29maio

Decoração de quarto: 6 dicas para ter um ambiente confortável e funcional

escrito por Mauara Zamin
Decoração de quarto: 6 dicas para ter um ambiente confortável e funcional

O local onde dormimos, muitas vezes, também é um refúgio para as práticas de autocuidado. Se você faz questão de ter um cantinho especial, precisa pensar em uma decoração de quarto que alie a funcionalidade ao conforto. A boa notícia é que existem vários recursos interessantes para atingir esse objetivo.

decoracao-de-quarto

Projeto: OP Interiors – Execução: Finger USA

A escolha dos tecidos, o tipo de iluminação e até as cores afetam a maneira como enxergamos determinado espaço. Ou seja, é importante pensar em cada detalhe para obter o melhor resultado possível. Que tal conferir algumas dicas para encarar esse desafio com mais tranquilidade?

Continue a leitura e veja quais soluções fazem sentido para você!

 1. INVESTIR EM MÓVEIS PLANEJADOS

A decoração de quarto tende a envolver itens bastante volumosos, principalmente a cama e o guarda-roupas. E, quando essas peças são adquiridas individualmente, é comum que não tenham um encaixe adequado no cômodo. Pior ainda se o estilo de ambos os móveis difere muito, trazendo aquela percepção de falta de harmonia.

A dica para resolver o problema é apostar nos modelos planejados. Afinal, seguem um projeto desenvolvido especialmente para o local onde serão instalados. Isso significa que há um melhor aproveitamento do espaço, sem contar o ajuste dos acabamentos a um tema decorativo específico.

decoração de quarto

Projeto: OP Interiors – Execução: Finger USA

Os móveis planejados são excelentes escolhas para o design de interiores por conta dessa personalização completa. Com eles, você poderá desenvolver diferentes estruturas e composições no quarto ou em qualquer outro ambiente da casa. Vale a pena priorizar esse tipo de solução se você busca um resultado incrível de primeira.

 2. ADICIONAR TAPETES E ALMOFADAS

Texturas macias são conhecidas pela entrega de conforto tátil, visto que são agradáveis e parecem abraçar a pele. Pensando nessa sensação, por que não apostar em diferentes tecidos para compor o seu quarto? Além das roupas de cama, considere o uso de tapetes, cortinas e até de mantas que possam ficar sobre o colchão.

O ideal é ajustar a fibra de cada peça à estação do momento, de modo que ninguém passe muito frio ou calor por conta dos tecidos. No verão, por exemplo, prefira peças leves e lisas que não geram desconforto em contato com o corpo. No inverno, substitua esses modelos por itens mais espessos, densos e com pelinhos.

decoração de quarto

Projeto: OP Interiors – Execução: Finger USA

Outra forma de deixar o quarto aconchegante é caprichar nas almofadas. Sim, elas incrementam a composição e ainda oferecem apoio para as costas ou o pescoço quando você resolver dar aquela esticada rápida. Se tiver uma poltrona no ambiente, por exemplo, também dá para manter alguns exemplares sobre o móvel.

3. PENSAR NAS ROUPAS DE CAMA

Como dito, as texturas e os tecidos são extremamente importantes na decoração de quarto. As roupas de cama, em especial, têm participação constante no estilo do ambiente porque estão sempre à vista. Portanto, pense com cuidado nos modelos de colchas, fronhas, lençóis e demais peças que for adquirir.

suite master

Projeto: Studio Living de Caxias – Obra: Studio FF – Fotos: Artur Pretto

Os tecidos devem estar ajustados ao clima e apresentar cores que combinem com o restante da composição. Observe os elementos do entorno, como a cabeceira de cama, o tom das paredes e os acabamentos dos móveis para definir os melhores modelos. Isso já vai evitar muitos incômodos no dia a dia.

 4. AJUSTAR PONTOS DE ILUMINAÇÃO

As luzes têm o poder de transmitir diferentes sensações, por isso, não deixe de trabalhar esse recurso da forma certa. O ideal é investir em pontos específicos de iluminação: alguns com foco em facilitar a execução de alguma tarefa, como a leitura à noite, outros apenas para criar uma atmosfera acolhedora.

A decoração de quarto não precisa seguir o padrão de uma única lâmpada central. Essa solução, inclusive, atrapalha muitos casais que desejam fazer atividades distintas no mesmo recinto. Para resolver, pense nas possíveis necessidades e ajuste tanto o direcionamento quanto a tonalidade das luzes.

decoração de quarto

Projeto: OP Interiors – Execução: Finger USA

Perto da cabeceira, vale a pena colocar os tradicionais abajures individuais com lâmpada amarelada. Essa cor transmite aconchego e favorece a chegada do sono. Já nos locais que pedem atenção, como uma escrivaninha ou penteadeira, você pode utilizar luzes brancas e mais intensas, sem nenhum problema.

 5. PRIORIZAR CORES QUENTES

Assim como no exemplo da iluminação, a paleta usada no dormitório precisa proporcionar sensações agradáveis. Se a ideia é conseguir um visual mais neutro, que afete pouco as emoções e sentimentos, procure cores suaves e claras, como branco, creme, bege ou tons pastel.

Outra opção, principalmente para quem busca maior sensação de acolhimento, é apostar nas cores quentes. Esse grupo inclui todas as variações de amarelo, laranja e vermelho, como terracota, salmão e mostarda. Muitas estão presentes em materiais naturais que promovem conforto, como a madeira e o bambu.

decoração de quarto

Projeto: OP Interiors – Execução: Finger USA

O bom é que o uso dessas cores na decoração de quarto não afeta em nada a funcionalidade, mas traz o efeito que muitas pessoas desejam para curtir o ambiente. Afinal, mesmo quando o objetivo não é dormir profundamente, precisamos de uma composição que favoreça o relaxamento físico e mental.

 6. APROVEITAR O ESPAÇO VERTICAL

Quando o assunto é tornar um lugar funcional, as prateleiras, nichos e estantes ganham toda a atenção. Isso porque permitem aproveitar áreas que, muitas vezes, estão ali apenas para dividir o ambiente. Colocá-las em diferentes alturas das paredes trará mais espaço para você armazenar e expor pertences.

Ao usar prateleiras sobre a cabeceira, por exemplo, é possível elevar objetos pessoais no momento de dormir (celulares, livros, acessórios etc.). Em outros pontos do ambiente, compensa exibir peças decorativas que valorizem a composição: um vaso de flor, um arranjo de velas, recursos aromáticos ou esculturas.

projeto de móveis planejados

Projeto: Juliana Bortolato – Execução: Finger USA – Foto: Feitosa Films Production

Aproveitar o espaço vertical é um bom jeito de preencher superfícies sem graça e, de quebra, evitar a temida bagunça. Afinal, muita coisa que ficaria espalhada passa a ter um cantinho próprio, o que ajuda a manter a organização em dia. Quer solução mais adequada para uma rotina moderna e cheia de compromissos?

Como são muitas ideias para transformar a decoração de quarto, cabe a você escolher aquelas que mais se adaptam ao cenário atual. É claro que, quanto mais dicas puder aplicar, mais benefícios terá com o projeto. O primeiro item da lista, aliás, não pode faltar no planejamento de qualquer área da casa.

solicite orcamento moveis planejados personalizados

Que tal adquirir seus móveis planejados ainda hoje? Entre em contato com a nossa equipe!

SOLICITE UM ORÇAMENTO Certificado de garantia