24dez

Tecnologia para casa: conheça os principais lançamentos

Tecnologia para casa: conheça os principais lançamentos

Há muita tecnologia para casa disponível no mercado e novas tendências estão a caminho. Sem dúvida alguma, as casas do futuro serão repletas de itens tecnológicos, até porque o ser humano já é completamente dependente deles.

A ideia é que as casas sejam controladas por aparelhos como o celular, inteiramente automatizadas. Alguns assistentes já realizam tarefas simples, como ligar a música, acender ou apagar as luzes e muito mais.

No futuro, o objetivo é que tudo seja conectado via Wi-Fi, e a consequência disso é menos uso de fios e menor necessidade de cabos. Com tudo conectado a uma só rede, vai ser bem mais fácil controlar a casa.

Existem, por exemplo, alguns apps que fazem a programação da limpeza da piscina, smart homes que apresentam soluções que valorizam previsibilidade e conectividade, home theater que atua em conjunto com vários itens de automação para deixar a residência inteligente e muito mais. Não é incrível?!

Além disso, a tecnologia também estará espalhada pelas residências na forma de robôs que fazem os trabalhos domésticos. Aliás, diversas tecnologias já fazem parte das cozinhas, como fornos com alertas, as geladeiras que fazem listas de compras e avisam sobre o fechamento das portas e muito mais.

Se você ficou interessado em conhecer os melhores itens tecnológicos para casa, leia este artigo e saiba como montar uma casa repleta de tecnologia e automatizada.

Por que apostar na tecnologia para casa?

Você deve estar se perguntando por que apostar na tecnologia para casa e quais as vantagens de ter itens tecnológicos em seu lar. Por isso, conheça os motivos para automatizar a residência.

Praticidade

A primeira vantagem em apostar em itens tecnológicos para casa é a praticidade. Acender a luz por meio da voz, saber o que está faltando na geladeira sem abri-la, são apenas alguns exemplos de uma vida mais prática. Assim, a tecnologia para casa vai ajudar a economizar tempo e resolver tudo mais facilmente e sem precisar de muitos esforços.

Estética

Além disso, apostar na tecnologia para automatizar a residência vai contribuir para melhorar a estética da casa. Isso porque os aparelhos exigirão menos fios, deixando os espaços mais livres e menos bagunçados, e o ambiente mais clean. 

Segurança

Outra vantagem em ter uma casa repleta de tecnologia é a segurança que isso pode proporcionar. Afinal, ter um sistema de segurança tecnológico e avançado pode evitar prejuízos e problemas futuros.

Sustentabilidade

Algumas tecnologias contribuem para um planeta mais sustentável, tornando a residência mais ecofriendly, evitando desperdícios, ajudando na coleta seletiva, economizando energia e muito mais. Além de contribuir para um mundo mais sustentável, optar por tecnologia para casa é tornar os custos mais baixos.

Conforto

Não podemos deixar para trás a importância do conforto que a tecnologia traz para o ambiente. Chegar à temperatura ideal ou alterar a luz para leitura é uma forma de tornar o ambiente mais confortável e agradável, por exemplo. Assim, a tecnologia é aliada até para tornar o seu sono mais tranquilo.

Como vimos, a tecnologia é aliada em diversos pontos, principalmente na forma de tornar a qualidade de vida melhor, facilitando atividades e otimizando o tempo.

robo tecnologia para casa

Casa do futuro: formas de trazer a tecnologia para dentro de casa

Dos famosos assistentes virtuais a portas inteligentes capazes de receberem encomendas, a tecnologia está cada dia mais presente nas residências. Com mais tempo em casa, as pessoas estão buscando cada vez mais praticidade e conforto, por isso, apostam em tecnologias que contribuam para aumentar a qualidade de vida.

Há diversas maneiras de incluir a tecnologia para melhorar o dia a dia e tornar a rotina mais prática. Não apenas apostando em televisores de alta resolução ou câmeras de segurança noturna. A tecnologia pode estar presente nos objetos mais simples, contribuindo para uma vida mais confortável.

Um objeto, por exemplo, pode ser parte da decoração e ser funcional ao mesmo tempo. É o que ocorre com espelhos com reconhecimento facial que são de grande auxílio na maquiagem, que contam a previsão do tempo e dão muitas dicas de beleza, e o melhor: com cortinas e luminárias que fazem o ajuste da intensidade de luz.

Nos quartos, por exemplo, os papéis de parede vão poder ser substituídos por telas ou painéis luminosos. Além disso, os materiais podem ser sustentáveis, multifuncionais e com alta durabilidade. Os lares autossustentáveis não ficam de fora da lista de casas do futuro. Elas podem gerar a própria energia e contam com sistemas de climatização que não fazem uso da energia.

É claro que precisamos destacar que a inteligência artificial vai fazer parte das residências do futuro. Os sistemas que controlam os smartphones e demais itens da casa podem controlar o imóvel por inteiro. Não parece uma história de filme? Pois, então, saiba que estamos falando de um futuro que já chegou!

Com a casa conectada, consegue-se ter um controle bem maior dos aparelhos de segurança. Inclusive, esses dispositivos estão cada vez mais aprimorados e melhores, possibilitando o controle mais fácil e, obviamente, oferecendo maior segurança para os donos da casa.

Tecnologias para casa que você precisa conhecer

Encontrar itens tecnológicos para automatizar a residência virou uma tarefa mais fácil com o avanço e descobertas de novos produtos e sistemas. Assim, diversas opções estão disponíveis no mercado para facilitar o dia a dia, trazendo conforto, segurança e praticidade.

Alexa

A venda de assistentes virtuais cresceu 50% em 2020 e a Alexa tornou-se a mais vendida dentre eles. A assistente virtual da Amazon está cada vez mais popular e querida entre os brasileiros. Tornou-se um item essencial para quem quer ter uma casa mais tecnológica e automatizada.

alexa tecnologia para casa

A Alexa, então, ajuda você em tarefas simples como despertador ou lembrá-lo de uma tarefa importante. Além disso, ela é integrada a outras tecnologias, pode desligar a luz ou ligar o ar-condicionado, por exemplo.

Robô Hexa

Cachorros e gatos não são interessantes para você? Quer algo mais exótico? O que acha de uma aranha-robô totalmente programável? Pois bem, o hexa é um simpático robô com seis pernas que se parece com a versão de uma aranha-pavão futurista.

O robô hexa é um dos itens que fazem parte de uma casa inteligente e tecnológica. O robô vem equipado com um conjunto totalmente completo de sensores para detecção e visão de barreiras, e se trata de um robô programável. Estamos falando de um robô equipado com um conjunto de sensores e com 19 servomotores, além de sensores e câmeras, que garantem ao objeto capacidade de expressão e mobilidade.

Um kit de desenvolvimento de software (SDK) totalmente amigável faz com que o usuário possa programar o robô hexa para explorar o terreno, dançar, escalar obstáculos ou até mesmo escrever mensagens.

O programador pode falar a palavra “ande” ao robô, em vez de precisar coordenar o movimento das seis pernas e ter que se preocupar em como manter o equilíbrio do equipamento em movimento. Esse robô caminha pela residência à procura de raios solares para as plantas e ainda dança quando é a hora de molhar o vaso.

Véritable

Para quem não consegue cuidar das plantas em casa, a Véritable parece uma ótima opção. O equipamento é uma mini horta indoor, perfeita para seu apartamento. Autosuficiente, ela conta com sistemas de LED que contribuem para o crescimento das plantas.

Ambi Climate

Ambi climate se trata de um upgrade extremamente inteligente para aparelhos de ar-condicionado que são manipulados a partir de controle remoto.

É uma tecnologia capaz de transformar qualquer ar-condicionado com controle infravermelho em uma unidade inteligente que se configura e entende e guarda todas as preferências dos usuários a fim de garantir um conforto personalizado dentro dos lares.

As principais características do Ambi Climate que são vantajosas para os usuários são:

  • configuração adaptável: o dispositivo compreende todas as preferências do usuário, de sua casa e até mesmo a previsão do tempo. Ele considera a luz solar, a umidade do ar e até o metabolismo do usuário;
  • app consciente: o app do ambi climate (que está disponível tanto nos sistemas IOS quanto no Android) avisa quando for a melhor hora para abrir as janelas e desligar o aparelho, sendo de grande auxílio para economizar energia e a diminuir a dependência com o ar-condicionado;
  • prático: não precisa de hardware ou de instalação. Só vai ser necessário instalar o aplicativo, deixar a unidade no quarto e pronto;
  • informativo: o dispositivo é capaz de prever quando o gasto de energia vai impactar na conta de energia, permitindo que o usuário mude seu nível de consumo conforme as suas realidades financeiras.

Privada Inteligente

Já imaginou uma privada que saiba exatamente a hora de dar descarga? Ou que regule a temperatura? É possível com as opções de privadas inteligentes disponíveis no mercado. Conectada ao Wi-Fi e a um assistente virtual, esse equipamento é prático e contribui para uma rotina mais confortável e cômoda.

Cook Processor

O aparelho de cozinha multifuncional, conhecido como Cook Processor, inclui uma variedade bem ampla de acessórios padrão, apresentando temperaturas de cozimento de 40 ° C a 140 ° C.

Um aparelho que pode executar o trabalho de diversos aparelhos apenas com o toque de um botão: esmague, pique, misture, chicote, amasse, emulsione, ferva, vapor, frite e muito mais.

O Cook Processor, com os modos de cozimento automático, pode economizar muito. Você cozinha enquanto faz outra coisa: pode cozer em fogo brando, pode ferver sopa, fritar carne, provar massa. Com uma tigela de aço inoxidável, um corpo de metal fundido e acabamento de alta qualidade, o Cook Processor é extremamente resistente e feito para durar.

Classic Maple

Como já falamos, segurança é um dos benefícios ao tornar a casa inteligente. Uma câmera de segurança smart e wireless é de grande ajuda para isso. Por isso, adquirir a Classic Maple é uma ótima alternativa. A câmera permite o acompanhamento de imagens e acionamento do alarme pelo aplicativo. O visual moderno e a duração da bateria são grandes vantagens.

Belle

Primeira campainha inteligente do mundo, a Belle, além de estar conectada ao Wi-Fi, recebe visitantes e encomendas com cumprimentos e educação. Uma espécie de porteiro digital, a campainha faz reconhecimento facial, além de enviar notificações para o celular.

Apostar na tecnologia para casa é uma forma de ter uma qualidade de vida melhor, trazendo praticidade e otimização do tempo. Por isso, uma casa inteligente está cada vez mais em alta. O cenário da tecnologia para casa é indiscutivelmente promissor. Como as novidades tecnológicas estão em uma evolução constante, a previsão é que haja até o ano de 2022 um crescimento de 79 bilhões.

Ou seja, em apenas um ano, é bem provável que exista quase 80 bilhões de dispositivos novos, todos com o propósito de garantir mais comodidade e qualidade de vida para as pessoas que optarem por esse investimento em suas residências. São tecnologias que trazem praticidade para o dia a dia e que agregam valor à casa.

Mas se você ainda não pode investir em equipamentos para tornar a casa inteligente, pode começar aumentando a funcionalidade dos objetos e móveis. Casas funcionais são uma nova tendência que promete fazer muito sucesso, contribuindo para um bom andamento das atividades diárias.

Aproveite a visita para conhecer mais sobre casas funcionais e aprenda como montar a sua.

SOLICITE UM ORÇAMENTO Certificado de garantia