22jan

Espaço pet em casa: como montar um cantinho para cães e gatos?

Espaço pet em casa: como montar um cantinho para cães e gatos?

Os bichos de estimação representam a companhia perfeita para todas as horas, tanto que muitos são tratados como membros da família. Criar um local exclusivo para eles é uma forma de retribuir todo o amor e o carinho que transmitem aos seus tutores, e você pode fazer isso com a montagem de um espaço pet em casa.

Esse cantinho deve proporcionar conforto, segurança e diversão na medida certa. As dicas que trouxemos foram pensadas para cães e gatos, mas é totalmente possível adaptar algumas ideias para atender a outros animais domésticos.

lavanderia e espaço pet

Que tal conferi-las e começar a executar o seu próprio projeto?

Escolha um local especial para montar o espaço pet em casa

O primeiro passo é definir a área que vai receber as soluções para os seus fiéis companheiros. Nesse momento, considere os hábitos gerais da espécie e, claro, a personalidade de cada animal. Quanto mais características forem levantadas na etapa do planejamento, mais chances você terá de acertar na decisão.

Muitos gatos, por exemplo, gostam de deitar e pegar sol em determinados horários. Isso significa que vão adorar um espaço que proporcione um pouco da energia da luz natural — seja no período da manhã, seja no fim da tarde. Também é comum priorizarem cantinhos sossegados para tirar cochilos prolongados.

Já os cachorros tendem a ser mais dependentes da atenção de seus tutores. Para eles, um lugar que permita a visualização das pessoas ao longo do dia pode ser a melhor escolha para criar um espaço pet, visto que a presença humana faz com que se sintam amados e protegidos.

Use móveis planejados no espaço pet em casa

Essa é uma das opções mais recomendadas para personalizar o projeto. Afinal, os móveis planejados podem ser concebidos de acordo com as suas preferências em relação a vários detalhes: estilo, dimensões, acabamentos, design, ornamentos, entre outros fatores.

Você consegue definir as características das peças para aproveitar cada centímetro do ambiente, além de manter uma estética harmônica. O ideal é usar os planejados para criar estruturas diferenciadas, nas quais os animais possam descansar ou gastar energia após as brincadeiras.

espaço pet

Projeto: Arquiteto Luis Renato Machado – Execução: Edy Planejados

Criatividade é a chave para pensar em soluções que melhorem o espaço pet em casa. Então, converse com os profissionais responsáveis pelo projeto, apresente todas as suas ideias e ajude a construir um refúgio agradável para seus bichinhos. As possibilidades incluem desde armários amplos até peças com formatos inusitados.

Instale nichos, ganchos e prateleiras

Essas peças são aliadas de quem tem muita coisa e precisa manter a casa organizada. Isso porque reduzem a quantidade de itens espalhados pelo chão e outras superfícies, como tampos e compartimentos de móveis. Inclusive, são peças que podem ser pensadas junto à mobília planejada do local.

Quem é tutor de pet sabe que os brinquedos, petiscos e acessórios parecem brotar de todos os cantos. Por isso, uma dica eficaz para guardar esses produtos ou materiais é prever a instalação de nichos, ganchos e prateleiras no espaço recém-projetado. Armários aéreos também são ótimas opções porque economizam espaço.

Todas essas estruturas suspensas ajudam a verticalizar o ambiente, deixando os objetos em seus devidos lugares e apenas ao alcance dos tutores. Para os gatos, inclusive, muitas peças fixadas nas paredes servem como parque de diversões, já que permitem explorar o cenário de outros ângulos.

Aproveite locais pouco comuns para montar o espaço pet em casa

Sempre há um jeito de elaborar um projeto que caiba no imóvel. Se você mora em apartamento pequeno ou tem pouca área disponível em casa, saiba que tudo tem uma saída. Por isso basta parar para refletir e observar os ambientes nos mínimos detalhes. Use a criatividade e verá que existem muitos cantinhos pouco aproveitados.

Um bom exemplo é o vão sob uma rampa ou escada, que pode receber divisórias e se transformar em uma espécie de depósito. Então quer melhor maneira de otimizar o espaço e, de quebra, ficar livre da temida bagunça? Vale lembrar que um projeto de móveis planejados também funciona nesses casos.

Outras áreas pouco utilizadas são os corredores e os cantos dos recintos menores, como a lavanderia. Em locais como esses, você pode empilhar caixas organizadoras que contenham materiais utilizados pelos bichinhos. Além disso é uma forma de manter a organização em dia e evitar a poluição visual.

Pense em proteção contra riscos no espaço pet em casa

Segurança também deve ser prioridade na montagem de um espaço pet em casa. Muitas vezes, focamos no lado simples do projeto e deixamos a proteção de lado por não ser um processo tão divertido. Ainda assim, cada esforço compensa para manter os bichinhos livres de riscos.

espaco-pet-em-casa

Sabemos, por exemplo, da necessidade de manter tudo limpo com mais frequência quando o ambiente é frequentado por pessoas e animais. Ainda assim, tenha cuidado para que os produtos químicos fiquem sempre fora do alcance dos pets. O ideal é deixar as embalagens dentro de armários ou depósitos fechados.

Outro ponto que demanda atenção é a liberdade dos animais, pois deve estar limitada a locais que não ofereçam prejuízos à saúde e ao bem-estar deles. Então, não hesite em instalar redes de proteção nas janelas, cercar o terreno ou colocar grades em aberturas que direcionem o espaço pet para a rua.

Também retire do ambiente as plantas venenosas ou que causam algum tipo de irritação. Se você cuida de pets ainda filhotes, sabe que eles têm a mania de roer qualquer objeto que encontram pela frente. Então, evite deixar fios elétricos, cabos e carregadores expostos pelos ambientes.

Considere as necessidades do pet

Embora não tenham rotinas tão regradas quanto as dos humanos, os animais também ocupam seus dias com diferentes atividades. É legal, portanto, que o espaço projetado englobe o máximo de elementos necessários para o bem-estar dos bichanos. Veja abaixo a lista de itens que não podem faltar no espaço pet em casa.

Veja abaixo a lista de itens que não podem faltar nesse ambiente:

Brinquedo

Bolinhas, bichos de pelúcia, novelos e outros acessórios são imprescindíveis para a diversão de cães e gatos. Cada tutor percebe, com o passar do tempo, quais são os itens favoritos de seus amigos de quatro patas e pode fazer uma seleção especial. Assim, menos coisas ficam acumuladas para facilitar a organização.Se tiver bastante área disponível, você pode incluir brinquedos maiores, como aqueles usados em estruturas para circuito. É o caso das prateleiras e túneis que permitem a passagem dos animais durante as brincadeiras. É uma forma de enriquecer o ambiente e distrair os pets no dia a dia.

espaco-pet-em-casa

Todas essas estruturas diferenciadas podem ser criadas com os móveis planejados. Aliás, mesmo que encontre brinquedos prontos, nada supera a possibilidade de construir locais exclusivos e adaptados ao cômodo que você reservou para os seus pets.

Água e alimentos

Se não estiverem no próprio espaço pet, os potes com ração e água precisam permanecer próximos deles. Assim, você garante que o animal estará sempre hidratado e sem fome. Ainda que cada família crie uma rotina própria de fornecimento de comida, é importante garantir que as vasilhas estejam ao alcance.Alguns animais, principalmente os gatos, podem evitar a água que fica muito perto da comida por conta do odor que permanece no entorno. Assim, observe cada caso e faça ajustes, se necessário. O ideal é manter certo afastamento entre os potes, além de considerar a possibilidade de embuti-los em suportes elevados para proporcionar mais conforto aos bichanos.

Outro cuidado é deixar a ração e outros tipos de alimentos sempre armazenados na embalagem original. A proteção adicional fica por conta dos armários e outros compartimentos, mas não deixe de fechar muito bem os pacotes antes de guardá-los.

Caminha

Casinhas, almofadas e tapetes são ótimos complementos para o projeto, visto que momentos de descanso também são necessários entre uma brincadeira e outra. Muitas marcas já trabalham com produtos específicos para pets, facilitando a escolha de modelos adaptados a cada espécie.É importante que as partes que envolvem tecidos e estofados sejam desenvolvidas com materiais sintéticos e impermeáveis. Eles favorecem a lavagem e evitam o acúmulo de resíduos para que o cantinho do animal fique sempre limpo. Por falar em caminhas, saiba que é possível criar modelos exclusivos a partir de móveis planejados (embutindo nichos em armários, estantes e outras peças).

espaco-pet-em-casa

Banheiro

O espaço pet em casa também inclui a área onde o animal faz suas necessidades fisiológicas. Logo, é crucial que o recipiente usado para coletar os resíduos esteja sempre acessível. O ideal é manter a grama sintética, o tapete higiênico ou a caixa de areia em um lugar arejado que possa ser facilmente encontrado pelo seu cão ou gato.Novamente, é possível encomendar peças sob medida para comportar qualquer tipo de estrutura, como um pequeno banheiro. Há quem prefira a opção de esconder esse local com o auxílio de divisórias ou fechamentos que mantenham apenas uma abertura para a entrada do animal. Seja qual for a proposta, você consegue ajustar tudo nos mínimos detalhes a partir de um bom projeto.

Busque bons produtos e referências para o espaço pet em casa

Agora ficou fácil montar um ambiente adequado para os seus amigos de quatro patas! Recomendamos que, sempre que possível, você procure as vantagens dos móveis planejados para personalizar cada detalhe. Eles vão promover o equilíbrio visual do projeto e deixar todos os ambientes domésticos integrados.

Também lembre-se de buscar referências em canais específicos, como blogs e redes sociais que mostrem o espaço pet em casa por meio de fotos. Essa visualização — encontrada em imagens do Pinterest e do Instagram, por exemplo — ajuda a compreender as soluções para que você se inspire e tenha suas próprias ideias.

solicite orcamento moveis planejados personalizados

Se você curtiu as ideias deste artigo, confira também as nossas dicas para acertar na escolha dos móveis planejados!

SOLICITE UM ORÇAMENTO Certificado de garantia