05dez

Estante de livros: 4 ideias inovadoras

Estante de livros: 4 ideias inovadoras

Um espaço inovador para guardar livros, armazenar documentos e que ainda complemente a decoração da casa. Esse é o sonho da estante organizadora de livros ideal, mas nem sempre se concretiza quando vamos buscar opções no mercado.

Se esse é o seu atual problema, vamos resolvê-lo agora com algumas dicas de estante de livros inovadoras. Elas passam longe dos modelinhos básicos com prateleiras, apresentando referências que brincam com o estilo industrial, se integram com bancadas de quartos e escritórios, e muito mais.

Que tal dar um “up” no lugar em que você guarda seus livros? Continue lendo e confira já 4 opções que selecionamos de estante organizadora para a sua casa!

estante metálica

Projeto: Josi Barros Arquiteta – Execução: Finger Casa Forte – Fotos: Filippe Ramos

Saiba como manter a organização dos cômodos de forma eficiente

Alguns elementos podem manter a organização da sua casa sempre em dia. As estantes, por exemplo, são excelentes para manter os livros categorizados para evitar a bagunça. Com isso, fica muito mais simples buscar por um título, sabendo bem onde você guardou.

Para além da otimização do ambiente, as estantes também podem ser utilizadas como itens decorativos e demarcadores de espaço em cômodos integrados. O modelo de estante vazada delimita de forma bastante sofisticada, dando um charme a mais para a sua casa.

Não há dúvidas que a estante é uma peça curinga que ajuda a compor a decoração do seu lar. Não importa qual seja o ambiente, um modelo personalizado pode auxiliar a manter tanto a organização quanto o estilo. Nesse caso, os móveis planejados são uma das melhores alternativas.

A seguir, confira algumas dicas para manter a organização dos cômodos do seu lar de forma eficiente!

estante divisória de ambientes com nichos

Execução: Finger Santa Cruz do Capibaribe – Fotos: Helga Vieira

Utilize peças de decoração

Uma forma de otimizar e decorar ao mesmo tempo é escolher por peças e objetos para dar uma vida a mais no ambiente. Se o espaço conta apenas com cores neutras, por exemplo, invista em elementos de cores quentes, como vermelho e amarelo. Esta é uma excelente aposta para alegrar a sua casa e dar um toque de personalidade.

estante divide ambiente sala e dormitorio hospedes

Projeto: Danieli Bonatto Interiores – Execução: Atrativa Finger Concórdia – Fotos: Julinho Gomes Filho

Apenas é importante saber dosar bem os itens para não exagerar na quantidade, tamanhos e cores. Uma boa dica é apostar no mínimo de detalhes possível, adotando um estilo mais simples e discreto. As estantes são muito bem-vindas na decoração, já que podem conter nichos suspensos e vasos de plantas.

Coloque os itens pouco usados embaixo

Outra dica é sempre buscar colocar os itens pouco utilizados na parte de baixo da estante. Dessa forma, você não precisa se preocupar em ter que ficar procurando os livros que deseja ler com frequência, além de manter a organização das obras que já leu.

Caso ache necessário, adote caixas organizadoras para evitar a poluição visual e que os livros peguem poeira. Com esse tipo de objeto, você ainda evita o aspecto de bagunça, uma vez que pode esconder uma grande quantidade de títulos. As caixas tornam a estante mais arrumada e também deixa o ambiente melhor decorado, transmitindo uma sensação de menos objetos expostos.

Organize o topo

Da mesma forma, organize o topo da estante com as obras que mais lê ou que pretende ler em breve, de preferência categorizando por nome e autor. A ideia é que o topo da peça seja otimizado para facilitar a busca pelos livros sempre que você precisar.

Antes de investir na estante, confira se existem modelos com gavetas. Com esse tipo de elemento, você ganha em praticidade e tem mais chances de manter tudo sempre organizado. Não hesite também em optar pelos móveis planejados, já que você pode escolher o tipo de mobília de acordo com as suas necessidades.

Confira diferentes opções de estante organizadora para a sua casa

Móvel que, em geral, faz parte da decoração de salas, quartos e escritórios, onde abrigamos os livros e documentos importantes. As estantes podem estar longe de ser apenas esse acessório convencional, cheio de prateleiras e sem charme para contribuir com o seu espaço.

Novos modelos e possibilidades decorativas, que brincam com referências de estilos e materiais, podem tornar sua casa muito mais interessante, sem tirar a funcionalidade do móvel ou reduzi-lo ao acúmulo de papelada.

As estantes agora vêm com nichos para objetos, têm espaço para iluminação e uma enormidade de cores e materiais, além de formatos. Veja, a seguir, 4 modelos que vão mudar o seu conceito sobre essas peças e tornar a sua decoração muito mais interessante e versátil.

estante de livros industrial painel ripado

Projeto: Arquiteta Josi Barros – Execução: Finger Casa Forte – Fotos: Walter Dias

1. Estante de livros projetada

Se você é um apaixonado por livros e sua casa é recheada deles, nada melhor que recorrer a um modelo de estante projetada de acordo com as suas necessidades.

Isso porque a peça vai se tornar a grande estrela do seu espaço e ganhar destaque para abrigar a quantidade de títulos, de modo bonito e eficiente. É uma boa maneira de evitar o aspecto entulhado — mesmo quando o número de volumes for grande — e dar destaque à decoração.

Para quem tem muitos livros, a ideia talvez seja recorrer a um modelo que se projete por toda a parede, podendo ir até o teto. Nesse formato, é possível escolher o tipo de material da estante, linhas curvas ou retas, a cor, e criar nichos com iluminação para dar destaque a uma obra ou peça decorativa.

E nem pense que uma estante projetada só vai caber na planta de um grande imóvel. É possível ter uma mesmo que suas dimensões não sejam tão folgadas assim. O diferencial estará justamente na projeção feita por um profissional da área, que saberá traduzir suas necessidades, possibilidades e dar charme à sua casa com móveis planejados.

estante embutida ripado

Projeto: Arquiteta Larissa Franco – Fotos: Filipe Araújo – Execução: Finger Dautore Aracaju

Em geral, um modelo projetado com grande destaque ocupa a área nobre da casa, como a sala de estar, mas o seu afeto pelos livros pode levar a mesma proposta para quartos, home office e até varandas. A criatividade é o limite para decorar.

2. Estante de livros embutida

A falta de espaço pode ser uma boa desculpa para lançar mão de uma estante embutida na parede. Isso porque o modelo se utiliza de uma área existente para criar nichos que vão abrigar seus livros e todos os seus artigos de decoração.

Projeto: Atrativa Finger Concórdia

Pensou só em modelos colocados em paredes, de fora a fora? Nada disso! Considere embutir em uma quina de parede para aproveitar uma passagem, no final de um corredor otimizando o espaço, embaixo da bancada de uma cozinha — que pode abrigar livros de receitas e até fotografias de pessoas queridas cozinhando —, e muito mais.

O grande barato aqui é otimizar o espaço, o que pode ser feito com cores, estilos e o que mais a sua inspiração mandar.

3. Estante estilo industrial

Uma proposta de estilo que tem ganhado bastante destaque e dá um toque mais urbano e variado aos ambientes é a estante de estilo industrial. Composta por muitas estruturas metálicas, fios à mostra, detalhes rústicos e cores sóbrias, pode ser uma proposta interessante para compor sua decoração. Ela promove facilidade para encontrar e expor objetos.

Estante Industrial de Livros cor rosa

Projeto: Arquiteta Josi Barros – Execução: Finger Casa Forte – Fotos: Walter Dias

Apesar da estrutura metálica aparente, a estante pode ser muito básica, leve e prática na hora de instalar, sem as costumeiras chapas de madeira maciça. Ela deixa o visual menos carregado e evoca um ambiente sem exageros.

As estantes em cores escuras, como o preto, são as mais fáceis de utilizar nesse tipo de proposta. Também dialogam facilmente com outros estilos, como o moderno, o minimalista e o contemporâneo. Ou seja, se você procura algo mais clean e fácil de ter em casa, a estante com estilo industrial é a proposta certa.

estante industrial

4. Estante integrada com bancada

Mesmo se o seu espaço for pequeno demais, você pode realizar o sonho da estante própria recorrendo a um modelo que faça a integração das áreas com uma bancada. A ideia é muito simples! Em locais compactos, nem sempre temos paredes para dividir os espaços e demarcar sua funcionalidade.

Mas com uma estante integrada com bancada, você consegue dimensionar onde começa uma sala de jantar e uma sala de estar, ou a bancada de uma cozinha e um espaço de convivência. Tudo isso com espaço para os seus livros e sem abrir mão do charme da decoração.

A ideia de otimizar o espaço com uma bancada pode povoar outros cômodos, como quartos, escritórios e até quartos de bebês. O charme extra fica por conta da decoração que finaliza os detalhes do móvel: porta-retratos, vasos, plantas, livros de arte e fotografia, e o que mais a sua imaginação ou toque pessoal mandar.

como criar um home office

Como vimos, o mercado traz boas opções de estante de livros para todos os tipos de bolsos, espaços e estilos decorativos. Com a consultoria certa e a opção de um móvel planejado às suas necessidades, você consegue ter uma estante com formato diferente, charmosa e dentro das tendências mais modernas do mercado.

Vale embutir, projetar e lançar mão de painéis editáveis para compor cada milímetro do seu espaço. Só não pode continuar com uma decoração sem graça para os seus livros por falta de opção. Investir em uma estante organizadora é uma excelente opção para aproveitar ao máximo o ambiente e garantir a maior otimização possível.

Gostou do conteúdo? Entre em contato com a equipe da Finger Móveis Planejados e conheça as nossas soluções para organizar o seu lar de forma totalmente personalizada!

solicite orcamento moveis planejados personalizados

SOLICITE UM ORÇAMENTO