02out

Cozinha elegante: como criar um ambiente sofisticado?

escrito por Francieli Kern
Cozinha elegante: como criar um ambiente sofisticado?

Quer um toque a mais de sofisticação na hora de preparar e servir as refeições do dia a dia? Então, o projeto de cozinha elegante é a escolha perfeita para você. Esse estilo tem aspecto refinado e transmite muita leveza a qualquer ambiente, tanto que se tornou um dos preferidos de quem valoriza a qualidade em cada detalhe.

Cozinha

Projeto: Alexandre Bannitz Arquiteto – Execução: Edy Planejados Oficial

Já consegue imaginar a cozinha perfeita saindo do papel? Pois saiba que preparamos muitas dicas que vão te inspirar e motivar nessa missão. Lembre-se de que a elegância pode ser trabalhada de várias formas e com inúmeros recursos. O importante, no fim das contas, é chegar a um visual que agrade aos moradores.

Que tal começar? Confira as nossas sugestões e capriche na transformação do cômodo!

Prefira a mobília planejada

A primeira dica não poderia ser outra. Afinal, tem coisa mais chique que investir em peças feitas sob medida, de acordo com suas preferências e necessidades? A cozinha elegante pede móveis planejados justamente para que tudo fique em harmonia: cores, acabamentos, formatos, materiais e design.

Ao optar por esses produtos, você poderá definir cada detalhe da mobília e aproveitar o espaço ao máximo. Com medidas editáveis, é possível ocupar cada centímetro disponível e prever compartimentos suficientes para organizar os itens da cozinha: utensílios, eletroportáteis, alimentos e demais objetos.

Uma dica para transmitir elegância é priorizar móveis planejados com desenhos simples, baseados em linhas retas e com pouca mistura de materiais. É uma opção segura para evitar o exagero que, em muitos casos, prejudica a estética requintada que você tanto deseja.

Escolha cores neutras e discretas

Não tem como falar em elegância sem citar as cores neutras, como branco, cinza-claro, bege, marrom e até preto. São tons que funcionam em diferentes propostas porque não chamam tanta a atenção. Diferentemente das nuances fortes e vibrantes, eles podem ser usados sem medo de deixar o visual pesado.

Cozinha elegante

Projeto: Lo Interiores – Execução: Edy Planejados Oficial – Decor: Decorando meu apê

O ideal é que você mantenha as tonalidades discretas nas principais superfícies, como pisos, paredes e mobília. O bom é que a maioria dos eletrodomésticos já vêm com colorações neutras, como o branco, o preto e o prata do inox. São cartelas que combinam entre si e dificilmente saem de moda. Cabe a você determinar qual dessas cores terá protagonismo na composição.

Trabalhe com estilos atemporais

A cozinha elegante é aquela que sempre parece estar adequada ao seu tempo. Ou seja, mesmo com o passar dos anos, ela não perde seu charme e continua encantando os moradores. É para garantir esse resultado que recomendamos o uso de estilos atemporais, como o minimalista, o clean e até mesmo o clássico.

Se você quer focar na sofisticação, evite seguir tendências a todo custo. Muitas vezes, o que está em alta logo perde valor e se torna um problema para quem deseja um projeto de qualidade. Antes de apostar em uma novidade que acaba de ser lançada, faça o questionamento: isso realmente fará a diferença na decoração da minha cozinha?

Cozinha elegante

Projeto e Execução: Atrativa Finger – Fotos: Movie Two Creative

Invista em materiais de qualidade

A cozinha é um lugar muito legal para aplicar o estilo elegante porque tem espaço de sobra para aplicar revestimentos e metais bonitos. Então, capriche na escolha dos materiais que vão cobrir as superfícies maiores e nas peças que farão o acabamento das instalações elétricas e hidráulicas.

O mármore e o próprio granito, por exemplo, são excelentes matérias-primas para compor bancadas e mesas. Além de ter uma estética incrível, esses materiais favorecem a limpeza e estão disponíveis em várias cores e padrões. Se você tem sala com cozinha integrada, então, usar produtos requintados trará o benefício do valor agregado a ambos os cômodos.

Evite excessos de ornamentos

Muita gente comete o erro de pensar que cozinha elegante deve, necessariamente, acumular uma série de recursos. Ainda que existam muitas possibilidades em um mesmo estilo, é preciso ter cuidado com os excessos. Isso porque podem acabar poluindo visualmente o projeto, deixando tudo sem conexão.

Cozinha elegante

Projeto e Execução: Atrativa Finger – Fotos: Movie Two Creative

Uma estratégia para não correr esse risco, novamente, é investir em um ambiente planejado com base em um estilo específico. Assim, você já parte de uma base para acertar os detalhes e evitar misturas que não ficam tão interessantes. É nessas horas que o suporte de uma equipe especializada faz toda a diferença decidir com segurança.

Ilumine pontos importantes

Uma boa luz faz toda a diferença na qualidade de um projeto. E, quando se trata de cozinha elegante, é crucial pensar nesse recurso com o máximo cuidado. Além de favorecer os serviços diários, a iluminação destaca pontos atrativos do projeto para tornar tudo mais agradável aos olhos. Ou seja, o espaço também passa a ter sentido de contemplação.

Há muitos modelos de luminárias disponíveis, assim como pontos para evidenciar em cozinhas. Você pode instalar pendentes sobre a mesa ou a bancada, cobrir partes de nichos ou armários com fitas de LED e posicionar spots na rodabanca. O tom da iluminação vai depender do clima desejado, sendo o amarelo mais intimista e o branco mais estimulante.

Inclua um toque de brilho

Apesar do visual discreto, a cozinha com estilo elegante pede diferenciais que nem sempre estão presentes em outros estilos. É o caso do brilho dos metais, dos diferentes tipos de vidros e das pedras nobres. O acabamento cintilante desses recursos passa a mensagem de algo valioso, exclusivo e único.

Cozinha elegante

Projeto: Lo Interiores – Execução: Edy Planejados Oficial – Decor: Decorando meu apê

A vantagem é que você consegue incluir o efeito brilhante de várias formas: apostando em luminárias com cúpulas metalizadas, torneiras e registros de bronze ou acabamento dourado, portas de vidro em armários e muitas outras opções. O segredo é não pesar a mão e, sempre que possível, contar com a opinião de quem trabalha com arquitetura e decoração de interiores.

Agora que sabe os principais truques para compor uma cozinha elegante, que tal começar a listar as soluções que você certamente incluirá no projeto? Não se esqueça de pesquisar boas referências em forma de imagens para usar como inspiração, além de orientar os profissionais que vão assumir a execução de cada detalhe.

solicite orcamento moveis planejados personalizados

E se você curtiu o tema deste artigo, compartilhe-o em suas redes sociais para que mais pessoas tirem proveito das dicas!

SOLICITE UM ORÇAMENTO Certificado de garantia