16out

7 ideias para uma área de serviço planejada

escrito por Francieli Kern
7 ideias para uma área de serviço planejada

Cuidar das roupas é uma tarefa constante, portanto, precisa ser otimizada ao máximo. Um caminho inteligente é investir em área de serviço planejada para ter tudo sob controle. Se esse é o seu objetivo, saiba que chegou ao lugar certo porque vamos abordar diversas características de um bom projeto.

As dicas incluem desde mobiliário até recursos decorativos. Afinal, mesmo a lavanderia merece um toque personalizado para que fique visualmente atrativa. Isso vale para todas as versões desse espaço, mesmo aqueles mais compactos ou que surgem integrados a outro ambiente, como a cozinha ou a varanda.

Se animou com a proposta de repaginar a área de serviço? Então, fique de olho nas 7 ideias que preparamos para você!

1. Móveis com bons compartimentos

Roupas, toalhas, panos de chão, calçados. A lista de artigos que vão para a lavanderia é grande, principalmente em lares habitados por famílias. Somado às peças que você separa para lavar, ainda há todos os produtos e as ferramentas de limpeza, bem como as estruturas usadas para secar os tecidos.

É por conta da alta demanda de locais de armazenagem que sua área de serviço planejada precisa de mobília funcional. Um armário fechado com uma boa quantidade de compartimentos é fundamental. Se você tem crianças ou pets, é importante que mantenha um sistema de tranca para evitar o acesso a substâncias químicas.

lavanderia

Projeto: Francisca Antonia e Marillya Aranha – Execução: Finger Brasília – Foto: Eliezer Souzza

A vantagem dos móveis planejados é que podem ser pensados e executados exatamente do seu jeito. É possível ocupar melhor o espaço e prever soluções exclusivas. Que tal um balcão que integra o tanque, a lavadora e a secadora, trazendo de bônus uma bancada para você organizar as coisas?

2. Revestimentos fáceis de limpar

A área de serviço é um local úmido que fica em contato direto com a sujeira das vestimentas e demais pertences dos moradores. Por conta disso, precisa ter fácil manutenção após cada uso para facilitar a rotina da família. Tenha em mente que a escolha correta dos materiais faz toda a diferença no trabalho posterior de limpeza.

lava

Os melhores revestimentos para as paredes são aqueles com acabamento liso e impermeável (baixa porosidade), que não absorvem a água e os resíduos dos produtos de limpeza. Para o piso, você pode investir em uma cerâmica ou porcelanato com textura antiderrapante para evitar acidentes quando a superfície estiver molhada.

3. Layout funcional

A área de serviço planejada deve ser confortável para quem a utiliza, por isso, tenha cuidado com a disposição de cada volume para preservar uma circulação adequada. Se ela ficar próxima da sua cozinha, por exemplo, é interessante que o corredor de acesso forme uma linha contínua de um ambiente ao outro.

Novamente, os móveis planejados serão seus melhores amigos para otimizar o espaço e compor um layout funcional. Você pode deixar a tábua de passar embutida, integrar o cesto de roupas ao armário de produtos e até prever uma lixeira no local. O objetivo é eliminar o máximo de obstáculos do local para transitar com tranquilidade.

lavanderia e espaço pet rustico industrial

Aliás, aproveite a reforma geral para rever os pontos de água e as tomadas da lavanderia. Se for necessário, reposicione algumas instalações para melhorar o fluxo de atividades.

4. Iluminação adequada para serviços

Para ter mais conforto visual e praticidade durante os afazeres noturnos, procure ir além da iluminação tradicional. Com uma área de serviço planejada, você consegue prever pontos de luz em diferentes áreas. Nesses casos, a claridade artificial facilitará suas atividades e, se for do seu interesse, também terá função decorativa.

lavanderia pequena planejada

Projeto e execução: Atrativa Finger Concordia

As opções são diversas: cobrir partes do mobiliário com fitas e/ou mangueiras e até direcionar spots de luz sobre a área de trabalho. Os melhores pontos são a bancada e os eletrodomésticos do local. Se houver algum elemento vazado, como um painel ripado, as luzes em diferentes pontos trarão efeitos interessantes ao projeto.

5. Luz e ventilação natural

Uma boa circulação de ar é fundamental para evitar o mau cheiro das peças úmidas, sem contar que previne a formação de mofo nas paredes e outras superfícies. Por isso, ao pensar na disposição dos volumes, você também deve preservar uma área livre para que a ventilação aconteça sem bloqueios.

lavanderia personalizada | área de serviço planejada

O mesmo vale para a luz natural, independentemente da posição solar do seu imóvel. Evite móveis muito altos perto da janela porque isso reduzirá a claridade diurna, fazendo com que você precise recorrer às luzes artificiais. Se algum ponto do ambiente pega sol, o ideal é que essa área fique destinada à secagem das roupas e demais tecidos.

6. Suportes de diferentes tamanhos

É muito mais fácil manter tudo em ordem dentro de uma área de serviço planejada. Isso porque você consegue prever nichos, prateleiras e ganchos em locais estratégicos, a fim de pendurar ou suspender o máximo de objetos. O importante é elevar estruturas para desafogar o corredor de circulação e evitar que as coisas fiquem espalhadas pelo piso.

lavanderia integrada com painel divisório | área de serviço planejada

Projeto: Studio Lk – Execução: Edy Planejados

Quem tem apartamento compacto, por exemplo, sabe que os varais de teto ou de parede são as melhores opções para pendurar as roupas na lavanderia. A mesma lógica deve ser seguida para apoiar os produtos e materiais de limpeza — fixando cestinhas, vasos e qualquer outro recipiente.

7. Plantas para interiores

A vegetação é uma verdadeira aliada da decoração residencial. Quando alguém acha que falta um toque de cor ou textura no espaço, basta apostar nas flores e folhagens que o visual se transforma rapidamente. Então, se você é do time que gosta de plantas, por que não escolher algumas espécies para manter na área de serviço?

área de serviço planejada

Lembre-se de selecionar mudas adaptadas a ambientes internos. Mesmo que a lavanderia tenha luz abundante, a condição interna nunca será igual àquela encontrada ao ar livre. Por isso, se você quer um cantinho sempre verde e bonito, aposte nas plantas para interiores, como Espada-de-São-Jorge, Bromélia e Orquídea.

E então? Decidiu que está na hora de ter sua própria área de serviço planejada? Conte com a Finger para tirar as ideias do papel e conduzir o projeto com os melhores recursos. Temos mais de 45 anos de experiência na área e contamos com soluções personalizadas para chegar ao resultado que você tanto deseja.

solicite orcamento moveis planejados personalizados

Para começar a debater ideias, acesse o nosso site e fale com a nossa equipe!

Nos acompanhe nas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades.

SOLICITE UM ORÇAMENTO Certificado de garantia