30jan

Cantinho do café moderno: 8 dicas para montar o seu

escrito por Francieli Kern
Cantinho do café moderno: 8 dicas para montar o seu

O cantinho do café moderno tem sido uma forte tendência nas residências, principalmente, com a maior adesão ao trabalho remoto e passarmos mais tempo na residência. Afinal, cada vez mais vemos a necessidade de criar espaços para poder apreciar e relaxar e proporcionar conforto em nossa casa.

Se você aprecia essa, que é considerada a bebida preferida dos brasileiros, que tal montar um local especial para ter um ambiente bonito e estiloso em sua casa?

Continue lendo e aproveite as melhores dicas para criar um espaço único em sua casa. Boa leitura.

Quais são as vantagens de ter um cantinho do café moderno?

O café é uma bebida que desperta boas sensações em muitas pessoas. Alguns dizem que se sentem mais dispostos e felizes ao apreciar um bom café. Esses efeitos positivos são potencializados quando a bebida é consumida em um lugar aconchegante e charmoso, como o cantinho do café moderno.

Entre as principais vantagens desse ambiente, podemos destacar:

  • Chance de desfrutar de uma experiência semelhante a vivenciada em uma cafeteria;
  • Agiliza a rotina e torna mais prática a pausa para café;
  • Recarrega as energias e promove um clima descontraído — perfeito para um bom bate-papo com amigos.

Quais são as melhores dicas para montar um cantinho do café ideal?

Para criar um cantinho do café moderno especial, é importante seguir à risca algumas dicas. Afinal, esse ambiente é o resultado de uma mistura que leva criatividade, personalização e bom gosto. A seguir, elencamos algumas sugestões valiosas para caprichar no cantinho.

1. Escolha um local acolhedor para cantinho do café moderno

O cantinho do café moderno tem ganhado muito destaque, principalmente, porque com a adesão maior do home office, é importante ter um lugar gostoso para apreciar um momento de pausa. E, também, é uma ótima oportunidade para criar um ambiente interessante para curtir com as visitas, por exemplo, para um chá da tarde.

ideias para o cantinho de café

Projeto: Josi Barros
Execução: Finger Casa Forte
Fotos: Débora Nascimento

Por isso, é importante que ele esteja em um lugar acolhedor, que passe sensação de bem-estar e tranquilidade. Assim, ao chegar no local para fazer o seu café, você já entrará no mood de relaxamento.

2. Defina um estilo para seu cantinho do café

Outro ponto importante é definir, também, o estilo do seu cantinho do café. Essa escolha ajuda na hora de priorizar quais são as cores que vão compor o ambiente e características dos móveis que farão parte do espaço.

cantinho do café bar adega

Projeto: Ideia Mais Arquitetura – Execução: Finger Goiania – Fotos: Play Motioon

Por exemplo, é comum que o cantinho tenha um aparador, que recebe os métodos e itens que ajudam no preparo da bebida. Ao definir o estilo retrô, você pode escolher um aparador com pés palito, um clássico para esse estilo.

3. Escolha uma paleta de cores

Quais são as cores que vão fazer parte do seu cantinho do café moderno? Esse é um ponto que chama bastante atenção e orienta demais escolhas. Por exemplo, se você quiser contar com um rosé gold para a decoração, muitos itens de decoração e peças de louças combinarão com isso.

home office - cantinho do café

Projeto: Rafa Guimarães
Execução: Finger Maceió
Fotos: Bia Beltrão

4. Tenha louças estilosas para o cantinho do café

Fato é que outro ponto importante que chama bastante atenção para o seu cantinho do café são as louças (ou seja, o kit de chá e xícaras específicas para drinks diferentes com café). Elas podem estar alinhadas com o estilo escolhido e, também, com a paleta de cores definida.

Por exemplo, se você quer um estilo mais moderno monocromático, pode contar com louças em tons de preto e branco e opções que fujam do comum (por exemplo, canecas quadradas).

sala de reuniões - home office - café

Execução: Finger Brasília – Fotos: Eliezer Souza

Além disso, você pode, também, ter xícaras específicas para preparos diferenciados de café. Por exemplo, quem ama capuccino, poderá contar com modelos que são dedicados para o preparo desta bebida.

5. Conte com métodos diferentes

Seja você um coffee lover ou, então, alguém que é um entusiasta só daquele café para acordar de manhã, pode aproveitar para decorar o seu espaço no cantinho com métodos diferentes de preparo de café. Sabia que não é só o nosso famoso coado que proporciona uma boa bebida?

cozinha planejada

Pois é, se você pesquisar, vai descobrir que é possível brincar com sensações diferentes da bebida mais amada pelos brasileiros. Algumas opções de métodos diferentes e que podem fazer parte do seu cantinho são:

  • Clever;
  • Chemex;
  • prensa francesa;
  • Aeropress;
  • V60;
  • Moka (famosa cafeteira francesa), entre outras.

6. Verticalize a decoração

Se você tem pouco espaço para o seu cantinho do café moderno, uma boa opção é verticalizar a decoração. Por exemplo, pode colocar xícaras e pires e outros itens da sua louça em prateleiras.

café infográfico

Se você é um amante de diversos métodos de cafés, como falamos no item anterior, pode ser interessante colocá-los expostos em prateleiras. Isso dá um charme a mais para a decoração, pois muitos deles são, de fato, bonitos. É o caso, por exemplo, do Chemex, cuja jarra sempre chama bastante atenção.

7. Conte com itens de decoração

Como os cantinhos do café estão cada vez mais em alta, vemos muitos itens de decoração voltados para esse espaço. É o caso, por exemplo, de plaquinhas decorativas, letreiros, quadros em formato de itens relacionados (como em formato de xícara), entre outros.

Além disso, você pode contar com outros elementos de decoração que podem ser sofisticados e modernos, como árvores de madeira que funcionam como porta-xícaras ou bandejas espelhadas para colocar os itens de apoio para o preparo do seu café (como açúcar, baunilha, canela, colheres de café, entre outras).

Espelhos e vasos de plantas também são super bem-vindos e passam não só uma sensação elegante, mas também de aconchego. Esses itens de decoração ficam bem bonitos quando você consegue harmonizá-los com o estilo definido anteriormente.

8.Personalize a parede

Uma estratégia eficiente para delimitar o cantinho do café sem comprometer o espaço é criar uma parede personalizada. Para atingir esse objetivo, é necessário destacar a parede. Como fazer isso? Por pintá-la com uma cor diferente — talvez em um tom mais escuro do que o encontrado no restante do ambiente.

Também é possível revestir a parede com um papel decorativo. O interessante aqui é soltar a imaginação dentro da temática do café. Sendo assim, o papel de parede pode ter desenhos ou imagens de grãos de café, cafeteiras, cafeterias ou xícaras enfumaçadas pela quentura da bebida.

Outra opção é decorar a parede com chalkboard (tinta lousa). Essa alternativa gera um ambiente despojado, criativo e jovem. Como é uma representação de um quadro negro escolar, é possível escrever frases inspiradoras, apagá-las e depois escrever novas.

Podemos ainda falar de outras formas decorativas, como: letreiros luminosos, quadros temáticos e placas de boas-vindas. Como dito, o importante é imprimir personalidade do proprietário do cantinho sem fugir muito da temática do café.

9.Invista na iluminação

A iluminação é um dos aspectos que mais influenciam no conforto, aconchego e designe do cantinho do café moderno. No mercado, existem inúmeras opções de luminárias, como: arandelas, spots direcionados, luz de LED, lustre pendente e pisca-pisca. Qual é a melhor? A que “conversa” como a decoração desejada.

Por exemplo, se o proprietário intenciona destacar um objeto (como a máquina de café), um spot direcionado é o ideal. Por outro, caso o desejo seja delimitar um espaço (como a mesa de café), as luzes LED de chão são perfeitas. Já as arandelas, ajudam na construção de um cantinho elegante e contemporâneo.

Ainda no projeto da iluminação artificial, é importante que as luzes tenham controle de intensidade. Sendo assim, os frequentadores podem aumentar ou diminuir o nível de iluminação conforme a necessidade. À noite, por exemplo, se preferirem um ambiente mais intimista, basta regular para a meia luz.

Outra opção inteligente é a iluminação natural. Em casas ou apartamentos que tem uma incidência generosa da luz solar, o projeto do cantinho pode contar com uma abertura de vidro, como: janelas, basculantes ou tetos. Dessa forma, além de economizar energia, o ambiente fica mais confortável termicamente — em especial no inverno.

10.Conte com móveis planejados

Os móveis planejados são uma opção incrível para criar um cantinho do café moderno. Isso porque é possível escolher todos os detalhes para compor o estilo do jeitinho que você quer e proporcionar aquela sensação maravilhosa de que conseguiu criar algo que tanto sonhou.

Além disso, em muitos lugares, você poderá ter pouco espaço para criar o seu cantinho. Com os móveis planejados, é possível criar uma opção com tamanho conforme o que você precisa, com materiais, cores e acabamentos que combinem com tudo que você definiu antes.

Por exemplo, quer um estilo moderno? Use móveis com linhas bem demarcadas, em tons escuros (como preto) e com acabamento fosco. Fica uma opção incrível e bem charmosa.

cozinha minimalista

Mas, para isso, é importante contar com uma loja de móveis planejados que consiga realizar o seu sonho incrível de um cantinho do café moderno para criar momentos inesquecíveis, seja no seu dia a dia em casa, seja ao receber visitas para um café da tarde.

Para isso, conte com a Finger Móveis Planejados! Temos opções incríveis para você que deseja criar não só um espaço incrível para seu café e chá da tarde, mas para criar um lar confortável, do jeito que sonha.

Gostou de saber mais sobre esse assunto? Conhece amigos ou familiares que também são apaixonados por café e vão amar conhecer este conteúdo? Compartilhe-o em suas redes sociais e faça com que chegue até eles!

solicite orcamento moveis planejados personalizados

SOLICITE UM ORÇAMENTO Certificado de garantia