09set

A iluminação de LED é essencial para seus móveis planejados

A iluminação de LED é essencial para seus móveis planejados

Criar um ambiente com a sua cara e as dos demais moradores pode ser feito com um projeto de móveis planejados bem elaborado. Contudo, só isso não adianta. Afinal, um belo item pode passar despercebido por falta de valorização das peças. A iluminação de LED é uma forma interessante de trabalhar essas questões nos seus ambientes.

Quer saber mais? Continue lendo e tire suas dúvidas!

Qual a importância da iluminação nos projetos?

Apenas os projetos de móveis planejados em si não são o suficiente para criar os efeitos que você espera no ambiente. Uma peça incrível, com bom acabamento, ou seja, o projeto dos seus sonhos pode não ficar do jeito que esperava no cômodo. Isso acontece justamente devido, muitas vezes, a uma iluminação que não seja adequada para valorizar a peça.

Por isso, não basta apenas pensar na composição dos itens, devemos nos atentar à disposição deles no ambiente, de forma a valorizá-los por meio da iluminação. Isso também é influenciado pelo tipo de iluminação escolhido. Nesse ponto, o LED pode ser um grande aliado para criar um projeto de ambientes incrível.

Por que vale a pena investir em iluminação LED para móveis planejados?

Afinal, por que o LED é uma das melhores opções para iluminação de projetos de móveis planejados? Vamos falar sobre algumas das vantagens que ela pode trazer para o ambiente. Confira!

A iluminação de LED valoriza projetos

Devido às características da própria iluminação em LED, é possível encontrar formas de valorizar aspectos que são diferenciais nos projetos. Por exemplo, a iluminação de LED permite realçar aspectos de um acabamento high gloss. Sem uma iluminação adequada, é possível que esse aspecto, que é tão importante para o projeto, passe despercebido e desvalorize o seu móvel planejado. E isso pode ser feito de forma simples, com o uso de uma fita de LED aplicada nele.

cozinha provençal com iluminação de LED

Projeto: Daiana Ortolan – Fotos: Vivianne Rubin

É uma tecnologia mais inteligente

A iluminação LED tem a vantagem de ser um modelo mais inteligente, permitindo um maior equilíbrio, de acordo com a demanda do ambiente. Assim, pode-se criar um projeto no qual, caso a iluminação natural esteja favorável, há menor intensidade da iluminação artificial e vice-versa.

iluminação de orientação

Projeto: Danieli Bonatto – Execução: Finger Atrativa de Concórdia – Fotos: Júlio Gomes Filho @arquitefoto

Isso auxilia não só a reduzir os custos com iluminação, mas também a criar um ambiente mais confortável. Afinal, é possível modular a intensidade e, assim, garantir sempre a melhor condição para que todos os presentes estejam à vontade.

Versatilidade no uso da iluminação de LED

Uma das vantagens do LED é que, atualmente, é possível pensar em diversas formas de uso desse padrão nos ambientes. Isso porque você pode implementar:

  • spots;
  • diversos pontos de iluminação de teto;
  • fitas de LED nos móveis;
  • uso de abajures com lâmpadas de LED, entre outros.

Com isso, você pode pensar em um projeto completamente novo, arrojado e personalizado e que, inclusive, pode mudar de acordo com o seu interesse naquele momento para o ambiente. Por exemplo, é possível trabalhar mudanças nos tons das fitas de LED, para que, em determinado momento, emitam luzes quentes e, em outro, tons frios.

quiz meu primeiro movel planejado

Sustentável

Outra vantagem da iluminação de LED nos projetos de móveis planejados é que se trata de uma forma de energia menos danosa para o meio ambiente que outros tipos de lâmpadas. Pois, além de não emitir poluentes no seu descarte, ainda pode ser reciclada após o uso. Outro ponto importante é ser uma fonte isenta de raios ultravioletas.

Como a iluminação pode ser aplicada no projeto?

Mas afinal, diante de tantos benefícios, como adotar a iluminação de LED nos projetos para móveis planejados, auxiliando a valorizá-los? Vamos trazer algumas dicas a seguir.

tipos de iluminação

Uso de versões coloridas

Se você deseja versatilidade para trabalhar com iluminação, aproveite de cores específicas para realçar determinadas características. Isso vale, principalmente, quando se trabalha com círculos cromáticos, para a composição do projeto. Por exemplo, se quiser realçar um móvel amarelo, você pode usar uma cor complementar na iluminação (nesse caso, LED lilás ou arroxeado), feito de forma direta ou indireta. Tudo dependerá das suas intenções para isso.

Versões compactas

Os pontos de iluminação mais compactos podem auxiliar com feixes de luz intensos e que podem trazer um maior realce para os projetos de móveis planejados. Assim, é possível garantir que detalhes importantes, como partes do acabamento, sejam mais aparentes e, assim, tornar o local mais interessante para os presentes no cômodo.

sala de estar LED com freijo ambiente integrado

Projeto: Daiana Ortolan – Fotos: Vivianne Rubin

Criação de spots para iluminação de um nicho específico

Se quiser aproveitar e realçar um ponto específico (por exemplo, um móvel), você pode usar spots unitários, que vão melhorar a visibilidade para aquele local. Quando trabalhados com jogos de luz e penumbra, podem criar não só maior vivacidade para um móvel específico, mas gerar uma atmosfera mais intimista e confortável.

Use fitas na parte interna do móvel

Vamos explicar essa parte com um exemplo: é possível você usar uma fita de LED na parte interna de uma cristaleira planejada. Assim, você consegue valorizar as peças que ali estão e, assim, torná-las parte da decoração. Então, aquelas peças que são tão belas, e que você tende a não usar no dia a dia, ganham destaque para quem entra no ambiente. Isso pode ser levado para diversos outros tipos de projetos e ser aplicado em qualquer móvel, desde que tenha o planejamento elétrico adequado para isso.

Redução de sombras duras em ambientes

As fitas e os spots podem ser usados para tirar sombras duras, que determinados projetos causam nos ambientes. Isso é muito comum, por exemplo, nas cozinhas, onde os armários geram sombras que podem prejudicar o ambiente. Assim, ao colocar uma fita de LED ou spots bem posicionados, é possível reduzir isso, o que pode causar profundos incômodos e desconfortos quando se vai cozinhar. Além, é claro, de desvalorizar o ambiente.

Dormitório Casal com iluminação de LED

Projeto: Daiana Ortolan – Fotos: Vivianne Rubin

A iluminação de LED é uma boa opção para você que deseja garantir ambientes mais interessantes, valorizando seus projetos de móveis planejados. Caso você tenha dúvidas, o ideal é contar com profissionais especializados, que criem projetos integrando ideias de mobiliário e iluminação.

A Finger Móveis está em diversas redes sociais com conteúdos e dicas que podem ajudar você nesse processo. Inscreva-se e não perca nenhum deles!

solicite orcamento moveis planejados personalizados

Olá, tudo bem? Gostaria de informações sobre a Finger.