27dez

Quais os tipos de cabeceiras de camas de casal e como escolher?

escrito por Francieli Kern
Quais os tipos de cabeceiras de camas de casal e como escolher?

A quantidade de produtos para decorar e mobiliar a casa é cada vez maior. Hoje, é possível pensar em uma peça específica e encontrá-la em vários formatos e tamanhos, com diferentes cores e materiais. Exemplo disso está nos inúmeros tipos de cabeceiras de camas de casal.

Com a popularização dos conjuntos que incluem box e colchão, as pessoas passaram a ter mais liberdade para customizar a área que fica encostada na parede. Existem estruturas para todos os gostos e estilos, além de ideias que permitem a personalização de cada detalhe.

O que acha de conhecer as principais opções? Fique conosco e saiba como fazer a escolha do modelo!

Para que serve a cabeceira da cama?

Muitas pessoas pensam nessa peça como um complemento da decoração. Embora tenha grande potencial para embelezar o ambiente, a cabeceira cumpre outras funções.

decoração de quarto de casal com closet cabeceira tipos cama de casal

Projeto: Finger Brasília
Fotos: Eliezer Souza

Dependendo de sua composição e acabamento, ela pode deixar o quarto aconchegante e funcional pelos seguintes motivos:

  • proteger a parede: ao cobrir a parte que fica logo atrás dos travesseiros, a cabeceira evita o surgimento de manchas, desbotamentos e riscos;
  • oferecer apoio para as costas: o encosto torna muito mais agradável o ato de ler um livro, meditar ou mexer no celular, por exemplo;
  • guardar artigos e acessórios: versões com nichos e outros compartimentos podem armazenar objetos pessoais, favorecendo a organização.

Quais são os tipos de cabeceiras de camas de casal?

Quem visita uma loja de móveis logo percebe que essas peças apresentam variações quanto ao design, texturas e outros recursos. Para facilitar a sua análise, classificamos os principais modelos de acordo com o material. Veja as vantagens e as possibilidades de ornamentação de cada um deles.

quarto casal neutro ripado cinza

Projeto: Larissa Franco Arquiteta – Execução: Finger Dautore – Fotos: Filippe Araújo

Madeira

É uma das mais versáteis porque combina com diferentes temas, do rústico ao contemporâneo. Você pode usar desde placas de madeira maciça até componentes feitos com fibras ou partículas de madeiras prensadas, a exemplo do MDF e do MDP — disponíveis tanto em versão lisa quanto texturizada.

tipos de cabeceira de cama de casal quarto com closet

Projeto: Natália Veloso – Execução: Finger Goiânia – Fotos: Play Motion

Há, também, quem curta usar madeira de demolição para transmitir um ar despojado. Seja qual for a alternativa, vale a pena destacar a matéria-prima com itens de iluminação. Um projeto de móveis planejados permite que você use tanto fitas de LED quanto spots embutidos em pontos estratégicos da cabeceira.

Ferro

Material favorito para as composições vintage ou retrô, o ferro aparece em vários tipos de cabeceiras de camas de casal. Ele transmite leveza e elegância quando usado para criar estruturas curvas e delgadas, com desenhos que lembram arabescos e outros símbolos românticos.

tipos de cabeceira cama de casal

A solidez do ferro também pode ser útil para trabalhar com uma decoração industrial. Nesse caso, o ideal é optar por cabeceiras mais simples, feitas com poucas barras retas e espessas. Como se trata de um material frio ao toque, é importante considerar a necessidade de forrá-lo com almofadas.

Fibra natural

É perfeita para quem curte o estilo praiano ou clean, já que remete ao frescor e à simplicidade das residências localizadas em regiões quentes. O diferencial desse modelo está justamente nas particularidades de cada tipo de fibra, o que contribui para a produção de peças exclusivas.

As matérias-primas mais usadas incluem bambu, junco, vime, ráfia e sisal. Suas hastes podem ser dispostas lado a lado, de forma sobreposta ou até amarradas. O efeito trançado fica incrível porque cria relevos ao longo de toda a cabeceira, trazendo movimento.

Estofada

Consiste em uma estrutura de madeira ou metálica coberta por espuma e acabamento em tecido. Este pode ser liso ou com textura, além de apresentar cor homogênea ou estampas. São características que precisam estar adequadas ao visual que você deseja.

cores neutras - dormitorio planejado - quarto planejado

Projeto: Danieli Bonatto – Fotos: Rudimar Razador – Execução: Atrativa Finger Concórdia

Se o objetivo é ter uma estética moderna ou minimalista, a dica é apostar em modelos retangulares e sem muita informação de tons, cortes e ornamentos. Já o estilo clássico pede bordas curvilíneas e estofamento finalizado com ponto em capitonê.

É um dos tipos de cabeceiras de camas de casal mais desejados por conta do máximo conforto. Afinal, deixa o apoio para as costas bem fofinho e macio.

Criativa

Compõe a categoria das peças inovadoras, já que consiste no uso de materiais alternativos para forrar a parede que fica atrás da cama. Um bom exemplo é cobrir essa parte com placas de porcelanato, pintura, tecido ou adesivos. Use a criatividade para explorar os recursos disponíveis e chegar ao melhor resultado.

cabeceira cama

Hotel Gran Mercure – Execução: Vessen Soluções

A cabeceira criativa é ideal para quem tem pouco espaço no quarto, gosta de customização ou costuma mudar o ambiente a todo momento. Sua desvantagem está no fato de não ter volume, já que traz apenas desenhos ou itens com pouca espessura. Assim, ela acaba tendo apenas função decorativa.

tipos de cabeceira cama de casal

Como escolher o modelo ideal dentre tantos tipos de cabeceiras?

Conhecer os pontos positivos de cada material ajuda bastante na procura pela peça adequada. É importante que você considere o máximo de detalhes antes de comprar ou encomendar um modelo. Essa análise vai incluir desde o estilo do cômodo até as necessidades dos moradores.

Pense que modelos prontos limitam um pouco as variações nos tipos de cabeceiras de camas de casal. Assim, se você faz questão de ter uma versão personalizada, a dica é investir em um projeto de móveis planejados para definir aspectos como o material, o tamanho e o formato.

Dormitorio planejado quarto planejado aconchegante

Projeto: Balzan Arquitetura – Execução: Finger Chapecó – Foto com licença de uso: Ivan Araújo

Além da edição das medidas, é possível solicitar recursos que facilitem a rotina do casal. Se há muitos pertences para manter no quarto, por exemplo, compensa equipar a cabeceira com nichos, prateleiras ou detalhes vazados, onde os itens possam ficar armazenados.

Outra possibilidade dos móveis planejados está na inovação para criar peças diferenciadas. Ou seja, você pode ir além do limite normal de uma cabeceira e fazer com que ela chegue até o teto. O resultado é uma espécie de painel que destaca a área de dormir e valoriza a decoração.

Quarto com closet

Projeto: Daiana Ortolan – Fotos: Vivianne Rubin

Caso ainda tenha dúvidas sobre a melhor estética, procure referências em blogs de arquitetura ou em redes sociais como o Pinterest. Observe fotos de diferentes tipos de cabeceiras de camas de casal e inspire-se com as combinações expostas através das imagens.

E já que o assunto é elementos para quartos, veja também como deixar esse cômodo mais aconchegante!

solicite orcamento moveis planejados personalizados

SOLICITE UM ORÇAMENTO Certificado de garantia