02ago

Afinal, o que é madeira de reflorestamento? Entenda aqui

Afinal, o que é madeira de reflorestamento? Entenda aqui

Você sabe o que é madeira de reflorestamento e por que ela é usada? Esse tipo de madeira é obtido a partir de florestas que foram plantadas com o objetivo de serem extraídas. Nesse sentido, não provoca o desmatamento da mata nativa, já que o maior intuito dessa prática é preservar áreas muito devastadas.

Igualmente às madeiras de lei, a de reflorestamento não perde em beleza, qualidade e resistência. Como suas árvores foram plantadas para servir o setor moveleiro, é possível conseguir máxima qualidade, com o máximo de controle e o mínimo de desperdício.

Quer descobrir mais sobre esse tipo de madeira e suas características? Confira a seguir!

Conheça a madeira de reflorestamento

Como dissemos, essa madeira é oriunda de árvores plantadas para serem extraídas, a fim de evitar maiores desgastes da mata nativa. Depois que ela é retirada, mais árvores são plantadas em seu lugar. Desse modo, evita-se a comercialização de produtos fabricados a partir do desmatamento ilegal de árvores em extinção.

Confira alguns exemplos desse tipo de madeira

Agora que você já sabe o que é madeira de reflorestamento, chegou a hora de conhecer quais os tipos mais encontrados no mercado.

Veja abaixo alguns deles!

Pinus

Esse tipo de madeira é pioneira entre as madeiras de reflorestamento usadas no setor moveleiro. Inclusive, o pinus representa grande parte de toda a madeira serrada fabricada no Brasil. Todas as espécies de pinus oferecem excelente rendimentos e acabamentos de fácil usinagem. Além disso, é bastante utilizado na produção de MDF — Placa de Fibra de Média Densidade —e MDP — Painel de Partículas de Baixa Densidade —, materiais principais das empresas de móveis planejados.

cozinha planejada de mdf e mdp

Projeto: Arq Juliana Rigolin – Execução: Finger Cascavel – Fotos: Rodrigo Vieira

Eucalipto

Atualmente, é a madeira mais estudada e plantada. A espécie eucalyptus grandis é a mais usada na fabricação de móveis; tem cor avermelhada e clara, com densidade média. Já a espécie eucalyptus citriodora apresenta uma cor acastanhada e maior densidade. Contudo, também oferece ótimos acabamentos para móveis.

Araucária

Uma das queridinhas do setor de fabricação de móveis, a Araucária é de fácil usinagem, tem excelente cor, ótimo peso e textura. Apesar disso, apresenta preços mais elevados e pouca disponibilidade. Isso porque sua árvore demora a crescer, requer terras férteis e pode competir com a agricultura local.

Cinamomo

Essa madeira cresce com rapidez e apresenta cores claras, além de ser leve. É bastante usada na fabricação de lâminas faqueadas, mas também pode ser comercializada como madeira sólida. Oferece excelente acabamento e seu material seca facilmente.

Descubra as vantagens de adquirir móveis dessa madeira

Com a noção de sustentabilidade cada vez mais presente, é de se esperar que os consumidores busquem alternativas de produtos que contribuam para a preservação da natureza.

Veja, abaixo, algumas das maiores vantagens de comprar móveis feitos de madeira de reflorestamento.

Para o consumidor

Móveis fabricados com MDF e MDP ou ainda madeira maciça de reflorestamento, costumam apresentar maior durabilidade. Essas peças oferecem máxima resistência e, por isso, estarão presentes na decoração das casas por anos, sem precisar ser trocada. Isso significa mais economia a médio prazo para o comprador e menos geração de lixo no meio ambiente.

Para o fornecedor

Conforme citamos, comercializar móveis de madeira de reflorestamento significa garantir ao consumidor que os produtos não agridem o meio ambiente. Um ótimo exemplo disso é a madeira de pinus, que oferece o MDF e o MDP —materiais mais ecológicos se comparados a outros tipos de madeira tradicionais. Assim, a empresa fornecedora gera mais confiança e credibilidade, o que aumenta o número de vendas.

Após entender o que é madeira de reflorestamento e seu impacto na natureza, fica clara a importância de comprar móveis fabricados com ela. Essa madeira não só contribui para a preservação do meio ambiente, como oferece maior durabilidade ao consumidor.

Gostou deste conteúdo? Então, entre em contato conosco e descubra o que podemos fazer por você!

solicite orcamento moveis planejados personalizados

Olá, tudo bem? Gostaria de informações sobre a Finger.