08maio

Descubra 9 dicas para otimizar espaço no apartamento

Descubra 9 dicas para otimizar espaço no apartamento

Todo imóvel pode ser melhor aproveitado com uma boa decoração. Isso inclui a disposição correta dos móveis, a escolha das cores e o uso de estratégias que permitam economizar área útil. Mas, afinal, como otimizar espaço no meu primeiro apartamento?

ambientes integrados de luxo com móveis planejados otimizar espaço

Casa em Winter Garden Flórida – Projeto: Juliana Bortolato – Execução: Finger USA – Fotos: Feitosa Films Production

Existem diversos benefícios ao redimensionar os cômodos: corredores de passagem confortáveis, ambientes harmônicos e uma experiência mais agradável dentro do próprio lar.

Ficou com vontade de ter tudo isso? Pois saiba que temos dicas especiais para você! Acompanhe a seguir e descubra como otimizar espaço em seu apartamento!

1. Utilize peças funcionais e otimize espaço no apartamento

Funcionalidade é uma palavra que deve estar presente em seu dia a dia. Ao optar por peças que desempenham funções importantes, você evita o acúmulo de itens que não agregam facilidades à rotina. Por exemplo: em vez de optar por um painel liso na sala, por que não investir em um modelo equipado com compartimentos?

Dessa forma, você não só tem uma superfície para apoiar a TV, como também ganha espaço para armazenar controle remoto, cabos, aparelhos e outros pertences. Móveis que têm mais de uma função são ótimos para apartamentos pequenos porque dispensam a necessidade de outros modelos.

Otimizar espaço

Projeto: Muda Arquitetos – Execução: Finger Boa Viagem – Fotos: Lucas Rangel Photo

O layout de cozinha americana também é uma boa solução. Nesse espaço, um balcão ou ilha pode funcionar como superfície para o preparo de alimentos e área de refeições. Se o tampo tiver tamanho adequado para comportar todos os moradores, é totalmente possível dispensar a mesa de jantar e liberar espaço.

2. Priorize os móveis planejados para otimizar espaço no apartamento

Com o passar do tempo, é comum que as pessoas acumulem peças de lojas diferentes: um sofá com visual clássico, uma estante trabalhada em linhas retas, uma mesinha de centro que não combina com nada etc. Essa mistura de modelos pode fazer com que tudo pareça estar fora do lugar, dificultando a montagem do ambiente.

Uma forma de evitar contrastes e incompatibilidade de estilos é apostar nos móveis personalizados. Eles são feitos sob medida por uma empresa especializada e podem ter todas as características que você deseja. Com um projeto de planejados, é possível obter peças mais harmônicas, com o mesmo design e tipo de acabamento.

Otimizar espaço

Projeto: Dani Bonatto Interiores – Execução: Atrativa Finger Concórdia – Fotos: Arquite Foto, Julinho GF

A possibilidade de editar as medidas de cada modelo também faz com que a mobília se adapte perfeitamente ao ambiente em que será colocada. Quer maneira mais inteligente de otimizar espaço no apartamento? Invista nessa solução para ter móveis de qualidade e que aproveitam cada milímetro dos cômodos.

3. Invista em nichos e prateleiras para otimizar espaço no apartamento

Um erro cometido por algumas pessoas no momento de mobiliar os ambientes é preencher grande parte do piso com peças pesadas e volumosas. Além de manter os recintos apertados, com a sensação de que encolheram, essa atitude também prejudica a circulação dentro do apartamento — afinal, sobram menos corredores para transitar entre os cômodos.

Otimizar espaço

Execução: Finger Maceió – Projeto: Projetos Catavento – Fotos: Bia Beltrão Fotografia

Uma alternativa para reduzir a quantidade de móveis é tirar proveito do espaço vertical. Em outras palavras, ocupe melhor as paredes para armazenar objetos, expor artigos decorativos e pendurar pertences. Para isso, utilize as versáteis prateleiras e os jogos de nichos. Há modelos de diversos tamanhos e estilos para você escolher.

Essas peças simples atuam como complementos dos móveis planejados. Por servirem de suporte a uma infinidade de acessórios, ajudam a manter tudo arrumado. Faça o teste e observe como a organização será mantida por muito mais tempo, sem peças acumuladas sobre o chão, cadeiras, mesas e outras superfícies.

Otimização de espaço com nichos

Execução: Finger Maceió – Projeto: Projetos Catavento – Fotos: Bia Beltrão Fotografia

4. Para otimizar espaço no apartamento evite barreiras visuais

Outra forma de otimizar espaço no apartamento é eliminar o excesso de divisórias, pois fazem com que os cômodos pareçam menores e menos funcionais. Imóveis com conceito aberto não têm esse problema porque muitas de suas áreas ficam interligadas — especialmente as salas (de estar e de jantar), cozinha e lavanderia.

Portanto, mesmo que você queira criar pequenas separações em ambientes integrados, a dica é que o faça com elementos baixos e discretos. Em vez de construir uma divisória, instalar um painel vazado ou colocar uma grande estante entre dois cômodos, por que não posicionar um aparador ou uma floreira no lugar? Essas peças não têm tanta altura e, por isso, não criam barreiras visuais.

Otimizar espaço no aparamento

Projeto: Francisca Antonia – Marillya Aranha – Execução: Finger Brasília – Fotos: Eliezer Souzza

Se preferir, você pode utilizar a diferenciação de pisos (uma parte de madeira, outra de cerâmica) ou de pintura de parede (uma amarela, outra branca) para definir onde começa e termina cada área. São soluções ótimas porque, além de não demandarem a adição de elementos verticais, agregam um toque a mais de cor e textura ao seu apartamento.

5. Planeje a decoração para otimizar espaço no apartamento

O modo como você compõe cada ambiente também interfere na percepção geral do local de moradia. Com base nas escolhas de itens decorativos, materiais e outros recursos, é possível transmitir sensações específicas (positivas ou negativas) e alterar toda a rotina de quem vive no apartamento.

Cores

Cada tonalidade do círculo cromático tem relação com determinados valores e sentimentos. As cores também são capazes de ampliar ou reduzir visualmente um espaço. Use o poder das diferentes nuances a seu favor.

Otimizar espaço no apartamento com cores

Projeto: Dani Bonatto Interiores – Execução: Atrativa Finger Concórdia – Fotos: Arquite Foto Julinho GF

Se o objetivo é otimizar espaço, por exemplo, o ideal é priorizar as cores claras na maioria dos elementos. Vale aplicar cinza, bege, creme ou tons pastel nas paredes, forros, pisos e até nos móveis. Tome cuidado também com a mistura exagerada de nuances para não gerar poluição visual.

Estilo

Defina um tema de sua preferência para incluir no apartamento. Dessa forma, você escolherá a mobília, os revestimentos, os objetos e demais recursos com base em uma estética específica. O resultado será um ambiente mais harmônico, equilibrado e sem confusões quanto ao estilo.

Otimizar espaço no apartamento

Projeto: Arq Somar – Execução: Finger Maceió – Fotos: Bia Beltrão Arquitetura

Manter a linguagem em todos os cômodos também proporciona o efeito de continuidade, que, por consequência, gera amplitude. Quem observa esse tipo de composição enxerga um projeto coerente e adequado ao perfil dos moradores.

Acessórios

Os excessos são agravantes na decoração de apartamentos. Então, evite combinar muitos objetos e acessórios em um único ambiente. O visual pesará ainda mais se você expor itens pequenos em grandes quantidades — bibelôs, conjuntos, vasilhas, potinhos e outras peças.

Projeto: Nat Coelho Arquitetura- Execução: Edy Planejados – Foto: Luana Oliveira

Uma forma de reduzir o volume de artigos é selecionar seus preferidos e guardar o restante. Com o tempo, é possível fazer o rodízio de acessórios, substituindo os que estão em uso por modelos que estavam armazenados em alguma gaveta, caixa ou armário.

6. Considere otimizar os espaços disponíveis no apartamento

Mesmo que pequeno, não faltam opções de como montar um apartamento aconchegante, funcional e cheio de estilo. Ao usar a criatividade, é possível deixar os ambientes ainda mais bonitos e práticos. Por isso, a decoração precisa ser pensada considerando todos os espaços disponíveis.

Uma ótima maneira é aproveitar as paredes, ou seja, o espaço vertical. Como citamos no tópico anterior, vale a pena usar estantes, prateleiras, nichos, entre outros acessórios suspensos que favorecem a otimização e dão um toque de originalidade.

Projeto: Natália Coelho Arquitetura- Execução: Edy Planejados – Foto: Luana Oliveira

Ao utilizar as paredes de forma inteligente, portanto, o ambiente fica mais limpo e, consequentemente, melhor aproveitado. Outra opção é apostar em móveis alongados, que vão do chão ao teto, como estantes e armários. Assim, você ganha mais um local de armazenamento e mantém a funcionalidade.

7. Pesquise preços

Decorar um apartamento não quer dizer, necessariamente, que você precisa pagar muito por isso. Ao focar no essencial e contar com mobílias e elementos práticos, é possível evitar gastos desnecessários.

Vale a pena pesquisar os preços praticados no mercado e escolher fornecedores com um bom custo-benefício e materiais de qualidade. Tenha em mente que profissionais qualificados podem auxiliar significativamente nesse momento com orientações relevantes.

Projeto: Natalia Zambenedetti – Execução: Palazzo Ambientes – Foto: Otavio Assumpção

A partir da opinião de especialistas, fica mas simples tomar decisões e escolher quais serão os elementos que farão parte do seu projeto, como veremos no tópico a seguir.

8. Conte com a ajuda de especialistas para otimizar espaço

Uma dica fundamental na hora de planejar os ambientes do apartamento é contar com o suporte de especialistas experientes que auxiliam na tomada de decisão, como citamos. Ele pode ajudar, por exemplo, em relação à combinação dos diferentes elementos decorativos no espaço disponível do imóvel.

Otimizar espaço no apartamento

Projeto: Dani Bonatto Interiores – Execução: Atrativa Finger de Concórdia – Fotos: Júlio Gomes Filho

Além disso, os profissionais geralmente são experts em organização e dão uma série de recomendações sobre a compra de móveis, o uso de mobílias e acessórios nos diferentes cômodos da casa. Eles ainda podem dar ideias inovadoras sobre como manter o imóvel sempre funcional.

Há especialistas que prometem, inclusive, acabar com a bagunça. Após fazer uma avaliação no ambiente, eles traçam um plano de arrumação e criam um planejamento para o cliente. Assim, fica mais simples manter tudo sempre otimizado e limpo.

9. Busque referências e otimize o seu espaço

Por fim, a última dica é buscar referências no mercado para traçar um bom planejamento para o seu apartamento. A internet, por exemplo, está recheada de informações valiosas que podem agregar bastante na criação do projeto da sua residência.

Em geral, as referências são baseadas nas últimas tendências da arquitetura. Assim, fica mais simples de você pensar na organização do imóvel de forma inovadora, personalizada e exclusiva, de acordo com as suas preferências e personalidade.

Projeto: Dani Bonatto Interiores- Execução: Atrativa Finger Concórdia – Fotos: ArquiteFoto, Julinho GF

O objetivo, portanto, deve ser o de elaborar um projeto estético interessante e valorizado, com composições modernas e condizentes com o que anda sendo praticado no mercado arquitetônico e decorativo.

E então, já conhecia alguma das estratégias para otimizar espaço no apartamento? A parte boa é que elas permitem adequar os ambientes com coisas que você gosta, seja um estilo especial, um modelo de mobiliário ou uma cor.

No momento de organizar o imóvel, foque na simplicidade e em elementos que agregam valor, como nichos, prateleiras e acessórios. Lembre-se que excesso é um dos principais erros a serem evitados, já que pode gerar um visual estético pesado nos diferentes cômodos.

Aproveite a visita e compartilhe o conteúdo nas redes sociais para que mais pessoas entendam o que considerar ao decorar o lar!

solicite orcamento moveis planejados personalizados

SOLICITE UM ORÇAMENTO Certificado de garantia