02ago

Afinal, o que é madeira de reflorestamento? Entenda aqui

escrito por Francieli Kern
Afinal, o que é madeira de reflorestamento? Entenda aqui

Você sabe o que é madeira de reflorestamento e por que ela é usada? Esse tipo de madeira é obtido a partir de florestas que foram plantadas para serem extraídas. Nesse sentido, não provoca o desmatamento da mata nativa, já que o maior intuito dessa prática é preservar áreas muito devastadas.

Igualmente às madeiras de lei, as de reflorestamento não perdem em beleza, qualidade e resistência. Como suas árvores foram plantadas para servir o setor moveleiro, é possível conseguir máxima qualidade, com o máximo de controle e o mínimo de desperdício.

sustentabilidade | madeira de reflorestamento

Quer descobrir mais sobre esse tipo de madeira e suas características? Confira a seguir!

O CENÁRIO DO MERCADO DA MADEIRA DE REFLORESTAMENTO

No Brasil, o mercado de madeira de reflorestamento está em ascensão. O país possui extensas áreas de plantações florestais, principalmente de espécies como eucalipto e pinus. Na prática, as espécies são utilizadas na produção de papel, celulose, móveis e construção civil.

Além disso, o mercado nacional tem visto um aumento na conscientização ambiental e na busca por produtos certificados. Essa tendência tem impulsionado a demanda por madeira de reflorestamento de origem legal e sustentável.

Segundo dados apresentados em um artigo da CNN, o Brasil precisa investir R$ 228 bilhões, entre recursos públicos e privados, até 2030, para cumprir a meta estabelecida no Acordo de Paris de recuperar 12 milhões de hectares de florestas.

Apesar do valor elevado, esse investimento pode gerar uma receita líquida de R$ 776,5 bilhões e criar cerca de 2,5 milhões de empregos. Além disso, a recuperação desses 12 milhões de hectares pode resultar na remoção de 4,3 bilhões de toneladas de CO2 da atmosfera.

 

CONHEÇA A MADEIRA DE REFLORESTAMENTO

Como dissemos, essa madeira é oriunda de árvores plantadas para serem extraídas, a fim de evitar maiores desgastes da mata nativa. Depois que ela é retirada, mais árvores são plantadas em seu lugar. Desse modo, evita-se a comercialização de produtos fabricados a partir do desmatamento ilegal de árvores em extinção.

Sala - Fallen Kapsel

Sala Fallen Kapsel: padrões Haya + Slate + Ivory + Palha Trama Natural

 

CONFIRA ALGUNS EXEMPLOS DESSE TIPO DE MADEIRA

Agora que você já sabe o que é madeira de reflorestamento, chegou a hora de conhecer quais os tipos mais encontrados no mercado. Veja abaixo alguns deles!

PINUS

Esse tipo de madeira é pioneiro entre as madeiras de reflorestamento usadas no setor moveleiro. Inclusive, o pinus representa grande parte de toda a madeira serrada fabricada no Brasil. Todas as espécies de pinus oferecem excelente rendimento e acabamentos de fácil usinagem.

Além disso, é bastante utilizado na produção de MDF — Placa de Fibra de Média Densidade — e MDP — Painel de Partículas de Baixa Densidade —, materiais principais das empresas de móveis planejados. Suas características favoráveis permitem que seja empregado em diversas peças, como:

  • Estantes e prateleiras, elas oferecem soluções práticas e elegantes para organizar livros, objetos decorativos e outros itens em seu lar. Com a qualidade e durabilidade dos materiais você pode ter em sua casa móveis planejados que se adequam perfeitamente ao seu espaço.

EUCALIPTO

Atualmente, é a madeira mais estudada e plantada. A espécie Eucalyptus grandis é a mais usada na fabricação de móveis; tem cor avermelhada e clara, com densidade média. Já a espécie Eucalyptus citriodora apresenta uma cor acastanhada e maior densidade. Contudo, também oferece ótimos acabamentos para móveis.

Como exemplo citamos armários e estantes em MDF e MDP, esses móveis podem ser o ponto focal de uma sala, proporcionando um ambiente acolhedor e convidativo para leituras e resenhas em família. Com uma ampla variedade de acabamentos, podem ser personalizados para proporcionar funcionalidade e estilo ao seu lar.

cozinha planejada de mdf e mdp | madeira de reflorestamento

Projeto: Arq Juliana Rigolin – Execução: Finger Cascavel – Fotos: Rodrigo Vieira

ARAUCÁRIA

Uma das queridinhas do setor de fabricação de móveis, a araucária é de fácil usinagem, tem excelente cor, ótimo peso e textura. Apesar disso, apresenta preços mais elevados e pouca disponibilidade. Isso porque sua árvore demora a crescer, requer terras férteis e pode competir com a agricultura local.

No contexto mobiliário, peças como nichos, painéis e aparadores adicionam um toque de sofisticação e requinte aos ambientes da casa. Com designs modernos e acabamentos de alta qualidade podem se tornar peças centrais na decoração de uma sala de estar, exibindo objetos de valor sentimental ou coleções de forma elegante e imponente.

CINAMOMO

Essa madeira cresce com rapidez e apresenta cores claras, além de ser leve. É bastante usada na fabricação de lâminas faqueadas, mas também pode ser comercializada como madeira sólida. Oferece excelente acabamento, e seu material seca facilmente.

Um painel de parede em cinamomo pode adicionar um toque de calor e sofisticação a uma sala de estar. Por outro lado, uma bancada de cozinha pode proporcionar um espaço funcional e elegante para preparar refeições e interagir com a família.

TECA

A madeira teca é utilizada na fabricação de painéis maciços devido às suas características excepcionais, como durabilidade, resistência à umidade, estabilidade dimensional e beleza natural. Na prática, os painéis feitos com esse tipo de madeira oferecem uma solução robusta e elegante para uma variedade de aplicações em móveis planejados.

madeira de reflorestamento

Podem ser usados para criar peças de mobiliário de alta qualidade, como mesas e bancadas, proporcionando um acabamento sofisticado e durável para qualquer ambiente.

 

DESCUBRA AS VANTAGENS DE ADQUIRIR MÓVEIS DE MADEIRA DE REFLORESTAMENTO

Com a noção de sustentabilidade cada vez mais presente, é de se esperar que os consumidores busquem alternativas de produtos que contribuam para a preservação da natureza. Veja, abaixo, algumas das maiores vantagens de comprar móveis feitos de madeira de reflorestamento.

PARA O CONSUMIDOR

Móveis fabricados com MDF, MDP ou madeira maciça de reflorestamento costumam apresentar maior durabilidade. Essas peças oferecem máxima resistência e, por isso, estarão presentes na decoração das casas por anos, sem necessidade de troca. Isso significa mais economia em médio prazo para o comprador e menos geração de lixo no meio ambiente.

 

PARA O FORNECEDOR

Conforme citamos, comercializar móveis de madeira de reflorestamento significa garantir ao consumidor que os produtos não agridem o meio ambiente. Um ótimo exemplo disso é a madeira de pinus, que oferece o MDF e o MDP — materiais mais ecológicos se comparados a outros tipos de madeira tradicionais. Assim, a empresa fornecedora gera mais confiança e credibilidade, o que aumenta o número de vendas.

cozinha minimalista | madeira de reflorestamento

Projeto: Jéssica Dalla Corte – Execução: Master Plus Home Decor – Foto: Lucas Valêncio

 

A FINGER MÓVEIS PLANEJADOS APOIA A SUSTENTABILIDADE

A Finger Móveis Planejados é uma empresa que reconhece a importância da sustentabilidade em suas práticas comerciais. Como parte de nosso compromisso com o meio ambiente, adotamos várias medidas para apoiar essa causa.

A empresa tem como princípio a utilização de materiais provenientes de fontes responsáveis e sustentáveis. Nesse sentido, a Finger Móveis Planejados prioriza a aquisição de madeira de reflorestamento, obtida por meio de processos de manejo florestal responsável e replantio de áreas desmatadas.

certificado de energia renovável 2023

 

Ao optar pela madeira de reflorestamento, a Finger Móveis contribui para a conservação das florestas naturais, ajudando a reduzir o desmatamento e a preservar a biodiversidade. Além disso, essa prática promove o desenvolvimento econômico e social das comunidades locais. Outro benefício é que garante a disponibilidade de matéria-prima de qualidade para a fabricação de seus produtos.

Com o compromisso com a sustentabilidade e o uso responsável dos recursos naturais, a Finger Móveis demonstra seu papel ativo na promoção de práticas empresariais ambientalmente conscientes. Também investimos na construção de um futuro mais sustentável para as gerações futuras.

Solicite um orçamentoApós entender o que é madeira de reflorestamento e seu impacto na natureza, fica clara a importância de comprar móveis fabricados com ela. Essa madeira não só contribui para a preservação do meio ambiente, como oferece maior durabilidade ao consumidor.

Gostou deste conteúdo? Então, entre em contato conosco e descubra o que podemos fazer por você!

SOLICITE UM ORÇAMENTO Certificado de garantia