26jul

Móveis modulados x planejados: o que são e como escolher os melhores

escrito por Francieli Kern
Móveis modulados x planejados: o que são e como escolher os melhores

Ao escolher os móveis para sua casa, é possível que surjam algumas dúvidas sobre quais os melhores tipos e como escolher a mobília ideal para suas necessidades. Uma das dúvidas em relação a essa escolha é na hora de decidir por móveis modulados ou planejados. Muitas pessoas não sabem a diferença e as vantagens de cada um.

Escolher entre os móveis modulados ou móveis planejados pode ser fácil, se você conhecer bem sobre cada um. Então, se você quer tirar todas as suas dúvidas sobre essas mobílias e conhecer um pouco mais sobre os modulados, confira esse artigo até o final. Assim, você descobrirá qual é a melhor opção para o seu espaço e necessidade.

A diferença entre móveis modulados e planejados

Primeiramente, é preciso entender a diferença entre os móveis modulados e os móveis planejados. Esses tipos de mobília têm ganhado destaque na hora de montar uma casa, devido a sua praticidade, economia de espaço e outras vantagens. Mas o que diferencia os dois?

Um móvel planejado é aquele feito sob medida. Medidas, cores e formatos são escolhidos de acordo com a necessidade do cliente. Esse tipo de móvel é ideal para espaços pequenos que exigem uma adaptação melhor para otimizar o espaço. Para a cozinha, por exemplo, o móvel planejado é funcional e esteticamente bonito. Se você gosta de personalização e móveis exclusivos, essa é a escolha ideal para você!

cozinha planejada móveis planejados x modulados

Por outro lado, os móveis modulados são aqueles com medidas padronizadas, seguindo tamanhos já estabelecidos, assim como cores, formatos e materiais. Na hora de comprar o seu modulado, você pode escolher como encaixar cada peça. Isso porque, com esse tipo de móvel, é possível escolher onde colocar cada peça.

Ou seja, os móveis modulados são feitos de pequenas peças independentes que podem ser montadas como uma espécie de quebra-cabeça. Ao escolher o seu guarda-roupas, por exemplo, é possível optar por gavetas na parte superior ou inferior, devido ao posicionamento dos módulos.

Vantagens e desvantagens dos móveis modulados x planejados

Os móveis modulados podem trazer algumas vantagens para o comprador, como, por exemplo, versatilidade, liberdade e adaptabilidade. Além disso, esse tipo de móvel é bem mais acessível que o móvel planejado, já que ele é feito em um padrão e produzido em maior escala, diminuindo o custo de produção.

sala de estar branca

Projeto: Casa Arquitetura – Execução: Finger Casa Forte – Fotos: Walter Dias

Porém, os móveis modulados não contam com a personalização feita quando tratamos de móveis planejados. Os planejados, como o próprio nome já diz, é feito especialmente e exclusivamente para se adaptar a sua necessidade. Assim, é muito mais fácil você encontrar um móvel igual ao da sua casa em outro local quando você opta por um móvel modulado.

Modulado ou planejado: qual escolher

Mas qual tipo escolher para sua casa? É simples, basta analisar as necessidades do seu lar e definir se prefere os móveis modulados ou planejados. Para facilitar a sua escolha entre os dois tipos de móveis, confira algumas dicas sobre os tipos de móveis:

  • para espaços muito pequenos, os móveis planejados podem ser melhores;
  • se você quer economizar, opte pelos modulados;
  • para quem ama personalização, os móveis planejados são as melhores opções;
  • se agilidade na entrega é a sua necessidade, escolha os móveis modulados;
  • diversidade de cores: os planejados podem ser perfeitos para você;
  • mora de aluguel? Melhor não investir em um móvel planejado, já que o contrato poderá ser rescindido e você precisará se adaptar a uma nova residência.
móvel planejado

Projeto: Arq. Rafa Guimarães – Execução: Finger Maceió – Fotos: Bia Beltrão

Ficou mais claro como escolher os móveis da sua casa? É claro que cada caso tem uma necessidade diferente e você precisará avaliar o que é melhor para você e para o seu bolso. Por isso, analise as vantagens, desvantagens e custo-benefício de cada tipo de móvel e faça sua escolha.

Dicas para comprar o móvel modulado ou planejado

Se você optou por mobiliar a sua casa, agora é hora de escolher os melhores para sua casa. Por isso, confira as dicas para comprar esse tipo de mobília, acertando na escolha e otimizando o seu tempo e dinheiro e tornando o processo de escolha mais fácil e rápido.

Medidas

A primeira dica é tirar as medidas corretas do espaço. Além disso, tire as medidas dos eletros que estarão no mesmo ambiente. Assim, você evita escolher um móvel maior do que o espaço da cozinha, por exemplo, fazendo com que você tenha que escolher entre o armário e a geladeira. A vantagem de adquirir um móvel planejado, é que as próprias lojas possuem profissionais capacitados para realizar a medição e adequar o projeto ao seu espaço.

Material

O próximo passo é escolher o material do móvel. No mercado, você vai encontrar diversos revestimentos e materiais disponíveis. Os principais, para esse tipo de mobília, são o MDF e MDP, além desses, você vai encontrar outros materiais, como as lâminas de madeira com acabamento fosco, revestimentos em resina polimérica, fórmica e aço inox. Em locais como cozinha, é preciso apostar em móveis que durem mais, pois, estarão expostos ao calor e outros riscos, além de pensar nos ambientes como sala e quarto que também exigem móveis de qualidade, as opções mais indicadas são o MDF e MDP.

O móvel planejado, por sua vez, tem a vantagem de ser produzido com materiais que mais se adaptam a sua necessidade e ao seu objetivo. Assim, o material também pode influenciar bastante na sua escolha entre o móvel planejado ou modulado. Por isso, leve em consideração as possibilidades.

Dobradiças, corrediças e puxadores

É importante lembrar que as dobradiças, corrediças e puxadores podem desgastar muito rápido, devido ao uso constante. Por isso, ao escolher o móvel modulado, procure por empresas que ofereçam acessórios de qualidade (como a empresa alemã Hettich). Assim, tanto para os móveis planejados quanto móveis modulados, é importante escolher empresas profissionais e de boa qualidade.

Pés reguláveis

Outro ponto para atentar ao escolher os móveis modulados ou planejados é o pé da mobília. Prefira pés com sapatas reguláveis. Isso porque os desníveis podem prejudicar a estética e funcionalidade do móvel e, com os pés reguláveis, fica mais fácil resolver o problema e ter uma boa experiência.

Como você viu, escolher o móvel adequado, seja planejado ou modulado (ou ainda uma mistura de ambos) pode ser uma tarefa mais fácil quando você está atento a alguns detalhes que podem fazer a diferença no dia a dia. Se você busca móveis planejados de qualidade, a Finger é a opção perfeita, seguindo as tendências e sempre com muita beleza, você vai tomar a decisão certa em apostar nos móveis planejados. Escolher entre móveis modulados e planejados também não é tão difícil assim, basta entender quais são as vantagens e desvantagens de cada um, e, isso você já aprendeu até aqui.

Agora é hora de definir o padrão estético que você quer seguir, alinhando-se às tendências e novidades. Por isso, que tal conferir um pouco mais sobre móveis pretos? Eles estão em alta e são perfeitos para quem busca uma decoração mais sofisticada e elegante, além de versátil.

solicite orcamento moveis planejados personalizados

Siga a Finger, nas redes sociais: Instagram, Facebook, Pinterest, Youtube e Telegram.

SOLICITE UM ORÇAMENTO Certificado de garantia