12mar

Móvel sem puxador: conheça essa tendência minimalista

Móvel sem puxador: conheça essa tendência minimalista

Não importa qual vai ser o tamanho da casa ou apartamentos ou quantos cômodos vão ser feitos. Hoje em dia, o pedido que tem chamado a atenção de decoradores e arquitetos e tomado conta do cenário da arquitetura é o de que se transmita uma sensação clean e o estilo minimalismo aos ambientes, com características que passem mais leveza e que valorizem a organização dos espaços do local. É por isso que o móvel sem puxador tem caído no gosto daqueles que buscam uma decoração moderna e sofisticada!

Obviamente que existe uma mescla. Algumas pessoas desejam espaços mais extravagantes, mas essa vontade de ter ambientes que apresentem essas impressões mais leves está realmente ficando cada vez mais evidente nos apartamentos e nas casas.

Os móveis sem puxadores são a verdadeira tendência do momento. Quer saber mais sobre eles e como usar na sua casa? Então continue acompanhando e confira! Boa leitura!

Como o móvel sem puxador funciona?

Os móveis sem puxadores funcionam por um sistema de abertura mecânico (corrediças e dobradiças click) ou elétrico. Uma tecnologia que tem ganhado bastante espaço nos projetos dos clientes é o Fecho Toque, ou em inglês, Push to Open, um recurso que permite a abertura de gavetas e portas apenas com um toque, sem utilizar puxadores.

O uso dessa facilidade está dominando o design de móveis e é uma tendência para o segmento. Tal sistema apresenta um espaço com visual totalmente puro. Com bordas precisas e sem furos e linhas retas, o mobiliário permite que o ambiente fique com um ar mais moderno, minimalista e sofisticado, além dar aquela sensação de organização para a casa. Esse tipo de móvel é realmente ideal.

Agora você deve estar se perguntando: será que a ausência de puxadores acaba dificultando o abre-fecha dos móveis? Os mecanismos, a seguir, permitem que essa funcionalidade permaneça sem causar incômodos para os moradores. Confira cada uma das tecnologias aplicadas nos móveis sem puxadores!

Tip-on ou push mecânico

O sistema push é usado para a abertura de todos os tipos de portas de móvel sem puxador. Ele é composto por várias dobradiças que se abrem empurrando, assim como por aparelhos colocados ao chapéu, à lateral ou mesmo à base do móvel, e também por outros que são aplicados à porta.

Os dispositivos de abertura podem ser encontrados na versão mecânica, que podem ser aplicados com adesivos ou com parafusos, enquanto na versão magnética, eles são fixados ou encaixados com adaptadores.

Para o uso em portas de altura superior a 1600 mm, o mais indicado é usar dois dispositivos mecânicos, ou um dispositivo reforçado e um dispositivo magnético.

Portas e frentes passantes

Com essa opção, portas e frentes ficam poucos centímetros maiores do que o “corpo” do armário, possibilitando que o usuário coloque a mão para fazer o movimento de abertura embaixo ou por cima do móvel, dispensado a utilização de puxadores.

Tip-on blumotion e servo-drive

A Blum, uma empresa de soluções em ferragens que possibilitam a abertura e o fechamento dos móveis, acabou desenvolvendo dois sistemas exclusivos de abertura para esse tipo de móvel, os quais são:

  • tip-on blumotion: uma tecnologia que une os benefícios do amortecimento blumotion com o sistema de auxílio de abertura mecânico tip-on. Ao realizar o fechamento com ímpeto, ativa-se a função de abertura tip-on, e o blumotion passa a atuar para que tudo seja bem silencioso e leve. Os sistema de corrediças e os sistemas box podem ser feitos com a tecnologia Blum de movimento, que tem o auxílio exclusivamente mecânico em seu ciclo de movimento.
  • servo-drive: um sistema elétrico de auxílio de movimento da Blum. Com o servo-drive, a abertura fica bem mais prática, pois é necessário apenas um toque bem leve para que as portas de elevação e as extensões/gavetas se abram. O fechamento é leve e sem nenhum barulho.

Por que usar móveis sem puxadores em casa?

Confira, a seguir, as principais vantagens dos móveis sem puxadores que vão muito além da estética!

Facilidade na hora da limpeza

A limpeza do móvel sem puxador é bem mais prática, afinal, ela dispensa cuidados exigidos pelos móveis que têm puxadores, sobretudo pelo tipo de material usado para sua fabricação. Para uma limpeza completa, você só vai precisar passar um pano úmido em toda a superfície e a sujeita vai ser removida sem muito esforço e sem tomar muito o seu tempo.

Mecanismos de abertura

Para facilitar abertura e o fechamento do móvel sem puxador, alguns recursos ganham destaque, como o mecanismo “tip on” que pode ser encontrado em versão mecânica ou magnética, sobre o qual falamos anteriormente.

Com ele, você só vai ter que pressionar o cantinho das portas e gavetas de forma delicada, que elas vão se abrir ou fechar com total praticidade. O recurso pode ser aplicado nas portas comuns e também nas que apresentam elevação vertical, gavetas ou extensões.

Possibilidades ilimitadas

As tecnologias de movimento ajudam muito na composição de portas de elevação, extensões e portas sem puxadores. Existe uma solução para cada ambiente: puramente mecânica, completamente elétrica ou combinadas.

Funcional e estético: tudo junto e misturado

Alguns projetos de decoração de ambientes acabam mesclando as duas modalidades: e móveis aéreos sem puxadores e móveis baixos com puxadores. Uma ótima mistura para quem quer criar uma estética funcional e bacana ao mesmo tempo.

Nesses casos, os móveis que ficam na parte inferior (mais escondidos) são fabricados com puxadores, enquanto os móveis superiores (mais visíveis) são projetados sem os puxadores, proporcionando um visual bem mais clean ao ambiente. Tal estratégia acaba deixando os espaços muito mais harmoniosos.

Enfim, os móveis sem puxadores são mais fáceis de limpar, dão uma aparência mais limpa ao ambiente, combinam perfeitamente com estilo clean e escandinavo, com o estilo de decoração minimalista e com muitos outros estilos.

Onde e como você pode usá-los na sua casa?

O estilo normalmente é visto em armários de cozinhas, isso porque o recurso “push to open” (fecho-toque) possibilita a abertura de gavetas e de portas apenas com um toque, não precisando utilizar os convencionais puxadores.

Os móveis sem puxadores na cozinha apresentam um impacto perceptível, uma vez que normalmente cozinhas possuem muitos armários e gavetas. Além disso, podem ser usados no banheiro, nos quartos, na sala e em muitos outros cômodos da casa. Eles dão um ar mais leve para o ambiente da casa, apartamento ou até mesmo do escritório, levando um conceito mais minimalista para esses ambientes.

Como você pôde ver, os dispositivos usados nessas mobílias são sofisticados e extremamente versáteis, essenciais para as pessoas que têm uma rotina agitada, mas que não abre mão de modernidades e sofisticação. Aproveite a praticidade, funcionalidade e leveza que o móvel sem puxador pode trazer para o seu lar!

E aí, gostou de saber mais sobre os móveis sem puxadores? Aproveite então para conhecer a coleção Origens da Finger!

SOLICITE UM ORÇAMENTO Certificado de garantia