31jan

Qual a melhor tinta para pintar parede interna? Veja como escolher

Qual a melhor tinta para pintar parede interna? Veja como escolher

Se você está pensando em dar uma cara nova para o seu lar, a pintura não pode ficar de fora do checklist. Por isso, é importante conhecer mais sobre o assunto antes de escolher qual a tinta vai utilizar para o ambiente. Afinal, saber qual a melhor tinta para pintar parede interna vai ser de grande ajuda na hora de reforma.

Quer saber mais? Confira este guia completo de como escolher a tinta para ambientes internos que preparamos para você.

A melhor tinta para pintar parede interna

Para pintar os ambientes da casa, é preciso conhecer mais sobre as tintas disponíveis no mercado. Assim, você consegue alcançar o objetivo desejado na hora de reformar e garante uma durabilidade melhor para cada espaço. Por isso, vamos te apresentar os principais tipos de tinta e qual a melhor tinta para pintar parede interna.

Tinta Látex PVA

É a principal escolha para ambientes internos. Também chamada de PVA, possui um acabamento fosco. Além disso, esse tipo de tinta tem sua base solúvel em água e é perfeita para quem busca secagem rápida. De fácil manutenção, a tinta látex é ideal para quartos, salas e cozinhas. É a tinta mais popular dentre as disponíveis no mercado.

Tinta látex acrílica

A tinta látex se divide em PVA e acrílica. Essa segunda pode possuir um acabamento fosco, acetinado ou semibrilho e é indicada para aplicações em alvenaria, gesso ou madeira. Ela é indicada para ambientes internos, mas você pode apostar nela para alguns ambientes externos também. A tinta látex acrílica pode ser usada facilmente em ambientes úmidos e permite pintura em diversas superfícies, como já falamos acima.

Conheça mais sobre os acabamentos desse tipo de tinta:

  • fosco: ideal para disfarçar irregularidades das paredes, ela não tem brilho e traz uma aparência uniforme;
  • acetinado: tem um brilho médio e garante boa resistência à umidade e ao mofo;
  • semibrilho: proporciona brilho e reflexo. Ideal para janelas e portas.

Verniz

É mais utilizado para proteger superfícies, visando melhor acabamento e durabilidade. Perfeito para ser aplicado em superfícies de madeira. O verniz pode sim ser usado tanto na parte interna quanto na parte externa, basta analisar quais são as superfícies que levarão esse tipo de tinta. Elas demoram mais a secar e podem ter um cheiro mais forte, por isso, tenha cuidado ao aplicar.

Tinta óleo

Já a tinta óleo possui uma secagem lenta e é perfeita para superfícies de metal e madeira. Ela é indicada para ambientes externos, pois possui eficiência contra maresia, chuva e sol. Então, se você está buscando resistência, essa é a tinta adequada, mas não é a melhor tinta para pintar parede interna.

Esmalte

A tinta esmalte é resistente à chuva, então, é uma ótima opção para ambientes externos. Com acabamentos fosco, alto brilho ou acetinado, ela é ideal para superfícies de metal ou madeira. São as tintas esmaltadas que oferecem possibilidades como paredes para desenhar, como a de giz de cera ou a tela preta.

Tinta epóxi

Uma boa dica para quem está buscando tinta de alta durabilidade e com alta resistência à umidade, substâncias químicas e abrasão é apostar nas tintas epóxi. Elas são utilizadas em banheiros ou cozinhas ajudando a manter o ambiente bonito e durável, já que eles estão sempre expostos a agentes como água e produtos químicos.

Assim, cada tinta tem seu objetivo específico para os ambientes e, como você viu, a tinta látex é a mais indicada para ambientes internos já que possui uma secagem rápida e disfarça as imperfeições da parede, deixando-a mais uniforme. Ela é a melhor tinta para pintar parede interna.

Como escolher a tinta para paredes internas

Apesar de saber que a tinta látex é a mais indicada para ambientes internos, todas as outras citadas também podem ser usadas na sua casa, já que cada uma tem um objetivo específico que pode se adequar às suas necessidades. Por exemplo, você pode usar o verniz em uma casa com paredes de madeira.

como criar home office na sala

Por isso, é importante ficar atento a algumas dicas na hora de escolher a tinta para paredes internas:

  • Defina os ambientes que serão pintados. Assim, você entenderá qual é a tinta ideal para cada ambiente. Vai pintar o banheiro? Então, a tinta ideal é a epóxi. Vai pintar a varanda? Opte por uma tinta de alta durabilidade.
  • Escolha a tinta ideal para cada espaço.
  • Opte por uma marca de qualidade fazendo com que o seu investimento seja feito de forma correta e eficiente.
  • Analise as cores que você vai escolher para cada ambiente. Estude paletas e entenda a relação das cores com as sensações que elas proporcionam.
  • Pense no resultado final antes de realizar a pintura.
  • Contrate um profissional. É claro que podemos muitas vezes realizar o trabalho, mas pensando no acabamento melhor e de qualidade, a dica é contratar um pintor profissional.
  • Atente-se às texturas na hora de pintar. Isso pode fazer com que o material escolhido seja diferente do que você estava planejando.
  • Conheça os materiais disponíveis. Vai ser preciso usar rolo ou pincel? O que eu preciso para proteger o chão e os móveis? São vários os questionamentos que você deve fazer na hora de escolher os materiais.
  • Atente-se à iluminação na hora escolher a tinta para o ambiente. A luz pode mudar o efeito que você busca e alterar a cor. Por isso, faça o estudo de iluminação antes de realizar a pintura.

Assim, fica mais fácil pintar paredes internas, garantindo uma maior durabilidade para o ambiente. Com essas dicas, você poderá dar uma cara nova para o seu ambiente, trazendo mais cor luz para os locais escolhidos. Mais uma vez, fique atento à marca da tinta escolhida para que você não tenha prejuízos!

Pintar paredes internas é uma ótima forma de renovar o ambiente, trazendo novas energias e vibrações para a casa. Apostar nas tendências ajuda a deixar o ambiente mais moderno. A parede preta é uma ótima dica para quem quer inovar na sala de estar, por exemplo.

Agora, veja como pintar a sala com parede preta e garanta muito estilo para a sua nova decoração.

solicite orcamento moveis planejados personalizados

SOLICITE UM ORÇAMENTO