12dez

6 ideias de banheiro de luxo para se inspirar

escrito por Francieli Kern
6 ideias de banheiro de luxo para se inspirar

Você é uma pessoa que faz questão de praticar o autocuidado com máximo conforto? Rituais de beleza, higiene pessoal ou relaxamento podem ficar ainda melhores em um banheiro de luxo. Esse tipo de projeto tem características básicas, mas nada impede que se adapte a diversos perfis de pessoas.

É possível ter um espaço amplo ou com poucas medidas, desde que haja cuidado com os detalhes que tornam o local exclusivo. Falaremos mais sobre os pontos que ajudam a valorizar os banheiros para que você consiga ter o seu próprio modelo em casa.

Gostou da ideia? Então, continue a leitura e tire suas dúvidas!

Quais são as características do banheiro de luxo?

Beleza e requinte são termos bastante associados a lugares luxuosos. É comum pensar em questões como brilho, itens imponentes e objetos valiosos, mas o conceito vai muito além de usar recursos que trazem uma estética impactante.

banheiro luxo

Projeto: Studio Lk – Execução: Edy Planejados – Fotos: Sidney Doll

O banheiro de luxo é um local que equilibra conforto, funcionalidade e organização para tornar a rotina dos moradores mais agradável. Nesse tipo de espaço, cada prática se torna especial pelo fato de as pessoas encontrarem tudo o que precisam para viver boas experiências.

Em uma suíte de casal, por exemplo, a melhor opção passa a ser o banheiro duplo, que contempla equipamentos para atender duas pessoas de forma simultânea. O importante é garantir que as necessidades diárias sejam cumpridas junto à possibilidade de contemplar um cenário sofisticado.

O que incluir nesse tipo de projeto?

O banheiro luxuoso deve surpreender à primeira vista por dois grandes motivos. O primeiro é o visual impecável gerado pela combinação de materiais de qualidade. O segundo é a sensação prazerosa proporcionada por recursos que ajudam a despertar diferentes sentidos (visão, tato e olfato) durante os cuidados pessoais.

banheiro com banheira spa

Projeto: Francisca Antonia e Marillya Aranha – Execução: Finger Brasília – Foto: Eliezer Souzza

Veja alguns exemplos de soluções que podem favorecer o seu projeto.

1. Pia dupla

Praticidade é quase que uma exigência nos tempos atuais, já que resulta em economia de tempo e redução do esforço. Assim, uma aposta comum em banheiro de luxo é a instalação de pia com duas saídas de água — ou seja, duas cubas e duas torneiras na mesma bancada ou gabinete.

banheiro duplo armários planejados e personalizados

Projeto: Studio LK – Execução: Edy Profissionais – Fotos: Sidney Doll

A estrutura dupla facilita a utilização do espaço por mais de uma pessoa, agilizando os procedimentos na correria do dia a dia. Como acaba trazendo comodidade, pode ser considerada uma questão essencial aos projetos luxuosos.

2. Banheira ou ofurô

Esses artigos fazem parte da lista de desejos de muitas pessoas, tanto que são valorizados em diferentes propostas de banheiro luxuoso. O bom é que existem modelos de diferentes tamanhos e formatos para colocar em espaços amplos ou com dimensões limitadas.

banheiro duplo de luxo

Projeto: Grantini BR- Isa Lupatini – Execução: Tendenzza Home & Decor – Fotos: Maykel Orlando

Além da tradicional banheira, você pode apostar nos ofurôs. Eles são menores, mas tendem a apresentar maior profundidade para quem gosta de banhos de imersão. Trata-se de uma escolha valiosa para promover aquele relaxamento completo, com água aquecida e produtos aromáticos.

3. Dois chuveiros

Assim como no caso da pia, o chuveiro em dose dupla também faz com que as pessoas economizem bons minutos da rotina de autocuidado. Imagine que prático, para um casal, dividir o momento da higiene ou poder contar com dois aparelhos em boas condições?

As duchas podem ser instaladas em ambas as extremidades do box, tanto nas paredes quanto no teto. É importante prever os pontos hidráulicos com antecedência para saber se o imóvel comporta a solução desejada. Também vale a pena investir em chuveiros potentes e com jatos generosos.

4. Materiais nobres

A escolha dos revestimentos tem papel fundamental na estética do projeto. Em um banheiro de luxo, a prioridade deve estar nos produtos que proporcionam sensação de requinte e exclusividade. Bons exemplos são as pedras nobres, como o mármore e o granito, ambas disponíveis em inúmeras cores.

ripado no lavabo

Projeto: Francisca Antonia e Marillya Aranha – Execução: Finger Brasília – Foto: Eliezer Souzza

Você também deve pensar nas louças e metais, dando preferência a modelos que refletem a luz e deixam o local brilhando. Quanto ao acabamento das paredes e do piso, vale a pena aderir aos tons neutros ou típicos dos materiais naturais, como a madeira. Eles transmitem elegância e tornam o ambiente atemporal.

5. Piso aquecido

Mais um recurso essencial aos banheiros luxuosos é o aquecimento do piso. Como esse tipo de ambiente contém muitos materiais frios, a dica é controlar a temperatura de forma artificial para que as pessoas desfrutem de conforto térmico após os banhos diários.

banheiro dupla

Execução: Tartaro Spazzio Premium

É incrível poder tomar uma ducha quentinha sem se surpreender com um chão gelado. Principalmente no inverno, esse tipo de piso acaba sendo um diferencial para o bem-estar dos moradores. Vale, inclusive, complementar a solução com um toalheiro elétrico para deixar as toalhas sempre secas.

6. Mobília personalizada

A parte dos móveis costuma ser bastante limitada em banheiros comuns. Na maioria dos casos, as peças se resumem a uma bancada que suporte as cubas ou a gabinetes prontos. O problema é que nem sempre esses modelos atendem às necessidades das pessoas que utilizam o espaço todos os dias.

banheiro pequeno

Projeto: LO Interiores
Execução: Edy Profissionais
Fotos: Sidney Doll

O banheiro luxuoso deve ser versátil e otimizar as atividades, por isso, nada melhor que equipá-lo com móveis personalizados. A ideia é ajustar cada detalhe das peças a ao perfil dos moradores, fornecendo desde estrutura básica até itens de apoio, como nichos ou prateleiras.

Como planejar os móveis do ambiente?

O banheiro de luxo pede soluções especiais de mobília. Afinal, se há todo um cuidado com o aspecto e a qualidade de cada item, é importante que os móveis também sigam esse caminho. A vantagem de planejar os modelos está no poder de definir todos os elementos, desde o estilo até a coloração apresentada.

A principal recomendação inclui estudar a rotina dos usuários para determinar quais soluções são indispensáveis. Se for um casal que tem máximo cuidado com as roupas, por exemplo, você pode embutir dois cestos separado no móvel planejado. As possibilidades são muitas para chegar ao melhor resultado.

lavabo gótico

Além de permitir variações no tamanho, formato e número de compartimentos, esse tipo de mobília pode ter a aparência que você quiser. Empresas especializadas trabalham com diversas opções de materiais, cores e texturas. Você também consegue solicitar efeitos de iluminação em pontos estratégicos, como a borda do espelho.

Agora ficou mais fácil saber onde buscar os produtos para construir ou reformar o seu banheiro de luxo. Um bom acompanhamento profissional é necessário para não ter surpresas e conseguir o efeito tão esperado para viver uma rotina agradável no conforto de casa.

Por falar em banheiro, leia também as nossas dicas para obter uma decoração elegante e sofisticada!

solicite orcamento moveis planejados personalizados

SOLICITE UM ORÇAMENTO