04out

Estilo Industrial

Estilo Industrial

Uma das principais tendências de design de interiores em todo o mundo, o estilo de casa industrial, causou um impacto na hospitalidade e no varejo, e agora está se movendo mais amplamente no setor residencial. Vem conhecer mais sobre esse estilo com esse material que o Refresher Trends preparou!

  • O estilo industrial é empurrado para diferentes direções, com alguns designers e proprietários de imóveis optando por justaposição de materiais de luxo e móveis aconchegantes para um contraste rústico, ou alternativamente, para usá-lo como uma base dentro de um cenário minimalista;
  • Materiais mais comumente associados com aplicações comerciais, como chapas metálicas, concreto e aço, são cada vez mais utilizados na casa, seja na fachada do prédio ou simplesmente em móveis e acessórios – ou  até mesmo são falsificados com papel de parede idêntico;
  • Destaques para acessórios e detalhes como puxadores alças e ferragens em um visual industrial para móveis simples ou fixações;
  • Porcas, parafusos e acessórios são deliberadamente deixados aparentes para dar o show. As cores são silenciadas e principalmente monocromáticas, geralmente com uma cor vibrante jogada para contrastar.

HOMEWARES FORJADOS

Aparecendo como se concebido e construído em uma oficina de ferreiro ou estúdio de artesão, homewares revelam honestamente sua construção – porcas, parafusos e tudo mais que tiver função estrutural. Artigos de iluminação, móveis, utensílios e acessórios de ferro, revelam sua utilidade principal, mas representam mais, de forma que tornam-se um elemento de design integral. Os fabricantes brincam com as formas, oferecendo designs contemporâneos, formas aerodinâmicas, como o cabide circular da marca Annaleena.

 

DEUS ESTÁ NOS DETALHES (COMO DIRIA MIES VAN DER ROHE)

Elementos menores, detalhes e bordas são aplicados às peças para oferecer uma sensação de estilo industrial, mesmo caso o resto do item nem se encaixe nesse estilo. Torneiras, alças e pernas de mesa adornam objetos ou tampos de mesa simples, enquanto peças industriais decorativas práticas trazem toques especiais.

 

ACESSÓRIOS PARA UMA CASA INDUSTRIAL

Os detalhes decorativos da casa são adequados no estilo industrial, adicionando uma pitada de um cenário contemporâneo para auxiliar a autenticidade em um espaço industrial. Materiais como metais, concretos e revestidos a pó têm um tom industrial, enquanto alguns designers adotam uma abordagem mais literal, oferecendo tigelas de condimentos inspiradas em tubos.

 

OS TONS POP DO COLORIDO

Apesar de ser uma tendência relativamente discreta em termos de cores, designers e arquitetos aparecem com cores inesperadas para cortar os tons neutros e suaves que tipificam o estilo. Cria-se um ponto focal ou mesmo seções de espaço deliberadamente cobertos com uma única aplicação de cor. Luminárias e acessórios, como torneiras, podem oferecer um efeito de cor.

 

MADEIRA DE DEMOLIÇÃO

Elementos de madeira reformados e recuperados adicionam autenticidade e suavidade a um projeto no estilo industrial, e são usados em conjunto com materiais “mais duros” como concreto, metal e aço. Paredes feitas de paletes ou construídas de pisos recuperados de antigos edifícios industriais, com suas imperfeições originais destacadas e celebradas. Placas de andaime fazem as vezes das prateleiras ou oferecem revestimento robusto dentro de um espaço de cozinha.

 

MATERIAIS LUXUOSOS

Metais quentes trabalham bem em casas industriais, com um alto brilho de luxo ou estética mais desgastada pelo tempo. Além de apresentar itens esperados, como acessórios, os materiais luxuosos são utilizados para receber os respingos da cozinha (rodatampo) ou nos armários e até mesmo áreas de entrada.

 

ESPAÇOS SIMPLIFICADOS

casa industrial rustica estilo galpão

Evitando alguns elementos mais fúteis e mais rústicos do design industrial, essa é uma nova onda de espaços, com um ar escandinavo e até minimalista. Formas arquitetônicas incomuns, como tetos altos ou linhas de construção lúdicas, estão autorizados a ocupar o centro do palco, com mobiliário e iluminação oferecendo mais do que um papel de apoio. Cores e materiais são reduzidos, permitindo que o próprio espaço faça a conversa.

 

DICAS ADICIONAIS PARA TER UMA CASA INDUSTRIAL

casa no estilo industrial

  • Olhares industriais se movem para o universo comercial e residencial, com estilos mais acessíveis para consumidores cotidianos;
  • Preste uma atenção especial ao artesanato. Itens feitos à mão ou que parecem ser handmade, acertam em cheio os consumidores desse estilo;
  • Industrial não tem que ser só bruto. Aparências de influência escandinava são minimalistas e tem apelo industrial também.
industrial - Moodboard by Refresher Trends

Estilo de Decoração – Industrial – Moodboard by Refresher Trends

Quer ficar por dentro das tendências de design de interiores? Confira no nosso blog!

O SEU LAR É O MELHOR LUGAR DO MUNDO!

Se você gosta desse estilo de decoração, SOLICITE O ORÇAMENTO DOS MÓVEIS PLANEJADOS E TRANSFORME O SEU LAR!

SOLICITE UM ORÇAMENTO Certificado de garantia