05dez

Estante de livros: 4 ideias inovadoras

Estante de livros: 4 ideias inovadoras

Um espaço inovador para guardar livros, armazenar documentos e que ainda complemente a decoração da casa. Esse é o sonho da estante de livros ideal, mas nem sempre se concretiza quando vamos buscar as opções disponíveis no mercado.

Se esse é o seu atual problema, vamos resolvê-lo agora com algumas dicas de estantes inovadoras. Elas passam longe dos modelinhos básicos com prateleiras, apresentando referências que brincam com o estilo industrial, se integram com bancadas de quartos e escritórios, e muito mais.

Que tal dar um “up” no lugar em que você guarda os seus livros? Continue a leitura e confira as opções que selecionamos de estante organizadora para a sua casa!

cantinho da leitura

Projeto: Lo Interiores – Execução: Edy Planejados – Fotos: Sidney Doll Fotógrafo

SAIBA COMO MANTER A ORGANIZAÇÃO DOS CÔMODOS DE FORMA EFICIENTE

Alguns elementos podem manter a organização da sua casa sempre em dia. As estantes, por exemplo, são excelentes para manter os livros categorizados para evitar a bagunça. Com isso, fica muito mais simples buscar por um título, sabendo bem onde você guardou.

Para além da otimização do ambiente, as estantes também podem ser utilizadas como itens decorativos e demarcadores de espaço em cômodos integrados. O modelo de estante vazada delimita de forma bastante sofisticada, dando um charme a mais para a sua casa.

Não há dúvidas de que a estante é uma peça curinga que ajuda a compor a decoração do seu lar. Não importa qual seja o ambiente, um modelo personalizado pode auxiliar a manter tanto a organização quanto o estilo. Nesse caso, os móveis planejados são uma das melhores alternativas.

A seguir, confira algumas dicas para manter a organização dos cômodos do seu lar de forma eficiente!

estante divisória de ambientes com nichos

Execução: Finger Santa Cruz do Capibaribe – Fotos: Helga Vieira

UTILIZE PEÇAS DE DECORAÇÃO

Uma forma de otimizar a sua estante de livros e decorar ao mesmo tempo é escolher por peças e objetos para dar uma vida a mais no ambiente. Se o espaço conta apenas com cores neutras, por exemplo, invista em elementos de cores quentes, como vermelho e amarelo. Essa é uma excelente aposta para alegrar a sua casa e dar um toque de personalidade.

Apenas é importante saber dosar bem os itens para não exagerar na quantidade, tamanhos e cores. Uma boa dica é apostar no mínimo de detalhes possível, adotando um estilo mais simples e discreto. As estantes são muito bem-vindas na decoração, já que podem conter nichos suspensos e vasos de plantas.

COLOQUE OS ITENS POUCO USADOS EM BAIXO

Outra dica é sempre buscar colocar os itens pouco utilizados na parte de baixo da estante. Dessa forma, você não precisa se preocupar em ter que ficar procurando os livros que deseja ler com frequência, além de manter a organização das obras que já leu.

Caso ache necessário, adote caixas organizadoras para evitar a poluição visual e que os livros peguem poeira. Com esse tipo de objeto, você ainda evita o aspecto de bagunça, uma vez que pode esconder uma grande quantidade de títulos. As caixas tornam a estante mais arrumada e deixa o ambiente bem decorado, transmitindo uma sensação de menos objetos expostos.

ORGANIZE O TOPO

Da mesma forma, organize o topo da estante com as obras que você mais lê ou que pretende ler em breve, de preferência categorizando por nome e autor. A ideia é que o topo da peça seja otimizado para facilitar a busca pelos livros sempre que você precisar.

Antes de investir na estante, confira se existem modelos com gavetas. Com esse tipo de elemento, você ganha em praticidade e tem mais chances de manter tudo sempre organizado. Não hesite também em optar pelos móveis planejados, já que você pode escolher o tipo de mobília de acordo com as suas necessidades.

DEFINA O MELHOR LOCAL PARA A ESTANTE

Decidir o melhor local para colocar a sua estante de livros pode ser um desafio. Afinal, vários fatores devem ser considerados como: o tamanho do móvel, o espaço disponível e a sua rotina diária.

Primeiramente, você deve analisar o tamanho do móvel que que deseja ter. Se você for um leitor assíduo e tem muitos livros, é necessário escolher uma estante grande o suficiente para acomodar todos eles.

Além disso, considere o tamanho do ambiente onde a estante será colocada, garantindo que ela não ocupe todo o espaço disponível e comprometa a sua circulação. Também é importante pensar na altura do móvel para evitar problemas de segurança, como acidentes com crianças ou animais de estimação.

Outro fator que você deve considerar nesse momento é a funcionalidade da estante de livros em sua rotina diária. Se você lê com frequência, é interessante que o móvel esteja em uma área de trabalho ou leitura. Caso contrário, ele pode ser colocado em um local mais discreto, como um quarto de hóspedes ou uma sala de estar menos utilizada.

estante de livros industrial painel ripado

Projeto: Arquiteta Josi Barros – Execução: Finger Casa Forte – Fotos: Walter Dias

ENTENDA A MELHOR TÉCNICA DE ORGANIZAÇÃO PARA DISPOR LIVROS

Uma boa organização dos seus livros é fundamental para manter a sua coleção em boas condições e sempre à disposição quando você precisar.

Para isso, existem diversas técnicas que podem ser utilizadas para organizar os seus títulos de maneira eficiente e esteticamente agradável, como a ordenação por assunto, que consiste em agrupar os seus livros de acordo com as categorias, como ficção, suspense, história, biografias, entre outras. Dentro dessas categorias, também é possível separar os livros por assuntos, autores ou séries, proporcionando uma organização mais detalhada e prática.

A ordenação alfabética é outra técnica popular de organização, muito útil para coleções maiores ou para quem tem muitos títulos de referência. Ao organizar a sua estante de livros dessa forma, você pode localizá-los rapidamente sem precisar analisar diversas prateleiras. Mas atenção: escolha um método de ordenação alfabética, como pelo sobrenome do autor ou pelo título da obra, e mantenha esse padrão para todas as prateleiras, garantindo uma organização consistente e facilitando ainda mais a localização dos seus títulos favoritos.

ADICIONE FLORES E PLANTAS À DECORAÇÃO DA ESTANTE

Utilizar flores e plantas para decorar a sua estante de livros é uma forma simples e eficaz de trazer um toque de natureza e cor para o ambiente. Além disso, elas ajudam a purificar o ar, criando um espaço mais agradável.

Para fazer uma boa composição, escolha plantas e vasos que combinem com o estilo do ambiente. Além disso, não deixa de avaliar as necessidades de cada espécie bem como a iluminação necessária.

cantinho home office moderno

Execução: Atrativa Finger de Concórdia – Fotos: Júlio Gomes Filho

Uma dica interessante é usar plantas suspensas como samambaias ou heras para adicionar uma dimensão vertical ao móvel. Você também pode mudar as plantas de acordo com as estações do ano para tornar o ambiente ainda mais acolhedor. E não se esqueça de regá-las regularmente para mantê-las bonitas e bem cuidadas, ok?

CONFIRA 4 DIFERENTES OPÇÕES DE ESTANTE ORGANIZADORA PARA A SUA CASA

A estante é um móvel que, em geral, faz parte da decoração de salas, quartos e escritórios, onde abrigamos os livros e documentos importantes. Elas podem estar longe de ser apenas esse acessório convencional, cheio de prateleiras e sem charme para contribuir com o seu espaço.

Novos modelos e possibilidades decorativas, que brincam com referências de estilos e materiais, podem tornar a sua casa muito mais interessante, sem tirar a funcionalidade do móvel ou reduzi-lo ao acúmulo de papelada.

As estantes agora vêm com nichos para objetos, têm espaço para iluminação e uma grande quantidade de cores e materiais, além de formatos. Veja, a seguir, 4 modelos que vão mudar o seu conceito sobre essas peças e tornar a sua decoração muito mais interessante e versátil.

1. ESTANTE DE LIVROS PROJETADA

Se você é um apaixonado por livros e sua casa é recheada deles, nada melhor que recorrer a um modelo de estante projetada de acordo com as suas necessidades.

Isso porque a peça vai se tornar a grande estrela do seu espaço e ganhar destaque para abrigar a quantidade de títulos que você tem, de modo bonito e eficiente. É uma boa maneira de evitar o aspecto entulhado — mesmo quando o número de volumes for grande — e dar destaque à decoração.

Para quem tem muitos livros, a ideia talvez seja recorrer a um modelo que se projete por toda a parede, podendo ir até o teto. Nesse formato, é possível escolher o tipo de material da estante, linhas curvas ou retas, a cor, e criar nichos com iluminação para dar destaque a uma obra ou peça decorativa.

estante embutida ripado

Projeto: Arquiteta Larissa Franco – Fotos: Filipe Araújo – Execução: Finger Dautore Aracaju

E nem pense que uma estante projetada só vai caber na planta de um grande imóvel. É possível ter uma mesmo que as suas dimensões não sejam tão folgadas assim. O diferencial estará justamente na projeção feita por um profissional da área, que saberá traduzir as suas necessidades, possibilidades e dar charme à sua casa com móveis planejados.

Em geral, um modelo projetado com grande destaque ocupa a área nobre da casa, como a sala de estar, mas o seu afeto pelos livros pode levar a mesma proposta para quartos, home office e até varandas. A criatividade é o limite para decorar.

2. ESTANTE DE LIVROS EMBUTIDA

A falta de espaço pode ser uma boa desculpa para lançar mão de uma estante embutida na parede. Isso porque o modelo se utiliza de uma área existente para criar nichos que vão abrigar seus livros e todos os seus artigos de decoração.

Projeto: Atrativa Finger Concórdia

Pensou só em modelos colocados em paredes, de fora a fora? Nada disso! Considere embutir em uma quina de parede para aproveitar uma passagem, no final de um corredor otimizando o espaço, embaixo da bancada de uma cozinha — que pode abrigar livros de receitas e até fotografias de pessoas queridas cozinhando —, e muito mais.

O grande barato aqui é otimizar o espaço, o que pode ser feito com cores, estilos e o que mais a sua inspiração mandar.

3. ESTANTE DE LIVROS ESTILO INDUSTRIAL

Uma proposta de estilo que tem ganhado bastante destaque e dá um toque mais urbano e variado aos ambientes é a estante de livros de estilo industrial. Composta por muitas estruturas metálicas, fios à mostra, detalhes rústicos e cores sóbrias, pode ser uma proposta interessante para compor a sua decoração. Ela promove facilidade para encontrar e expor objetos.

Estante Industrial de Livros cor rosa

Projeto: Arquiteta Josi Barros – Execução: Finger Casa Forte – Fotos: Walter Dias

Apesar da estrutura metálica aparente, a estante pode ser muito básica, leve e prática na hora de instalar, sem as costumeiras chapas de madeira maciça. Ela deixa o visual menos carregado e evoca um ambiente sem exageros.

As estantes em cores escuras, como o preto, são as mais fáceis de utilizar nesse tipo de proposta. Também dialogam facilmente com outros estilos, como o moderno, o minimalista e o contemporâneo. Ou seja, se você procura algo mais clean e fácil de ter em casa, a estante com estilo industrial é a proposta certa.

estante industrial

4. ESTANTE DE LIVROS INTEGRADA COM BANCADA

Mesmo se o seu espaço for pequeno demais, você pode realizar o sonho da estante própria recorrendo a um modelo que faça a integração das áreas com uma bancada. A ideia é muito simples! Em locais compactos, nem sempre temos paredes para dividir os espaços e demarcar a sua funcionalidade.

Mas com uma estante integrada com bancada, você consegue dimensionar onde começa a sala de jantar e estar, ou a bancada de uma cozinha e um espaço de convivência. Tudo isso com espaço para os seus livros e sem abrir mão do charme da decoração.

A ideia de otimizar o espaço com uma bancada pode povoar outros cômodos, como quartos, escritórios e até quartos de bebês. O charme extra fica por conta da decoração que finaliza os detalhes do móvel: porta-retratos, vasos, plantas, livros de arte e fotografia, e o que mais a sua imaginação ou toque pessoal mandar.

Projeto: Jo Magalhaes Interiores – Execução: Finger Brasília – Foto: Gabriel Lima

Como vimos, existem diversas opções de estante de livros com diferentes formatos e para todos os gostos. Com a consultoria certa e a opção de um móvel planejado às suas necessidades, você consegue ter uma estante personalizada, charmosa e dentro das tendências mais modernas do mercado.

Vale embutir, projetar e criar painéis editáveis para compor cada milímetro do seu espaço. Só não pode continuar com uma decoração sem graça para os seus livros por falta de opção. Investir em uma estante organizadora é uma excelente opção para aproveitar ao máximo o ambiente, criar um visual atrativo e ainda garantir a maior otimização possível.

Gostou do conteúdo? Entre em contato com a equipe da Finger Móveis Planejados e veja como organizar o seu lar com estilo diferenciado e de acordo com as suas necessidades!

solicite orcamento moveis planejados personalizados

SOLICITE UM ORÇAMENTO Certificado de garantia