22nov

Descubra aqui o melhor piso para casa

Descubra aqui o melhor piso para casa

Escolher entre os diferentes tipos de pisos pode ser uma tarefa bastante complexa, não é mesmo? Mesmo com o auxílio de designers e arquitetos, optar pelo melhor piso para casa é desafiador, tendo em vista a variedade quase infinita de acabamentos, revestimentos, cores e formatos.

Por isso mesmo, muitas pessoas ficam confusas no momento de decidir por um piso para os diferentes ambientes. No entanto, é importante tomar uma decisão bem embasada para que os cômodos se tornem mais sofisticados e personalizados, de acordo com a personalidade e os gostos dos moradores.

Acompanhe a seguir e confira algumas dicas para escolher o melhor piso para casa da melhor forma!

Qual a importância de escolher o piso ideal para cada ambiente da casa?

Escolher o piso para a sua residência é fundamental tanto pela beleza estética quanto pelo conforto e funcionalidade. Mas é preciso ter em mente que cada cômodo da casa combina com um determinado tipo de piso. No mercado, existem diversos tipos de materiais, cores, tamanhos e características.

Portanto, antes de fazer a escolha pelo piso, é importante considerar alguns aspectos, como clima, circulação de pessoas, espaço, entre outros. Lugares quentes, por exemplo, combinam com pisos mais frios, como porcelanatos, mármore e granito.

Já locais com temperaturas mais frias são compatíveis com madeira e vinílicos, que se mantêm mais estáveis nesse tipo de clima. É importante considerar essas características no momento de escolher pelo revestimento de piso ideal, para garantir um ambiente mais bonito, prático e funcional.

Além disso, é fundamental também avaliar outros detalhes técnicos, como instalação, manutenção e durabilidade dos materiais. O estilo de piso ainda deve ser condizente com a decoração e o design dos cômodos. Com a infinidade de variedades que o mercado oferece, o mais indicado é contar com o auxílio de empresas especializadas no assunto.

No momento de escolher o piso, é importante se atentar à quantidade de materiais necessários, ao acabamento e aos profissionais que farão a instalação do piso. Até porque a qualidade e a beleza do ambiente dependem de uma boa colocação do revestimento e do capricho do serviço. Assim, o indicado é acompanhar a instalação do piso do início ao fim e dar preferência à empresas que oferecem suporte pós-venda.

Como escolher o melhor piso para casa?

Considerar as diferentes funcionalidades de cada cômodo é essencial no momento de escolher pelo tipo de piso. Mesmo que não seja um detalhe tão valorizado, os pisos fazem toda a diferença para harmonizar os ambientes e oferecem mais conforto para cada local da residência.

cor-de-parede-para-quarto-de-casal

Projeto: Studio Lk – Execução: Edy Planejados – Fotos: Sidney Doll Fotógrafo

Para além de simplesmente considerar o seu gosto pessoal, é importante que o piso seja instalado levando em conta tanto a parte estética quanto a funcionalidade. A seguir, separamos algumas dicas para ajudar você a escolher o melhor piso para casa, de forma que o seu projeto residencial tenha excelentes resultados.

Observe o design de cada ambiente

O primeiro passo é observar o design de cada ambiente e quais são os materiais mais adequados para a aplicação do piso. Como ele não é um elemento que pode ser trocado com tanta frequência e facilidade como a mobília, por exemplo, é importante investir em modelos de qualidade e que atendam às necessidades dos diferentes cômodos da residência.

almofadas decorativas para o chão sala de estar living - home theater

A cozinha, por exemplo, pede pisos frios, duráveis e práticos para serem limpos com mais recorrência. Na sala de estar, também é importante optar por modelos mais resistentes, uma vez que o ambiente costuma ter bastante circulação de pessoas. Assim, as cores e os formatos dos pisos devem ser escolhidos de acordo com o estilo decorativo de cada local da casa.

Avalie o custo-benefício dos pisos

O custo-benefício também é um aspecto relevante no momento de escolher por um modelo de piso. Existem diversos tipos de pisos oferecidos hoje no mercado e, para além da estética, o valor do piso deve ser considerado para que o seu projeto não tenha um custo muito elevado e inviável.

Cerâmicas, porcelanatos, ardósia e cimento queimado são algumas opções de pisos com ótimo custo-benefício. No entanto, cada ambiente conta com uma especificidade. Não é recomendado, por exemplo, colocar um piso escorregadio em um local onde há muitas crianças e idosos. Da mesma forma, dar preferência a pisos claros mantém maior quantidade de luz natural nos cômodos.

Verifique a textura do piso

Escolher a textura do piso é uma decisão que influencia diretamente no resultado do projeto residencial. Há pisos com brilho, acetinados, foscos e granilhados, ou seja, uma infinidade de opções. Cada modelo, portanto, vai bem com um tipo de ambiente e com um estilo de decoração.

cozinha com espelho

Projeto: Módulo4 Arquitetura – Execução: Finger Casa Forte – Fotos: Walter Dias

Áreas externas, por exemplo, devem contar com pisos mais resistentes ao escorregamento e ao clima. O piso granilhado é uma boa alternativa nesse caso, pois eles contam com uma textura mais áspera e rústica. A textura fosca, por outro lado, é indicada quando se deseja criar um ambiente mais aconchegante e elegante.

Opte por um modelo

A escolha de cada modelo de piso deve ser feita considerando as características de cada espaço. Se o ambiente for descoberto, por exemplo, é importante escolher por um modelo de piso antiderrapante. Por outro lado, se o local for coberto, mas aberto, é importante investir em um piso mais adequado para evitar tombos em dias de chuva.

cozinha planejada de mdf e mdp dourado na decoração

Projeto: Arq Juliana Rigolin – Execução: Finger Cascavel – Fotos: Rodrigo Vieira

Se você deseja praticidade, também é indicado investir em um piso de fácil manutenção e limpeza. Já se a ideia é criar cômodos mais aconchegantes, vale a pena optar por modelos mais quentes, como a madeira. Não se esqueça de prestar atenção às cores dos pisos, que devem combinar com os demais elementos decorativos.

Considere pisos mais adequados para cada ambiente

Para escolher o melhor piso para casa, também é essencial optar pelos tipos mais apropriados para cada ambiente. A cozinha pede um piso acetinado, enquanto os quartos têm uma melhor acomodação quando contam com pisos laminados ou de vinílico. Tudo vai depender, portanto, da funcionalidade e do uso de cada local.

sala jantar

Projeto: Studio LK – Execução: Edy Planejados – Fotos: Sidney Dol

O porcelanato, que pode ser polido ou acetinado, é utilizado em espaços que recebem contato direto com a água, como em cozinhas e banheiros. Na versão polida, o porcelanato fica liso quando molhado, refletindo as luzes da residência. Já o piso vinílico não é indicado para ambientes úmidos, uma vez que o material absorve a água, que pode comprometer a durabilidade do piso.

Ou seja, para escolher o melhor piso para casa, é preciso considerar uma série de aspectos para não errar na decisão. Tenha em mente que contar com o apoio de uma empresa especializada pode auxiliar significativamente a elaborar um projeto exclusivo, personalizado e que proporcione maior bem-estar para os moradores.

Gostou do conteúdo? Aproveite a visita e confira 4 dicas de como otimizar o espaço para mobiliar o seu apartamento da melhor forma!

solicite orcamento moveis planejados personalizados

Olá, tudo bem? Gostaria de informações sobre a Finger.