01ago

5 dicas de como fazer uma decoração moderna na sua casa!

5 dicas de como fazer uma decoração moderna na sua casa!

O dicionário Michelis define a palavra moderno como sendo um elemento que revela ideias, hábitos e gostos predominantes da nossa época. Ou seja, algo que se beneficiou dos avanços científicos e tecnológicos mais recentes.

Quando pensamos em uma decoração moderna podemos facilmente associar os móveis de designers, as próprias linhas da construção, mas também as tecnologias aplicadas para facilitar o dia a dia dos moradores de uma residência, por exemplo.

De fato, a decoração moderna conta com muitos detalhes. Se você se interessa em aplicar tal estilo na sua casa não pode deixar de ler este artigo. Trouxemos algumas dicas de decoração com a contribuição da arquiteta Ísis Figueirôa. Acompanhe!

O movimento modernista na decoração

O estilo moderno está atrelado ao movimento modernista, que promoveu uma profunda transformação cultural no século XX, tendo influência sobre a literatura, as artes e também o design. Os precursores do movimento queriam romper com as linhas tradicionais de pensamento, eliminar o excesso de detalhes, celebrando os elementos naturais, mas também os neutros. Uma frase do arquiteto alemão Mies Van Der Rohe definiu bem como funcionava tal relação, colocando o “menos é mais”!

É isso que aproxima o estilo moderno do minimalista, que preza por elementos mais cleans na composição de um espaço. Para aqueles que gostam de simplicidade, sem abrir mão da sofisticação, a tendência modernista é uma das mais indicadas para aplicar na decoração da sua residência.

As principais dicas para fazer uma decoração moderna

O estilo de decoração moderno é um dos mais democráticos que existe. Ao contrário do que muitos pensam, ele não precisa contar obrigatoriamente com elementos futuristas nos móveis e objetos para se encaixar no grupo, a amplitude do estilo é muito maior do que de fato é explorado. Descubra a seguir algumas dicas para deixar a sua residência com espaços diferenciados!

1. Invista nas linhas retas

“Uma decoração moderna tende a usar linhas mais retas, superfícies mais livres, ou seja, sem exageros”, a frase da arquiteta Ísis Figueirôa representa bem a dica desse tópico. A ideia é que baseado nesse conceito, a pessoa foque a sua decoração em elementos que a processem como um modelo de liberdade, atrelado à estética minimalista.

A ideia é dar preferência a móveis que tenham um design menos rebuscado. Para destacá-lo podem ser usadas cores fortes que atreladas aos adornos certos, conferindo uma estética elegante ao ambiente.

Vale a pena ressaltar que a escolha de mobília com linhas retilíneas faz com que os encaixes no espaço fiquem mais harmônicos e dificilmente você cometerá erros se optar por uma peça do tipo.

2. Cuide da iluminação

A iluminação é um outro elemento que merece cuidado e destaque quando se trata de uma decoração moderna. “Uma boa iluminação faz toda diferença, destacando elementos já existentes ou valorizando as novas peças que foram inseridas para dar um novo ar ao ambiente”, destaca a arquiteta.

Quando se trata de uma decoração moderna, a harmonia deve estar presente é isso que fará a grande diferença. A ideia é que o espaço todo tenha uma distribuição homogênea de luz.

Lembrando que os pontos de iluminação devem ser definidos de forma funcional e bonita, daí a importância de um estudo luminotécnico que esteja atrelado ao projeto arquitetônico. A partir do momento em que os dois conversam, um conforto visual é criado.

3. Aposte nas cores neutras

O uso de cores neutras, bem como a aplicação do tom sobre tom, ajuda a criar uma sensação de elegância no espaço onde é inserida. A neutralidade e sobriedade são características que devem se sobressair no estilo moderno, portanto, a paleta de cores deve ser pensada com cuidado.

Preto, bege, branco, cinza, marrom são bastante utilizados como base. O interessante é que elas podem ser facilmente combinadas com outros tons que podem vir em detalhes, como objetos.

A arquiteta ressaltou que a partir do momento que a combinação é pensada, dificilmente, você terá dificuldades ou errará na composição do espaço. “Aposte numa base mais neutra, usando cores, como o branco, cinza e preto e outros materiais como madeira e concreto. O uso pontual de cores, elementos com estampa geométrica e objetos de design são sempre bem-vindos”, complementa.

4. Adquira móveis com materiais de última geração

Extrem High Gloss, Extrem Super Matte, 3D Lenz, Couro, Painéis Stark… Existem vários materiais que seguem as mais altas tecnologias de produção e podem ser aplicados com facilidade na decoração moderna.

Os diferentes cômodos de uma casa podem recebê-lo, tudo dependerá do projeto. O interessante é focar nos planejados quando for utilizá-los, pois além de funcionais, eles atendem à demanda de personalização.

Lembra daquela frase menos é mais? Vale a pena retomá-la, especialmente nos planejados que costumam ser bastante requisitados por seu design moderno. Logo, se quiser deixar a sua decoração ainda mais alinhada, é possível apostar na aquisição de móveis com os materiais que citamos.

5. Aplique o techorating 

Foi a LG que usou pela primeira vez o termo techorating, ele é a fusão da tecnologia e decoração, usando ambos os elementos para criar um projeto de design integrado nas casas. O movimento é bem novo e segue uma tendência: inserir as últimas tecnologias na decoração.

A beleza do techorating é que a decoração se torna mais moderna e harmoniosa, com o plus de ter a tecnologia trabalhando ao seu favor. Um bom exemplo disso é o painel eletrônico usado como display de imagens, o que substitui os quadros e ainda oportuniza a mudança constante da projeção.

De maneira geral, a ideia não é trazer a tecnologia posterior ao espaço em que é inserida, mas sim integrá-la ao ambiente de maneira que ela se funda em segundo plano, e não domine o local como hoje ainda acontece.

Ter uma decoração moderna vai muito além de um projeto arquitetônico bem-feito e a aquisição de itens caros. Para de fato conquistar tal título é preciso que o espaço tenha estilo, mobiliário de qualidade e toda uma composição que valorize o ambiente, não o poluindo-o visualmente.

A dica final da arquiteta Ísis Figueirôa para garantir uma decoração moderna é “estar sempre antenado aos novos materiais e elementos e as composições entre eles. Exposições, mostras e referências em revistas e na internet, elas são muito importantes para a criação de um repertório próprio”.

Falando em conhecer mais sobre tendências, o convidamos a ler o nosso artigo sobre casas planejadas e o que fazer para que ela fique do jeito que você sempre sonhou!

Powered by Rock Convert
Olá, tudo bem? Gostaria de informações sobre a Finger.