16jan

Lavanderia integrada com cozinha: como otimizar o espaço?

Lavanderia integrada com cozinha: como otimizar o espaço?

Dinamizar o espaço, torná-lo mais inteligente e funcional. É isso que uma lavanderia integrada à cozinha pode fazer pela sua casa. A junção desses cômodos era recorrente em apartamentos comuns. Mas, agora, até mesmo as residências maiores têm optado por fazer essa integração, já que ela oferece ganho de espaço, arejamento e iluminação.

Neste texto, vamos explicar como fazer isso de forma eficiente, com uma decoração atraente e as soluções adequadas ao seu estilo, como o uso da porta de correr para separar os ambientes momentaneamente e a colocação de painéis fixos.

Se você anda precisando dar um jeito na sua área de serviço, ganhar espaço e aumentar o charme com uma decoração nova, continue lendo e saiba como transformar agora mesmo sua lavanderia.

solicite orcamento moveis planejados personalizados

Entenda o que é a integração de espaços

Foi-se o tempo em que a lavanderia era aquele cantinho no final da cozinha, fechado e obscuro, que servia para entulhar coisas. A vida moderna pede funcionalidade para todos os espaços, bem-estar para os moradores da casa e para quem utiliza o local e aproveitamento de todas as áreas — já que os imóveis estão cada vez menores.

Então, por que não lançar mão de uma lavanderia integrada? Trata-se do uso de possibilidades decorativas, ou de remodelação da área por meio de obra, que pode unir os dois espaços parcial ou totalmente, tornando um a extensão do outro, mas sem atrapalhar as suas utilizações.

Esse efeito pode ser alcançado com o uso de móveis planejados, porta de correr, uso de painéis fixos como divisórias e muito mais.

Invista em móveis planejados

Locais com pouco espaço precisam de um projeto inteligente que possa tornar toda área utilizável e funcional. Se esse é o seu caso, a primeira dica de integração é o uso de móveis planejados. Eles vão ser construídos de acordo com a dimensão disponível, podem ter prateleiras e nichos — que são ótimos aliados na organização e dão efeito decorativo incrível — e podem ser coloridos para dar mais estilo e beleza para o ambiente.

lavanderia

Móveis planejados também são eficientes na hora de esconder itens que dão aquela enfeada na decoração, como vassouras e rodos. Eles podem converter um espaço embaixo de um tanque em um ótimo lugar para guardar produtos de limpeza, entre outras estratégias.

Se não quiser que a sua máquina de lavar ou de secar fique aparente, você pode criar um armário em volta dela para deixá-la “escondida”, ao fechar a porta do móvel. Considere ainda elaborar uma bancada em cima da máquina embutindo-a e ganhando espaço extra para apoiar roupas, colocar uma planta ou o que mais desejar.

Use portas de correr

Deseja integrar, mas não muito? Instale uma porta de correr para separar parcialmente os dois cômodos. Quando quiser, deixe aberta para que ambos os ambientes interajam entre si, a estrutura pode correr para uma meia parede sem ocupar espaço. Isso permite ainda a passagem de luz e a melhor iluminação dos locais. Se necessitar esconder a lavanderia, feche a porta.

lavanderia com porta de correr

Showroom: Edy Planejados – SP

A estrutura também pode virar uma grande aliada decorativa se for pintada com uma cor que combine com a sua decoração ou ganhar um adesivo vinílico com um tema que faça relação com o estilo dos moradores.

Aplique painéis fixos como divisórias

Se a ideia é apenas criar uma divisão entre os lugares, mas garantindo a passagem entre eles, que tal usar um painel fixo? Tal dica é muito usada quando os móveis e eletrodomésticos são organizados no formato corredor, o que faz com que a área de passagem seja maior, sem a necessidade de reduzir o tamanho do local. Daí, usa-se o painel para demarcar os dois ambientes.

lavanderia integrada com painel divisório

Projeto: Studio Lk – Execução: Edy Planejados

O painel fixo como divisória pode ajudar a inserir charme extra para a sua decoração, se tiver uma cor diferente, como o preto ou um tom lavanda, como o Dusk, ou ainda uma estrutura que confira um visual tridimensional.

Utilize um painel de madeira

Quando não é necessário que entre luz na lavanderia, um painel de madeira pode ser uma escolha interessante para dividir os espaços e dar mais charme aos cômodos.

Você pode, por exemplo, aplicar um painel com o mesmo material dos móveis de cozinha, dos armários, para delimitar a área. A ideia vira uma maneira discreta de camuflar o efeito da divisória entre os ambientes.

Considere ainda fazer essa separação com um painel de madeira ripada, que dá leveza ao espaço e permite a passagem da luz e a circulação de ar. Essas ideias dão charme e beleza à divisão dos espaços e deixam a sua cozinha e lavanderia ainda mais bonitas.

Agora se as áreas não forem totalmente separadas, e os eletrodomésticos da sua lavanderia contemplarem uma parte da sua cozinha, por exemplo, opte por embuti-los nos armários da cozinha. O uso do mesmo material em toda a estrutura cria unidade e harmonia, deixando a sensação de que se trata de um espaço só.

Se você ficou interessado em algumas das recomendações para ter uma lavanderia integrada, saiba que a Finger Móveis Planejados oferece e elabora todas essas soluções em móveis. Com mais de 43 anos de história e sua expertise, a empresa personaliza e otimiza as peças com os mais modernos materiais e seguindo as últimas tendências em decoração.

Como vimos, a lavanderia integrada à cozinha é o que existe de mais prático e usual. Ela garante mais espaço, possibilita uma decoração mais charmosa e torna a área que normalmente é relegada em funcional.

A integração pode ser feita de modo total ou parcial e móveis planejados ajudam a compor os ambientes sem desperdiçar espaço, gerando unidade entre eles, ao serem confeccionados da mesma cor. Outra possibilidade na hora de integrar é separar as áreas parcialmente com portas de correr, painéis como divisórias ou painéis de madeira para fechar um pouco mais a passagem entre os cômodos.

E se você curtiu a ideia de lavanderia integrada e está pensando em ter uma em casa, que tal entrar em contato com a Finger e elaborar um projeto agora mesmo?

solicite orcamento moveis planejados personalizados

SOLICITE UM ORÇAMENTO Certificado de garantia