30ago

Decoração da sala de estar: conheça 8 tendências e saiba como usá-las

Decoração da sala de estar: conheça 8 tendências e saiba como usá-las

A sala de estar é um dos ambientes mais valorizados pelos moradores. Afinal, é um dos locais nos quais as pessoas se encontram, seja para que os moradores façam algo juntos (como um jogo em família), seja para receber amigos e outros familiares. Por isso, é um local que gera muito afeto para todos os envolvidos e a decoração da sala de estar está ligada diretamente ao bem-estar nesses momentos.

E, além disso, esse momento que estamos passando também trouxe uma série de novas tendências para os ambientes internos. Afinal, como passamos a ficar mais tempo em casa, é normal que, muitas delas, estejam alinhadas com tornar os ambientes mais confortáveis, funcionais e de acordo com o seu estilo.

solicite orcamento moveis planejados personalizados

Por isso, confira 8 tendências de decoração da sala de estar e confira como usá-las em sua casa. Boa leitura!

1. Ambientes integrados

Uma tendência muito interessante é a criação de ambientes integrados, que tragam maior fluidez entre os cômodos. E um caso clássico é a integração entre espaço de cozinha e sala de jantar.

sala de estar ambiente integrado

Projeto: Walkiria D’Puig Arquitetura – Execução: Tendenzza Decor – Fotos: Artur Pretto

Um exemplo é quebrar a parede de separação entre a cozinha e a sala de jantar, utilizando uma bancada americana. Com isso, quem está preparando os pratos consegue ter acesso às pessoas que estejam na sala de jantar, criando ambientes integrados de forma interessante.

2. Uso de elementos que remetam a natureza

Como estamos passando mais tempo em casa, passamos a notar o quanto, muitas vezes, nosso ambiente fica com um ar “sem vida” no dia a dia. Por isso, desde 2020, com esse cenário atual que estamos vivendo, uma das grandes tendências é trazer a natureza para sua casa.

Assim, alguns pontos interessantes são:

  • ter espaços com mais plantas internamente;
  • usar mais elementos rústicos, principalmente, madeira, na decoração;
  • apostar em tons de verde e marrons;
  • uso de flores (incluindo artificiais, se você não tiver muito tempo para cuidar).

3. Uso de madeiras e metais

Outro ponto bem interessante de estar atento para criar a decoração da sua casa diz respeito aos materiais que são maior tendência atualmente. E dois têm se destacado muito: uso de madeiras e metais.

A madeira pode ser aplicada, por exemplo, nos pisos, em revestimentos e, também, para móveis nos mais diferentes ambientes. Também é um material interessante, pois gera uma sensação de acolhimento e conforto, além de casarem com praticamente todos os estilos, sendo um material coringa.

closet aberto - marmor e glut - estrutura metálica - closet estilo industrial

Já os metais trazem um ar mais moderno e industrial para os seus ambientes e pode ser adotado em suportes para vasos de planta, luminárias, base de móveis, entre outros. Normalmente é utilizado com acabamento preto e materiais oxidados, mas você pode aplicar de acordo com as preferências e estilos do seu ambiente.

4. Espaços multifuncionais

Essa é uma tendência muito forte na decoração de interiores, principalmente, por todas as questões que a pandemia trouxe para o nosso dia a dia. Afinal, como passamos a ficar mais em casa e, portanto, muitas de nossas atividades começaram a ser realizadas nesse ambiente (por exemplo, prática de exercícios físicos e home office), os ambientes passaram a demandar mudanças.

Por exemplo, você pode criar em sua sala um espaço para colocar sua escrivaninha (por exemplo, com uma mesa em formato aparador atrás do sofá), ao mesmo tempo criar um espaço zen, com almofadas e mats no chão, além de decorações que remetam a esse ambiente.

Assim, sua sala de estar passa a ser não só um local para convívio com pessoas no dia a dia mas, também, um espaço multifuncional, no qual você pode realizar uma série de tarefas e, assim, ter uma maior funcionalidade em sua casa.

5. Uso de tons terrosos

Tons terrosos são sempre uma forte tendência e continuam com alta esse ano. Eles permitem que você consiga tornar o seu ambiente com maior frescor e trabalhar a iluminação de uma forma muito interessante.

Painel para TV

Projeto: Marcia Lima Interiores – Execução: Finger Passo Fundo – Fotos: Otávio Assis

Uma opção é optar por uma mistura entre tons que sejam mais neutros com cores. Isso pode ser adotado com móveis funcionais ou objetos de decoração. O resultado final fica bem interessante.

6. Decoração rústica

Outra tendência em alta é trazer o ar de interior para as residências, por meio de um ar rústico. Mais uma vez, esse novo momento tem o seu tom de influência para essa tendência.

um-cotidiano-mais-rustico

Projeto: Refresher Trends – Renderização: Metries

Afinal, a decoração rústica traz uma sensação de maior conforto, remetendo, muitas vezes, a ambientes que fizeram parte da nossa infância (por exemplo, visitar casa de vó). Por isso, se você quer trazer essas lembranças e estar alinhado com uma das principais tendências de decoração para sala de estar, essa é uma ótima opção!

7. Fique atento para as tendências de cores

2021 está chegando ao fim e é o momento para avaliarmos quais serão as cores que serão tendência para 2022, criando um ambiente com a decoração mais atualizada. Assim, também, é possível encontrar mais itens de decoração, por ser uma grande tendência.

decoração da sala de estar

Projeto: Azevedo Interiores – Execução: Finger Canoas – Fotografia de Gabriel Konrath

Em breve a Pantone, uma das grandes referências de design, divulgará a cor para 2022. Mas já podemos supor que será um tom de rosa. Isso porque a Coloro e WGSN, que também estão atentas às grandes tendências atuais, escolheram o Orchid Flower como a cor para 2022.

8. Explorar iluminação natural

Para quem busca maior leveza no dia a dia, trabalhar a iluminação natural pode ser uma ótima alternativa. Com isso, é possível aproveitar, também, uma sensação de acolhimento, além de potencializar a ventilação de ambientes. Com isso, você tem uma maior sensação de bem-estar.

painel de TV com LED decoração da sala de estar

Projeto: Arquiteta Thais Porto – Execução: Finger João Pessoa – Fotos: Felipe Mazzaro

A decoração da sala de estar pode estar alinhada com as principais tendências atuais. Com isso, é possível garantir maior conforto e beleza para os ambientes e garantir um ambiente com a sua cara. E é possível unir, também, várias das tendências que listamos aqui. Sabendo como trabalhar elas, de forma harmônica, você poderá ter um cômodo incrível, funcional e agradável para todos.

Você quer saber mais sobre como é possível garantir maior beleza e conforto ao decorar a sua casa? Então não perca nenhum conteúdo que criamos exclusivamente para quem acompanha nossas redes sociais! Inscreva-se e fique atento!

solicite orcamento moveis planejados personalizados

Olá, tudo bem? Gostaria de informações sobre a Finger.