20fev

Descubra como combinar móveis antigos com modernos

escrito por Francieli Kern
Descubra como combinar móveis antigos com modernos

Vai decorar a casa e não sabe qual estilo escolher? Clássico, moderno: qual dos dois? Bom, não é preciso escolher! É possível combinar móveis antigos com modernos e trazer uma decoração com personalidade e estilo. Mas, como decorar misturando os dois estilos?

Primeiramente, é possível, sim, misturar esses dois estilos na decoração da casa. O contraste entre eles pode trazer um ar surpreendente, vintage, mas com um toque de modernidade que vai deixar a decoração bem contemporânea. Vem conhecer como montar a sua decoração combinando móveis antigos e modernos.

Banheiro Estilo Retrô

Vantagens de apostar nos itens antigos

Você deve estar se perguntando qual é a vantagem de apostar em itens antigos na sua decoração moderna? São vários os benefícios para quem quer mistura os estilos na decoração. Confira:

  • traz um ar mais nostálgico ao ambiente;
  • resgata boas lembranças;
  • traz mais personalidade para o ambiente;
  • contribui para um ambiente mais afetuoso;
  • melhor custo-benefício;
  • ajuda a equilibrar o ambiente.
estilo clássico - dormitorio planejado quarto - móveis antigos com modernos

Projeto: Danieli Bonatto – Execução: Atrativa Finger de Concórdia – Foto: Júlio Gomes Filho

A decoração que mistura entre modernidade e itens antigos está em alta e traz essas vantagens para o dia a dia. Mas, é preciso combinar bem para garantir as vantagens que uma decoração com essas características tem a oferecer.

Como combinar móveis antigos com modernos

Para combinar móveis antigos com modernos, é preciso ficar atento a alguns detalhes. Algumas dicas podem ajudar na hora de escolher os itens que vão decorar o ambiente. A mistura desses dois estilos pode ser bem difícil de acertar, pois é preciso ter cuidado na hora de escolher as peças. Confira as principais dicas:

Equilibre os estilos

Para montar uma decoração que mescla os estilos, é preciso ter equilíbrio para o ambiente. Isso porque se você optar por uma decoração quase que inteiramente moderna, alguns itens antigos que você utilizar podem atrapalhar o seu objetivo. Por exemplo, uma decoração com muitos móveis novos e apenas um pequeno móvel antigo, pode dar a sensação de que esse item está ali sem objetivo, sem motivo. Por isso, o primeiro passo é equilibrar os modelos.

Móveis Planejados Cozinha Clássica - Verde Neo Mint

Execução: TC Planejados – Produção: Blue7 Digital

Foque nos detalhes

Focar nos detalhes ajuda a manter a decoração mais personalizada. Um tapete mais antigo, uma manta para o sofá, um vaso, tudo isso são detalhes que podem transformar a decoração moderna em algo mais vintage.

móveis antigos com modernos closet lavabo

Projeto: Dani Bonatto Interiores – Execução: Atrativa Finger Concórdia – Fotos: Júlio Gomes Filho

Decore afetuosamente

A decoração afetiva ajuda a trazer um ar nostálgico para o ambiente e é uma dica de como combinar móveis antigos com modernos. Você pode utilizar alguns móveis antigos da casa dos seus avós, por exemplo. Alguns itens podem contribuir para essa mescla ser perfeita, equilibrando o novo e o antigo.

móveis antigos com valor afetivo

Projeto: Ricardo Lopez LO Interiores – Execução: Edy Planejados – Fotos: Renato Lombarde

Para esse tipo de decoração, é preciso ter atenção na escolha das peças. Os móveis antigos podem ter alguns arranhões e manchas, mas existe um limite para que a peça não seja apenas “velharia”. Por isso, fique atento ao estado das peças na hora de usá-las em sua decoração.

Combine texturas e materiais

Uma boa dica é combinar texturas e materiais. Por exemplo, móveis de madeira rústica e móveis de cor branca podem fazer a diferença no dia a dia, misturando os estilos modernos e mais antigos.

Opte por estampas

As estampas podem ajudar a montar um ambiente mais nostálgico, menos frio. Por isso, se você quer uma combinação entre móveis antigos e móveis modernos, as estampas podem ajudar bastante.

Customize peças

A customização de peças pode ajudar na hora de montar um estilo moderno com detalhes mais antigos. Modificar a cor de alguns itens, fazer pinturas de flores e detalhes vão trazer um ar mais nostálgico para o ambiente. Por isso, as pelas feitas à mão são recomendadas para esse tipo de decoração.

casa de campo

Projeto: Arq Somar – Execução: Finger Maceió – Foto: Bia Beltrão Fotografia

Lembrancinhas na decoração

Sabe aqueles souvenirs que ganhamos quando algum amigo ou parente volta de viagem? Acredite, eles podem ajudar a deixar o ambiente com um ar mais nostálgico, afetuoso. Eles podem ser objetos decorativos que vão dar o toque faltava para a mistura entre novo e antigo.

Combinar móveis antigos com novos modernos é uma forma de ter uma decoração mais equilibrada e com um contraste harmônico. A mistura dos móveis pode contribuir para um ambiente cheio e detalhes e personalidade.

Itens que não podem faltar nessa combinação

Para facilitar ainda mais na hora de decorar, que tal uma lista com os itens que não podem faltar na mistura entre os dois estilos? Conheça alguns desses itens:

Aparador

O aparador é um móvel funcional que não pode faltar na hora de misturar os estilos antigo e moderno. Os móveis de madeira podem ajudar a trazer esse ar mais vintage para o espaço.

Cristaleira

As cristaleiras também são móveis com muita referência para quem quer uma decoração moderna, mas sem perder a funcionalidade e o ar provinciano. Além de lindas, elas vão dar uma ajudinha na organização.

Abajur

Não podemos esquecer dos abajures. Eles trazem um ar mais vintage, nostálgico para o ambiente, misturando modernidade e clássico.

Tapetes

Ter tapetes na decoração é uma forma de misturar texturas ou trazendo estampas, deixando o ambiente mais afetuoso, mais pessoal. Essa mistura de texturas é comum de ambientes com tom mais antigo, mais vintage.

Cortinas

As cortinas também fazem a diferença na hora de montar uma decoração moderna com toque antigo. As cortinas com cores mais fortes e estampas florais podem trazer esse toque mais vintage, mais nostálgico. Elas não podem faltar na sua decoração.

cozinha-provencal - estilo romantico

Espelhos

Os espelhos também são muito recomendados para quem quer inserir itens antigos na decoração moderna. Os espelhos são aliados na hora de trazer formatos mais antigos para o ambiente. Opte por espelhos com formatos mais arabescos para atingir o objetivo que você deseja.

closet de luxo - estilo clássico

Inspiração: Finger Criciúma

Com esses itens, você poderá dar o toque antigo na sua decoração moderna, tornando o ambiente mais personalizado, mais apaixonante. Para tornar a sua decoração mais incrível, é preciso apostar em móveis de qualidade que vão durar bastante tempo. Por isso, a Finger pode ajudar. Os móveis projetados são perfeitos para qualquer tipo de decoração. Além de personalizados, eles são ideais para quem busca qualidade.

Você tem algum item antigo na sua decoração? Deixe aqui o seu comentário!

solicite orcamento moveis planejados personalizados

SOLICITE UM ORÇAMENTO Certificado de garantia