29mar

Móveis pretos e escuros: veja como apostar nessa tendência

Móveis pretos e escuros: veja como apostar nessa tendência

Trabalhar as cores na decoração de sua residência (por exemplo, adotando móveis pretos) é uma forma interessante de criar uma espécie de identidade própria do ambiente, montando um espaço que tenha a sua cara. Afinal, quer algo melhor do que sentir identificação com seu próprio lar?

cozinha preta móveis

Projeto: LO Interiores – Execução: Edy Planejados

Uma das formas de fazer isso é trabalhando cores temáticas para os ambientes. E uma das cores que são tendência no momento é o preto. Apesar de ser um tom mais sóbrio e neutro, você pode compor um ambiente elegante e com resultados incríveis.

cozinha preta revestimento metro preto

Projeto: Anyele Langone – Execução: Finger Novo Hamburgo – Fotos: Rodrigo Fanti

Veja como utilizar móveis pretos em sua residência e saiba como trabalhar essa cor em sua decoração. Boa leitura!

solicite orcamento moveis planejados personalizados

Use o branco para dar contraste

Os contrastes produzem efeitos muito interessantes na decoração de residências. Um dos mais elegantes é, justamente, optar por peças brancas, que vão gerar esse efeito com os móveis pretos.

sala de estar preta

Execução: Finger Canoas

Isso pode ser feito por meio da pintura da parede e com o uso de itens de decoração. Por exemplo, colocar uma manta branca em um sofá preto pode criar um efeito bem interessante no ambiente.

Aposte em cores vivas na decoração de móveis pretos

Outra forma de gerar um contraste interessante, ainda no trabalho com cores, é utilizar cores vivas ou algum acabamento diferente para gerar um contraste com a sobriedade do preto.

Projeto: LO Interiores – Execução: Edy Planejados

Assim, você pode utilizar peças como vasos, quadros e acessórios, garantindo um maior equilíbrio na sua decoração. Algumas cores que ficam bem com móveis pretos são:

  • amarelo;
  • vermelho;
  • rosa;
  • azul turquesa;
  • verde limão.

Invista em diversas opções de acabamento para as peças

Outra forma de trabalhar essas questões é por meio do acabamento. Peças com acabamento brilhante, acetinado e fosco geram contrastes suaves que vão para além do trabalho com as cores e pode ser bem interessante para criar ambientes dinâmicos.

sala estar tons escuros

Projeto: Patrícia Rocchi Arquitetura – Execução: Edy Planejados

Conte com a iluminação ao seu favor

Ambientes que priorizem o preto tendem a ficar muito escuros e, quando o cômodo é mal iluminado, o efeito pode ser ruim. Por isso, é importante contar com a iluminação ao seu favor para dar maior equilíbrio.

Cozinha Preta com iluminação

Projeto: Ocah Arquitetura – Execução: Finger Cascavel

Os ambientes que contam com iluminação natural — com janelas grandes, por exemplo — são os mais favorecidos. Contudo, você pode utilizar sistemas de iluminação com luz direta, indireta, spots e fitas de LED para favorecer o visual. Aproveite e confira nossas dicas para aplicar projetos luminotécnicos.

Inclua plantas no ambiente

A sobriedade dos tons de preto pode ser quebrada com plantas. Isso permite dar um ar mais vívido e leve para o ambiente. Você pode trabalhar essa dica, inclusive, em conjunto com as outras que listamos anteriormente.

corporativo - moveis preto

Projeto: Dani Bonatto Interiores – Execução: Atrativa Finger Concórdia – Fotos: Júlio Gomes Filho

É possível, por exemplo, colocar uma planta com um vaso branco, ou com cores vívidas, realçado por uma iluminação bem trabalhada. Isso auxilia a quebrar a monotonia do cômodo.

Outro ponto importante em que você deve estar atento: móveis pretos tendem a evidenciar mais a poeira no dia a dia. Por isso, é importante que você saiba como limpar as peças com essa tonalidade, mantendo os cuidados necessários. Algumas dicas são:

  • limpe a superfície com um pano úmido e seque com um pano limpo e macio;
  • tome cuidado para não provocar riscos durante a limpeza, pois as marcas ficam muito evidentes;
  • utilize produtos próprios para os materiais dos móveis.

Os móveis pretos são uma boa opção para gerar contrastes em sua casa e é uma das fortes tendências de cores a serem utilizadas nas residências. Gostou dessa opção, mas ainda não sabe se é essa a cor que quer aplicar em seu lar? Então, saiba mais sobre cores de móveis planejados e tire suas dúvidas sobre o tema!

Para mais inspirações, siga nosso perfil no Instagram!

 

solicite orcamento moveis planejados personalizados

SOLICITE UM ORÇAMENTO Certificado de garantia