01maio

Confira 6 dicas essenciais para decorar a estante da sua casa

Confira 6 dicas essenciais para decorar a estante da sua casa

Você tem dificuldade em decorar a estante da sua casa para que ela combine com os outros elementos decorativos da sua casa? Saiba que diferentes tipos de modelos podem ajudar você a compor melhor os espaços, organizando e otimizando de forma eficiente os cômodos do seu lar.

Independentemente de cor, estilo ou tamanho, a estante pode ser o complemento ideal para qualquer ambiente e, quando usada de maneira adequada, é capaz de renovar os ambientes. Por serem itens funcionais e versáteis, elas servem para uma série de finalidades e podem ser instaladas em qualquer local.

Projeto: Azevedo Interiores – Execução: Finger Canoas – Fotografia de Gabriel Konrath

Acompanhe a seguir e confira 6 dicas essenciais para decorar a estante de forma personalizada e harmoniosa. Boa leitura!

solicite orcamento moveis planejados personalizados

Qual é a importância da decoração dos elementos?

A estante é um móvel central em qualquer cômodo, seja na sala, no escritório ou no quarto. Manter a estante sempre arrumada e organizada é fundamental para a melhora da experiência e do uso dos moradores. Nesse sentido, uma decoração bem planejada é capaz de transformar o visual e o estilo do ambiente, que passa a ser mais otimizado e agradável para quem vive no local.

Os espaços onde as estantes ficam instaladas devem ser os primeiros a serem observados antes de começar a pensar no modelo de decoração. Em cada cômodo, é preciso considerar a funcionalidade que a estante terá, por exemplo, no escritório. Ela pode ser utilizada para manter os livros e os documentos arrumados, enquanto na sala ela pode, simplesmente, conter elementos estéticos e decorativos personalizados.

estante planejada para sala de estar tons neutros

Projeto: Arq Sign – Execução: Finger Piedade – Foto: Adriano Rodrigo

Nos quartos, o móvel pode ser aproveitado para combinar com as cores das paredes e da mobília, inserindo itens como vasos, porta-retratos, esculturas, entre outros objetos pessoais do morador. Também é bem comum aproveitar a estante como mesa, servindo como um espaço de home office ou estudo, ou apenas para acomodar livros, cadernos, dentre outros itens que podem ficar ao alcance da mão e da vista.

solicite orcamento moveis planejados personalizados

Uma decoração bem elaborada, para além do valor estético, torna a casa mais aconchegante e agradável, oferecendo mais bem-estar e qualidade de vida aos moradores. Assim como os móveis, a decoração é um elemento imprescindível para quem deseja viver melhor, criando ambientes com detalhes que transmitem muito da sua personalidade e estilo.

decoração de estante despensa de cozinha

Foto por Jason Leung – Unsplash

Como decorar sua estante como profissional?

As estantes são móveis bastante versáteis que podem ter uma série de usos. No entanto, elas podem acabar ficando meio apagadas em meio aos outros móveis. Uma forma de evitar isso é planejar uma boa decoração para a mobília, que pode combinar com outros itens dos cômodos.

estante corporativa

Projeto: Studio Cortex – Execução: Atrativa Finger Concórdia – Fotos: Júlio Gomes Filho

O primeiro passo é definir qual será a sua finalidade em cada espaço. Tendo isso em mente, fica mais fácil entender como escolher e organizar os objetos e quais itens devem ser evitados. Além disso, é importante optar por um modelo de estante de acordo com cada local da casa, que pode ser clássico, rústico, contemporâneo ou, até mesmo, natural.

A decoração dependerá da particularidade de cada morador e objetivo do móvel, mas existem algumas maneiras para decorar estante assim como os profissionais fazem.

Veja, a seguir, 6 dicas para realizar essa tarefa da melhor forma.

1. Escolha bem os objetos

Um dos segredos para a decoração da estante é evitar ao máximo a poluição visual e escolher os objetos de maneira criativa e autêntica. Você pode buscar por inspirações de enfeites, cores e itens que tornam o móvel mais valorizado e destacado na composição do cômodo como um todo.

estante sala de estar com painel de madeira

Projeto: Walkiria D’Puig Arquitetura – Execução: Tendenzza Decor – Fotos: Artur Pretto

Os quadros, por exemplo, que geralmente são presos com pregos nas paredes, podem ser encostados nas estantes para deixar o ambiente estiloso e editável. Os vasos com plantas e flores naturais também são peças curingas na decoração e podem ser organizados nas laterais das estantes, dando um toque de cuidado e sofisticação.

decoração de estante studio corporativo

Projeto: Adomiciano Interiores – Execução: Estudio Eleganz – Foto: Pablo Zanella

Outra dica é incrementar o móvel com caixas decorativas para armazenar itens menores. Existem inúmeras opções de caixas, que podem ser estampadas, lisas, de madeira, fibra sintética, dentre outros materiais. Basta escolher por um que combine com o estilo e com o tipo de funcionalidade que o objeto terá no espaço.

2. Evite determinados itens

Assim como outras mobílias, a estante exige faxina regular para se manter funcional por um longo tempo. Nesse sentido, é muito importante evitar colocar certos itens em cima do móvel, contribuindo, assim, para sua durabilidade. Uma boa opção é utilizar capas revestidas com filme plástico para facilitar sua limpeza, que pode ser feita com uma solução de álcool com vinagre e pano macio, a depender do material de que é feita.

Evitar instalar as estantes em locais com muita incidência solar ou úmidos também é imprescindível para sua longevidade, pois a alteração constante do clima pode danificar rapidamente o móvel. Para prevenir a infestação de insetos, ainda é fundamental garantir que o cômodo tenha uma boa ventilação, de preferência com ventiladores ou circuladores de ar.

Caso as estantes tenham diferentes usos, você também pode utilizar produtos para impedir o surgimento de traças. Como o móvel é versátil, muitas pessoas pensam que se pode colocar qualquer coisa sobre as estantes, mas o indicado é evitar colocar peso em excesso ou objetos úmidos, quentes e ácidos que podem danificar sua estrutura.

3. Organize os objetos adequadamente

Os elementos da estante devem ser bem organizados para que o móvel se torne, de fato, funcional. Se você quer criar uma estante com estilo mais clássico, por exemplo, vale apostar em ter uma biblioteca com sua coleção de livros bem posicionados para que os encontre facilmente.

estante de livros

Projeto e execução: Atrativa Finger Concórdia – Fotos: Júlio Gomes Filho.

Na cozinha, a estante pode ser utilizada como apoio dos utensílios, louças, panelas, copos, temperos, entre outros, mantendo os itens otimizados. Além de manter tudo organizado, o espaço fica mais apresentável e com uma decoração personalizada.

As estantes também podem servir para expor suas obras de arte, esculturas e objetos mais valiosos. Nesse caso, vale a pena apostar em uma iluminação embutida para evidenciar cada item da sua estante. O importante é que você crie uma composição única e, ao mesmo tempo, editável, possibilitando diversos usos ao móvel de acordo com as suas necessidades.

sala de estar preta com estante e quadros decoração industrial

Projeto: LO Interiores – Execução: Edy Planejados – Fotos: Renato Lombarde

4.Use a estante como pano de fundo

Se você tem o desejo de criar, por exemplo, uma espécie de cenário de fundo para realizar videoconferências no home office ou decorar a sala de TV, a estante pode ser a aposta perfeita. No caso do home office, a princípio, é importante pensar em um modelo de estante que combine com a sua profissão.

Digamos que atue na área criativa (como a de designer), seria interessante que o tipo da estante seja mais descontraído e arrojado. Em vez de tradicional ou formal. O mesmo se aplica aos objetos inseridos na estante. Prefira os de cores quentes, desenhos inovadores e formatos criativos.

Home Office - Criativo

Mostra Casas Conceito – Projeto: Casas Com Afeto – VR Arquitetura – Execução: Finger Bahia – Fotos: Lucas Assis

Nesse contexto decorativo, logo que iniciar uma videoconferência, os participantes observarão que a sua identidade foi impressa no ambiente de trabalho. Já na sala de TV, a estante pode ter um aspecto mais sóbrio. Porém, é possível inserir objetos divertidos para quebrar a sobriedade, como: bonecos de super-heróis, rolos de filmes antigos e quadros com fotos de ícones da história do cinema.

5.Crie um local de memórias

Deu vontade de criar um lugar para exibir lembranças de viagens, momentos especiais da família, conquistas pessoais ou profissionais? A estante pode ajudar nesse objetivo. Com respeito as viagens, as prateleiras podem ser preenchidas por souvenirs, itens ligados a cultura do lugar visitado e as fotos mais incríveis.

Living Raízes - Sala de estar

Mostra Casas Conceito – Projeto: Rogério Menezes – Execução: Finger Bahia – Fotos: Lucas Assis

Quanto aos momentos especiais em família, além das tradicionais fotografias das gerações anteriores, crianças e casamento (ou outros eventos especiais), é possível também exibir objetos. Por exemplo, uma antiguidade que está na família a muitas décadas. Com certeza, a estante se tornará um memorial muito especial.

Já as conquistas pessoais ou profissionais podem ser expostas nas prateleiras por meio de troféus, medalhas, diplomas, certificados e outros tipos de premiações. Vai dar um grande orgulho toda vez que parar na frente dessa estante, concorda?

6.Brinque com as temáticas

A decoração da estante pode combinar muito bem com o estilo de vida dos moradores. Vamos explicar. Em um quarto de adolescente, itens que lembrem essa fase maravilhosa, como os relacionados a jogos, esporte e música, mostram que a jovialidade está presente no ambiente. Por outro lado, em uma varanda, os objetos podem assumir “um ar” relaxante.

Living Minimalisma

Mostra Casas Conceito – Projeto: Wagner Paiva – Execução: Finger Bahia – Fotos: Lucas Assis

Que tal investir em itens que lembrem descanso, tranquilidade, férias e alegria. Quer uma dica? Quadros com paisagem de praia, pequenas esculturas com redes e palmeiras, pedaços de madeira com dizeres que falem de coisas boas e até uma foto com amigos em uma viagem inesquecível.

Por que utilizar móveis planejados?

Uma boa dica antes de decorar estante é buscar por uma empresa de móveis planejados e conhecer diferentes soluções personalizadas para cada canto da sua casa. Assim, você tem mais chances de combinar o seu estilo aos modelos de estante, compondo ambientes esteticamente agradáveis e funcionais. Outros benefícios de obter móveis planejados são:

  • durabilidade – a madeira usada é de ótima qualidade. Em alguns projetos, é possível até escolher o tipo de madeira que deseja;
  • melhor aproveitamento de espaços – como são projetados de acordo com as medidas do ambiente, decoração e desejo do comprador, os móveis se alinham com perfeição aos cômodos internos. Mesmo com pouco espaço, a estante pode ser produzida com muitas funcionalidades, como: guarda de objetos, penduradores e bancadas;
  • valorização do imóvel – residências que possuem móveis projetados ganham valor em um processo de venda ou de locação.

Sem dúvidas, decorar a estante da sua casa é um processo que exige tempo, atenção, cuidado, uma boa dose de bom gosto e criatividade. Porém, todo esse esforço vale a pena. Afinal, um ambiente bonito e bem decorado é algo de valor inestimável!

Gostou do nosso artigo? Entendeu quais são as dicas essenciais para decorar a estante da sua casa? Quer ter móveis planejados de alta qualidade e beleza para os ambientes internos? Então, entre em contato agora mesmo com os especialistas da Finger!

Aproveite a visita e siga a gente no instagram para ficar por dentro de todas as novidades da Finger Móveis Planejados!

solicite orcamento moveis planejados personalizados

SOLICITE UM ORÇAMENTO Certificado de garantia