17dez

Quer saber qual a cor do ano 2021 da Pantone? Veja aqui!

Quer saber qual a cor do ano 2021 da Pantone? Veja aqui!

A Pantone é a principal referência para os profissionais que utilizam sistemas de cores em seus trabalhos. A cada ano, a empresa avalia diferentes aspectos do mercado e da sociedade para definir cartelas de tons que remetam ao que está em alta. A revelação costuma ocorrer no início de dezembro, o que permite que tanto as marcas quanto os consumidores fiquem por dentro da novidade. Para adiantar você sobre o assunto, vamos apresentar a cor do ano 2021 e diversas formas de usá-la.

Venha conferir e se inspirar!

Qual é a cor do ano 2021?

A escolha da vez é uma dupla de tonalidades: Ultimate Gray e Illuminating. Se observar as preferidas das décadas passadas, você verá que o protagonismo geralmente ficava em uma única tonalidade. Inclusive, a última vez que a empresa definiu duas cores foi em 2016.

pantone 2021 ultimate grey e illuminating cor do ano 2021

A vantagem de ter um combo assim está na liberdade para fazer combinações e adequar projetos às tendências da moda, arquitetura e outras áreas. Mas o que será que a mistura de um cinza neutro com um amarelo alegre representa? Veja mais detalhes a seguir.

Quais foram as inspirações?

O mundo está passando por um momento delicado por conta da pandemia. Aliado aos problemas específicos de cada região, esse cenário gera preocupações constantes e um misto de sentimentos negativos. É preciso ter muita força e esperança para não deixar que as dificuldades tomem conta.

amarelo e cinza

Considerando a situação, não foi possível determinar apenas uma cor ideal. O período demanda equilíbrio em todos os aspectos para que as pessoas enfrentem os desafios com sabedoria. E é daí que surge a dupla de tons que, mesmo com características tão distintas, se complementam.

Ultimate Gray lembra o “ano cinzento” de 2020, ao passo que transmite inteligência e estabilidade com sua solidez. Já Illuminating traz a vibração e a energia necessárias para quem deseja superar obstáculos com um olhar positivo, em busca de uma nova perspectiva e um futuro promissor.

Como usar as cores de 2021?

O cinza indica qualidades resilientes e o amarelo carrega o otimismo. Então, nada melhor que unir esses aspectos a partir da combinação das tonalidades. Confira algumas dicas para acertar no projeto.

cor do ano pantone ultimate grey e illuminating

Trabalhe com base neutra e contrastes

Você pode pesar mais a mão em sua cor preferida ou equilibrar bem a mistura para compor uma decoração harmônica. Em todo caso, pense que o cinza é mais discreto e pode ser excelente para criar um fundo neutro, que aceite diversos elementos.

A nuance Ultimate Gray funciona bem em pisos, paredes e estofados. Determinados materiais, como o concreto, também fazem referência ao tom. Após trabalhar a base, acrescente toques de amarelo vibrante nos acessórios, como almofadas, esculturas e molduras de quadros.

Aposte nas estampas e recursos de luz

Ótima proposta se sua ideia é aderir à dupla de 2021 aos poucos. Vale destacar que a mistura de cinza e amarelo funciona em diversos ambientes e já é bastante popular no design de interiores por indicar atemporalidade.

A dica, portanto, é adquirir objetos decorativos, tecidos e outras peças que tenham desenhos mesclados com as cores do ano. Podem ser estampas com padrões geométricos, linhas orgânicas, efeito patchwork e até revestimentos com simulação de ladrilhos.

Projeto: Arq Sign – Execução: Finger Piedade – Foto: Adriano Rodrigo

Para potencializar o calor e a alegria do amarelo, deixe o sol entrar em todos os recintos. Você também tem a opção de aplicar pontos de luz quente naquelas áreas dedicadas ao descanso, a exemplo dos quartos e da sala de estar.

Invista em móveis planejados

Essa é a melhor estratégia para personalizar a casa com a dupla da vez. Isso porque os móveis planejados podem ser encomendados com as dimensões e os acabamentos de sua escolha — em relação à cor, formato ou textura.

As opções vão desde peças amadeiradas até modelos trabalhados com tons diferenciados, como o amarelo brilhante e o cinza neutro. Dessa forma, você não terá dificuldade para aplicar as escolhas da Pantone em um projeto.

Gostou de ver formas de usar cada cor do ano 2021? Não deixe de aproveitar as qualidades de ambas para obter ânimo em tempos que, embora marcados por imprevistos, prometem inovações constantes na maneira de enxergar o mundo. Confira também os lançamentos da Finger e renove o seu lar.

Ainda não acompanha o nosso trabalho pelas redes sociais? Siga agora os perfis no Facebook, Instagram e YouTube!

SOLICITE UM ORÇAMENTO Certificado de garantia