04jul

Por que escolher uma fábrica sustentável de móveis?

Por que escolher uma fábrica sustentável de móveis?

Uma fábrica sustentável de móveis é aquela que atua dentro dos parâmetros de sustentabilidade, tanto no que diz respeito ao meio ambiente quanto ao incentivo do crescimento do comércio local. Assim, são locais que utilizam materiais disponíveis na natureza, seja de forma direta (como madeira para a composição dos móveis) quanto de forma indireta (como uso de energia e água para a criação dos itens).

E por mais que pareça algo distante, acredite, isso influencia muito o seu dia a dia. Fábricas que trabalham com produção de móveis de forma sustentável contribuem para manter os recursos naturais para as próximas gerações, evitar problemas como o aquecimento global, entre uma série de outras questões importantes.

A sustentabilidade está intimamente alinhada com a área de móveis planejados. Afinal, criar um projeto alinhado para suas demandas e necessidades minimiza desperdícios na produção de peças, que são feitas sob demanda, entre outras questões. Por isso, se você quer saber mais sobre o assunto, veja a seguir e entenda as razões pelas quais deve contar com fábricas sustentáveis de móveis. Boa leitura!

Uso de energias renováveis em uma fábrica sustentável

Um primeiro ponto é que as fábricas sustentáveis priorizam o uso de energias renováveis e, com isso, ajudam a promover maiores cuidados com o uso de fontes que são necessárias para nossa vivência. Percebemos o impacto disso, por exemplo, com a crise hídrica, que causou uma série de consequências para o consumo de energia elétrica. Essa é uma questão que se retroalimenta e, por isso, desde 2021 vemos a importância de buscar alternativas mais sustentáveis e incentivá-las no dia a dia.

Por exemplo, o uso de placas fotovoltaicas ou energia eólica ou, ainda, garantir redução de consumo de recursos naturais e utilizar fontes que estão sempre disponíveis (como ventos e radiação solar). Com isso, temos uma maior proteção do meio ambiente a longo prazo.

A Finger se preocupa muito com a sustentabilidade e consome há mais de 6 anos, somente energia elétrica proveniente de fontes limpas, totalmente renováveis e que não agridem o meio ambiente, conforme certificado abaixo, recebido no ano de 2022.

finger - fabrica sustentavel - energias limpas2

Fontes limpas

Não basta apenas contar com fontes de energia renováveis, mas também que sejam limpas, ou seja, que a produção não gere impacto ambiental com geração de resíduos.

Uso de madeiras provenientes de reflorestamento em uma fábrica sustentável

Em fábricas sustentáveis de móveis, é importante que um dos principais insumos utilizados seja utilizado sem impacto para o meio ambiente. O uso de madeira, por exemplo, um dos principais utilizados na indústria de móveis, sem iniciativas sustentáveis pode ajudar em problemas com desmatamento.

uso de madeiras provenientes de reflorestamento

CARB2: uma preocupação com o meio ambiente que começa com a seleção da matéria prima:

Atualmente, mais de 60% do mix de produtos da FINGER, já são produtos e padrões que possuem a classificação CARB 2.

Mas o que isso significa? Painéis produzidos com a certificação CARB2, se enquadram em uma rigorosa norma que regula as emissões de carbono e formaldeído na atmosfera. Além do compromisso com a qualidade final dos produtos, também há uma preocupação em minimizar os impactos na sociedade, respeitando ao máximo o meio ambiente e às pessoas.

Além disso, todos os padrões ofertados pela FINGER, também são produzidos a partir de recursos florestais renováveis. Por isso, as empresas sustentáveis utilizam madeiras provenientes de reflorestamento. Assim, todos os materiais utilizados são repostos no meio ambiente e minimiza os danos gerados para a natureza.

Destinação correta dos resíduos

Outro ponto importante para uma fábrica sustentável de móveis é que ela faça a destinação correta dos resíduos gerados na produção. Afinal, toda fábrica gera algum tipo de conteúdo que precisa ser descartado no futuro.

fábrica finger sustentável

Foto arquivo. 2012.

Toda a fábrica é equipada com sistema de exaustão que direciona todos os resíduos gerados no processo produtivo para containers externos a fábrica, os quais são destinados para reaproveitamento e descarte correto, para que não prejudique o meio-ambiente e tenha o menor impacto possível. Em primeiro lugar, uma boa fábrica tenta reduzir ao máximo esse tipo de produção e, ao mesmo tempo, que faça a destinação correta aos itens que não podem ser reaproveitados, sem que sejam descartados no meio ambiente, gerando danos para natureza.

Proteção do meio ambiente

Tudo que falamos anteriormente está relacionado com a proteção do meio ambiente. Afinal, nossas ações sobre a natureza causam impactos e quanto maiores ele foram, mais consequências são geradas para nós e para a natureza como um todo.

sustentabilidade

Por exemplo, quando a fábrica não traz ações sustentáveis para repor os materiais naturais utilizados, há alteração de biomas importantes, afeta a vida de diversos animais, impacta no clima, na disposição de recursos naturais (como água, alimentos, entre outros). Por isso, se você quer fazer a sua parte, conte sempre com empresas que estão preocupadas com a proteção do meio ambiente.

Preocupação com a sociedade

Como você viu no começo deste artigo, sustentabilidade não está ligada apenas com o meio ambiente, mas também para impulsionar a comunidade local e, assim, garantir que a região na qual a empresa está como um todo.

Com isso, é possível garantir que pessoas possam crescer financeiramente e, assim, alimentem o comércio local (afinal, quanto melhor a comunidade local estiver, mais elas consomem e fortalecer os mercados locais, entre outros).

Com isso, as fábricas sustentáveis possuem uma preocupação social importante, pois elas reconhecem o seu papel no meio em que estão inseridos e a importância de incentivarem o crescimento das comunidades locais.

Fábrica Móveis planejados 1900x642

Bem-estar coletivo

Outro ponto é que sustentabilidade está alinhado, também, com ideia de bem-estar. Assim, é possível garantir maior saúde e qualidade de vida para sua vida tornando-se cliente de empresas que atuam com esse princípio.

E isso vale não só para sua vida particular, mas também para o bem-estar coletivo. Quer ver um exemplo? Quando há problemas com o clima, isso afeta a vida de toda uma cidade, como vemos com as enchentes que tem acontecido nos últimos anos, muito potencializadas pelas mudanças climáticas.

Se cada empresa atuar de forma sustentável, é possível minimizar os impactos como um todo e, assim, proporcionar maiores cuidados e qualidade de vida para a sociedade como um todo. E ao incentivar empresas que atuam dentro desses parâmetros, o mercado vai percebendo essa demanda e, assim, mais negócios (não só na área de móveis) começam a buscar essas medidas para trazer maiores cuidados para o meio ambiente.

Certeza de que sua casa está alinhada com tendências modernas

Por fim, sabemos que nosso lar representa, também, os valores e princípios que temos. Por exemplo, é comum que, se você gosta de tecnologia, tenderá a ter uma decoração no estilo futurista ou moderna. Da mesma forma, se gosta de coisas do passado, um estilo retrô ou vintage serão suas escolhas.

Mas essas questões valem, também, para valores nossos. Então se você é uma pessoa que tem cuidados com o meio ambiente, traz a sustentabilidade para o seu dia a dia, é importante que as escolhas de compor o seu lar também reflitam isso.

Portanto, sempre pesquise se os seus fornecedores de móveis e itens de decoração são fábricas sustentáveis. Com isso, é possível continuar contribuindo para trazer maiores cuidados com os recursos naturais e com a comunidade local para a nossa e para as próximas gerações.

Nós aqui na Finger, por exemplo, levamos muito a sério essas questões no dia a dia. Isso porque a sustentabilidade é um dos nossos princípios. Se você quer, portanto, contar com peças produzidas com todos os cuidados com o meio ambiente, nós podemos ser os parceiros ideais para você. Somos uma fábrica sustentável de móveis, com itens de qualidade e que vão surpreender você no dia a dia.

Então quer saber mais como operamos como uma fábrica sustentável e conhecer mais sobre nosso trabalho? Entre em contato e tire suas dúvidas conosco!

solicite orcamento moveis planejados personalizados

SOLICITE UM ORÇAMENTO