13mar

Fique por dentro das tendências de design de interiores para os próximos anos

escrito por Francieli Kern
Fique por dentro das tendências de design de interiores para os próximos anos

Conhecer as principais tendências de design de interiores é uma ótima forma de começar a dar forma para a decoração do seu ambiente. Afinal, você quer, além de ter um cantinho com a sua cara, estar alinhado com o que está em alta no momento, não é mesmo?

Tendências de design de interiores

Projeto: Jô Magalhães – Execução: Finger Brasília – Foto: Gabriel Lima

O mercado de design de interiores passa constantemente por muitas transformações e saber elas de antemão ajuda bastante a pensar em um novo projeto para sua casa ou apartamento. E muitas delas virão com tudo nos próximos anos, viu?

Confira a seguir as principais informações sobre o assunto e aproveite para tirar suas dúvidas sobre o assunto. E, claro, comece já a preparar a sua casa para as principais tendências dos próximos anos!

Ambiente acolhedor

Após um longo período em que precisamos ficar mais em casa, percebemos a importância de que as residências precisem ser mais acolhedoras para os moradores. E por isso, essa é uma forte tendência que veio para ficar no design de interiores, sabia?

Tendências de design de interiores

Projeto: Ana Paula Ribeiro arquitetura – Execução: Finger Brasília – Foto: Edgard Cesar

Você poderá encontrar essa tendência com outro nome: o comfy. A ideia é proporcionar aconchego em todos os lugares. Algumas dicas para trazê-lo para sua casa são:

  • ter controle de temperatura de iluminação para poder trazer uma iluminação mais quente ao longo do dia;
  • móveis fofos e confortáveis;
  • uso de mantas e almofadas nos estofados;
  • priorizar luz natural;
  • uso de fibra natural;
  • trazer elementos de valor afetivo para decoração, entre outros.

Cores naturais são tendências de design de interiores

A sensação de aconchego e bem-estar em sua casa pode andar lado a lado, por exemplo, com a valorização de elementos naturais na decoração. E, claro, com isso, as cores naturais são a grande tendência para as próximas estações e, até mesmo, para os próximos anos.

tendências de design de interiores

Projeto: Arq Somar – Execução: Finger Maceió – Foto: Bia Beltrão Fotografia

Elas harmonizam bem com outra tendência que também parece veio para ficar: trazer o urban jungle para sua casa. Ou seja, se você quer uma casa lotada de plantas para proporcionar maior conforto, as cores naturais vão ajudar a potencializar ainda mais essa sensação.

Por isso, invista em tons de:

  • bege;
  • areia;
  • branco;
  • castanho;
  • marrom;
  • madeira;
  • verde;
  • musgo, entre outros.
Tendência de design de interiores

Projeto: Dani Bonatto Interiores – Execução: Atrativa Finger Concórdia – Fotos: Arquite Foto Julinho GF

Móveis curvados fazem parte das tendências de design de interiores

Os móveis curvos vieram com tudo na última temporada e continuam em alta para os próximos anos. É uma forma de proporcionar uma decoração “fora da caixinha”, elegante e versátil, já que pode ser inserida em diferentes ambientes e estilos.

Sabe a tendência de ter uma residência mais acolhedora? Os móveis curvados também estão alinhados com isso! As curvas proporcionam sensação de proximidade, bem-estar e diferem das linhas geométricas (que passam um ar maior de racionalidade e frieza).

Sala de estar - living - móveis planejados

Projeto: Arquiteto Matheus Sohne

Você pode, por exemplo, contar com sofás e poltronas curvilíneas e mesas de centro com formatos curvos e ter um espaço arredondado de estar em sua sala. Para completar, que tal uma luminária redonda no ambiente? Ficará lindo!

Busca pela própria identidade

Novamente, os últimos anos trouxeram muitas mudanças na nossa relação com o nosso lar. E, por isso, hoje temos uma proximidade maior com o ambiente. Diante disso, uma das tendências que vem desde 2021 e que continuará em alta é trazer a sua própria identidade para seu lar.

Por exemplo, se você é fã de cultura sci-fi, traga elementos que estejam alinhados com esse gosto: móveis que remetam a essa temática: cores metálicas, móveis geométricos, uso de metais nos móveis e, por que não, itens de decoração relacionados com esse tema.

Isso pode ser feito tanto em ambientes como a sala quanto, também, trazer essas influências para outros locais, como seu cantinho de leitura, escritório, quarto, entre outras possibilidades. O importante é trazer sua personalidade para o seu espaço.

cantinho da leitura tendências de design de interiores

Isso vale, até mesmo, para trazer elementos que sejam afetivos para a sua decoração. Por exemplo, você gosta de fotografia? Então que tal colocar em sua estante aquela câmera analógica que fez parte da sua infância e adolescência? Ao vê-la, muitas boas lembranças serão evocadas!

Reaproveitamento de materiais faz parte das tendência de design de interiores

A sustentabilidade não é só uma tendência, mas uma demanda importante para a garantia dos recursos naturais no futuro. Por isso, o reaproveitamento de materiais é uma tendência que vem para ficar e pode ser uma aliada importante para proporcionar mais cuidados com o meio ambiente.

Isso pode valer tanto para o uso de elementos que seriam para descarte quanto, também, para ressignificar alguns elementos como um todo. Por exemplo, mora em apartamento e não tem muito espaço para criar uma horta em casa? Use um palete na parede para criar uma horta vertical! Além de bonito, ajuda a reduzir a liberação desse material para descarte.

Tendência de design de interiores

Outra forma de reaproveitar materiais é ressignificar móveis da sua casa ou, até mesmo, de familiares. Por exemplo, alguém da família quer descartar um aparador antigo? Leve-o para sua casa! Ou, ainda, vai trocar uma porta de casa? Você pode utilizar a antiga como um tampo para uma mesa de trabalho. Criatividade aqui ajudará bastante a encontrar os melhores caminhos.

Materiais alternativos para tendência de design de interiores

Com a tendência de uma decoração mais natural, muitos materiais que não eram muito comuns na decoração e design de interiores passam a ganhar maior importância. É o caso, por exemplo, de:

  • bambu;
  • madeira de demolição;
  • materiais de fibras naturais;
  • tijolo ecológico, entre outros.

Projeto arquitetônico e de interiores: Porto Neves Arquitetura – Execução: Finger Haus Centro Sul – Foto: Walter Dias

Contudo, atente-se para a fonte desses materiais, para garantir que o seu uso está sendo feito de forma sustentável.

Pensar nas tendências de design de interiores permite que você comece a planejar já as mudanças que deseja para sua casa e deixá-la atualizada com tudo que está em alta hoje no mercado. Isso também ajuda a já definir quais serão os itens de decoração que você investirá nos próximos anos.

Por exemplo, se a sua ideia é atualizar-se para as tendências dos próximos anos, contar com itens de decoração e móveis com linhas muito duras poderá destoar bastante. E aí, a substituição precisará ser feita rapidamente. Por isso, antes de ir às compras, atualize-se com este conteúdo e planeje suas escolhas!

Sustentabilidade

Gostou deste conteúdo? Então não deixe de compartilhá-lo em suas redes sociais e faça com que mais pessoas conheçam sobre essas tendências.

solicite orcamento moveis planejados personalizados

SOLICITE UM ORÇAMENTO Certificado de garantia