26mar

Móveis planejados para apartamento: 6 ideias de como otimizar o espaço

Móveis planejados para apartamento: 6 ideias de como otimizar o espaço

Tornar seu lar tão aconchegante quanto prático é um grande desafio. Por isso, quem escolhe móveis planejados para apartamento acaba saindo na frente no que diz respeito a elegância, otimização de espaços, versatilidade e conforto.

Dependendo do tamanho do imóvel, a seleção da mobília pode afetar muito a movimentação pelos espaços e, ainda, influenciar negativamente na decoração, caso erre na escolha. É por isso que o planejamento dos móveis conforme a distribuição dos cômodos vem sendo cada vez mais buscado.

Cozinha de luxo

Projeto: Juliana bortolato – Execução: Finger USA – Fotos: Feitosa Films Production

Continue com a leitura e confira nossas dicas de móveis planejados para apartamento!

6 ideias para otimizar espaço

Que tal começarmos com algumas ideias de como otimizar o seu apartamento sem abrir mão do estilo? Confira!

1. Painel de TV com rack

Muitas pessoas optam apenas pelo painel de TV, por ser visualmente mais limpo. No entanto, sofrem com a dificuldade para guardar itens importantes para a sala de estar. O painel com rack ajuda não só nisso, mas também a distribuir alguns objetos decorativos e úteis, como livros, revistas, uma planta e assim por diante.

sala | Móveis planejados para apartamento

Projeto: Op Interiors – Execução: Finger USA

Essa combinação de móveis planejados para apartamento pode ajudar a otimizar os espaços e deixar a sala ainda mais confortável e charmosa. Além disso, da própria extensão do mobiliário pode ser feita uma estante que acomode seus livros ou um pequeno escritório focado em home office.

2. Móvel como divisor de ambientes

Se deseja trazer ainda mais estilo aos cômodos, uma ótima ideia é utilizar o móvel como um divisor de ambientes. Isso quebra aquele ar de compartimentalização e dá a sensação de que os espaços são maiores. Além disso, para quem vive em família, é uma alternativa, visando integrar os cômodos e torná-los ainda mais aconchegantes.

estante divisória de ambientes com nichos

Execução: Finger Santa Cruz do Capibaribe – Fotos: Helga Vieira

Pensemos, por exemplo, na divisão entre sala de estar e cozinha. Os móveis planejados para a sala devem considerar as necessidades dos moradores. Por isso, quando você deseja ambientes mais abertos e espaçosos, pode utilizar o sofá como um delimitador entre a sala e a cozinha ou substituir a mesa de cozinha por uma bancada que sirva também como um divisor.

3. Cama junto de escrivaninha

Utilizar a escrivaninha como uma extensão da cama é uma ótima sacada, especialmente para o quarto das crianças. Esses são cômodos que geralmente reúnem uma grande quantidade de itens, como brinquedos, roupas, materiais escolares e assim por diante. Por isso, opte por um móvel que se adapte ao espaço, tornando-o mais funcional.

Caso o quarto do casal também precise contemplar um espaço de trabalho, é possível contar com móveis inteligentes para isso. Você pode ter um projeto que estenda a cabeceira da cama e criar uma escrivaninha ali, aproveitando o espaço.

4. Compartimentos para o balcão do banheiro

O banheiro é um dos cômodos que mais demandam atenção quando o assunto é otimizar e organizar o espaço, tornando-o funcional. É um local pequeno, normalmente e, por isso, é essencial não poluir a decoração nem espalhar itens sobre os móveis.

armario para banheiro

Projeto: Josi Barros – Execução: Finger Haus Centro Sul

Aposte em um armário com diversos compartimentos, que podem se estender pela parte superior do vaso sanitário, verticalizando a decoração. Mantenha tudo organizado nas gavetas. À vista, só o que for essencial ao uso.

5. Cama retrátil e sofá-cama

Se você costuma receber visitas longas no apartamento, como familiares, amigos ou mesmo os amigos dos seus filhos, é importante dispor de espaço para acomodar confortavelmente essas pessoas sem atrapalhar a dinâmica da residência.

Por isso, a melhor opção é buscar por itens que sirvam para o descanso à noite e que não ocupem espaço durante o dia. Dessa forma, os tradicionais sofás-cama e as camas retráteis são alternativas interessantes e criativas.

6. Cozinha e lavanderia

Se o seu apartamento for pequeno, dificilmente terá um espaço separado para a lavanderia. Por isso, muitas pessoas utilizam a extensão da cozinha como área de serviço.

lavanderia integrada

Por incrível que pareça, dá para fazer isso sem deixar o cômodo bagunçado. Com móveis planejados, a sua lavanderia pode parecer feita para caber na cozinha, literalmente. Assim, você resolve o problema do espaço e da decoração junto.

Vantagens dos móveis planejados para apartamento

Se você ainda não está convencido de por que adotar esse estilo de mobiliário para a sua casa, conheça agora as vantagens dos móveis planejados.

Mais espaço

É fundamental ter criatividade ao distribuir os móveis, evitando sufocar os cômodos. Isso ajuda a não tirar o conforto dos locais. Cada canto livre pode se tornar um móvel útil para a organização do lar.

Assim, para quem opta por adquirir seu mobiliário separadamente, pode ser bem difícil conseguir encaixá-lo nas peças da casa. Essa é a primeira razão para escolher móveis planejados para apartamento.

Cozinha elegante

Projeto: Lo Interiores – Execução: Edy Planejados Oficial – Decor: Decorando meu apê

Mais elegância

Móveis prontos dificilmente serão compatíveis, na mesma tonalidade, altura, entre outras características. Isso pode acabar comprometendo a decoração do seu apartamento, trazendo um aspecto visualmente bagunçado, ainda mais se os tons não combinarem entre si.

Uma das coisas que mais demonstram a importância dos ambientes planejados é a sensação de que cada móvel se encaixa como uma luva, de forma harmonizada. Isso deixa o apartamento mais bonito, estiloso e elegante.

Organização

Os projetos de móveis são desenvolvidos para atender à demanda de cada espaço, ambiente e apartamento. Por isso, muitos deles acabam se tornando bem mais funcionais do que os modulares. Isso facilita a organização.

Cozinha, área gourmet

Projeto: Fatina Rahall – Execução: Finger Foz – Foto: Valdecir Gomes da Silva

Existem diversas opções de peças com gavetas, portas e compartimentos que ajudam a aproveitar cada espaço do móvel, permitindo guardar itens que, normalmente, ficariam expostos. Com isso, seu lar ganha um aspecto de organização e leveza.

Valorização do imóvel

Em caso de venda ou aluguel do apartamento, você certamente causará uma boa impressão com móveis planejados. A beleza que eles atribuem ao ambiente realmente se destaca. Por isso, investir nesse tipo de mobiliário também é um meio de valorizar o seu bem.

Além disso, a possibilidade de poder entrar em um apartamento já mobiliado chama muita atenção dos futuros inquilinos, principalmente aqueles que estão começando sua jornada agora e não querem dispor muito valor para compra de móveis.

Dicas para escolher móveis planejados para apartamento

Os móveis planejados permitem que você consiga deixar cada cantinho do seu lar com a sua cara, além de manter a funcionalidade, principalmente quando há espaços reduzidos. Com isso, você consegue um equilíbrio harmônico entre estilo próprio e otimização dos espaços.

Projeto: Giovana Lumertz – Execução: Finger Canoas – Foto: Vitória da Silva Morais

Mas como aproveitar os melhores espaços e escolher os melhores móveis planejados cômodo a cômodo? Para ajudá-lo, separamos algumas dicas que serão fundamentais nesse momento. Confira a seguir.

Escritório

Deve ser um espaço que contemple o aumento de produtividade (principalmente para quem trabalha com home office), praticidade e, também, conforto, já que você passará algumas boas horas do dia no espaço.

Os móveis multifuncionais ou dobráveis podem ser úteis para conquistar maior espaço. Por exemplo, uma mesa dobrável, que pode ser recolhida após o uso, pode aumentar a área útil do cômodo.

Home office

Projeto: Juliana Bortolato – Execução: Finger USA – Foto: Feitosa Films Production

Além disso, as prateleiras e nichos poderão ser ótimas para verticalizar o ambiente e manter tudo organizado e, ao mesmo tempo, ao alcance da mão. Isso ajuda a proporcionar conforto e otimizar sua rotina.

Cozinha

Cozinhar é um momento relaxante para muitas pessoas, no qual pode dividir o espaço da cozinha com amigos e familiares. E se o espaço for reduzido, é preciso ter formas de otimizar o ambiente para garantir que o preparo dos pratos será mais eficiente, evitando perder o ponto da sua comida.

Os armários planejados ajudam a verticalizar o ambiente e aproveitar cada espaço útil, permitindo uma organização adequada das suas louças, panelas e alimentos. O projeto pode contemplar, também, espaço para inserção dos eletrodomésticos (como microondas, Air Fryer, forno elétrico, entre outros).

Cozinha elegante

Projeto e Execução: Atrativa Finger – Fotos: Movie Two Creative

Devem ser produzidos com materiais duráveis e de fácil higienização, já que é preciso fazer a limpeza para remoção de gordura que pode ocorrer durante o preparo dos pratos. É preciso considerar elegância e praticidade nessa escolha.

Sala de estar

Esse é o ambiente para relaxar e curtir o dia em seus momentos de descontração ou receber amigos e familiares. E, por isso, a dica que damos é considerar o conforto e estilo no ambiente, sem perder a funcionalidade quando for necessário aproveitar espaços.

decoração descolada

Projeto: Juliana Bortolato – Execução: Finger USA – Foto: Feitosa Films Production

Algumas dicas são:

  • sofás modulares que se adaptam ao formato da sala;
  • estantes planejadas que, além de aproveitar os espaços, podem funcionar como separação de ambientes integrados;
  • conte com móveis multifuncionais (como mesas de centro que tenham espaço para abrigar sua coleção de discos, por exemplo).

Quarto de casal

Não poderíamos deixar de falar sobre o local de descanso, que precisa priorizar ao máximo o conforto e, ao mesmo tempo, manter-se funcional e preservando a sua intimidade. Afinal, é o local que abriga suas peças de roupas e outras questões mais íntimas.

O guarda-roupa planejado permite criar um projeto que contemple suas necessidades (por exemplo, um espaço maior para guardar sapatos, se for o caso. Pode pensar, também, em camas planejadas com armários e prateleiras embutidos.

quarto casal com porta correr - suite master

Execução: Finger Passo Fundo – Fotos: Otávio Assis

E para que essa escolha seja a melhor possível, você deve escolher uma empresa de móveis planejados que seja capaz de proporcionar a melhor experiência e criar um projeto que atenda, de fato, suas necessidades e consiga otimizar o espaço do seu apartamento.

Alguns critérios que podem ser observados para escolher o melhor fornecedor são:

  • analise o tempo de experiência da empresa no mercado de móveis planejados;

  • confira o feedback e avaliação de clientes;
  • confira a reputação da empresa em sites de reclamações (como Reclame Aqui);
  • veja as fotos marcadas de clientes nas redes sociais da empresa;
  • confira se a loja possui especialistas que poderão ajudar caso você tenha alguma dúvida e sugerir as melhores ideias para seu caso.

Se você quer bons móveis planejados para apartamento, é importante começar a buscar empresas sérias e com experiência na área para ajudar você a idealizar cada cômodo do seu lar. Diversos profissionais têm se especializado na otimização de espaços, valorizando o melhor que o seu imóvel tem.

solicite orcamento moveis planejados personalizados

E então, gostou das nossas dicas? Converse conosco e conheça a solução ideal para a sua casa!

SOLICITE UM ORÇAMENTO Certificado de garantia