30jun

Conheça 7 principais tipos de cozinha e suas particularidades

Conheça 7 principais tipos de cozinha e suas particularidades

Escolher entre os tipos de cozinha para sua casa é uma etapa fundamental para criar um ambiente inesquecível! Essa decisão é importante, principalmente, para pensar nos projetos de móveis e definição dos locais para os eletrodomésticos.

O que não faltam são opções de projetos para você implementar em sua casa. Mas afinal, como funciona cada um deles? E como escolher qual realmente é a melhor para sua casa?

cozinha de luxo planejada acabamento de moveis BP

Projeto: Balzan Arquitetura – Execução: Finger Chapecó – Fotos: Ivan Araújo

Neste artigo você conhecerá os 7 principais tipos de cozinha e, ao final, como escolher o melhor para o projeto da sua cozinha. Saiba mais a seguir.

1. Cozinha linear

A cozinha linear é uma das mais tradicionais e está alinhada, muitas vezes, com os projetos mais encontrados em prédios novos. Isso porque, normalmente, é o modelo adotado para ambientes com espaço reduzido, sendo composto de uma reta.

Para esse modelo de cozinha, o aproveitamento dos espaços se dá, principalmente, com a verticalização dos armários, podendo colocar bancadas e armários em uma só parede e utilizar projetos com prateleiras para melhorar ainda mais a usabilidade do ambiente.

tipo de cozinha planejada linear

Projeto: Arquitetura Casa – Execução: Finger Casa Forte – Foto: Walter Dias

2. Cozinha em formato de U

Outro modelo de cozinha bem interessante é aquela com formato em U. Isso significa que nas três paredes disponíveis possuem elementos funcionais para a cozinha.

cozinha provençal planejada - beneficios dos armários e a cozinha planejada

Execução: Factor Muebles – Paraguai

Explicando melhor: pense que nas duas paredes paralelas possui móveis funcionais, mas também na parede em frente a porta também há elementos que são utilizados na sua cozinha, formando uma área de serviço em formato de U. Uma parte pode, inclusive, formar uma bancada na qual as refeições possam ser realizadas.

tipos de cozinha: em U - cozinha casa de campo

Projeto; Dubeux Arquitetos – Execução: Finger Casa Forte – Foto: Paulo Higor

3. Paralela

Nesse modelo temos, normalmente, duas bancadas, que ficam uma de frente para a outra, criando um corredor reto no meio do ambiente, no qual a pessoa transita enquanto utiliza o espaço. Assim, você ganha espaço para poder colocar eletrodomésticos e móveis no ambiente. Essa segunda bancada pode ser utilizada, por exemplo, para criar uma bancada de alimentação.

cozinha paralela lavanderia integrada branca

Projeto: Studio Trasse – Execução: Finger Casa Forte – Fotos: Débora Nascimento

4. Em formato de L

Nesse caso a cozinha fica bastante semelhante a do formato em U, mas diferente da primeira, os móveis formam uma continuidade nos cantos. Assim, você pode ter um armário em formato de L, por exemplo, aproveitando melhor o espaço, sem perdas. Isso porque as portas já são posicionadas, justamente, para esse formato.

cozinha com espelho

Projeto: Módulo4 Arquitetura – Execução: Finger Casa Forte – Fotos: Walter Dias

Quando você não conta com um projeto de cozinha em L, por exemplo, pode acontecer uma pequena perda de espaço útil e que pode fazer sim uma diferença no final.

cozinha em L

Inspiração: Finger Passo Fundo

5. Ilha

A cozinha em formato de ilha é um modelo bem moderno e que tem sido cada vez mais adotada para que seja criado um espaço central.

Contudo, para que ela possa ser implementada, é preciso que o cômodo tenha espaço para criar uma bancada funcional na área central que, normalmente, é adotada em cozinhas em formato U.

cozinha provençal classica com ilha

Inspiração: Edy Planejados

Normalmente ela funciona como uma estação de trabalho (por exemplo, para cortar alimentos no espaço), como uma bancada de refeições ou, ainda, para colocar elementos como um cooktop e pia no espaço. Cada opção dependerá do projeto que deseja implementar para o ambiente.

cozinha com ilha

Projeto e execução: Finger Caruaru – Fotos: Helga Vieira

6. Cozinha gourmet

E quem disse que você não pode ter uma cozinha do lado de fora da sua casa? Pois é, essa é outra tendência bem bacana que muitas pessoas que contam com área externa estão contando cada vez mais com esse projeto.

cozinha gourmet integrada a sala de estar

Projeto: Marcos Soneco – Execução: Finger Criciúma – Fotos Rudimar Razador para Revista Sua Casa

Na cozinha gourmet você pode contar com outras possibilidades no ambiente que, normalmente, não são tão tranquilas no ambiente interno. Por exemplo, é possível colocar refrigeradores exclusivos para bebidas, churrasqueiras ou forno a lenha.

Assim, esse formato, dentre os demais tipos de cozinha, exige um projeto exclusivo para o ambiente. Vale lembrar, também, que é um estilo diferenciado, normalmente mais rústico, justamente pelo tipo de material que precisa ser utilizado.

área gourmet com piscina

Projeto: Teto Arquitetura – Execução: Finger Criciúma – Fotos Rudimar Razador para Revista Sua Casa

7. Integrada com outros ambientes

Essa é uma forte tendência nos lares brasileiros e vemos cada vez mais os imóveis virem já com a possibilidade de cozinha integrada com outros ambientes. Principalmente após a pandemia, na qual sentimos necessidade de estarmos mais próximos dos nossos familiares e visitas, queremos poder oferecer toda a atenção possível para eles, não é mesmo?

tipos de cozinha: integrada

Projeto e execução de interiores: Studio Living Caxias – Obra: Studio F.F. – Fotografia: Artur Pretto

Com a cozinha integrada, portanto, temos a possibilidade que pessoas presentes na sala de estar possam interagir mais facilmente com quem está na cozinha preparando os pratos, bem como a pessoa pode acompanhar, por exemplo, o que está passando na TV. Com isso, as conversas ficam mais tranquilas e cria um ambiente mais fluido e harmônico.

6 erros evitar na reforma cozinha

Neste caso, é importante ter um projeto que demarque bem a separação dos ambientes. Isso pode se dar, por exemplo, com móveis funcionais (como um armário, uma bancada americana, entre outros) para separar os dois cômodos parcialmente, demarcando a separação entre eles.

cozinha planejada - área gourmet

Projeto Interiores: Finger Brasília – Fotos: Eliezer Souza

Mas afinal, o que deve ser levado em consideração para escolher dentre os tipos de cozinha, aquele que é ideal? Veja a seguir alguns pontos que são importantes a serem considerados em sua escolha:

  • tamanho do cômodo;
  • se o seu imóvel é próprio para fazer algumas mudanças estruturais (isso se for possível dentro do projeto do imóvel). Por exemplo: poder quebrar uma parede para criar uma cozinha integrada com a sala de jantar;
  • como se dão as interações em sua casa ou na relação com amigos. Por exemplo, para quem gosta sempre de receber visitas e está sempre convidando amigos, um ambiente integrado ou com uma bancada de serviço deixa as pessoas mais próximas;
  • se você sente-se desconfortável com pouco espaço ou se tende a ser mais “desastrado” na cozinha, pode ser mais interessante ter uma cozinha que permite maior espaço para manuseamento dos itens;
  • estilo escolhido para o ambiente. Por exemplo, se você quer uma cozinha mais moderna, ter uma ilha no espaço pode ser mais compatível com a composição que está criando.
cozinha planejado moveis personalizados cozinha sob medida

Projeto: Danieli Bonatto Interiores – Execução: Atrativa Finger Concórdia – Fotos: MovieTowCriative

Para escolher os tipos de cozinha mais adequados com suas vontades e demandas, pode ser interessante conversar com profissionais de lojas de móveis planejados. Eles são especializados em entender quais são as questões dos clientes, ouvindo suas demandas e, assim, indicar as melhores ideias!

Gostou deste conteúdo? Então acompanhe outras ideias incríveis em nossa página no Facebook e não perca nossos posts! Não deixe de curtir!

SOLICITE UM ORÇAMENTO