03fev

Cozinha conjugada com sala: 13 dicas de como decorar

escrito por Francieli Kern
Cozinha conjugada com sala: 13 dicas de como decorar

Se você precisa aproveitar ao máximo o espaço em seu lar, uma ótima saída pode ser apostar na cozinha conjugada com sala. Isso porque você vai unir os dois espaços em um só, sem usar paredes ou outras divisórias que vão deixar o ambiente ainda menor. Mas para montar uma cozinha conjugada com a sala, é preciso ficar atento a alguns fatores e seguir algumas dicas de decoração para evitar problemas no futuro.

Sala com cozinha integrada

Execução: Finger Goiânia – Fotos: Gabs Video MKT

Vantagens de uma cozinha conjugada

A cozinha conjugada traz diversas vantagens e pode fazer a diferença para quem escolhe esse tipo de ambiente. Confira mais e saiba por que apostar na cozinha integrada com a sala de estar:

  • otimização de espaço;
  • economia de energia;
  • harmonização dos ambientes;
  • decoração integrada;
  • praticidade;
  • ambiente com maior funcionalidade;
  • maior interação entre os moradores.
ambientes integrados de luxo com móveis planejados

Casa em Winter Garden – Flórida
Projeto: Juliana Bortolato – Execução: Finger USA – Fotos: Feitosa Films Production

Mas para ter uma cozinha conjugada com a sala, é preciso apostar em alguns pontos importantes, como ter atenção aos aromas da cozinha que podem atrapalhar o conforto da sala de estar. Além disso, é importante manter a organização da cozinha para evitar que os dois ambientes se misturem de uma forma não muito agradável. Por isso, opte por um depurador na cozinha e escolha armários e organizadores.

cozinha integrada sala estar

Projeto: Danieli Bonatto Interiores – Execução: Atrativa Finger Concórdia – Fotos: Júlio Gomes Filho

Dicas para decorar a cozinha conjugada com sala

A cozinha conjugada com sala é uma opção moderna e que precisa de uma decoração que também siga a linha moderna, mantendo o objetivo desse tipo de integração. Seguindo uma pegada mais clean, minimalista, é possível explorar bem o ambiente, valorizando o espaço.

1. Use bancadas

As bancadas podem ser as divisórias entre sala e cozinha. Apostar em cadeiras bistrô para compor essa divisão faz com que você tenha dois ambientes integrados sem desrespeitar os limites de cada um. A bancada é uma alternativa para quem não tem muito espaço sobrando.

Projeto: Dani Bonatto Interiores – Execução: Atrativa Finger de Concórdia – Fotos: Júlio Gomes Filho

2. Opte por estilos complementares

Para decorar os ambientes, opte por estilos complementares, evitando que a decoração fique completamente diferente uma da outra. Assim, você consegue deixar os ambientes mais harmônicos e organizados, trazendo mais conforto para os moradores e visitantes. Nesse sentido, você poderá escolher cores que se completem e que mantenham um equilíbrio entre si, mantendo sempre a organização visual do espaço.

3. Escolha móveis e eletrodomésticos harmônicos

Ao escolher os móveis e eletrodomésticos dos ambientes, tente manter um padrão. Na cozinha, se escolher a geladeira de inox, por exemplo, opte por manter esse padrão nos outros eletros, como fogão, máquina de lavar. Na sala, mantenha um tom que complemente a cozinha.

cozinha integrada com sala

Projeto: Dani Bonatto Interiores – Execução: Atrativa Finger de Concórdia – Fotos: Júlio Gomes Filho

4. Se preferir, escolha porta de correr

Para fazer a divisão dos espaços, portas de correr podem facilitar. Assim, você mantém a privacidade de cada ambiente, evitando que os aromas da cozinha corram até a sala, por exemplo. Essa opção é perfeita para quem não quer misturar os dois ambientes, mantendo um controle melhor, mas sem perder a otimização do espaço.

sala de estar ambiente integrado

Projeto: Walkiria D’Puig Arquitetura – Execução: Tendenzza Decor – Fotos: Artur Pretto

5. Ilumine bem

Na hora de montar a cozinha conjugada com sala, é preciso se preocupar com a iluminação do local. Para a cozinha, opte por uma iluminação mais fria, que ajude a melhorar a visualização na hora de preparar as refeições. Para a sala, escolha uma iluminação mais quente, tons amarelos, para deixar o ambiente mais aconchegante.

cozinha conceito aberto

Projeto: LO Interiores – Execução: Edy Planejados – Fotos Sidney Doll

6. Use tapetes

Os tapetes são perfeitos para demarcar ambientes, deixando a sala mais aconchegante e auxiliando na hora de separá-la da cozinha. Para a cozinha, opte por passadeiras. Para a sala, tapetes grandes que tomem o espaço central, entre TV e sofá. Isso vai deixar o espaço mais charmoso e mais bem definido.

7. Escolha uma mesa de jantar como divisão

A mesa de jantar pode ser também uma forma de dividir o ambiente. Posicione a mesa em um local que tome parte dos dois ambientes, fazendo com a peça seja a divisória. Você pode colocar a mesa próximo à bancada, por exemplo.

Projeto: Studio Lk – Execução: Edy Planejados

8. Opte por móveis vazados

Os móveis vazados estão em alta e vão continuar por muito tempo. Estantes vazadas podem ser uma boa aposta para esses ambientes. Usá-las como divisórias é uma forma de deixar o ambiente mais aberto, valorizando o espaço e fazendo com que ele pareça um pouco maior.

9. Utilize espelhos

Os espelhos contribuem para deixar o ambiente mais amplo e iluminado. Então, opte por utilizar espelhos na decoração. Uma parede com espelhos pode contribuir para deixar o ambiente mais charmoso, iluminado e agradável.

Hall de entrada iluminação

Projeto: Studio Artha – Novo Hamburgo

10. Atente-se aos detalhes

Os detalhes da decoração fazem a diferença. Opte por plantas para deixar o ambiente mais agradável ou itens que possam complementar a decoração, deixando os ambientes mais personalizados. Almofadas no sofá, arranjos, tudo isso pode contribuir para um ambiente integrado.

cozinha de luxo planejada acabamento de moveis BP

Projeto: Balzan Arquitetura – Execução: Finger Chapecó – Fotos: Ivan Araújo

11. Aposte no minimalismo

O minimalismo é uma tendência que chegou para ficar e que contribui para um ambiente mais funcional, organizado e agradável. Com a integração desses dois ambientes, optar por menos móveis e itens pode fazer a diferença na organização. É uma tendência que vale muito a pena apostar!

12. Tenha um cantinho do café

O cantinho do café é uma ótima opção para integrar os ambientes e formar uma cozinha conjugada com sala. Normalmente, o cantinho do café é feito com um buffet, que pode ser móvel ou não, colocado próximo a uma parede entre a sala e a cozinha. Assim, você cria um cantinho especial e que contribui para deixar um ambiente mais próximo do outro.

cantinho do café em cozinha conjugada

13. Prefira móveis planejados

Outra dica é apostar em móveis planejados. Eles atendem às suas expectativas, transformando a união desses ambientes no que você sempre desejou, e podem sim transformar qualquer ambiente, valorizando melhorar o espaço, otimizando-o e tornando-o mais funcional. Além disso, escolher o móvel na cor, tamanho e formato que você deseja é uma grande ideia.

Com essas dicas, fica mais fácil montar a sua cozinha conjugada com sala, valorizando o espaço. Para montar a cozinha conjugada, uma boa dica é contratar um profissional capacitado para desenhar o projeto.

solicite orcamento moveis planejados personalizados

Se você precisa de outras ideias sobre como montar sua cozinha, aproveite para conferir nossas 6 dicas para planejar e decorar uma cozinha paralela!

SOLICITE UM ORÇAMENTO Certificado de garantia