30ago

Decoração da sala de estar: conheça 13 tendências e saiba como usá-las

escrito por Francieli Kern
Decoração da sala de estar: conheça 13 tendências e saiba como usá-las

A decoração da sala de estar é um dos aspectos mais valorizados em imóveis. Este é o local onde as pessoas mais se encontram e convivem, e recebem amigos, familiares e convidados.

Sem dúvidas, é um ambiente que gera muito afeto, estando diretamente relacionado ao bem-estar e ao lazer. Os móveis de decoração para sala, portanto, devem auxiliar a tornar o espaço mais moderno, confortável e funcional, de acordo com o estilo e personalidade dos moradores.

sala

Projeto: Op Interiors – Execução: Finger USA

Confira, a seguir, 13 tendências de decoração da sala de estar e confira como usá-las em sua casa da melhor forma!

1. Ambientes integrados

Uma tendência muito interessante é a criação de ambientes integrados, que trazem maior fluidez entre os cômodos. Um caso clássico é a integração entre espaço de cozinha e sala de jantar, que reúne todos os elementos em um único lugar.

sala de estar ambiente integrado

Projeto: Walkiria D’Puig Arquitetura – Execução: Tendenzza Decor – Fotos: Artur Pretto

Uma boa indicação é quebrar a parede de separação entre a cozinha e a sala, e instalar uma bancada americana. Com isso, quem está preparando os pratos tem acesso às pessoas que estão na sala, já que não existem paredes. 

2. Elementos que remetam a natureza

Como estamos passando mais tempo em casa, tendemos a notar o quanto, muitas vezes, nosso ambiente fica com um ar “sem vida” no dia a dia.

Uma das grandes tendências para reaviver o lar é trazer a natureza para a sua casa. Você pode fazer isso da seguinte forma:

  • ter espaços com maisplantas internamente;
  • usar mais elementosrústicos, principalmente, madeira, na decoração;
  • apostar em tons de verde e marrons;
  • cultivar hortas verticais;
  • adotar flores vivas ou artificiais em vasos para compor a decoração dos cômodos.
sala

Projeto: Maya Lanverly – Execução: Finger Maceió – Foto: Rogério Maranhão

3. Madeiras e metais

Outro ponto bem interessante de estar atento para criar a decoração da sala de estar diz respeito aos materiais que estão em alta. E dois tipos têm se destacado muito: a madeira e o metal.

A madeira pode ser aplicada, por exemplo, em pisos, revestimentos e, também, em móveis, nos mais diferentes ambientes do lar. É um material bem interessante, pois gera uma sensação de acolhimento e conforto, além de combinarem com praticamente todos os estilos, sendo um revestimento coringa.

sala de estar

Projeto: Plano B Arq / Conceito Engenharia RJ / Bruno Mendonça – Execução: Sardaux Móveis Oficial / Rafael Sardaux – Fotos : Carol Gomes

O metal, por outro lado, traz um ar mais moderno e industrial para os seus ambientes e pode ser adotado em suportes para vasos de plantas, luminárias, superfície ou base de móveis, entre outros. Normalmente é utilizado com acabamento preto e materiais oxidados, mas você pode aplicar de acordo com as preferências e estilos do seu ambiente.

4. Espaços multifuncionais

Essa é uma tendência muito forte na decoração de interiores, principalmente, por todas as questões que a pandemia trouxe para o nosso dia a dia. Afinal, como passamos a ficar mais em casa e, portanto, muitas de nossas atividades começaram a ser realizadas nesse ambiente (por exemplo, prática de exercícios físicos e home office), os ambientes passaram a demandar mudanças.

Por exemplo, você pode criar em sua sala um espaço para colocar sua escrivaninha (por exemplo, com uma mesa em formato aparador atrás do sofá), ao mesmo tempo criar um espaço zen, com almofadas e mats no chão, além de decorações que remetam a esse ambiente.

Uma sala multifuncional permite que os moradores realizem uma série de atividades. Por isso, essa tendência de decoração é a aposta de muitas pessoas que buscam mais funcionalidade e praticidade de uso dos cômodos em casa.

5. Uso de tons terrosos

Tons terrosos são sempre uma forte tendência e continuam com alta esse ano. Eles permitem que você consiga tornar o seu ambiente com maior frescor e trabalhar a iluminação de uma forma muito interessante.

Painel para TV

Projeto: Marcia Lima Interiores – Execução: Finger Passo Fundo – Fotos: Otávio Assis

Uma opção é optar por uma mistura entre tons que sejam mais neutros com cores. Isso pode ser adotado com móveis funcionais ou objetos de decoração. O resultado fica bem interessante.

6. Decoração rústica

Outra tendência em alta é trazer o ar de interior para as residências, por meio de uma decoração rústica. Mais uma vez, esse novo momento tem o seu tom de influência para essa tendência.

um-cotidiano-mais-rustico

Projeto: Refresher Trends – Renderização: Metries

Afinal, a decoração rústica traz uma sensação de maior conforto, remetendo, muitas vezes, a ambientes que fizeram parte da nossa infância (por exemplo, visitar casa de vó). Por isso, se você quer trazer essas lembranças e estar alinhado com uma das principais tendências de decoração para sala de estar, essa é uma ótima opção!

7. Fique atento para as tendências de cores

Esse é momento ideal para avaliarmos quais serão as cores em alta para sala que serão tendência em 2022. Com isso, também é possível encontrar uma maior diversidade de itens e elementos decorativos atualizados para implementar no imóvel.

decoração da sala de estar

Projeto: Azevedo Interiores – Execução: Finger Canoas – Fotografia de Gabriel Konrath

A Pantone, uma das grandes referências de design do mundo, divulgou que a cor para 2022, a Very Peri, é uma combinação de azul floral dinâmico, com um sub tom avermelhado vivificante, que cria uma cor de tom violeta perfeito. A Coloro e WGSN, que também estão atentas às grandes tendências atuais, escolheram o Orchid Flower como a cor para 2022.

sala de estar

Projeto: Op Interiors – Execução: Finger USA

Para utilizar as cores em casa, vale a pena repaginar o acabamento das paredes, inserir elementos decorativos e móveis que se assemelham às cores do ano. A mobília, por exemplo, pode ter tons leves e neutros, ou tons mais escuros em combinação com tons claros, uma alternativa que deixa o cômodo mais aconchegante.

8. Explorar iluminação natural

Para quem busca mais leveza e harmonia no dia a dia, trabalhar a iluminação natural pode ser uma ótima opção. A luz solar natural gera acolhimento e bem-estar aos moradores, além de ser uma maneira de manter o cômodo sempre ventilado e fresco. 

painel de TV com LED decoração da sala de estar

Projeto: Arquiteta Thais Porto – Execução: Finger João Pessoa – Fotos: Felipe Mazzaro

São inúmeros os aspectos que devem ser analisados antes de investir em uma reforma para inserir a luz na sala, como clima da região, quantidade de luz, orientação do sol, entre outros. Inclusive, há diversas formas e técnicas específicas para utilizar a iluminação natural em casa. Para isso, é necessário contar com o suporte de um profissional especializado para elaborar um projeto exclusivo para o seu imóvel.

9. Usar móveis planejados

Os móveis planejados são excelentes artigos para decoração da sala de estar. Com esse tipo de mobília os moradores conseguem aproveitar ao máximo o espaço e seus múltiplos usos.

Isso porque os fabricantes de móveis planejados oferecem a possibilidade de criar peças que tenham usos diversos, mesmo que o cômodo seja pequeno. A mobília é feita sob medida, de acordo com a capacidade do espaço disponível.

Living integrado de luxo - painel ripado freijó

Projeto: Natalia Veloso Arquitetura – Execução: Finger Goiânia – Fotos: Play Motioon

A alternativa é a mais indicada para quem busca um design específico e personalizado. Você pode desenhar o móvel de acordo com o seu estilo, escolhendo cada detalhe, como materiais, acabamento e revestimento da peça.

10. Investir em objetos de decoração sofisticados

Para completar a sala de estar, vale a pena investir em objetos de decoração sofisticados, conferindo charme e elegância para o cômodo. Na sala, os itens podem mudar de acordo com o seu gosto, adotando porta-retratos, bandejas, almofadas, entre outras peças.

garanhuns haus finger decor

Projeto: Josi Barros – Execução: Finger Haus Garanhuns – Fotos: Laíse Barros

As velas aromáticas também oferecem qualidades estéticas e aromáticas, deixando o espaço muito mais bonito e perfumado. Com pequenos itens localizados estrategicamente em alguns cantos da sala, o seu ambiente pode ganhar um charme a mais.

11. Adotar mix de texturas

Outra tendência que muda completamente o estilo da casa, deixando-a mais moderna, é a mistura de materiais. A escolha dos acabamentos e revestimentos de algumas mobílias e paredes, por exemplo, podem ser cores inusitadas, fora do tradicional.

Projeto: Arquiteta Camila Vasconcellos – Execução: Finger Casa Forte – Foto Walter Dias

Uma boa ideia para criar uma sala atualizada e personalizada é apostar em cores fortes nos objetos que ficarão em destaque, como quadros, almofadas e vasos. Tapetes, mantas ou pufes, inclusive, também podem aderir a diferentes texturas, trazendo um toque exclusivo ao visual.

12. Casa conectada

Uma casa conectada, também conhecida por casa inteligente, possibilita a automação por meio de assistentes virtuais. A tecnologia pode realizar diversas tarefas, por exemplo, tocar músicas, ligar o ar condicionado, apagar as luzes, fechar as cortinas, entre muitas outras.

sala de estar

Ter uma casa conectada significa poder controlar equipamentos a distância, usando a internet para se conectar aos aparelhos. O controle, geralmente, fica restrito aos comandos de voz dos moradores, sendo um sistema bastante seguro e prático para se ter no dia a dia.

13. Decoração DIY

Do inglês, Do It Yourself, ou “faça você mesmo”, o DIY é uma maneira sustentável de dar um charme a mais na casa. Os elementos decorativos DIY geralmente são artesanatos únicos feitos à mão, que transmitem bastante personalidade ao lar.

Para criar uma decoração DIY, você pode utilizar, de preferência, elementos que já tem em casa ou optar por adquirir os materiais de produção dos objetos em lojas próprias de artesanato. Vale a pena apostar em cachepôs, macramê, luminárias, almofadas, entre outras peças.

macrame estilo boho

É interessante que a decoração da sala de estar esteja alinhada com as principais e atuais tendências, para garantir mais conforto, beleza e modernidade aos ambientes. Sabendo como aplicá-las, de forma harmônica, você consegue ter um cômodo incrível, funcional e personalizado.

Quer entender mais sobre como é possível garantir maior beleza e conforto ao decorar a sua casa? Então não perca nenhum conteúdo que criamos exclusivamente para quem acompanha nossas redes sociais! Inscreva-se e fique atento!

solicite orcamento moveis planejados personalizados

SOLICITE UM ORÇAMENTO Certificado de garantia