26mar

Móveis planejados para apartamento: 6 ideias de como otimizar o espaço

Móveis planejados para apartamento: 6 ideias de como otimizar o espaço

Tornar seu lar tão aconchegante quanto prático é um grande desafio. Por isso, quem escolhe móveis planejados para apartamento acaba saindo na frente no que diz respeito a elegância, otimização de espaços, versatilidade e conforto.

Dependendo do tamanho do imóvel, a seleção da mobília pode afetar muito a movimentação pelos espaços e, ainda, pesar a decoração. É por isso que o planejamento dos móveis de acordo com a distribuição dos cômodos vem sendo cada vez mais buscado.

Continue com a leitura e confira nossas dicas de móveis planejados para apartamento!

6 ideias para otimizar o espaço

Que tal começarmos com algumas ideias de como otimizar o seu apartamento sem abrir mão do estilo? Confira!

1. Painel de TV com rack

Muitas pessoas optam apenas pelo painel de TV, por ser visualmente mais limpo. No entanto, sofrem com a dificuldade para guardar itens importantes para a sala de estar. O painel com rack ajuda não só nisso, mas também a distribuir alguns objetos decorativos e úteis, como livros, revistas, uma planta e assim por diante.

O painel e o rack fazem parte dos móveis planejados para apartamento que podem ajuda a otimizar os espaços. Além disso, da própria extensão do mobiliário pode ser feita uma estante para livros ou um pequeno escritório para home office.

2. Móvel como divisor de ambientes

Para quem quer atribuir ainda mais estilo aos cômodos, uma ótima ideia é utilizar o móvel como um divisor de ambientes. Isso quebra aquele ar de compartimentalização e dá a sensação de que os espaços são maiores. Além disso, para quem vive em família, é uma alternativa para integrar as peças e torná-las ainda mais aconchegantes.

Os móveis planejados para a sala devem levar em consideração as necessidades dos moradores. Por isso, quando você deseja ambientes mais abertos e espaçosos, pode utilizar o sofá como um delimitador entre a sala e a cozinha ou substituir a mesa de cozinha por uma bancada que sirva também como um divisor.

3. Cama junto de escrivaninha

Utilizar a escrivaninha como uma extensão da cama é uma ótima sacada, especialmente para o quarto das crianças. Esses são cômodos que geralmente reúnem uma grande quantidade de itens, como brinquedos, roupas, materiais escolares e assim por diante. Por isso, opte por um móvel que se adapte ao espaço, tornando-o mais funcional.

Caso o quarto do casal também requeira um espaço de trabalho, planejando móveis inteligentes, é possível estender a cabeceira da cama e fazer uma escrivaninha. Com bom senso, cada peça se encaixa para atender às necessidades sem prejudicar a elegância do cômodo.

4. Compartimentos para o balcão do banheiro

O banheiro é um dos cômodos que mais demandam atenção quando o assunto é otimizar e organizar o espaço, tornando-o funcional. Essas peças são geralmente pequenas; por isso, é essencial não poluir a decoração nem espalhar itens sobre os móveis.

Aposte em um armário com diversos compartimentos, que podem se estender pela parte superior do vaso sanitário. Mantenha tudo organizado dentro das gavetas. À vista, só o que for essencial ao uso.

5. Cama retrátil e sofá-cama

Outra dica de ouro é otimizar ao máximo os espaços. Se você costuma receber visitas longas no apartamento, como familiares, amigos ou mesmo os amigos dos seus filhos, é importante dispor de espaço para acomodar confortavelmente essas pessoas sem atrapalhar a dinâmica da casa.

Por isso, a melhor opção é buscar por itens que sirvam para o descanso à noite e que não ocupem espaço durante o dia. Dessa forma, os tradicionais sofás-cama e as camas retráteis são alternativas interessantes e criativas. Em um quarto de hóspedes, por exemplo, você pode ter algumas.

6. Cozinha e lavanderia

Quanto menor o espaço, maior a necessidade de planejar os móveis. Se o seu apartamento for pequeno, dificilmente terá um espaço separado para a lavanderia. Por isso, muitas pessoas utilizam a extensão da cozinha como lavanderia.

Por incrível que pareça, dá para fazer isso sem deixar o cômodo bagunçado. Com móveis planejados, a sua lavanderia pode parecer feita para caber na cozinha, literalmente. Assim, você resolve o problema do espaço e da decoração junto.

Vantagens dos móveis planejados para apartamento

Se você ainda não está convencido de por que adotar esse estilo de mobiliário para a sua casa, conheça agora as vantagens dos móveis planejados.

Mais espaço

Como você sabe, apartamentos são reduzidos em espaço; por isso, é preciso ter criatividade aos distribuir os móveis de forma a sufocar os cômodos e não tirar o conforto dos locais. Cada canto livre pode se tornar um móvel útil para a organização do lar.

Assim, para quem opta por adquirir seu mobiliário separadamente, pode ser bem difícil conseguir encaixá-lo nas peças da casa. Essa é a primeira razão para escolher móveis planejados para apartamento.

Mais elegância

Móveis modulares dificilmente serão compatíveis, na mesma tonalidade, altura e assim por diante. Isso pode acabar comprometendo a decoração do seu apartamento. É preciso ter cuidado para harmonizar as peças e evitar um aspecto visualmente bagunçado.

Uma das coisas que mais demonstram a importância dos ambientes planejados é a sensação de que cada móvel se encaixa como uma luva. Isso deixa o apartamento mais bonito, estiloso e elegante.

Organização

Os projetos de móveis são desenvolvidos para atender à demanda de cada espaço, ambiente e apartamento. Por isso, muitos deles acabam se tornando bem mais funcionais do que os modulares. Isso facilita a organização.

Existem diversas opções de peças com gavetas, portas e compartimentos que ajudam a aproveitar cada espaço do móvel, permitindo guardar itens que, normalmente, ficariam expostos. Com isso, seu lar ganha um aspecto de organização e leveza.

Valorização do imóvel

Em caso de venda ou aluguel do apartamento, você certamente causará uma boa impressão com móveis planejados. A beleza que eles atribuem ao ambiente realmente se destaca. Por isso, investir nesse tipo de mobiliário também é um meio de valorizar o seu bem.

Mas não é só nesses casos que a decoração e o mobiliário chamam a atenção. Se os compradores e inquilinos se surpreendem com o local, certamente, seus amigos e familiares também se sentirão muito bem visitando seu apartamento.

Se você quer bons móveis planejados para apartamento, é importante começar a buscar empresas sérias e com experiência na área para ajudar você a idealizar cada cômodo do seu lar. Diversos profissionais têm se especializado na otimização de espaços, valorizando o melhor que o seu imóvel tem.

E então, gostou da nossas dicas? Converse conosco e conheça a solução ideal para a sua casa!

Olá, tudo bem? Gostaria de informações sobre a Finger.