16ago

Decoração com papel de parede: 5 dicas para renovar os cômodos

escrito por Francieli Kern
Decoração com papel de parede: 5 dicas para renovar os cômodos

Praticidade é uma característica valiosa no momento de alterar a aparência da casa. Felizmente, algumas ideias envolvem recursos que proporcionam aplicação fácil para você renovar o visual de diversos cômodos. Um bom exemplo está na tradicional decoração com papel de parede.

Há modelos para todos os gostos e objetivos, com opções que atendem desde quarto infantil até escritório doméstico. Se tem sido difícil decidir entre tantas opções, fique de olho nas dicas do nosso artigo.

closet organizado

Projeto: Natália Veloso – Execução: Finger Goiânia – Fotos: Play Motion

Vamos mostrar os principais aspectos a considerar na escolha desse versátil produto!

1. Observe as condições do ambiente

Os papéis têm composições diferentes para que se adaptem às características do local onde serão instalados. Logo, leve isso em conta na hora de buscar um modelo para qualquer área da residência. Pense que esse cuidado vai ajudar a preservar sua decoração com papel de parede por mais tempo.

quarto infantil com escalada

Projeto: Natália Veloso – Execução: Finger Goiânia – Fotos: Play Motion

Espaços úmidos, como cozinhasbanheiros e lavanderias, precisam de uma versão resistente à água. A melhor opção é o papel de parede vinílico, pois recebe uma camada de plástico (PVC) que o torna impermeável. Isso significa que pode ser lavado sem problemas relacionados a um desgaste acelerado.

Os demais ambientes da casa podem receber os papéis tradicionais, feitos de celulose ou TNT. Como são áreas secas, é possível abusar dos modelos com relevo, efeito tridimensional ou toque aveludado, por exemplo, sem medo de danificar as texturas. A variedade é tanta que você certamente encontrará o modelo certo para cada local.

2. Verifique o acabamento das paredes

Superfícies rugosas ou com danos não são adequadas para a aplicação desse tipo de material. Sem as devidas correções, o risco de obter um resultado ruim será bem alto. É por isso que você deve verificar toda a área de trabalho antes de iniciar a sua decoração com papel de parede.

moveis para estudo dormitorio infantil home office

Projeto: Dani Bonatto Interiores – Execução: Atrativa Finger Concórdia – Fotos: Movie Two Creative

Se houver textura ou outro efeito que gere aspereza, a aderência do produto será prejudicada. O ideal é retocar a parede e corrigir possíveis imperfeições — buraco feito com prego, protuberância por conta de mau acabamento e até mancha de umidade causada por infiltração.

3. Avalie a paleta de cores do local

Se olhar com bastante atenção, você verá que cada cômodo tem a predominância de uma ou mais cores. Para garantir harmonia, vale a pena respeitar essa paleta de base ao escolher o tema do papel de parede. Pense que o mesmo produto nem sempre cai bem em todos os estilos de decoração.

dormitorio infantil

Projeto: Muda Arquitetos – Execução: Finger Casa Forte

É claro que você pode usar a criatividade e deixar o espaço personalizado. Só tenha cuidado com o excesso de elementos e misturas, a fim de não deixar o ambiente pesado. Uma boa estratégia é selecionar papéis que tenham tons parecidos com aqueles já presentes no recinto ou que tragam estampas discretas.

A simples conexão entre os elementos que compõem diferentes acessórios da casa já traz uma boa harmonia. Então, experimente usar um papel de parede com características semelhantes às de um tapete, luminária, estofado ou acabamento da mobília que existe no recinto.

4. Equilibre os estilos decorativos

Complementando a dica anterior, reflita sobre o visual que você quer que predomine no espaço. Não adianta pensar em uma decoração com papel de parede clássica se o local tem muitos elementos modernos. O material, sozinho, não será suficiente para alterar o estilo principal.

Você tem duas opções para acertar na combinação: priorizar papéis que sigam o mesmo tema do ambiente ou substituir a mobília, acessórios e tecidos por novos produtos. Na segunda alternativa, é o momento ideal para atualizar as peças e criar um cenário novo.

decoração de estante studio corporativo - decoração papel de parede glitter

Projeto: Adomiciano Interiores – Execução: Estudio Eleganz – Foto: Pablo Zanella

Veja exemplos de estampas ou desenhos associados a cada tema:

  • retrô — padrões geométricos em tamanho mini e mix de cores fortes com tons pastel;
  • rústico — simula acabamentos mais brutos, como o tijolo, as pedras e a madeira de demolição;
  • industrial — variações de cinza, reprodução de materiais sóbrios e acabamentos metalizados;
  • minimalista — muitas malhas quadriculadas, listras, efeitos pontilhados e repetição de figuras geométricas;
  • moderno — imagens atemporais, efeitos abstratos e toques de arte exclusiva, no estilo de grafite urbano;
  • romântico — estampa floral e desenhos delicados, como os arabescos e demais gravuras com linhas sinuosas;
  • tropical — imagens sobre a fauna e a flora brasileiras, incluindo aves, flores e folhagens sobre fundos coloridos.

5. Tire proveito dos móveis planejados

A troca dos móveis é uma solução atrativa para adequar cômodos inteiros às suas expectativas. Afinal, são itens presentes em todos os ambientes e preenchem boa parte do cenário. Não é à toa que, com pequenas mudanças nos modelos expostos, o visual da sua casa logo se transforma.

quarto infantil lousa

Projeto: Natália Veloso – Execução: Finger Goiânia – Fotos: Play Motion

O ideal, para chegar ao resultado perfeito, é investir em móveis planejados. Eles têm a grande vantagem da personalização completa, visto que são feitos sob encomenda para apresentar as cores, formatos e tamanhos que você deseja. Isso significa que é possível adaptar as peças ao design pensado para a decoração com papel de parede.

Decidiu seguir uma linha mais romântica? Então, aposte em móveis com bordas arredondadas e que tragam ornamentos delicados. Se o caminho é um estilo industrial, a dica é solicitar um projeto inspirado em peças lisas, trabalhadas em tons neutros como cinza, branco, preto e marrom.

6. Pense nas sensações desejadas

Esse é mais um cuidado importante na hora de buscar seu papel de parede. Por ser um recurso decorativo, composto por cores, padrões e figuras específicas, ele tem o potencial de transmitir certas sensações ao ambiente. Cabe a você decidir se a estética do produto está alinhada às percepções desejadas;

decoração com papel parede tijolinho living

Projeto: LO Interiores – Execução: Edy Planejados

Tenha isso em mente ao buscar modelos para quartos, salas de estar e qualquer outra área da sua casa. Para não ter dúvidas, veja alguns exemplos de acabamentos/estampas e os respectivos efeitos que podem gerar:

  • tons claros — amplitude visual e potencialização da luz (mais claridade);
  • tons pastel — tranquilidade e relaxamento, principalmente quando envolvem cores frias;
  • cores quentes — conforto e aconchego, ainda mais se combinados a itens de madeira;
  • cores escuras — sobriedade e elegância, mas podem “encolher” visualmente;
  • linhas retas — desenhos retilíneos transmitem jovialidade, ação, dinamismo e força;
  • linhas sinuosas — padrões delicados e orgânicos remetem à natureza e seus recursos.

7. Varie as superfícies de aplicação

A decoração com papel de parede não precisa se limitar às grandes superfícies. Embora o nome do produto traga a lembrança das grandes divisórias da casa, nada impede que você o aplique em áreas menores, a fim de criar murais, esconder imperfeições e até customizar um móvel antigo.

dormitório de casal com papel de parede

Projeto: LAM Arquitetura – Execução: Edy Planejados – Fotos: Vilhora

Que tal aproveitar o material, por exemplo, para decorar uma estante ou um armário velho que você tanto gosta? Outra opção é cobrir fundos de nichos com o papel recortado no tamanho certo, destacar vigas ou colunas em ambientes descolados e até inovar no forro de um quarto infantil.

Há até quem delimite o espaço de colagem para compor cabeceiras e painéis para televisão. Essa proposta é bem-vinda em casos de limitação de espaço, já que o papel de parede não ocupa nenhum centímetro. As possibilidades são diversas e convidam muita gente a soltar a criatividade para obter algo exclusivo.

Deu vontade de testar? Pois saiba que você já está a poucos passos de arrasar na decoração com papel de parede. Basta seguir as nossas ideias e respeitar sua preferência por determinadas combinações. Esperamos que goste do resultado e consiga deixar cada cantinho do seu lar ainda mais bonito.

Se curtiu a dica de usar móveis planejados, fale com a nossa equipe e descubra mais detalhes dessa solução. Esperamos seu contato para personalizar o projeto do jeito que você deseja!

solicite orcamento moveis planejados personalizados

E já que o assunto é transformação, aproveite e leia as dicas para decorar estante!

Gostou do conteúdo? Aproveite e siga a Finger Móveis Planejados nas redes sociais: Facebook, Instagram, YouTube e Pinterest.

SOLICITE UM ORÇAMENTO Certificado de garantia