06set

Decoração com aparador: para que serve, como escolher e como combinar

Decoração com aparador: para que serve, como escolher e como combinar

Praticidade é item essencial em muitas residências. Se você também valoriza essa característica, sabe que ela pode ser conquistada com o uso de móveis funcionais. A decoração com aparador é um bom exemplo de escolha que facilita a rotina dos moradores.

O motivo é simples: estamos falando de uma peça versátil, que ocupa pouco espaço e oferece uma superfície de apoio para vários objetos. Também pode ser encontrada em diferentes estilos e tamanhos, o que faz com que se adapte a qualquer ambiente.

Continue a leitura para saber mais sobre as vantagens!

aparador hall de entrada

Projeto: Estúdio Trasse – Execução: Finger Casa Forte – Fotos: Débora Nascimento

Para que serve o aparador?

Uma de suas principais funções é armazenar pertences usados com frequência, como chaves, carteiras e até bolsas. Nesse caso, é comum que o aparador fique posicionado em halls e outras áreas de acesso. Isso permite que os moradores reservem seus itens pessoais e possam pegá-los rapidamente ao sair de casa.

Outra utilidade importante do móvel está no suporte de artigos decorativos, como esculturas, porta-retratos, arranjos de plantas e bibelôs. Muitas vezes, por conter diversos elementos atrativos em seu tampo, o aparador acaba sendo uma peça interessante para delimitar espaço em cômodos integrados.

decoração com aparador clássico

Projeto e execução: Finger Passo Fundo

Há quem prefira aproveitar a superfície livre para dispor bebidas ou alimentos, transformando o móvel em um pequeno bar, buffet ou carrinho de chá. É possível, ainda, aproveitá-lo como mesa provisória em um local de estudo ou trabalho, principalmente por quem está montando um home office.

O que considerar na escolha do modelo?

Você pode criar uma decoração com aparador em qualquer ambiente da casa. Inclusive, é importante definir onde ele será colocado antes de fazer a compra. A proposta é usar as características do cômodo como base para definir os detalhes do modelo. Veja exemplos de pontos para observar.

Tamanho

Os aparadores costumam ter pouca profundidade, mas variam bastante em altura e comprimento. Considere essas medidas para saber se a peça vai comportar todos os objetos que você deseja expor (seja sobre o tampo, seja sob a estrutura).

Material

Tanto a estrutura quanto o tampo podem ser produzidos com diferentes materiais. Isso vai determinar a durabilidade do produto e a qualidade do acabamento. Portanto, observe os tipos de texturas, as variações de cores e outros aspectos antes de decidir.

Estilo

Uma boa forma de harmonizar o aparador com a decoração é respeitar o tema existente no cômodo. Se há atmosfera retrô ou vintage, por exemplo, invista em uma versão de ferro maciço ou de madeira com pés de palito. O segredo é sempre adequar a peça ao visual do recinto.

Adicionais

Alguns aparadores podem trazer compartimentos em forma de gavetas e até pequenos nichos abertos, ambos adequados para guardar coisas. Então, se você precisa de mais espaço para armazenar pequenos pertences, talvez seja melhor priorizar os modelos completos.

aparador com ripado

Projeto: Garbo Interiores – Execução: Mari Perin

Como combinar com outros móveis?

A decoração com aparador fica equilibrada quando existe um propósito bem definido. Você pode querer uma estética homogênea, com todos os móveis seguindo uma única linguagem, ou criar contraste com a diferença de estilos. As duas soluções são válidas se houver planejamento.

Na escolha do contraste, o cuidado deve estar em não misturar muitas peças distintas. Isso vai evitar excesso de informação, que pode deixar a estética confusa e até um aspecto bagunçado/desorganizado. Uma boa dica é deixar apenas o aparador fora do tema predominante, a fim de destacá-lo.

Outra estratégia é investir em modelos planejados para acertar nas combinações do mobiliário da casa. Assim, você consegue encomendar peças semelhantes ou garantir que elas tenham algumas características em comum — cor do material, conjunto de ornamentos, tipo de corte, entre outros detalhes.

Gostou de ver formas de planejar a sua decoração com aparador? Você vai se encantar com a versatilidade dessa peça e, dependendo do uso que der a ela, pode até querer novos exemplares para otimizar a rotina. Em todo caso, é só seguir as nossas dicas para não ter erro na escolha.

Agora, se deseja levar as dicas a outras pessoas, compartilhe o post nas suas redes sociais!

solicite orcamento moveis planejados personalizados

Olá, tudo bem? Gostaria de informações sobre a Finger.