16set

Como mobiliar o meu primeiro apartamento? Saiba aqui 4 dicas de como otimizar seu espaço.

escrito por Francieli Kern
Como mobiliar o meu primeiro apartamento? Saiba aqui 4 dicas de como otimizar seu espaço.

Realizar o sonho de ter o seu primeiro apartamento (seja próprio ou alugado) é um momento de muita empolgação. Afinal, quem nunca passou pelo processo de sonhar com cada detalhe dos espaços, buscando inspirações e criando em sua mente como criar a melhor decoração para quando esse momento acontecesse? Mas para os marinheiros de primeira viagem, é muito comum ter muitas dúvidas se realmente as escolhas são as melhores. Isso vale, principalmente, quando falamos sobre mobiliar o espaço. Uma pergunta que você deve estar se fazendo agora é: “mas como mobiliar o meu primeiro apartamento?”. Então, continue lendo e confira dicas imperdíveis.

meu primeiro apartamento

1. Faça uma lista de desejos e necessidades

Um primeiro ponto para pensar no “meu primeiro apartamento” é definir aquilo que é o desejo de cada um dos moradores e quais são as necessidades de cada um. Com isso, vocês conseguem definir o que pode ser prioridades nesse momento. Por exemplo, se um dos moradores trabalha em casa, preparar o home office com conforto e de forma funcional é fundamental.

meu primeiro apartamento

Além disso, é importante analisar quais são os pontos que são preferências da família. Por exemplo, ter uma sala aconchegante é uma prioridade maior do que preparar a cozinha? Isso auxilia a orientar quais são os itens que deverão ser vistos em primeiro lugar.

È possível, também, conversar sobre pontos que são sinergéticos (ou seja, que todos concordam) e conseguirem chegar em um acordo naqueles que não dialogam. Por exemplo, uma das pessoas quer uma cor de móvel que não combina com o estilo escolhido? Vai ser preciso chegar em um consenso sobre isso.

2. Entenda o estilo que combina mais com você e a família

O ambiente de casa precisa ser confortável para todos os moradores e isso envolve, também, pensar no estilo de decoração que é mais a cara de todos. Por exemplo, pode ser que você goste de um estilo mais moderno, contando com linhas geométricas e cores, e outras pessoas gostem de tons mais neutros.

quarto aconchegante com tapete felpudo

Execução: Finger Passo Fundo – Fotos: Otávio Assunção

Identificando isso, é possível encontrar um meio termo, que permita a todos a encontrarem formas de se sentirem contemplados. Por exemplo, pode-se criar formas de conciliar os estilos, encontrar meio termos, criar um ambiente com cada estilo, enfim, isso tudo será conversado entre vocês. O importante é que todos sintam que aquele é o lar acolhedor para eles.

Além disso, ao sentar e conversarem sobre quais são as expectativas e desejos de cada um, é possível criar um momento de proximidade entre todos, criando ainda mais expectativas sobre esse momento tão único para a família. Com certeza poderá gerar boas lembranças que ficarão para sempre.

3. Pense em funcionalidade

Outro ponto importante que você deve considerar é a funcionalidade dos cômodos. Afinal, além de belos, eles precisam atender as suas demandas no dia a dia. Não adianta, por exemplo, ter uma cozinha linda, mas que você não consiga mantê-la organizada no dia a dia, porque não consegue deixar as peças necessárias próximas para suas atividades.

sala de estar com decoração com espalho ambiente integrado living meu primeiro apartamento

Projeto: Walkiria D’Puig – Execução: Tendenzza Home Decor – Fotos: Artur Pretto

Por isso, é importante alinhar estilo, beleza e funcionalidade no seu dia a dia. Com isso, o seu convívio em casa poderá ser mais confortável. Interessante, não é mesmo?

Ao falarmos em funcionalidade, considere também como os móveis podem atender às demandas no dia a dia. Por exemplo, você pode contar com móveis que sejam bonitos e decorativos, mas também cumpram funções importantes nos ambientes.

Quer ver um exemplo? Se você precisa de espaço para guardar almofadas que podem ser utilizadas em seu sofá-cama, pode contar com um puff com baú em sua sala. Assim, ao mesmo tempo em que ele é utilizado para decorar a sala, poderá ter a função de guardar itens que poderão ser utilizados ao receber uma visita que dormirá em sua casa.

4. Verticalize os espaços

Uma dica bem interessante para proporcionar maior espaço e uma decoração incrível é verticalizar o espaço com os móveis. Além de poder proporcionar melhor aproveitamento, também ajuda a deixar o ambiente ainda mais bonito e funcional.

home office escuro com boiserie freijo

Quer ver uma dica interessante? No seu escritório de home office, conte com nichos e prateleiras no espaço. Você pode utilizar o espaço para colocar livros que ajudam em seu trabalho ou estudo, posicionar impressora, mesclando com quadros, plantas, entre outros objetos decorativos.

5. Conte com espaços integrados

Uma grande aposta para os tempos atuais e que ajuda a proporcionar ambientes mais modernos e espaçosos é criar ambientes integrados. Ou seja, a ideia aqui é romper a separação de paredes entre cômodos.

Por exemplo, que tal criar uma sala de estar integrada com a sala de jantar? Você pode quebrar a parede que separa os dois ambientes, criando maior fluidez. Mas ainda assim, você pode demarcar a diferença entre os espaços.

Isso pode ser feito, inclusive, com móveis. Uma dica bem interessante é utilizar uma estante como divisória dos ambientes. Ela pode ser vazada (ou seja, não ter um fundo) e ser utilizada para criar a decoração em cada ambiente.

6. Aposte em uma boa iluminação

Essa não é uma dica essencialmente sobre mobiliar o primeiro apartamento, mas vai ajudar a dar aquela valorizada nos móveis da sua casa. Com uma iluminação bem planejada, é possível proporcionar diversos efeitos diferentes para o seu ambiente.

iluminação natural

Projeto: Factor Muebles – Paraguay

É possível, por exemplo, proporcionar aumento dos espaços com um projeto de iluminação. Da mesma forma, dá para realçar tons, proporcionar um ar mais confortável com luz em tons quentes, entre outras possibilidades. Então para saber mais, confira este material sobre iluminações e tire boas ideias dele.

7. Opte por móveis planejados

Outro ponto importante para mobiliar o seu primeiro apartamento unindo qualidade, funcionalidade e beleza é optar por móveis planejados. Quando você opta por essa possibilidade, consegue solicitar itens que realmente estejam bem de acordo com todos os pontos que falamos antes.

Por exemplo, se você deseja uma escrivaninha com acabamento fosco, que seja funcional e esteja adequado para o espaço que tem para criar o home office, a empresa poderá criar o item de acordo com a sua necessidade. Com isso, seu primeiro apartamento, com certeza, vai ficar com a sua cara!

sala integrada com móveis planejados meu primeiro apartamento

Execução: Atrativa Finger de Concórdia – Fotos: Júlio Gomes Filho

Só que, para ter esse resultado esperado ao pensar no “meu primeiro apartamento”, é fundamental ter dois apoios importantes: um profissional especializado (arquiteto ou designer), que crie um projeto com a sua cara. O segundo é contar com uma loja que seja especializada e incrível nesse tipo de produção.

E um dos ambientes que mais nos preocupamos ao planejar nosso primeiro apartamento é a cozinha, não é mesmo? Leia nosso artigo e veja 7 cores que você pode utilizar e torná-la mais aconchegante!

Ao longo deste artigo, você viu que, para conseguir responder a pergunta “como mobiliar meu primeiro apartamento?”, é importante ter empresas parceiras ao seu lado, não é mesmo?

Para isso, conte com a Finger Móveis. Nossa missão é realizar o seu sonho, trazendo móveis de qualidade, com excelência e criando os melhores ambientes para você.

Entre em contato e vamos conversar sobre o melhor projeto para sua casa.

solicite orcamento moveis planejados personalizados

SOLICITE UM ORÇAMENTO