20mar

Decoração maximalista: 7 dicas para adotá-la nos ambientes

escrito por Francieli Kern
Decoração maximalista: 7 dicas para adotá-la nos ambientes

A decoração maximalista vai na contramão do minimalismo (em que vale o “menos é mais”). Para o maximalismo, vale a frase “o menos é chato”. Decorações com muitas almofadas, quadros, itens de decoração, cores variadas ditam a regra aqui.

Decoração maximalista

Projeto: Cristiane Pepe – Execução: Casas Conceito – Bahia – Foto: Lucas Assis

Para você que quer mostrar a sua personalidade de forma mais incisiva na sua casa, essa é uma ótima escolha de estilo. Se ficou curioso ou interessado sobre ele, confira a seguir 7 dicas incríveis para adotá-lo em sua casa e deixá-la com a sua cara!

1. Capriche na escolha de cores para uma decoração maximalista

Se há algo que define bem a decoração maximalista é que ela é bem colorida. Afinal, vale também explorar o máximo de cores, seja nos objetos, nos móveis, nos quadros, almofadas, vasos, entre outras possibilidades.

cores

Execução: Casalina – São Paulo – Projeto: Francisco e Carol Muñoz – Produção: ArqVentura – Foto: Renato Navarro

Mas isso não significa que você não precise pensar em uma paleta de cores que permita uma melhor harmonização de peças na sua casa. Uma das formas para fazer boas escolhas é contar com o círculo cromático. Ele ajudará a identificar quais são as cores complementares e opostas e saber criar uma combinação que não só traga personalidade, mas também que harmonize bem em sua casa.

2. Conte com objetos decorativos

O ponto-chave de uma decoração maximalista é, justamente, contar bem com os objetos decorativos. Eles darão o tom de variedade e personalidade do ambiente. Inclusive, também poderão ajudar na interseção com outros estilos que evidenciam sua personalidade.

decoração sensorial maximalista

Por exemplo, se você é apaixonado por ficção científica, os objetos decorativos podem estar alinhados com essa temática – lembra-se: mais é mais, mas é preciso ter uma boa harmonização também, para manter o equilíbrio.

Mas como escolher os melhores objetos decorativos? Uma forma interessante é, justamente, olhando para aquilo que realmente proporciona afeto para você. Os objetos decorativos podem ter uma história que proporcione maior sensação de bem estar perto deles. É um bom norte para começar.

3. Invista em peças vintage

De certa forma, a decoração maximalista anda lado a lado com o vintage. Afinal, esse estilo prioriza a variedade de cores, objetos grandes, que geram um efeito estonteante logo de cara. Algumas dicas de peças vintage que você pode trazer para sua decoração são:

  • telefones fixos de disco;
  • câmeras analógicas;
  • mesas de centro ou laterais com pés palito;
  • móveis coloridos;
  • peças estampadas;
  • quadros vintage, entre outras possibilidades.
decoração

Execução: Casalina – São Paulo – Projeto: Francisco e Carol Muñoz – Produção: ArqVentura – Foto: Renato Navarro

4. Pense em elementos que combinam entre si

Outra questão da decoração vintage é ela permitir combinar diferentes elementos de estilos diferentes em um mesmo ambiente. Mas, para que não fique over (no sentido ruim), é importante pensar em elementos que combinem entre si.

maximalismo

Por exemplo, se você está decorando uma parede com quadros médios em um estilo específico, colocar uma peça destoante pode quebrar o estilo e causar um certo desconforto. Mas como fazer isso da forma adequada?

Pense que a sua decoração conta uma história e todos os elementos precisam fazer parte dela, mesmo quando há personagens que são bem diferentes entre si. Mas há algo que conduz eles nesse processo, uma linha condutora. Aquelas que não fazem sentido, não devem estar na história.

5. Trabalhe as texturas na sua decoração maximalista

Outra forma de investir na decoração maximalista é saber como trabalhar as texturas. E, claro, novamente, o mais é mais, então não tenha medo de misturar mais de um tipo diferente. Você pode, inclusive, trabalhar isso na combinação entre texturas de móveis e acessórios, sabia?

estilo de decoração maximalismo

Mas se você não está seguro em como fazer isso, vamos a uma dica. Pense, por exemplo, em capas de almofadas para seu sofá: você pode contar com texturas de tecidos diferentes (linho, tricô, algodão, lisos e estampados, entre outros).

O mesmo vale, por exemplo, para combinar texturas de acabamentos de móveis e itens decorativos que podem proporcionar essa variedade na decoração. Ficará incrível.

6. Use a criatividade

Apesar de trazer diversas dicas aqui, você vai ter um start inicial de como começar a pensar em uma decoração maximalista e perder o medo de investir nisso. Mas fato é que não há um tutorial específico de como trabalhar esse estilo. Mas por quê?

Porque uma das principais características de um estilo maximalista é ele imprimir, justamente, a personalidade dos moradores. E como isso é único, não dá para nortear cada pessoa a isso.

decoração

Execução: Casalina – São Paulo – Projeto: Francisco e Carol Muñoz – Produção: ArqVentura – Foto: Renato Navarro

O importante, portanto, é que você explore a sua criatividade e crie um ambiente confortável e com a sua personalidade. Isso vale para diversas questões da sua decoração. Por exemplo, quer criar uma decoração no quarto com animal print e detalhes em dourado e quadros nas paredes? Tudo ok, sem problemas! É essa a sua personalidade? É o que importa.

7. Não tenha medo de ousar com uma decoração maximalista

Como o próprio nome sugere, na decoração maximalista, “mais é mais”. Por isso, você não pode ter medo de ousar na decoração! Por exemplo, pensar “acho que já tem quadros demais nessa parede” desalinha completamente da perspectiva do estilo.

maximalista

Desde que você siga as dicas que listamos (por exemplo, pensar em elementos que combinam entre si), vale a pena se permitir ousar mais. Além disso, esse é um tipo de decoração que, também, valoriza o valor afetivo de cada peça. Então se tiver dúvidas, pense no quanto aquela peça gera conforto, bem-estar e afeto para você e se sentirá mais tranquilo para ousar em seu uso na sua decoração.

Decoração maximalista

Execução: Casalina – São Paulo – Projeto: Francisco e Carol Muñoz – Produção: ArqVentura – Foto: Renato Navarro

Por exemplo, quer criar um cantinho com os souvernires de quando você viaja pelo Brasil e pelo mundo, com diversos itens que, muitas vezes, não vão conversar entre si? Ou, ainda, decorar sua geladeira com ímãs divertidos desses lugares? Na decoração maximalista, está tudo bem!

Uma decoração maximalista é uma ótima opção para proporcionar um lar com detalhes mais afetivos e que remetam a boas lembranças da sua vida. Essas dicas são um ótimo ponto de partida, mas agora é o seu momento de investir para criar a sua decoração do jeito que deseja. Caso tenha alguma dúvida, volte neste artigo e relembre as dicas.

Gostou dessa dica de decoração? A Finger está sempre de olho para trazer as melhores dicas para ajudá-lo no dia a dia. Siga nosso perfil no Facebook, Pinterest e Instagram e continue acompanhando nossos conteúdos em seu feed.

solicite orcamento moveis planejados personalizados

SOLICITE UM ORÇAMENTO Certificado de garantia