06set

Decoração com aparador: para que serve, como escolher e como combinar

escrito por Francieli Kern
Decoração com aparador: para que serve, como escolher e como combinar

Praticidade é item essencial em muitas residências. Se você também valoriza essa característica, sabe que ela pode ser conquistada com o uso de móveis funcionais. A decoração com aparador é um bom exemplo de escolha que facilita a rotina dos moradores.

Aparador

O motivo é simples: estamos falando de uma peça versátil, que ocupa pouco espaço e oferece uma superfície de apoio para vários objetos. Também pode ser encontrada em diferentes estilos e tamanhos, o que faz com que se adapte a qualquer ambiente.

Continue a leitura para saber mais sobre as vantagens!

Para que serve o aparador?

Uma de suas principais funções é armazenar pertences usados com frequência, como chaves, carteiras e até bolsas. Nesse caso, é comum que o aparador fique posicionado em halls e outras áreas de acesso. Isso permite que os moradores reservem seus itens pessoais e possam pegá-los rapidamente ao sair de casa.

Outra utilidade importante do móvel está no suporte de artigos decorativos, como esculturas, porta-retratos, arranjos de plantas e bibelôs. Muitas vezes, por conter diversos elementos atrativos em seu tampo, o aparador acaba sendo uma peça interessante para delimitar espaço em cômodos integrados.

decoração com aparador clássico

Projeto e execução: Finger Passo Fundo

Há quem prefira aproveitar a superfície livre para dispor bebidas ou alimentos, transformando o móvel em um pequeno bar, buffet ou carrinho de chá. É possível, ainda, aproveitá-lo como mesa provisória em um local de estudo ou trabalho, principalmente por quem está montando um home office.

O que considerar na escolha do modelo?

Você pode criar uma decoração com aparador em qualquer ambiente da casa. Inclusive, é importante definir onde ele será colocado antes de fazer a compra. A proposta é usar as características do cômodo como base para definir os detalhes do modelo. Veja exemplos de pontos para observar.

Tamanho

Os aparadores costumam ter pouca profundidade, mas variam bastante em questão de altura e comprimento. Considere essas medidas para saber se a peça vai comportar todos os objetos que você deseja expor ou até guardar (seja sobre o tampo, seja sob a estrutura/vão do móvel).

Material

Tanto a estrutura quanto o tampo podem ser produzidos com diferentes materiais. Isso vai determinar a durabilidade do produto, a qualidade do acabamento e a estética do conjunto. Portanto, observe os encaixes das partes, tipos de texturas, as variações de cores e outros aspectos antes de decidir.

aparador com ripado

Projeto: Garbo Interiores – Execução: Mari Perin

Estilo

Uma boa forma de harmonizar o aparador com a decoração é respeitar o tema existente no cômodo. Se há atmosfera retrô ou vintage, por exemplo, invista em uma versão de ferro maciço ou de madeira com pés de palito. O segredo é sempre adequar a peça ao visual do recinto.

Instalação

A maioria dos modelos consiste em uma peça única, que pode ser movida para onde você quiser. Também há versões dobráveis para quem pretende fazer a decoração com aparador apenas em momentos especiais. Outros produtos da categoria vêm sem os pezinhos para serem instalados direto na parede.

Aparador - hall de entrada

Projeto: Op Interiors – Execução: Finger USA

Adicionais

Alguns aparadores podem trazer compartimentos em forma de gavetas e até pequenos nichos abertos, ambos adequados para guardar uma série de coisas. Então, se você precisa de mais espaço para armazenar pequenos pertences, talvez seja melhor priorizar os modelos completos.

Como fazer a decoração com aparador?

Ficou claro que esse tipo de móvel pode cumprir diversas funções em uma casa. Não é à toa que até espaços comerciais, incluindo clínicas e escritórios, costumam trazer algum modelo em suas salas de espera. O fato é que você consegue aproveitar a peça em várias propostas, como as que listamos a seguir.

Colocar entre ambientes integrados

Esse é um bom jeito de dar mais protagonismo ao aparador, que costuma ficar encostado em paredes ou cantinhos dos cômodos. A ideia é justamente mostrar o móvel e delimitar áreas distintas, como cozinha e sala de estar. O resultado será uma divisão discreta e que não compromete a continuidade visual.

Aparador - hall de entrada

Projeto: Op Interiors – Execução: Finger USA

Nesse exemplo, ao colocar o aparador entre os recintos, procure preenchê-lo com elementos que harmonizem com ambos os espaços. Plantas funcionam muito bem, tanto na parte de cima quanto no vão do móvel. Inclusive, por que não manter alguns vasos com temperos para colher na hora e usar na cozinha?

Caso queira estender a linha que separa os ambientes, você pode colocar mais floreiras nas duas extremidades do aparador. Fica um efeito bem legal se dispor vasos em ordem decrescente de tamanho (dos maiores para os menores).

Posicionar atrás de móveis baixos

A decoração com aparador pode otimizar a rotina dos moradores e de suas visitas, principalmente nos encontros dedicados ao lazer. Pense que nem sempre há uma superfície perto das pessoas para apoiar copos, livros e qualquer outro objeto utilizado no momento da interação.

Assim, a dica é posicionar modelos atrás das mobílias que oferecem assentos. Um grande sofá, por exemplo, pode ter o aparador como dupla para atender às pessoas durante uma festa ou atividade cotidiana. Imagine que prático ver um filme e poder deixar sua bandeja de petiscos e bebidas logo atrás?

tendência de cores 2023

Em áreas externas, como varandas, é comum encontrar poltronas e bancos que substituem o sofá interno. Então, siga a mesma lógica e posicione um aparador bem próximo para ter praticidade. Até os decks cobertos com futons podem ser atendidos por uma peça tão versátil.

Combinar com artigos de parede

Os aparadores ficam incríveis com alguns complementos. Além de completá-los com objetos sobre o tampo, aposte na combinação com artigos de parede. Você pode posicionar esse móvel em uma área específica e, acima dele, fixar vários quadros para compor uma espécie de mural decorativo.

O mesmo vale para quem tem plantas suspensas em vasos nas paredes. Experimente preencher a base livre do aparador com espécies bem verticais, como a espada-de-São-Jorge. Isso vai manter o verde contínuo por toda a parede que abriga outras plantas.

Outra opção é compor aparadores com diferentes tipos de espelhos. Essa solução funciona muito bem em quartos, já que, aliado ao item espelhado, o móvel acaba cumprindo função de penteadeira. É só completar com um pufe ou banquinho e pronto!

Aparador - hall de entrada

Projeto: Op Interiors – Execução: Finger USA

Quais são as dicas para combinar com outros móveis?

A decoração com aparador fica equilibrada quando existe um propósito bem definido. Você pode querer uma estética homogênea, com todos os móveis seguindo uma única linguagem, ou criar contraste com a diferença de estilos. As duas soluções são válidas se houver planejamento.

Na escolha do contraste, o cuidado deve estar em não misturar muitas peças distintas. Isso vai evitar excesso de informação, que pode deixar a estética confusa e até um aspecto bagunçado/desorganizado. Uma boa dica é deixar apenas o aparador fora do tema predominante, a fim de destacá-lo.

Outra estratégia é investir em modelos planejados para acertar nas combinações do mobiliário da casa. Assim, você consegue encomendar peças semelhantes ou garantir que elas tenham algumas características em comum — cor do material, conjunto de ornamentos, tipo de corte, entre outros detalhes.

decoração aconchegante

A Finger pode ser sua parceira na produção da peça ideal. Aqui, personalizamos cada detalhe dos produtos para alinhá-los aos seus objetivos. Isso é possível graças ao uso de materiais de alta qualidade e de um trabalho minucioso para chegar ao resultado que cada cliente espera desde o primeiro contato.

Gostou de ver formas de planejar a sua decoração com aparador? Você vai se encantar com a versatilidade dessa peça e, dependendo do uso que der a ela, pode até querer novos exemplares para otimizar a rotina. Em todo caso, é só seguir as nossas dicas para não ter erro na escolha.

Quer o seu modelo personalizado? Entre em contato com a Finger Móveis Planejados e resolva essa necessidade!

 

Agora, se deseja levar as dicas a outras pessoas, compartilhe o post nas suas redes sociais!

solicite orcamento moveis planejados personalizados

SOLICITE UM ORÇAMENTO Certificado de garantia