07ago

Como criar uma decoração simples em casa? 6 dicas práticas

Como criar uma decoração simples em casa? 6 dicas práticas

A expressão “menos é mais” é aplicável a muitos contextos, da moda à gastronomia. Mas sua origem está na arquitetura: a frase foi popularizada pelo arquiteto alemão Ludwig Mies van der Rohe (1886-1969), considerado o mestre do minimalismo. Até hoje seus projetos focados na funcionalidade são fontes de inspiração para quem quer criar uma decoração simples.

Engana-se quem pensa que a decoração simples é aquela com poucas cores, poucos móveis e pouca originalidade. Na verdade, a simplicidade se traduz em escolhas muito bem planejadas, que vão do mobiliário à iluminação. Assim, cada canto do cômodo tem a sua função e contribui para a harmonia e o bem-estar do lar.

Como você vai conferir neste post, há diversas vantagens em escolher uma decoração simples para a sua casa e há muitas ideias para você tirar do papel. Continue a leitura e veja as nossas dicas!

Por que optar por uma decoração simples?

Antes de tudo, a simplicidade na decoração é uma aliada das casas e apartamentos pequenos. Isso porque o foco na utilidade elimina a necessidade de ter muitos móveis, o que deixa os ambientes mais amplos e leves. No caso de uma sala pequena, por exemplo, a ocupação inteligente do espaço é essencial para poder receber convidados com conforto.

Seguindo o lema “menos é mais”, a decoração simples é também mais sofisticada à medida que você investe mais na qualidade na mobília. Com peças de maior durabilidade, os ambientes tornam-se atemporais, e você não precisa fazer mudanças tão frequentes. Para dar outros ares à decoração minimalista, basta trocar almofadas, adicionar flores e pronto!

Outra vantagem é quanto à organização: com menos móveis e objetos, fica mais fácil manter tudo em seu devido lugar. Assim, você ainda garante o destaque merecido para aquela peça que é a sua cara e que define a personalidade da sua casa.

Como criar uma decoração simples em casa?

Para trazer simplicidade para a decoração, separamos algumas dicas que servem para diversos cômodos. Veja a seguir quais são e como colocá-las em prática na sua casa.

1. Inspire-se com o estilo escandinavo

A decoração escandinava nasceu na Suécia com o objetivo de deixar a casa mais aconchegante e iluminada, especialmente durante o rigoroso inverno. Por isso, os adeptos desse estilo usam cores claras e tons pastel como base e preferem móveis com linhas retas. A ideia é que a luz natural preencha o ambiente e deixe uma sensação de leveza no ar.

O bom é que essa tendência não se limitou a uma região da Europa e recentemente ganhou espaço em residências de todo o mundo. As referências escandinavas são ótimas para dar ideias de como simplificar a decoração sem abrir mão do charme.

2. Invista em móveis práticos e funcionais

Na decoração simples, a mobília tem que ter uma função clara — melhor ainda se for ajustável para diferentes configurações. Então, nada de posicionar móveis apenas para preencher o espaço e acabar deixando-os subutilizados.

Por isso, os móveis planejados são uma ótima pedida para manter tudo prático e funcional. Peças com linhas retas e acabamento simples podem ser projetadas exclusivamente para cada ambiente e de acordo com o uso dos moradores da casa. Afinal, para o melhor aproveitamento de espaço, a mobília é que deve se adaptar ao layout do cômodo, não o contrário.

Invista em móveis de pouca altura, como rack, buffet e mesa de centro ou lateral. Certifique-se de que há bastante espaço para a circulação entre os móveis, pois esse é um fator essencial para a sensação de amplitude. Linhas retas também são bem-vindas em poltronas e cadeiras.

3. Explore as paredes

Se a metragem do cômodo é mais enxuta, a dica é deixar o chão para os móveis maiores e instalar prateleiras e nichos nas paredes. Dessa forma, você consegue posicionar itens de destaque, como esculturas e quadros, sem disputar espaço com peças maiores.

As paredes têm um bom potencial decorativo que é muitas vezes pouco explorado. Você pode criar desde galerias com imagens que representam bem o seu estilo até criar uma verdadeira obra de arte com tinta e estêncil.

4. Adote pinturas geométricas

Usar mais de uma cor nas paredes da sala ou do quarto é uma forma de inovar o ambiente sem precisar mexer na mobília. Melhor ainda se você apostar em um efeito geométrico! Para não errar, a dica é utilizar dois ou mais tons de uma mesma cor — como o cinza, que é uma tendência bastante moderna.

Na hora de pintar, basta delimitar a área de cada cor com a ajuda de uma fita adesiva. Você pode criar linhas diagonais, triângulos, losangos, hexágonos… enfim, qualquer forma que desejar! Para não poluir a decoração simples, mantenha livre a parede pintada ou posicione junto a ela apenas móveis com design mais clean.

5. Use itens pessoais na decoração

Quer personalizar ainda mais a sua casa? Então aposte em objetos pessoais na decoração! Vale posicionar seus livros favoritos sobre a mesa de centro, dar uma nova cara para um item que está na sua família há gerações, juntar as rolhas de vinhos que você provou em um recipiente, entre outras ideias.

O interessante aqui é usar coisas que tenham um significado especial para criar um clima único na sua casa. Inclusive, elas podem ser o ponto de partida para planejar toda a decoração do cômodo.

6. Ilumine em pontos estratégicos

O ideal é aproveitar ao máximo a luz natural que entra pelas janelas de todos os ambientes. Por isso, dê preferência para cortinas e persianas de cores claras, que deixem passar boa parte da luminosidade.

Já a iluminação artificial deve ser posicionada estrategicamente para valorizar pontos específicos, como mesas, quadros e plantas. Para criar um efeito aconchegante, direcione a luz com pendentes, spots e luminárias de piso.

Viu como é fácil transformar a sua casa com uma decoração simples? Com ótimas inspirações e uma boa dose da personalidade dos moradores, é possível criar ambientes aconchegantes e funcionais de qualquer tamanho.

Quer saber mais sobre como organizar os ambientes do seu imóvel? Então, não deixe de conferir 7 dicas para otimizar o espaço e aproveitar ao máximo cada cantinho da sua casa!

SOLICITE UM ORÇAMENTO Certificado de garantia