10abr

Quer uma decoração descolada? 6 dicas para ter na sua casa

escrito por Francieli Kern
Quer uma decoração descolada? 6 dicas para ter na sua casa

Uma decoração descolada é aquela que foge do óbvio e que expressa a personalidade e o estilo de quem mora na casa. Ela está em alta porque permite muita criatividade e originalidade na hora de decorar os ambientes, sem se prender a regras ou padrões.

maximalista

Algumas características desse tipo de decoração são usar cores vibrantes, adesivos, quadros, plantas, luminárias diferentes, móveis coloridos ou com design inovador. O importante é buscar harmonia e funcionalidade nos espaços, mas sem medo de arriscar e se divertir.

Quer aprender como implementar esse estilo em seu lar? Continue acompanhando o post que preparamos a seguir e confira nossas dicas!

1. Mantenha o seu estilo em evidência

Uma decoração descolada tem tudo a ver com simplicidade, modernidade e autenticidade. Dessa forma, sua casa precisa combinar com você. Invista em objetos decorativos impactantes, como letreiros, esculturas, quadros neon, colocando-os em locais estratégicos.

Projeto: Paulo André Assumpção – Execução: Showroom Finger Oficial – Foto: Otávio Assis

É possível encontrar itens nos mais diversos formatos e estilos, a exemplo de tambores que servem como bancos ou luminárias de filamentos no lugar de abajures. Uma boa sugestão é explorar o uso de espelhos para “ampliar” cômodos menores. Aprenda a combiná-los para ter um resultado único!

2. Deixe as paredes modernas e tenha uma decoração descolada

As paredes são ótimos espaços para explorar e criar uma decoração descolada. Você pode aproveitá-las de diferentes maneiras, como por meio do revestimento, utilizando adesivos, fotografias ou até mesmo criando artes com lápis de giz. Outras sugestões que podem te inspirar são:

decoração decolada

  • colar adesivos diversos com mensagens motivadoras, trechos de música, poesias ou imagens que tenham algum significado para você;
  • escolher um revestimento cimentado ou de tijolos para dar um toque mais industrial e moderno ao ambiente;
  • criar uma parede lousa para anotar lembretes, fazer desenhos ou decorar do jeito que quiser;
  • instalar quadros com diferentes tamanhos, formatos e estilos para criar uma composição original e divertida.

3. Aposte em móveis com design diferenciado

Na hora de mobiliar os cômodos, escolha móveis que tenham um design diferenciado e que expressem a sua personalidade e estilo. Dê preferência aos fabricados com materiais nobres, que tenham um acabamento refinado, foram produzidos em pequena escala ou sob encomenda. Caso você tenha condições, invista em móveis com assinaturas de profissionais renomados na área de design.

Ao decorar sua sala de estar, por exemplo, opte por sofás com formas geométricas incomuns, cores vibrantes ou estampas criativas. Quanto ao rack de apoio para TV, que tal um modelo com nichos, gavetas ou prateleiras e rodízios para facilitar a movimentação? Também considere poltronas com braços largos, estreitos ou ausentes e almofadas soltas, fixas ou integradas.

decoração descolada

Para a sala de jantar, escolha mesas com tampo de vidro, madeira ou mármore e pés metálicos, torneados ou curvados. Já as cadeiras com encosto alto, baixo ou vazado e assento estofado, acolchoado ou trançado podem ser um ótimo diferencial no ambiente. Opte por mesas laterais e de centro com formatos redondos, quadrados ou irregulares e bases metálicas, de madeira ou de pedra.

4. Para manter uma decoração descolada escolha cada objeto com cuidado

Uma decoração descolada precisa de objetos únicos, mas tome cuidado: os itens precisam combinar com seu estilo, já que serão a essência da sua decoração. Cada objeto selecionado deve atender a uma função específica, além de harmonizar com todo o cômodo.

Gosta de quadros? Emoldure fotos, desenhos, poesias ou frases motivacionais em tamanhos e estilos variados para criar um efeito despojado. Se prefere apostar em tapetes, escolha modelos coloridos e desenhos geométricos para trazer mais personalidade ao ambiente, mas sem perder a sensação de aconchego.

Além desses exemplos, também é uma ótima pedida adicionar itens que se relacionem com seus hobbies favoritos, como livros, discos de vinil, instrumentos musicais, máquinas de café e o que mais desejar.

5. Aposte em peças geométricas

Você pode adicionar peças geométricas, que trazem charme e personalidade para o ambiente. Elas podem ser usadas em revestimentos, móveis, objetos decorativos e estampas. Escolha diferentes formas geométricas, como triângulos, losangos, círculos, quadrados e hexágonos, e combiná-las com cores que harmonizem com o seu estilo. As cores podem ser neutras, como preto e branco ou cinza, ou mais vibrantes e coloridas.

decoração descolada

Uma dica é usar o revestimento 3D geométrico na sala de estar ou de jantar para criar um efeito moderno e atrativo. Também pode usar luzes para destacar o formato 3D do revestimento. Outra sugestão é usar esse modelo de revestimento na cozinha ou no banheiro para transformar esses espaços simples em algo extraordinário. Você pode aplicá-lo na parede da pia ou da bancada para dar mais destaque.

6. Invista em portas coloridas e capriche na sua decoração descolada

Use e abuse das portas coloridas para trazer diversão e estilo aos seus ambientes. Elas podem ser usadas na fachada, na entrada, no corredor ou nos cômodos da casa. Você pode escolher cores vibrantes, como vermelho, amarelo, laranja e rosa, ou cores suaves, como lilás, azul e verde.

Também pode pintar apenas um dos lados da porta ou os dois, além de fazer uma pintura geométrica com mais de uma tonalidade. Uma dica é usar o acabamento fosco nas portas para dar um toque moderno e elegante. Para harmonizar ainda mais o cômodo, combine a cor da porta com a tonalidade dos outros objetos presentes no ambiente, como estantes e almofadas.

decoração descolada

Uma decoração descolada precisa unificar autenticidade e simplicidade. Além das dicas que te mostramos até aqui, também considere ajustar a iluminação da sua casa; afinal, um ambiente bem iluminado beneficia não só a estética do espaço, mas a visão dos moradores.

Por isso, adicione luminárias pequenas e coloridas pelos cômodos. Caso prefira pontos de luz maiores, escolha luminárias de chão. Para os mais ousados, vale a pena investir em letreiros neon que, além de alegrar o ambiente, carregam frases motivacionais e deixam o local com um clima mais intimista durante a noite.

Para não errar na escolha dos elementos, busque por referências na internet e nas redes sociais. Assim, poderá fugir do óbvio, mas sem deixar sua casa excessivamente chamativa.

solicite orcamento moveis planejados personalizados

Gostou deste conteúdo? Então, compartilhe em suas redes sociais e mostre aos seus amigos tudo o que aprendeu por aqui!

SOLICITE UM ORÇAMENTO Certificado de garantia