01ago

8 dicas de como fazer uma decoração moderna na sua casa!

8 dicas de como fazer uma decoração moderna na sua casa!

Quando pensamos em uma decoração moderna podemos facilmente associar os móveis de designers, as próprias linhas da construção, mas também as tecnologias aplicadas para facilitar o dia a dia dos moradores de uma residência, por exemplo.

O dicionário Michelis, por exemplo, define a palavra “moderno” como sendo um elemento que revela ideias, hábitos e gostos predominantes da nossa época. Ou seja, algo que se beneficiou dos avanços científicos e tecnológicos mais recentes.

De fato, a decoração moderna conta com muitos detalhes. Se você se interessa em aplicar tal estilo na sua casa, não pode deixar de ler este artigo. Trouxemos algumas dicas de decoração com a contribuição da arquiteta Ísis Figueirôa. Acompanhe!

O movimento modernista na decoração

O estilo moderno está atrelado ao movimento modernista, que promoveu uma profunda transformação cultural no século XX, tendo influência sobre a literatura, as artes e também o design.

Os precursores do movimento queriam romper com as linhas tradicionais de pensamento, eliminar o excesso de detalhes, celebrando os elementos naturais, mas também os neutros. Uma frase do arquiteto alemão Mies Van Der Rohe definiu bem como funcionava tal relação, colocando o “menos é mais”!

Projeto: Walkiria D´Puig Arquitetura – Execução: Tendenzza Home Decor – Foto: Thiago Lafayet Photos

É isso que aproxima o estilo moderno do minimalista, que preza por elementos mais cleans na composição de um espaço. Para aqueles que gostam de simplicidade, sem abrir mão da sofisticação, a tendência modernista é uma das mais indicadas para aplicar na decoração da sua residência.

Isso porque este tipo de décor é caracterizado pela praticidade e funcionalidade das peças. Os materiais que geralmente fazem parte do estilo são madeira, seda, linho, couro, vidros e mármore. Assim, é possível criar toques diferenciados e que também auxiliam a criar ambientes altamente personalizados e atualizados.

Aliás, por prezar pela simplicidade, a decoração moderna não pode ser carregada com muitos elementos e objetos. É importante escolher cada peça com sabedoria para destacá-las com a devida inteligência. O excesso, por outro lado, pode acabar gerando justamente o efeito contrário que a proposta defende.

As principais dicas para fazer uma decoração moderna

O estilo de decoração moderno é um dos mais democráticos que existe. Ao contrário do que muitos pensam, ele não precisa contar obrigatoriamente com elementos futuristas nos móveis e objetos para se encaixar no grupo.

Sem dúvidas, a amplitude da decoração moderna é muito maior do que de fato é explorada. Descubra a seguir algumas dicas para deixar a sua residência com espaços diferenciados!

1. Invista nas linhas retas

“Uma decoração moderna tende a usar linhas mais retas, superfícies mais livres, ou seja, sem exageros”. A frase da arquiteta Ísis Figueirôa representa bem a dica desse tópico. A ideia é que, baseado nisso, a pessoa foque a sua decoração em elementos relacionados à estética minimalista.

O objetivo é dar preferência a móveis que tenham um design menos rebuscado. Para destacá-lo podem ser usadas cores fortes atreladas aos adornos certos, conferindo uma estética elegante ao ambiente.

Projeto: Muda Arquiteto – Execução: Finger Boa Viagem – Foto: Lucas Rangel Photo

Vale a pena ressaltar que a escolha de mobília com linhas retilíneas faz com que os encaixes no espaço fiquem mais harmônicos e, por isso, dificilmente você cometerá erros se optar por uma peça do tipo.

2. Cuide da iluminação

A iluminação é mais um elemento essencial que merece cuidado e destaque quando se trata de uma decoração moderna. “Uma boa iluminação faz toda diferença, destacando elementos já existentes ou valorizando as novas peças que foram inseridas para dar um novo ar ao ambiente”, destaca a arquiteta.

Quando se trata de uma decoração moderna, a harmonia deve estar presente, é isso que fará a grande diferença. O intuito é que o espaço todo conte com uma distribuição de luz homogênea.

Lembrando que os pontos de iluminação devem ser definidos de forma funcional e estética, daí a importância de um estudo luminotécnico que esteja atrelado ao projeto arquitetônico. A partir do momento em que os dois conversam, um conforto visual é criado.

3. Aposte nas cores neutras

O uso de cores neutras, bem como a aplicação do tom sobre tom, ajuda a criar uma sensação de elegância no espaço onde é inserida. A neutralidade e sobriedade são características que devem estar presentes no estilo moderno, portanto, a paleta de cores deve ser pensada com cuidado.

Por exemplo, preto, bege, branco, cinza e marrom são tons bastante utilizados como base. O interessante é que tais cores podem ser facilmente combinadas com outros tons que podem, inclusive, aparecer em detalhes, como objetos e peças.

projeto de móveis planejados

Projeto: Arquiteta Fatina Rahall – Execução: Finger Foz – Cliente: Tarabain Sanaa

A arquiteta ressaltou que a partir do momento que a combinação é pensada, dificilmente, você terá dificuldades ou errará na composição do espaço. “Aposte numa base mais neutra, usando cores, como o branco, cinza e preto e outros materiais, como madeira e concreto. O uso pontual de cores, elementos com estampa geométrica e objetos de design são sempre bem-vindos”, complementa.

4. Adquira móveis com materiais de última geração

LackLaminat High Gloss, LackLaminat Super Matte, Painéis Stark etc. Existem vários materiais inspirados nas mais altas tecnologias de produção e que podem, inclusive, ser aplicados com facilidade na decoração moderna.

Os diferentes cômodos de uma casa podem recebê-lo, tudo dependerá do projeto. O interessante é focar nos planejados quando for utilizá-los, pois além de funcionais, eles atendem à demanda de personalização.

Sala com cozinha integrada Decoração moderna

Execução: Finger Goiânia – Fotos: Gabs Video MKT

Lembra daquela frase menos é mais? Vale a pena retomá-la, especialmente nos planejados que costumam ser bastante requisitados por seu design moderno. Logo, se quiser deixar a sua decoração ainda mais alinhada, é possível apostar na aquisição de móveis com os materiais que citamos.

5. Aplique o techorating 

Foi a LG que usou pela primeira vez o termo techorating, ele é a fusão da tecnologia e decoração, usando ambos os elementos para criar um projeto de design integrado nas casas. O movimento é bem novo e segue uma tendência: inserir as últimas tecnologias na decoração.

A beleza do techorating é que a decoração se torna mais moderna e harmoniosa, com o plus de ter a tecnologia trabalhando ao seu favor. Um bom exemplo disso é o painel eletrônico usado como display de imagens, o que substitui os quadros e ainda oportuniza a mudança constante da projeção.

De maneira geral, a ideia não é trazer a tecnologia posterior ao espaço em que é inserida, mas sim integrá-la ao ambiente de maneira que ela se funda em segundo plano, e não domine o local como hoje ainda acontece.

6. Invista em espelhos

Os espelhos são elementos bastante simples e funcionais, proporcionando uma sensação de amplitude bem interessante aos cômodos. É uma peça que ajuda a trazer profundidade e luminosidade, dando a impressão de que os espaços são maiores.

É possível instalá-los em paredes inteiras, tanto na vertical quanto na horizontal, ou em ambientes menores, como corredores. Para dar um toque ainda mais personalizado e sofisticado ao seu lar, vale a pena escolher molduras com diferentes acabamentos.

Hall de entrada iluminação Decoração moderna

Projeto: Studio Artha – Novo Hamburgo

A vantagem de adotar espelhos na decoração moderna é que esse tipo de objeto costuma ter um bom custo-benefício, é atemporal e bastante versátil. Aliás, quando compacto, o espelho pode ser facilmente movido de um cômodo para o outro, sem gerar dor de cabeça aos moradores.

7. Plante um jardim vertical

Ter plantas nas partes internas e externas do imóvel, traz uma série de benefícios para o ambiente com um todo. O que muitas pessoas não sabem é que os jardins verticais combinam muito bem em casas e apartamentos inspirados na decoração moderna.

Além de tudo, a vegetação traz a sensação de tranquilidade e harmonia, oferecendo bem-estar e qualidade de vida aos moradores. Para dar um charme a mais no imóvel, vale a pena escolher espécies de plantas que se dão bem em espaços internos, como jiboias, samambaias, bromélias e suculentas.

Decoração moderna

Projeto: Dani Bonatto Interiores – Execução: Atrativa Finger Concórdia – Fotos: Arquite Foto Julinho GF

Para criar um jardim vertical, você pode usar paletes, caixotes ou peças mais sofisticadas, como estrados de madeira. Assim, será possível criar uma decoração esteticamente bonita, moderna e refinada, que ainda tem a vantagem de revitalizar os lares de forma sustentável.

8. Instale quadros

Os quadros também são excelentes acessórios para compor uma decoração moderna. Tais elementos adicionam um toque de cor aos cômodos e, por isso mesmo, são excelentes para dar mais personalidade às paredes. Aliás, quando bem escolhidos, os quadros deixam os ambientes bem elegantes.

Existem diferentes tipos de peças, assim, é importante identificar qual estilo que você deseja para cada canto do seu lar. No momento de investir nos quadros, dê preferência por peças com molduras, cores e formatos semelhantes para trazer um ar de unidade à decoração.

Decoração moderna

Projeto: Paulo André Assumpção – Execução: Showroom Finger Oficial – Foto: Otávio Assis

Até porque a escolha dos quadros não deve ser feita de maneira totalmente aleatória. Por outro lado, vale a pena investir em conjuntos que conversam entre si. Outro detalhe é no momento de dispor os quadros nas paredes. O ideal é que sejam instalados na altura dos olhos e a uma distância adequada da mobília.

Ter uma decoração moderna vai muito além de um projeto arquitetônico bem-feito e a aquisição de itens caros. Para de fato conquistar tal título, é preciso que o espaço tenha estilo, móveis de qualidade e toda uma composição de décor que realmente valorize o ambiente, e não o polua visualmente.

A dica final da arquiteta Ísis Figueirôa para garantir uma decoração moderna é “estar sempre antenado aos novos materiais e elementos, e as possíveis composições entre eles. Exposições, mostras e referências em revistas e na internet, elas são muito importantes para a criação de um repertório próprio”.

solicite orcamento moveis planejados personalizados

Gostou deste conteúdo? Então não deixe de compartilhá-lo em suas redes sociais e faça com que mais pessoas conheçam a decoração moderna para criar espaços diferenciados em suas casas!

SOLICITE UM ORÇAMENTO Certificado de garantia