouca ou nenhuma solução —, agora, podem ser solucionados. Isso porque surge uma nova forma de pensar, que favorece a prática de novas ideias.

Um exemplo é a tendência do design afetivo, na qual os ambientes são criados com foco nas necessidades e nas sensações dos usuários.

Modernidade e personalização

Ao passo que caminhamos para a globalização e para a cultura do digital, também nos voltamos para uma experiência customizada. Ou seja, as pessoas procuram consumir o máximo de personalização possível. Isso se reflete desde a escolha das roupas até os móveis de casa.

Sendo assim, a combinação de tecnologia e design é o que possibilita que ideias personalizadas saiam do papel, de um jeito fácil para a empresa e acessível aos consumidores.

Acesso ao design thinking

Criado na década de 1970, o design thinking é um conceito que visa a encontrar soluções inovadoras. Aplicado por meio de diversos métodos, ele permite que uma equipe chegue à inovação com baixos custos.

A colaboração do design thinking para projetos exclusivos e tecnológicos

Usado em diversos segmentos, o design thinking propõe etapas e interdisciplinaridade para que os profissionais encontrem as melhores soluções.

Imersão

Nessa fase, a equipe busca entender qual é o problema e quais as suas causas. Um exemplo é quando se observa uma necessidade do consumidor que pode gerar a criação de um novo produto.

Análise e síntese

Aqui, todo o problema é analisado para ser resumido em uma ideia. A partir dela, é que se pode pensar em soluções.

Ideação e prototipação

Na ideação, tecnologia e criatividade são combinadas para criar soluções originais. Aqui, é incentivada a combinação de soluções para chegar a algo inovador. Já na prototipação, essa solução é testada e validada.

Nossa sociedade caminha para a cultura digital, na qual novas estruturas de trabalho são valorizadas. Uma das principais envolve a combinação de tecnologia e design. Nela, alguns fatores, como criatividade e interdisciplinaridade, além de conceitos, como o design thinking, são fundamentais para alcançar as melhores soluções.

Gostou do artigo? Compartilhe-o em suas redes sociais e mostre como é importante combinar tecnologia e design!

SOLICITE UM ORÇAMENTO Certificado de garantia