31jan

Qual a melhor tinta para pintar parede interna? Veja como escolher

escrito por Francieli Kern
Qual a melhor tinta para pintar parede interna? Veja como escolher

Se você está pensando em dar uma cara nova para o seu lar, a pintura não pode ficar de fora do checklist. Por isso, é importante conhecer mais sobre o assunto antes de escolher qual tinta de parede vai utilizar na decoração de cada ambiente da casa.

Afinal, saber qual a melhor alternativa para pintar os cômodos vai ser de grande ajuda no momento da reforma. É preciso, no entanto, considerar alguns fatores, como qualidade e durabilidade do produto.

tinta

Quer saber mais? Então acompanhe a seguir e entenda como escolher tinta de parede para ter melhores resultados nos ambientes internos!

A melhor tinta para pintar parede interna

Para realizar a pintura dos ambientes da casa da melhor forma, é essencial conhecer mais sobre os diferentes modelos de tintas disponíveis no mercado. Assim, você tem mais chances de alcançar seus objetivos na hora de reformar e ainda garante uma durabilidade melhor para cada espaço.

A seguir, confira quais são os principais tipos de tinta e qual a melhor opção para pintar as paredes internas do imóvel!

Tinta látex pva

As tintas látex PVA são indicadas para os espaços internos. Elas possuem um acabamento fosco, são solúveis em água e, por isso, são perfeitas para quem busca secagem rápida. De fácil manutenção, esse produto é muito usado em quartos, salas e cozinhas. É a tinta mais popular dentre as disponíveis no mercado.

Tinta látex acrílica

A tinta acrílica, ao contrário do PVA, oferece um acabamento fosco, acetinado ou semibrilho, sendo indicada para aplicações em alvenaria, gesso ou madeira.

Ela é indicada para ambientes internos, mas você pode apostar nela para alguns ambientes externos também.

A tinta látex acrílica pode ser usada facilmente em cômodos úmidos e permite pintura em diversas superfícies, como já falamos acima. Conheça mais sobre os acabamentos desse tipo de tinta:

  • fosco: ideal para disfarçar irregularidades das paredes, ela não tem brilho e traz uma aparência uniforme;
  • acetinado: tem um brilho médio e garante boa resistência à umidade e ao mofo;
  • semibrilho: proporciona brilho e reflexo. Ideal para janelas e portas.

Verniz

O verniz é utilizado para proteger superfícies, visando melhor acabamento e durabilidade. O produto é perfeito para ser aplicado em superfícies de madeira. Além disso, ele pode ser usado tanto na parte interna quanto na parte externa, basta analisar quais são as superfícies que levarão esse tipo de tinta. Elas demoram mais a secar e podem ter um cheiro forte, por isso, tenha cuidado ao aplicar.

Tinta óleo

Já a tinta óleo possui uma secagem lenta e é perfeita para superfícies de metal e madeira. Ela é indicada para ambientes externos, pois possui eficiência contra maresia, chuva e sol. Então, se você está buscando resistência, essa é a tinta adequada, mas ainda não é a melhor tinta para pintar as paredes internas.

Esmalte

A tinta esmalte é resistente à chuva, então, é uma ótima opção para ambientes externos. Com acabamentos fosco, alto-brilho ou acetinado, ela é ideal para superfícies de metal ou madeira. São as tintas esmaltadas que oferecem possibilidades como paredes para desenhar, como a de giz de cera ou a tela preta.

tinta de parede

Tinta epóxi

Uma boa dica para quem está buscando tinta de alta durabilidade e com alta resistência à umidade, substâncias químicas e abrasão é apostar nas tintas epóxi. Elas são utilizadas em banheiros ou cozinhas ajudando a manter o ambiente bonito e durável, já que eles estão sempre expostos a diferentes agentes, como água, gordura e produtos químicos.

Assim, cada tinta tem seu objetivo específico para os ambientes e, como você viu, a tinta látex é a alternativa mais indicada para espaços internos, já que possui uma secagem rápida e disfarça as imperfeições da parede, deixando-a mais uniforme. Ela é, sem dúvidas, a melhor tinta para pintar as paredes internas.

Como escolher tinta de parede da melhor forma

Apesar de saber que a tinta látex é a mais indicada para ambientes internos, todas as outras citadas também podem ser usadas na sua casa, já que cada uma tem um objetivo específico que pode se adequar às suas necessidades. Por exemplo, você pode usar o verniz em uma casa com paredes de madeira.

como criar home office na sala

Por isso, é importante ficar atento a algumas dicas na hora de escolher a tinta para paredes internas:

  • defina quais serão os ambientes que receberão a pintura. Com isso, você consegue escolher a tinta ideal para cada local, dando preferência por produtos de alta durabilidade;
  • opte por uma marca de qualidade fazendo com que o seu investimento seja feito de forma correta e eficiente;
  • analise as cores que você vai escolher para cada ambiente. Estude paletas e entenda a relação das cores com as sensações que elas proporcionam;
  • pense no resultado final antes de realizar a pintura;
  • contrate um profissional capacitado para garantir um acabamento superior e de qualidade;
  • atente-se às texturas na hora de pintar. Isso pode fazer com que o material escolhido seja diferente do que você estava planejando;
  • conheça os materiais disponíveis para fazer uma boa pintura e liste quais são os itens necessários, como rolo, pincel, fita crepe e lona para proteger o chão e os móveis;
  • atente-se à iluminação na hora escolher a tinta para o ambiente. A luz pode mudar o efeito que você busca e alterar a cor. Por isso, faça o estudo de iluminação antes de realizar a pintura.

Com essas dicas, você poderá dar uma cara nova para o seu ambiente, trazendo mais cor e luz para os locais escolhidos. Mais uma vez, fique atento à marca do produto escolhido para que você não tenha prejuízos.

Como escolher a cor para parede interna

Você já deve saber que a cor escolhida para a tinta de parede faz toda a diferença na atmosfera geral da casa. As diferentes tonalidades, texturas e estampas influenciam diretamente o bem-estar dos moradores, por isso, a relevância de optar por cores que geram sensações positivas.

Algumas dicas podem ajudar nesse sentido. Confira a seguir!

Avalie o espaço

O primeiro passo é avaliar os diferentes cômodos do imóvel e considerar as cores da mobília, dos objetos de decoração e dos demais elementos. O ideal é escolher tons de tinta que combinam com o que você já tem em casa para manter a harmonia e o equilíbrio nos espaços.

Combine as cores com a iluminação

Outra dica é pensar nas cores integradas com a iluminação presente em cada cômodo. Isso porque algumas tonalidades podem mudar conforme a quantidade de luz disponível no ambiente. Por exemplo, lâmpadas brancas ajudam a clarear, enquanto que as amarelas podem intensificar determinadas cores.

Dê preferência por suas cores favoritas

Para além da estética você também pode dar preferência por suas cores favoritas e considerar os gostos pessoais dos moradores. No entanto, é importante ter em mente que as tonalidades influenciam o humor, o sono e despertam diferentes sensações, como citamos.

Utilize um círculo cromático

O círculo cromático é uma ferramenta que auxilia a identificar as melhores combinações de cores para as paredes. Em geral, o círculo é composto por 12 cores: primárias, secundárias e terciárias. Assim, você consegue entender quais cores se complementam e quais são opostas, tendo mais precisão na sua decisão.

Círculo cromático

Considere a proposta de cada cômodo

Cada cômodo da casa tem a sua finalidade, ou seja, sempre terá uma cor que se encaixa melhor em cada local. O quarto, por exemplo, pede por cores mais aconchegantes, como o amarelo e o bege. A cozinha, por outro lado, combina muito bem com tons de azul e laranja. Tendo isso em mente no momento de definir as cores das paredes, você tem mais chances de acertar na escolha das tonalidades.

Como usar a cor da tinta de parede na decoração

Ao mesclar as cores e optar por tons complementares e análogos, você consegue elaborar uma decoração descolada e criar espaços alegres e harmoniosos. Para isso, é sempre importante ter uma visão clara e geral dos ambientes, e definir como eles serão compostos.

A técnica do Feng Shui, por exemplo, pode ajudar a trazer mais equilíbrio para cada cômodo, de acordo com a sua proposta específica. O objetivo é atrair e conduzir energias positivas para a casa, já que a filosofia envolve o uso de elementos e cores para compor a decoração.

feng shui

Feng shui

Pensando nisso, vale a pena combinar as cores entre si ou até mesmo definir um conjunto de tonalidades para cada ambiente. Nesse processo, considere também as cores dos revestimentos, pisos, mobílias e demais elementos para garantir a harmonia e a vivacidade no imóvel.

Os tons mais intensos ajudam a transmitir alegria e energia, como vermelho e roxo, e as cores mais suaves ajudam a equilibrar as tonalidades mais fortes. A dica final é apostar em cores neutras e combiná-las com pequenos objetos decorativos coloridos nos cômodos.

O que priorizar no momento da escolha da tinta de parede

Renovar a casa pode ser um verdadeiro desafio, já que muitos fatores importam nesse momento. A escolha da tinta de parede adequada, por exemplo, é fundamental para garantir um visual de qualidade e que dure com o passar do tempo.

Optar por produtos inadequados e de má qualidade, por outro lado, é um risco que pode trazer inúmeros prejuízos. Sem a composição correta para cada tipo de superfície, as chances de ter defeitos de pintura são bastante altos, o que pode comprometer como um todo a estética e a decoração do imóvel.

Existem tintas de parede ideais para cada ambiente da casa, por isso, a escolha deve levar isso em conta. Para a sala de estar, por exemplo, vale a pena investir em um tipo de tinta mais resistente e de qualidade. Já para a cozinha, como citamos, a melhor opção são as tintas epóxi, que são feitas especialmente para cobrir pisos e azulejos.

É claro que existem outros fatores relevantes no momento de adquirir as tintas para a reforma do seu imóvel. A escolha vai depender muito das características de cada produto, já que cada um apresenta especificações e resultados diferenciados. Confira a seguir!

Efeitos

Atualmente, há uma série de modelos de tinta que oferecem efeitos incríveis na aparência das paredes. Alguns efeitos, como esponjado, degradê, camurça e mesclado, podem renovar completamente o visual de um cômodo, apresentando texturas únicas e exclusivas.

dormitório praiano clima tropical

Projeto: Porto Neves Arquitetura – Execução mobiliário planejado: Finger Haus Centro Sul – Fotos: Walter Dias

Esse detalhe, por menor que pareça, é ideal para criar ambientes aconchegantes e personalizáveis, como é o caso dos quartos e da sala de estar. As técnicas também são bem práticas de fazer, dando um efeito muito bonito aos diferentes cômodos da casa.

Durabilidade

Uma das grandes preocupações na hora de investir na tinta é em relação à durabilidade do produto. A indicação é sempre dar preferência a tintas altamente duráveis e resistentes à umidade, água e abrasão, sobretudo se o objetivo é pintar cômodos que contém azulejos e porcelanatos, como a cozinha e o banheiro.

As tintas à base de óleo, por exemplo, oferecem mais durabilidade e são ideais para ambientes com acabamentos que exigem mais qualidade. Para ter melhores resultados, inclusive, opte sempre por produtos de marcas que contam com linha premium.

Acabamento

O acabamento também é um fator fundamental, já que representa o resultado visual que a parede terá após a aplicação da tinta. A escolha, no entanto, vai depender da proposta de cada cômodo do imóvel. Superfícies com mais brilho e que exigem destaque, devem ter um acabamento superior.

As tintas foscas, por exemplo, proporcionam um acabamento mais suave e conseguem esconder pequenas imperfeições, evitando reflexos. Já as tintas de baixo brilho, combinam o acabamento com a facilidade de limpeza, sendo ideais para as paredes internas em áreas de muito movimento.

Para tomar uma boa decisão em relação à escolha das tintas, a dica final é analisar os catálogos das marcas para conhecer os diferentes tons de cores e características dos produtos. Em geral, nesse tipo de material, você também encontra as especificações e indicações de cada opção de tinta.

Escolher a tinta de parede adequada é uma ótima forma de renovar o lar, trazendo novas energias e vibrações para o seu espaço. Apostar nas tendências ajuda a deixar a casa ainda mais moderna. A parede preta é uma ótima dica para quem quer inovar na sala de estar, por exemplo.

solicite orcamento moveis planejados personalizados

Gostou do conteúdo? Aproveite a visita e deixe o seu comentário dizendo se as dicas apresentadas foram úteis! Confira também as nossas inspirações, em nosso Pinterest!

SOLICITE UM ORÇAMENTO Certificado de garantia