20dez

Cozinha paralela: 6 dicas para planejar e decorar esse ambiente

Cozinha paralela: 6 dicas para planejar e decorar esse ambiente

Observar o formato da cozinha é essencial para fazer um bom planejamento do espaço e aproveitar ao máximo tudo o que o ambiente pode oferecer. Na cozinha paralela, por exemplo, podemos utilizar duas paredes opostas para organizar os móveis e eletrodomésticos, o que amplia as possibilidades de disposição do ambiente.

A cozinha é um dos principais cômodos da casa, afinal é onde passamos boa parte do tempo para preparar refeições saborosas para a família e amigos. Por isso, esse espaço precisa ser funcional, além de charmoso e elegante.

A seguir, mostramos as principais características desse formato de cozinha e 6 dicas preciosas para aproveitar ao máximo o ambiente. Continue conosco e boa leitura!

O que é cozinha paralela e quais suas principais características?

A cozinha paralela, que também pode ser chamada de bilateral ou corredor, tem o formato retangular, pois é estreita e comprida. Na prática, temos as duas paredes maiores para realizar a disposição dos itens da cozinha. Geralmente, as paredes menores desse modelo são utilizadas para o acesso a outros cômodos da casa, como a lavanderia, a sala ou a varanda gourmet, por exemplo.

cozinha paralela madeira

Projeto: Arquitetura Casa – Execução: Finger Casa Forte – Fotos: Walter Dias

Basicamente, as principais áreas da cozinha são formadas pelo conjunto pia, fogão e geladeira. O ideal é que esses itens fiquem dispostos de forma triangular para facilitar a movimentação e a preparação dos alimentos com segurança. Na cozinha paralela, podemos seguir essa orientação e colocarmos o fogão ao lado da pia em uma parede e a geladeira na parede oposta.

Em outros modelos de cozinha, como a de formato em “U”, os móveis e eletrodomésticos utilizam três paredes do ambiente, o que permite colocar cada elemento em uma parede distinta. Já a cozinha em formato de “L” utiliza duas paredes perpendiculares e pode ter a pia e o fogão na parede maior e a geladeira na parede lateral, por exemplo.

cozinha planejada provençal

Projeto: Airton Oliveira – Execução: Finger Passo Fundo – Fotos: Otávio Assumpção

Como planejar e decorar esse modelo de cozinha?

Geralmente, a disposição dos principais itens da cozinha (pia, fogão e geladeira) já está bem definida, em função da instalação dos encanamentos de gás, água e esgoto, além dos pontos elétricos. Entretanto, ainda temos muito o que definir no espaço para que ele seja funcional e elegante. Confira as principais dicas a seguir.

1. Defina onde cada coisa ficará

Além do fogão e geladeira, há outros eletrodomésticos importantes que facilitam o nosso dia a dia e suas disposições no ambiente também precisam ser bem estudadas para que possam ser utilizados de forma rápida, segura e eficiente. Por isso, antes de iniciar o projeto de decoração da cozinha, é preciso definir quais são esses equipamentos e determinar onde eles serão instalados.

Em uma cozinha paralela, a máquina lava-louças pode ser embutida em um nicho embaixo da pia, por exemplo. Já o forno de micro-ondas e o forno elétrico podem ser instalados na parede oposta à pia em uma torre para eletrodomésticos, que é um móvel planejado especialmente para acomodar esses itens.

2. Preze pela funcionalidade

Como mencionamos, o ideal é que as principais áreas da cozinha (quente, fria e úmida) fiquem dispostas de forma triangular. Essa recomendação é importante para proporcionar maior funcionalidade a quem cozinha, pois facilita a movimentação e o preparo da comida.

cozinha freijo e bege cozinha de luxo

Projeto: Larissa Franco Arquiteta – Execução: Dautore Aracaju – Fotos: Filippe Araújo

Não são apenas os eletrodomésticos que precisam estar bem organizados e distribuídos de forma bem planejada. Outros acessórios da cozinha como panelas, talheres e eletroportáteis, também devem ter o seu espaço bem definido. Dessa forma, haverá mais organização e facilidade de acesso durante a utilização do ambiente.

3. Pense na circulação

É importante observar o espaço de circulação na cozinha. O ideal é que entre a pia e o móvel da outra parede haja a distância mínima de 1,20m. Dessa forma, será possível que uma pessoa utilize o espaço para cozinhar e consiga abrir as portas dos armários e eletrodomésticos.

Projeto: LO Interiores – Execução: Edy Planejados – Fotos Sidney Doll

Além disso, essa distância também permite que uma pessoa circule pelo ambiente sem atrapalhar a outra que esteja cozinhando.

4. Coloque uma bancada

A bancada é um elemento importante na cozinha, pois ela complementa o espaço necessário para preparar ou apoiar os alimentos. Ela também pode ser utilizada com uma banqueta auxiliar para fazer uma refeição rápida.

cozinha paralela

Além disso, a bancada pode ter diferentes tipos de acabamento, como granito e mármore, ou ser planejada e acomodar armários inferiores, o que aumenta a capacidade de armazenamento e ajuda a deixar o ambiente ainda mais organizado.

5. Capriche na iluminação

A iluminação da cozinha deve ser eficiente para que as atividades possam ser realizadas com segurança, já que é preciso manusear objetos que podem machucar como facas, entre outros. Mesmo em residências que tenham bastante iluminação natural, a luz artificial é essencial para utilizarmos o ambiente durante a noite.

cozinha paralela lavanderia integrada branca

Projeto: Studio Trasse – Execução: Finger Casa Forte – Fotos: Débora Nascimento

É importante observar alguns pontos na iluminação da cozinha, entre eles a localização dos pontos de luz e a cor das lâmpadas. O ideal é distribuir alguns pontos de luz sobre as áreas de preparo dos alimentos, como sobre o fogão e a pia, além de ter um ponto de iluminação central.

Também é possível utilizar alguns pontos de iluminação decorativa ou fitas de LED para iluminar armários e bancadas. Em relação às cores da iluminação, as lâmpadas brancas ou frias são mais apropriadas para esse ambiente, pois ajudam a realçar os objetos e alimentos.

6. Faça móveis planejados

A escolha dos móveis é muito importante ao decorar a cozinha, afinal eles ajudam na organização do ambiente. Optar por móveis planejados é uma forma de ter uma cozinha totalmente personalizada, pois é possível distribuir os armários conforme a necessidade de uso e aproveitar melhor todo o espaço disponível.

E não é só isso! Os móveis planejados deixam a cozinha ainda mais elegante e funcional, pois podemos personalizar o interior dos armários e adicionar aramados que ajudam a armazenar e organizar melhor os objetos. Além disso, é possível escolher diferentes tipos de acabamento, o que permite criar combinações e deixar o projeto ainda mais personalizado.

Vale ressaltar que, ao fazer um projeto de móveis planejado, tudo o que compõe a cozinha é considerado, ou seja, o tipo de piso existente, as cores utilizadas no ambiente e a iluminação. Tudo isso é avaliado para criar um espaço único, funcional e elegante.

Onde encontrar inspirações para planejar e decorar sua cozinha?

Existem várias formas de encontrar ideias para planejar e decorar sua cozinha paralela do jeito que sempre quis. Nas redes sociais, por exemplo, podemos encontrar várias imagens de projetos incríveis que podem servir de inspiração. Há também diversos sites e blogs sobre decorações de ambientes disponíveis na internet, o que amplia ainda mais as opções de pesquisa.

cozinha e sala integrada origens 2022

O formato de cozinha paralela permite a utilização de duas paredes opostas para mobiliar o ambiente. Isso possibilita a realização de um projeto de decoração completo e com muitas funcionalidades. Portanto, observe as dicas que apresentamos e transforme a sua cozinha em um espaço funcional, organizado e bem elegante.

Gostou das nossas dicas sobre decoração para cozinhas? Então, curta a nossa página no Facebook e acompanhe as nossas publicações!

Já nos acompanha nas redes sociais? Estamos no FacebookInstagramYouTube, Twitter e Pinterest!

Olá, tudo bem? Gostaria de informações sobre a Finger.